Buscar

10. Comparativo dos modelos de custos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Federal de Uberlândia
Contabilidade de Custos Hospitalares
10. Comparativo dos Modelos de Custos
2º SEMESTRE/2015
10. Comparativos dos Modelos de Custos
 -> Já debatemos as diferenças em cada método de apuração de custo, demonstrando inclusive com números. 
	Vejamos em detalhes as particularidades de cada um deles:
	a) Custeio por Absorção x Custeio Direto ou Variável:
 -> Existe consenso que entre o Custeio por Absorção e o Custeio Direto ou Variável a única diferença repousa que neste último os custos fixos são alocados integralmente à despesa do período e com isto resultará num menor lucro, portanto não admissível pelo fisco.
 -> É verdade ainda que se tratando de atividade que não ativa seus custos poderemos ter resultados iguais nas duas metodologias, pois não existe estoques de produtos acabados, como por exemplo na atividade hospitalar, onde todos os gastos são encarrilhados para o resultado.
10. Comparativos dos Modelos de Custos
	
	b) Custeio por Absorção x Custeio ABC:
 -> O ponto que podem divergir é o rateio do custo indireto, pois no Custeio por Absorção estes possuem critérios objetivos consoante as suas necessidades, podendo sofrer criticas; enquanto no Custeio ABC haverá uma separação por cada atividade, com um refino maior, para depois apropriar a cada procedimento o rateio. Cada organização deve ponderar o custo de obter os rateios com precisão com a utilidade para os seus usuários finais. 
10. Comparativos dos Modelos de Custos
 c) Custeio por Absorção X Custeio Padrão:
-> Nesta duas metodologias o que difere é a estipulação de níveis ótimos no Custeio Padrão, onde são perseguidos a excelência dos custos a nível de rendimento quantitativo e financeiro, e mensalmente são comparados e contornados os pontos de restrição com a melhora da performance.
-> Outra vantagem que este método possui é a possibilidade de ter todos os custos por procedimentos planejados e servir de base para a elaboração da tabela de preços.
-> Há uma tendência a se trabalhar com Custo Padrão e mesmo com sistemas sofisticados de rateios como os utilizados no Custo ABC, numa mescla entre duas metodologias que não se confronta, muito pelo contrário, se complementa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais