Buscar

SIMULADO Psicofisiologia AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201408290581)
	
	Nosso pensamento pode ser definido de diversas formas, por exemplo, como a capacidade de nosso cérebro para formular e evocar idéias diversas. A partir de nossas experiências e da nossa criatividade podemos relacionar conceitos, impor nosso julgamento, alterar e inventar fatos e etc. O pensamento pode ainda ser relacionado à nossa capacidade de reflexão e criação a partir de idéias pré-existentes. Uma questão interessante é o fato de que diferindo de nossas sensações, que são bem estruturadas e dependem de um estímulo para que sejam percebidas, as nossas imagens mentais surgem de forma espontânea e voluntária, independendo de um estímulo sensorial específico. Indique a que estão ligadas as nossas imagens mentais.
		
	
Sua Resposta: A organização do pensamento.
	
Compare com a sua resposta: Geralmente nossas imagens mentais estão ligadas aos conceitos que temos dos objetos e ao significado dos objetos.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408290589)
	
	A partir do esclarecimento dos processos mentais normais fica mais fácil compreender uma série de desordens mentais. Estudos sobre as funções superiores, como o pensamento e, principalmente, a linguagem vêm contribuindo de forma significativa neste sentido. Uma determinada percepção pode ser desdobrada em diversos aspectos no entendimento dos processos mentais, como: Desordens de pensamento e afeto, Alucinações e Delírios. Esses problemas aparecem com frequência em psicoses, que podem ser classificadas em linhas gerais em orgânicas (neuropatologia passível de identificação) ou idiopáticas (sem causa definida). Conceitue: 1. Desordens de pensamento e afeto. 2. Delírios e 3. Alucinações.
		
	
Sua Resposta: Desordens mentais: perda da lógica de fluxo de pensamento, pobreza da fala, labilidade emocional, alienação do mundo e da própria doença. Delírios: sensação de perseguição, de superioridade em relação as outras pessoas ou mesmo de que seus pensamentos estão sendo controlados por forças exteriores ao corpo. Alucinações: a pessoa passa a se relacionar de modo diverso com o meio exterior. Independente de sua vontade, imagens mentais são produzidas espontaneamente e comumente elas escutam vozes comentando seus atos.
	
Compare com a sua resposta: 1. As desordens de pensamento e afeto são perda da lógica de fluxo de pensamento, pobreza da fala, labilidade emocional, alienação do mundo e da própria doença. 3. As Alucinações acontecem quando a pessoa passa a se relacionar de modo diverso com o meio exterior. Independente de sua vontade imagens mentais são produzidas espontaneamente e comumente elas escutam vozes comentando seus atos. 2. Os delírios são a sensação de perseguição, de superioridade em relação às outras pessoas ou mesmo de que seus pensamentos estão sendo controlados por forças exteriores ao corpo.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201409002295)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia a definição a seguir com atenção: "Nesta afasia a fala é fluente, no entanto, a compreensão é precária. Neste caso, como a região lesionada é responsável por transformar sons em palavras, o entendimento do que é dito fica significativamente prejudicado." É correto afirmar que esse trecho aborda a afasia:
		
	
	Anômica.
	
	de Broca.
	
	em surdos.
	 
	de Wernickie.
	
	Sensorial.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408300758)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia atentamente: Afasia pode ser definida como a perda parcial ou completa das habilidades da linguagem a partir de lesões no encéfalo. Em muitas afasias não há perda de qualquer faculdade cognitiva ou habilidade para mover os músculos faciais envolvidos com a fala. Considerando seus estudos sobre a linguagem humana é correto afirmar que a colocação está:
		
	
	Incorreta, pois afasia compreende apenas a perda completa das habilidades.
	
	Parcialmente incorreta, afinal em TODAS as afasias HÁ perda das faculdades cognitivas.
	
	Fora de contexto, afasias não estão relacionadas à linguagem humana.
	 
	Correta, definindo adequadamente o termo afasia.
	
	Inadequada, essa definição não explica o termo afasia adequadamente.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408497523)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As endorfinas e encefalinas compreendem substâncias nomeadas coletivamente de opióides endógenos dado a sua ação semelhante a morfina, por exemplo, em receptores no nosso organismo. Analise as opções abaixo e assinale aquela que reporta o papel dessas substâncias no corpo humano:
		
	
	Antieméticos.
	
	Antidepressivos.
	 
	Analgésicos.
	
	Antitérmicos.
	
	Psicoestimulantes.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201409002345)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sabemos que a dor e a temperatura do corpo entram em nosso sistema nervoso via medula espinhal, utilizando fibras que seguem diretamente para o tálamo (região do diencéfalo). Já as informações dolorosas e térmicas oriundas da face (rosto) segue pelo nervo trigêmeo diretamente para o tálamo. Essas vias são conhecidas, respectivamente como:
		
	
	Mesocorticais e mesolímbicas.
	
	Trigêminotalâmicas e mesolímbicas.
	
	Corticoespinais e corticopontinas.
	
	Nigroestriatais e espinotalâmicas.
	 
	Espinotalâmicas e trigeminotalâmicas.
		
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201408331599)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Considerando seus estudos sobre os nociceptores e a hiperalgesia pode-se afirmar que qual das alternativas abaixo pode ativar um nociceptor:
		
	 
	Exposição a produtos químicos.
	
	Temperaturas amenas
	
	Todas as opções de resposta.
	
	Contato físico breve.
	
	Oxigenação adequada.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201408300810)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Analise as três colocações a seguir sobre a hiperalgesia: a) Um limiar reduzido para a dor. b) Intensidade aumentada do estímulo doloroso e c) Dor espontânea. Podemos afirmar que a opção que representa elementos capazes de induzir a hiperalgesia é:
		
	 
	a), b) e c).
	
	Apenas a) e c)
	
	Apenas a).
	
	Apenas b).
	
	Apenas c).
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201408497491)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As substâncias, naturais ou sintéticas, com propriedades semelhantes a morfina são nomeadas coletivamente de opióides. Analise as opções abaixo e assinale aquela que representa um exemplo de opióide endógeno, ou seja, que é produzido naturalmente em nosso organismo:
		
	 
	Endorfina
	
	Codeína
	
	Morfina
	
	Heroína
	
	Ópio
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201408982796)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	São representados por substâncias produzidas pelo nosso sistema nervoso e que atuam inibindo a dor, essas substâncias são chamadas coletivamente de endorfinas. As principais endorfinas são chamadas de β-endorfinas sendo produzidas pelo eixo hipotalâmico-hipofisário. O parágrafo refere-se a uma classe de substâncias a qual pode ser denominada de:
		
	 
	opióides endógenos
	
	bradicinina
	
	prostaglandinas
	
	substância P
	
	prostaciclinas

Outros materiais