Buscar

AV2 Direito Ambiental

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201303209750)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Previsto no Art. 225, no § 1º, o inciso IV, da CF, dispõe: proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem extinção de espécies ou submetam os animais a crueldades. No entanto, o Estado do Rio de Janeiro publicou a Lei 2.895/.98 autorizando e disciplinando a realização de competições entre "galos combatentes". Posteriormente, em 2011, o STF declarou a inconstitucionalidade da mesma. Inclusive, a Lei 9.605/98 dispõe, no Art. 32 que é crime praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos. Responda e justifique:o Estado do Rio teria competência legislativa e material para legislar sobre este assunto?
		
	
Resposta: Não, o Estado do Rio de Janeiro não tem competência para tal, pois esta é competência somente da União. A competência para legislar sobre crimes penais ambientais né dada apenas para a União.
	
Gabarito: Resposta. Não teria, pois não poderia legislar sobre a matéria, pois a mesma está expressamente proibida na CF, em conformidade com o estabelecido no Art. 225, § 1º, inciso IV, ""vedadas, na forma de lei"... A jurisprudência do Supremo mostra-se altamente positiva ao repudiar leis emanadas de estados-membros que, na verdade, culminam por viabilizar práticas cruéis contra animais em claro desafio ao que estabelece e proíbe a Constituição da República.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201303286136)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	A cidade de Resende, no Rio de Janeiro, quase teve uma turfeira - área ambiental alagada-, aterrada para dar lugar à nova fábrica de carros da Nissan, no Pólo Industrial de Resende, graças à denúncia do biólogo, Luciano Lima. Junto a segmentos da sociedade e de meios de comunicação local criaram o SOS Lagoa da Turfeira, cujo lema foi: "Nissan sim. Turfeira também!" A denúncia foi levada ao Ministério Público Federal - MPF e ao órgão ambiental estadual, o INEA - Instituto Estadual do Ambiente. Posteriormente, em audiência pública, solicitada pelo MPF, ficou claro que a tese defendida "Turfeira Sim, Nissan Também" era integralmente aprovada pela própria empresa, que tem entre as suas principais bandeiras a sustentabilidade ambiental. Em 2013, na semana do meio ambiente, a cidade recebeu a notícia de que a Lagoa da Turfeira passará a ser protegida, como uma unidade de conservação (UC), a ser criada por ato administrativo pelo governo do estado. A Nissan será responsável a subsidiar recursos para a criação da unidade de conservação na região circunvizinha à área da empresa, com o objetivo de preservar a Lagoa da Turfeira e eventuais áreas úmidas associadas. Aguarda-se ainda a confirmação da Lagoa da Turfeira ser caracterizada como uma unidade de conservação de proteção integral.
Sabendo que as unidades de conservação integrantes do SNUC - Sistema Nacional de Unidades de Conservação, Lei 9.985/2000, dividem-se em dois grupos, com características específicas: I - Unidades de Proteção Integral e II - Unidades de Uso Sustentável, FAÇA O QUE SE PEDE:  1- Apresente o seu entendimento sobre os objetivos dos dois grupos das unidades de conservação e  2- Justifique, se você considera correta ou não, a criação da Lagoa da Turfeira, conforme o texto, como uma UC- unidade de conservação de proteção integral
		
	
Resposta: Unidades de Proteção Integral - aquelas áreas em que não é permitida nenhuma atividade de exploração. Ela tem ampla proteção. Unidades de Uso Sustentável - Aquelas em que podem ser exploradas desde que seu manejo seja sustentável a fim de que se preserve o equilibrio ecológico e a proteção à vida. Sim, considero correta!
	
Gabarito:
Gabarito, apresentar noções básicas sobre os conceitos solicitados:  1- O objetivo das Unidades de Proteção Integral é preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais - (proteção integral: manutenção dos ecossistemas livres de alterações causadas por interferência humana, admitido apenas o uso indireto dos seus atributos naturais). O objetivo das Unidades de Conservação de Uso Sustentável é compatibilizar a conservação da natureza com o uso sustentável de parcela dos seus recursos naturais - (uso sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável).   2- está correta a indicação da Lagoa da Turfeira como UC de proteção integral, o que significa que nada mais poderá ser feito no entorno do banhado, assim como garantir a preservação da lagoa.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201303757684)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Vinte anos após a Rio-92, e diante da crise ambiental alarmante, ocorreu, em junho de 2012, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, com a participação de lideranças de 193 países que fazem parte da ONU. O principal objetivo era o de renovar e reafirmar o compromisso com o desenvolvimento sustentável após 20 anos da Rio-92 e identificar ações para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta e de eliminação da pobreza. Sendo Assim, assinale abaixo a cidade que sediou tal Conferência:
		
	
	Bogotá
	 
	Rio de Janeiro
	
	Paris
	 
	Estocolmo
	
	Palermo
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201303133888)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(OAB/CESPE 02/2009) Assinale a opção correta com relação aos princípios do direito ambiental.
		
	 
	Em conformidade com o princípio do desenvolvimento sustentável, o direito ao desenvolvimento deve ser exercido de modo a permitir que sejam atendidas as necessidades do tempo presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras
	
	o ressarcimento do dano ambiental deve ocorrer, preferencialmente, mediante indenização em dinheiro, e, secundariamente, pela reparação natural do ambiente degradado.
	
	Conforme o princípio do limite, o particular que pretenda desenvolver atividade ou empreendimento que cause significativa degradação ambiental tem o dever de fixar parâmetros que levem em conta a proteção da vida e do próprio meio ambiente
	
	O princípio do poluidor-pagador estabelece que a pessoa, física ou jurídica, antes de desenvolver atividade considerada causadora de degradação ambiental, terá de pagar para evitar a contaminação.
	
	não deve ocorrer ressarcimento quando houver dano ambiental.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201303117731)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Referindo-se à relevância das florestas na preservação ambiental, a Constituição Federal estabelece:
		
	 
	a competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios para preservar as florestas, a fauna e a flora.
	
	a competência concorrente da União, dos estados, do DF e dos municípios para gerenciarem o manejo sustentável das florestas, da fauna e da flora silvícolas, bem como para legislar, independentemente, sobre elas.
	
	a competência solidária da União, dos estados, do DF e dos municípios para a exploração sustentável das florestas de preservação permanente, da fauna, da flora, dos recursos minerais, hídricos e genéticos bem como para legislar, isoladamente, sobre ela.
	
	a competência comum da União, dos estados, do DF e dos municípios para preservar as florestas, a fauna e a flora, bem como para, exclusivamente, sobre elas legislar.
	
	a competência exclusiva da União para preservar as florestas, a fauna e a flora, bem como para legislar sobre elas.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201303684749)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	(FGV - Exame de Ordem - 2010.3 - MODIFICADA) O Estudo de Impacto de Vizinhança - EIV é uma espécie do gênero Avaliação de Impacto Ambiental e está disciplinado no Estatuto da Cidade, que estabelece e enumera os instrumentos da política de desenvolvimento urbano. A esse respeito,assinale a alternativa correta.
		
	
	A Avaliação de Impacto Ambiental é exigida para analisar o andamento populacional e a geração de tráfego e demanda por transporte público advindos da edificação de um prédio.
	 
	A elaboração de estudo de impacto de vizinhança não substitui a elaboração de estudo prévio de impacto ambiental, requerida nos termos da legislação ambiental.
	
	A Avaliação de Impacto Ambiental substitui a elaboração do estudo prévio de impacto ambiental.
	
	As atividades de relevante e significativo impacto ambiental que atingem mais de um Município são precedidas de estudo de impacto de vizinhança.
	
	O estudo de impacto de vizinhança só pode ser exigido em área rural pelo órgão ambiental municipal.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201303227872)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considerando a importância do licenciamento ambiental, qual a competência para licenciar uma plataforma de petróleo na bacia do Município de Campos?
		
	
	Estadual e Municipal
	
	Federal e Estadual
	
	Estadual
	
	Municipal
	 
	Federal
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201303629347)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Para os efeitos da Lei nº 11.428, de 22 de dezembro de 2006, que estipula normas de proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica, considera-se,: I - enriquecimento ecológico: atividade produtiva, devidamente fundamentada que vise a exploração sustentável da diversidade biológica em áreas de vegetação nativa, sem agredir substancialmente o meio ambiente. II - exploração sustentável: exploração do ambiente de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável. III - pousio: prática que prevê a interrupção de atividades ou usos agrícolas, pecuários ou silviculturais do solo sempre de 01 (um) ano após cada 07 (sete) anos de exploração, para possibilitar a recuperação de sua fertilidade. Escolha a opção adequada:
		
	 
	Estão errados os comentários I e III.
	
	Estão errados os comentários I, II e III.
	
	Estão errados os comentários I e II.
	
	Não estão errados.
	
	Estão errados os comentários II e III.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201303669747)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Ezequiel Castanha, apontado pela Polícia Federal (PF) como o maior devastador da Amazônia, foi preso no sábado, em Novo Progresso (PA). Além de Castanha, a PF também prendeu outro foragido de Justiça, o fazendeiro Edivaldo Dalla Riva, o Paraguaio. Tanto Castanha como outros 33 investigados invadiam terras públicas, que depois eram griladas e vendidas com documentos falsos para empresários do sul e do sudeste do País. As terras eram negociadas a R$ 10 milhões. Uma área superior ao tamanho de 20 mil campos de futebol, um ao lado do outro, foi completamente desmatada pela quadrilha em áreas públicas, como a Floresta Nacional do Jamanxim, localizada entre os municípios de Itaituba e Novo Progresso - OESP, 24/2/2015 Sobre a responsabilidade ambiental penal, em razão das alternativas abaixo: I- os crimes contra o meio ambiente ou crimes ambientais só existem na forma definida em lei. II- A responsabilidade penal surge com a ocorrência de uma conduta em geral, omissiva que, ao violar uma norma de Direito Penal, pratica crime ou contravenção penal, ficando o infrator sujeito à pena de perda da liberdade ou à pena pecuniária. III- A responsabilidade penal surge com a ocorrência de uma conduta omissiva ou comissiva que, ao violar uma norma de Direito Penal, pratica crime ou contravenção penal, ficando o infrator sujeito à pena de perda da liberdade ou à pena pecuniária, seja pessoa física ou jurídica. Marque a alternativa CORRETA:
		
	 
	I e III estão corretas
	 
	Somente I está correta
	
	Somente III está correta
	
	I, II e III estão corretas
	
	I e II estão corretas
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201303117577)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ação popular em matéria ambiental está prevista no artigo 5, LXXIII da CF/88 e também na Lei 4.717/65. É um instrumento constitucional à disposição de qualquer cidadão que visa invalidar atos, contratos, ou condições administrativas ilegais que causem prejuízo ao patrimônio federal, estadual ou municipal, ou às suas autarquias, entidades paraestatais e pessoas jurídicas que recebem dinheiro público. Assinale a resposta FALSA com relação ao que se refere à ação popular.
		
	
	A ação popular não é instrumento de proteção exclusiva para danos ambientais.
	
	A ação popular é um instrumento legal diferente da ação civil pública
	
	O sujeito ativo para a propositura de ação popular é qualquer cidadão no gozo de seus direitos políticos.
	 
	Somente o cidadão brasileiro nato pode habilitar-se como litisconsorte ou assistente do autor de ação popular.
	
	A ação popular nasce da necessidade de se melhorar a defesa do interesse público e da moral administrativa.

Outros materiais