Buscar

Atividade Financeira do Estado e Tributação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 O que é a atividade financeira do estado?
 É O CONJUNTO DE ATOS VOLTADOS PARA A OBTENÇÃO, GESTÃO E APLICAÇÃO DE RECURSOS PECUNIÁRIOS, NOS FINS PERSEGUIDOS PELO PODER PÚBLICO 
2 Quais as espécies de receitas? 
 As receitas se classificam em ; Originárias e Derivadas
3 O que é Tributo?
É toda prestação pecuniária compulsória, em moeda ou cujo valor nela se possa exprimir, que não constitua sanção de ato ilícito, instituída em lei e cobrada mediante atividade administrativa plenamente vinculada.
 4 Quantas e quais são as espécies de tributos?
Em termos gerais classificam-se cinco espécies de tributos: impostos, taxas, contribuições de melhoria, empréstimos compulsórios e contribuições para-fiscais,
5 O que é imposto e quais suas características?
O imposto é uma prestação pecuniária para as pessoas, exigido pela autoridade devida, de modo permanente e sem remuneração por tal, para cobrir uma função pública necessária.Incidem por exemplo, sobre  a propriedade de  imóvel urbano  (IPTU),  a  disponibilidade  de  renda  (Imposto  sobre  a  Renda),  a propriedade de veículo automotor  (IPVA), entre outros. 
6 Quais os impostos de competência da UNIÃO, ESTADOS , DISTRITO FEDERAL E MUNICIPIOS?
União; Imposto de Importação , Imposto de Exportação , IR , IPI , IOF , ITR , IGF , Imposto extraordinário (em caso de guerra) , Empréstimo compulsório , Impostos residuais , Contribuições especiais , Contribuição para o custeio do regime previdenciário de seus servidores públicos , Taxas e Contribuições de melhoria .
Estado e Distrito Federal : ICMS , ITCMD , IPVA , Contribuição para o custeio do regime previdenciário de seus servidores públicos , Taxas e Contribuições de melhoria .
Municipios : IPTU , ISS , ITBI , Contribuição para o custeio do regime previdenciário de seus servidores públicos , Contribuição para o Serviço de Iluminação Pública , Taxas e Contribuições de melhoria
 7 O que é taxa e quais suas características ?
Taxa é a exigência financeira a pessoa privada ou jurídica para usar certos serviços fundamentais, ou pelo exercício do poder de polícia, imposta pelo estado. Ou seja, é uma quantia obrigatória em dinheiro paga em troca de algum serviço público fundamental (ou para o exercício do poder de polícia), oferecido diretamente pelo Estado.
 8 Qual o fato gerador da taxa?
 taxa é o tributo que tem como fato gerador o exercício regular do poder de polícia ou a utilização, efetiva ou potencial, de serviço público específico e divisível, prestado ao contribuinte.
 
9 Explique e diferencie taxa de tarifa?
Por força dos artigos 145 CF/88 e 5º CTN, taxa é espécie tributária, enquanto que a tarifa deriva de relação contratual. 
Taxa é um valor que se paga à contraprestação de um serviço
Tarifa é um valor que pode ser cobrado contra prestação de um serviço.
10 O que é contribuição de melhoria , empréstimo compulsório e contribuição especial ? Quais suas caracteristicas? Quais são seus fatos geradores?
Contribuição de melhoria é o tributo cobrado pelo Estado em decorrência de obra pública que proporciona algum benefício ao indivíduo tributado, é considerada uma espécie de tributo, ao lado de imposto, taxa, empréstimo compulsório, contribuições sociais e contribuições especiais[3]   fato gerador o benefício decorrente das obras públicas
empréstimo compulsório é considerado um tributo, e consiste na tomada compulsória de certa quantidade em dinheiro do contribuinte a título de "empréstimo", para que este o resgate em certo prazo, conforme as determinações estabelecidas por lei, O empréstimo compulsório serve para atender a situações excepcionais, e só pode ser instituído pela União. 
contribuição especial é um tributo cujo resultado da arrecadação é destinado ao financiamento da seguridade social (assistência social, previdência social e saúde), de programas que impliquem intervenção no domínio econômico, ou ao atendimento de interesses de classes profissionais ou categorias de pessoas, servindo-os de benefícios econômicos ou assistenciais.
11 O que é competência tributária?
 é a atribuição dada pela Constituição Federal aos entes políticos do Estado (União, governos estaduais, Municípios e Distrito Federal) da prerrogativa de instituir os tributos.
12 O que é capacidade tributaria?
é a aptidão para figurar no pólo ativo (direito de cobrar, sendo portanto sujeito ativo) ou passivo (dever de pagar, sendo portanto sujeito passivo) da obrigação tributária. A depender do pólo ocupado, nos referimos a ela como "capacidade tributária ativa", ou "capacidade tributária passiva".
13 O que é parafiscalidade ?
A paraliscalidade é a delegação dos elementos da capacidade tributária ativa. Enfim, é a permissão pelo ente que retém a competência tributária de atribuir a outro o poder de arrecadar, fiscalizar e administrar os tributos.
14 Quais são os princípios constitucionais tributários ( limitações ‘a competência tributária/limitação ao poder de tributar )? O que cada um significa?
 princípio da legalidade tributária, que limita a atuação do poder tributante em prol da justiça e da segurança jurídica dos contribuintes.
 princípio da isonomia consigna que a lei não deve dar tratamento desigual a contribuintes que se encontrem em situação equivalente.
 princípio da irretroatividade da lei é princípio geral de direito, salvo quando interpretativa ou para beneficiar. A jurisprudência brasileira, de acordo com a súmula 584 do Supremo Tribunal Federal, vinha consagrando, mormente emImposto de Renda, a irretroatividade da lei fiscal.
 princípio da anterioridade exige que a lei que criou ou majorou o tributo haja existência antes do início do exercício financeiro em que ocorrer o fato imponível do tributo.
princípio da noventena ou da anterioridade mitigada, como também é chamado, proíbe que os impostos sejam majorados antes de decorridos noventa dias da data em que haja sido publicada a lei
 princípio da anualidade explana que deverá haver a inclusão da lei tributária material na lei orçamentária. Dessa forma a lei tributária material deverá ser anterior à lei orçamentária. A anualidade compreende a anterioridade da lei e a autorização orçamentária.
 princípio da vedação ao confisco é uma derivação do Direito de propriedade, é uma limitação negativa ao poder de tributar imposta ao Estado, proibindo-o de usar os tributos para confiscar os bens ou o patrimônio de particulares.
princípio da liberdade de tráfego, não pode a lei tributária limitar o tráfego interestadual ou intermunicipal de pessoas e bens, salvo o pedágio de via conservada pelo Poder Público.
Princípio da não concessão de privilégios a títulos federais
A União não pode tributar a renda das obrigações da dívida pública dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como a remuneração e os proventos dos respectivos agentes públicos, em níveis superiores aos que fixar para suas obrigações e para seus agentes.
 princípio da capacidade contributiva estabelece que, "sempre que possível, os impostos terão caráter pessoal e serão graduados segundo a capacidade econômica do contribuinte, facultado à administração tributária, especialmente para conferir efetividade a esses objetivos, identificar, respeitados os direitos individuais e nos termos da lei, o patrimônio, os rendimentos e as atividades econômicas do contribuinte".
Princípio da pessoalidade
A imposição tributária deve levar em consideração as características pessoais do contribuinte. Entretanto, tal providência nem sempre se afigura possível, principalmente no que se refere aos impostos que tributam o consumo (ICMS e IPI, por exemplo), mas para dar cumprimento à pessoalidade a Constituição Federal prevê a seletividade.
 princípio da não cumulatividade é aplicável nos casos do ICMS e do IPI. Por este princípio,o imposto devido em cada operação relativa a circulação de mercadorias ou prestação de serviços será compensado com o montante cobrado nas anteriores;
Princípio da seletividade
Este princípio é de cumprimento obrigatório no casodo Imposto sobre Produtos Industrializados e facultativo no caso do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.
15 O que é obrigação tributária?
é toda obrigação que surge quando se consuma um fato imponível previsto na legislação tributária. É considerado como um vínculo que une o credor (ativo) e o devedor (passivo) para o pagamento de alguma dívida. 
16 Quais as espécies de obrigações tributárias ?
Obrigação tributária principal: é a obrigação de pagar o tributo devido (pecuniária).
Obrigação tributária acessória: consiste em ação ou omissão que propicia ou facilita a ação do fisco, como por exemplo a obrigação de emitir nota fiscal (ação), e a de não rasurar os livros fiscais da empresa (omissão). São chamadas também de prestações Negativas ou Positivas.
17 O que é planejamento tributário ? quando o planejamento é licito e quais as conseqüências tributárias?
O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira que melhor lhe pareça, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos impostos. Se a forma celebrada é jurídica e lícita, a fazenda pública deve respeitá-la.
18 O que é Fato gerador?
é uma expressão jurídico-contábil, que representa um fato ou conjunto de fatos a que o legislador vincula o nascimento da obrigação jurídica de pagar um tributo determinado.
19 O que é hipóstese de incidência?
é a situação descrita em lei, recortada pelo legislador entre inúmeros fatos do mundo fenomênico, a qual, uma vez concretizada no fato gerador, enseja o surgimento da obrigação tributária.
20 O que é base de cálculo?
 a base de cálculo é a grandeza econômica sobre a qual se aplica a alíquota para calcular a quantia a pagar.
21 O que é alíquota (conceito e classificação) ?
alíquota é o percentual ou valor fixo que será aplicado para o cálculo do valor de um tributo.
fixa – quantia determinada para todos os contribuintes
variável – estipulada de acordo com a base de cálculo. Geralmente é progressiva (ou seja, alíquota é positivamente proporcional à base de cálculo).
22 O que significa sujeito ativo e sujeito passivo?
Sujeito Ativo da obrigação é a pessoa jurídica de direito público titular da competência para exigir o seu cumprimento”, é aquele que tem o direito de exigir a obrigação tributária imposta ao sujeito passivo, é o credor, ou seja, o que integra o polo ativo da relação jurídica tributária.
 o sujeito passivo da obrigação acessória,é a pessoa obrigada às prestações (dever de prestar) que constitui o seu objeto, ou seja, a pessoa obrigada a fazer, a não fazer ou tolerar uma gama de deveres no interesse da arrecadação e da fiscalização tributária, ou seja, são componentes do objeto principal. É a pessoa à qual a legislação tributária atribui deveres diversos do dever de pagar. "Sujeito passivo da obrigação principal é a pessoa obrigada ao pagamento de tributo ou penalidade pecuniária.
23 As convenções particulares acarretam conseqüências no Direito Tributário?
24 Explique o que é e diferencie contribuinte , substituto , e responsável tributário?
O contribuinte é o sujeito passivo direto da obrigação tributária. Ele tem obrigação direta pelo pagamento do tributo. Sua capacidade tributária é objetiva, pois decorre da lei, não de sua vontade o contribuinte é a pessoa que tem vinculação material, pessoal e direta com o fato gerador;
 o responsável é o sujeito passivo indireto da obrigação tributária. Ele não é vinculado diretamente com o fato gerador, mas por imposição legal, é obrigado a responder pelo tributo. o responsável é a pessoa, que, sem revestir na condição de contribuinte, responde pela obrigação em decorrência de dispositivo legal. 
substituição tributária – é uma construção jurídica onde a lei poderá atribuir a sujeito passivo da obrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição cujo fato gerador deva ocorrer posteriormente;
25 O que é crédito tributário?
Crédito tributário é a quantia devida a título de tributo. É o objeto da obrigação jurídica tributária. “O crédito decorre da obrigação principal e tem a mesma natureza desta” (art. 139 do CTN).
26 O que é lançamento tributário e quais as modalidades?
O CTN fala sobre o lançamento no artigo 142 e o conceitua como: um procedimento administrativo; tendente a verificar a ocorrência do fato gerador da obrigação; determinar a matéria tributável (base de cálculo); calcular o montante do tributo devido; identificar o sujeito passivo
Lançamento Direto ou de Ofício – previsto no artigo 149 do CTN É aquele realizado pelo Fisco, dispensado o auxílio do contribuinte, uma vez que já dispõe de dados suficientes. Lançamento Misto ou “Por Declaração” – previsto no artigo 147 do CTN.No lançamento misto ocorre uma ação conjugada entre o Fisco e o contribuinte.
Lançamento por Homologação ou “Auto-lançamento” – previsto no artigo 150 do CTN.É a espécie mais corriqueira na prática do direito tributário e também a que compreende o maior volume de arrecadação.
27 O que é suspensão de crédito tributário e quais as suas hipóteses?
É a paralisação temporária da exigibilidade do crédito tributário, por meio de norma tributária.
28 O QUE É A EXTINÇÃO DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO E SUAS HIPÓSTESES?
Extinção do crédito tributário é qualquer ato jurídico ou fato jurídico que faça desaparecer a obrigação respectiva. 
29 O que é a Exclusão do crédito tributário E SUAS HIPÓTESES?
 A exclusão ocorre exclusivamente em caso de promulgação de lei que determina a não-exigibilidade do crédito tributário por parte do sujeito ativo (Estado)
30 O QUE É PRESCRIÇÃO E DECADÊNCIA?
Prescrição: Perda do direito da pretensão de exigibilidade. Prazo de 5 anos. Prazo em que a Fazenda Pública tem o direito de cobrar judicialmente o contribuinte.
Decadência: Perda do próprio direito. A Fazenda Pública não pode mais efetuar o lançamento tributário. Prazo de 5 anos. De uma maneira concisa, pode-se dizer que a diferença básica entre ambas é que, enquanto a prescrição interrompe a possibilidade de se exigir judicialmente um direito, a decadência extingue o próprio direito
31 O QUE É IMUNIDADE E ISENÇÃO TRIBUTÁRIA?
isenção: é a dispensa do tributo devido. Ex.: isenção de imposto de renda.
anistia: exclusão das penalidades e não do crédito tributário. Ex.: exclusão de juros e multas.
imunidade: proibição constitucional de tributar. Ex: igrejas, partidos políticos, etc.

Outros materiais