Buscar

AV2 libras 2015

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201202743979)
	3a sem.: Leis
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Com base na aula 3, discorra sobre políticas linguísticas e sua importância na Educação de surdos.
		
	
Resposta: a politica linguísticas hoje na educação dos surdos é de extrema importância pra a inclusão dos surdos em meio dos ouvintes, sendo nas escolas, um aluno surdo com a politica de inclusão podera manter seus direitos resguadados por exemplo a ter um interprete , mantendo o convivio social sem que aja separação entre os os ouvintes e os surdos e mantendo a harmoniaentre ambas as partes.
	
Gabarito: A proposição de políticas linguísticas será eticamente efetiva se acompanhada de ações em torno do sujeito e da sociedade. Pensar um modelo novo de Educação, seria pensar criação de um índex de cultura inclusiva, por ações inclusivas, por meio de ações legais que legitima o sujeito. 
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201202288079)
	6a sem.: Sistema Pronominal
	Pontos: 0,0  / 1,5 
	Como se constitui o sistema pronominal na LIBRAS?
		
	
Resposta: 
	
Gabarito: O sistema pronominal da língua brasileira de sinais, a exemplo do português, é formado por três pessoas do discurso. Dependendo da configuração de mãos utilizada e de direção para qual aponta no espaço, as pessoas do discurso podem ser especificadas. Podem aparecer tanto no singular quanto no plural.
	
Fundamentação do(a) Professor(a): O sistema pronominal da língua brasileira de sinais, a exemplo do português, é formado por três pessoas do discurso. Dependendo da configuração de mãos utilizada e de direção para qual aponta no espaço, as pessoas do discurso podem ser especificadas. Podem aparecer tanto no singular quanto no plural.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201202805489)
	sem. N/A: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A reflexão sobre o estranhamento e a interação entre pessoas surdas e ouvintes foi ignorada na formação escolar brasileira durante longo tempo. A importância das políticas públicas voltadas para a educação inclusiva a desses dois grupos de alunos e cidadãos permite a seguinte afirmativa: 
		
	
	A narrativa da inclusão no campo dos estudos culturais ou estudos surdos vai assumir a narrativa dos ouvintes, por meio de relatos dos ouvintes como eles veem os surdos em seus espaços, antes não frequentados pelos surdos.
	
	A inclusão é um movimento político que busca a equiparação de direitos. Durante vários anos as pessoas surdas e ouvintes não conviviam no mesmo espaço, mas agora agem e relacionam-se num espaço comum, uma escola de todos, para todos e construídas por todos, é válida e necessária a construção da cultura inclusiva.
	
	É mister ou necessário democratizar o uso e ensino da LIBRAS para os surdos, já que a LIBRAS é a linguagem de gestos dos surdos oralizados e compreende um instrumento de comunicação restrita. 
	
	É certo que as políticas linguísticas e educacionais devem ter como foco a instrumentalização dos seres humanos para a inter-relação com outros seres humanos. Mas somente para os professores que lidam com os alunos surdos, porque os surdos para não se ferirem com as ofensas de quem escuta, devem manter-se entre eles. 
	
	A inclusão como movimento político traz à tona os problemas associados às pessoas com deficiência, que vivem isoladas. Agora, efetivá-las para que todos os tipos de gente possam conviver e se relacionar é um outro problema, porque pessoas com deficiência devem viver com pessoas com deficiência, somente. 
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201202743986)
	3a sem.: Conceitos de LIBRAS
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Sendo a língua oficial das comunidades surdas brasileiras, a Língua Brasileira de Sinais é entendida como: 
		
	
	Obrigação institucionalizada das concessionárias de serviços públicos apoiarem a comunidade surda.
	
	Forma de comunicação e expressão com estrutura gramatical própria usada pelos surdos brasileiros.
	
	Meio precário de comunicação e expressão que respalda os direitos da comunidade surda.
	
	Sistema linguístico substitutivo à modalidade escrita da língua portuguesa nas comunidades surdas.
	
	Língua oficial dos surdos de outros países.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201202743882)
	sem. N/A: Políticas Linguísticas
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	As políticas linguísticas possibilitaram o fortalecimento dos movimentos de lutas sociais da Comunidade Surda em prol da valorização e ensino da LIBRAS, sua inclusão como disciplina obrigatória na formação de professores, fonoaudiólogos pedagogos, dentre outras ações . Desse modo, quais são os documentos abaixo que proporcionaram importantes mudanças no processo educacional dos surdos e na visão dos ouvintes sobre os surdos? 
		
	
	A Lei 10.098/94 e o Decreto 10.049.
	
	A Lei nº 9.394/96 e o Decreto 3.048/99.
	
	A Lei 10.432/02 e o Decreto 10.028/87.
	
	A Lei 10.436/02 e o Decreto de Lei 5.626/05.
	
	A Lei nº 7.853/89 e o Decreto 10.097.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201202753983)
	sem. N/A: INTÉRPRETE DE LIBRAS
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	No caso de alunos surdos que já dominam a LIBRAS e que estudam em escolas regulares, a presença do intérprete de LIBRAS garante a eles o direito à acessibilidade na comunicação através de sua própria língua. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde à atuação ética do intérprete de LIBRAS em sala de aula:
		
	
	O intérprete de LIBRAS deve se conscientizar que ele não é o professor e em situações pedagógicas não poderá resolver as dúvidas dos alunos surdos, limitando-se às funções interpretativas.
	
	Sua conduta ética deve orientar o intérprete de LIBRAS a sempre garantir o melhor processo de trocas discursivas (diálogos) entre professores e alunos surdos.
	
	O intérprete de LIBRAS permitirá que seu contato pessoal com os surdos, que é maior do que a do professor que não domina a LIBRAS, interfira em sua atuação na sala de aula e na escola, favorecendo-o sempre que for necessário.
	
	O intérprete de LIBRAS deve atender as demandas da sala de aula, seja a pedido do professor, seja a pedido dos alunos ouvintes e surdos, para que haja comunicação entre todos.
	
	O intérprete de LIBRAS manterá a imparcialidade de sua profissão e deve desenvolver uma relação sadia com os surdos e o corpo docente. 
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201202306913)
	5a sem.: Surdez como experiência visual
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A identidade em relação ao Outro se institui através de trocas que fazem com que cada um dos parceiros/membros de uma mesma comunidade identitária se reconheça semelhante ao Outro. Assinale a ÚNICA opção que corresponde ao conceito de Identidade surda:
		
	
	A LIBRAS e a culturalidade dos surdos promovem essa construção subjetiva do sujeito surdo em sua relação com um Outro sujeito surdo.
	
	A língua portuguesa e a LIBRAS entrem em conflito na construção subjetiva da identidade surda.
	
	LIBRAS e a culturalidade dos ouvintes promovem essa construção do sujeito ouvinte na relação entre ele e o surdo.
	
	A língua portuguesa e a culturalidade ouvintista (de quem é ouvinte) corresponde a esse aspecto de reconhecimento de si dentro da comunidade surda, na relação entre dos surdos.
	
	A língua portuguesa e a culturalidade dos surdos promovem essa construção subjetiva do sujeito surdo em sua relação entre com um Outro sujeito surdo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201202757196)
	sem. N/A: SISTEMA PRONOMINAL
	Pontos: 0,0  / 0,5 
	O sistema pronominal da LIBRAS, a exemplo do português, é formado por três pessoas do discurso. Dependendo da configuração de mãos utilizada e da direção para qual aponta no espaço, as pessoas do discurso podem ser especificadas. Assinale a ÚNICA opção que complementa a ideia sobre os pronomes na LIBRAS:
		
	
	Inclusive aparecem tanto no singular, quanto no plural. 
	
	Inclusive aparecemsomente no singular. 
	
	Inclusive possuem independente da situação, no plural. 
	
	Inclusive aparecem preferencialmente no plural. 
	
	Inclusive aparecem preferencialmente no singular. 
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201202266496)
	7a sem.: Composição da LIBRAS
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	Como a libras é um idioma completo, assume uma das características das línguas, que é a flexibilidade. Ela se modifica segundo os esquemas sociais de comunicação e segundo as intenções dos falantes, que por sua vez, usam-na para produzir discurso com intuito de persuadir alguém sobre algo; dessa forma, precisam reelaborar constantemente as ordens nas frases. Logo na libras há várias ordenações frasais. 
		
	
	Verdadeiro, mas essas ordens não são muito gramaticais.
	
	Verdadeiro, pois podemos, por exemplo, tem a ordem SOV. 
	
	Falso, já que não existem nas línguas orais.
	
	Falso, porque na LIBRAS as ordens não flexionam.
	
	Falso, porque na LIBRAS as ordens são sempre as mesmas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201202755780)
	sem. N/A: TECNOLOGIA ASSISTIVA
	Pontos: 0,0  / 1,0 
	Com o objetivo de promover acessibilidade, as legendas ocultas de televisão (closed captions) tornaram-se obrigatórias nos principais meios de comunicação. No Brasil, há duas leis que embasam essa obrigatoriedade. Marque a ÚNICA alternativa em que as descrições dos documentos abordam diretamente sobre acessibilidade em tecnologia e sistemas de comunicação: 
		
	
	Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000 que dispõe sobre acessibilidade e Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais.
	
	Decreto de lei 5.296 de 2 de dezembro de 2004 que dispõe sobre acessibilidade no Capítulo VI - Do Acesso à Informação e Comunicação; Lei 10.098, de 19 de Dezembro de 2000 no Capítulo VII - Da acessibilidade nos sistemas de comunicação e sinalização.
	
	Decreto 5.296 de 2 de dezembro de 2004 que dispõe sobre acessibilidade e Lei 12.319 de 1 de setembro de 2010 que regulamenta a profissão do tradutor e intérprete de LIBRAS.
	
	Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005 e Lei 10.436 de 24 de abril de 2002 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais.
	
	Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005 que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais e Lei 12.319 de 1 de setembro de 2010 que regulamenta a profissão do tradutor e intérprete de LIBRAS.

Outros materiais