Buscar

Resumo células do sangue

Prévia do material em texto

O sangue é formado pelos glóbulos sanguíneos e pelo plasma, parte líquida. Os glóbulos sanguíneos são os eritrócitos ou hemácias, as plaquetas (fragmentos do citoplasma dos megacariócitos da medula óssea) e diversos tipos de leucócitos ou glóbulos brancos.
 As principais proteínas do plasma são as albuminas, as alfa, beta e gama globulinas, as lipoproteínas e as proteínas que participam da coagulação do sangue, como protrombina e fibrinogênio. As albuminas, que são sintetizadas no fígado e muito abundantes no plasma sanguíneo, desempenham papel fundamental na manutenção da pressão osmótica do sangue. Deficiência em albuminas causa edema generalizado. As gamaglobulinas são anticorpos e, por isso,também chamadas imunoglobulinas (ver Capítulo 14). O sistema de coagulação, além das plaquetas, engloba rnna cascata complexa de pelo menos 16 proteínas plasmáticas e algmnas enzimas e cofatores enzimáticos envolvidos na formação do coágulo.
Eritrócitos:
-São anucleados e contêm grande quantidade de hemoglobina, uma proteína transportadora de 0 2 e C02.
- Em condições normais, esses corpúsculos, ao contrário dos leucócitos, não saem do sistema circulatório, permanecendo sempre no interior dos vasos. 
-Têm a forma de disco bicôncavo, que é mantida por proteínas estruturais do citoesqueleto e ligadas à membrana da hemácia, como, por exemplo, espectrina, anquirina, actina. Anormalidades ou deficiências dessas proteínas levam à formação de eritrócitos deformados, como ocorre, por exemplo, na esferocitose e eliptocitose hereditária.
-Por serem ricos em hemoglobina, uma proteína básica, os eritrócitos são acidófilos, corando-se pela eosina 
-Usam energia derivada da glicose.
-Durante a maturação na medula óssea, o eritrócito perde o núcleo e as outras organelas, não podendo renovar suas moléculas.
-Ao fim de 120 dias (em média) as enzimas já estão em nível crítico, o rendimento dos ciclos metabólicos geradores de energia é insuficiente e o corpúsculo é digerido pelos macrófagos, principalmente no baço .
PS.: Anemia hipocrômica: o número de eritrócitos é normal, mas cada um deles contem pouca hemoglobina.
PS.: A existência de núcleos nos eritrócitos circulantes sugere saída prematura dos reticulócitos da medula óssea, ocasionada por resposta da medula a uma forte anemia
PS.:A molécula da hemoglobina (proteína conjugada com ferro) é formada por quatro subunidades, cada uma contendo um grupo heme ligado a um polipeptidio. O grupo heme é um derivado porfirínico que contém Fe2.
Leucócitos:
- São incolores, de forma esférica quando em suspensão no sangue e têm a função de proteger o organismo contra infecções
-São produzidos na medula óssea ou em tecidos linfoides e permanecem temporariamente no sangue. 
-São classificados em dois grupos, os granulócitos e os agranulócitos.
-Os granulócitos têm núcleo de forma irregular e mostram no citoplasma grânulos específicos. De acordo com a afinidade tintorial dos grânulos específicos, distinguem-se três tipos de granulócitos: neutrófilos, eosinófilos e basófilos. Além dos grânulos específicos, essas células contêm grânulos azurófilos, que se coram em púrpura, e são lisossomos.
-O núcleo dos agranulócitos tem forma mais regular e o citoplasma não tem granulações especificas, podendo apresentar grânulos azurófilos. Há dois tipos de agranulócitos: os linfócitos e os monócitos
PS.:Chama-se leucocitose o aumento e leucopenia a diminuição do número de leucócitos no sangue. 
Neutrófilos :
-São células arredondadas, que têm núcleos formados por dois a cinco lóbulos (mais frequentemente, três lóbulos) ligados entre si por finas pontes de cromatina.
- A célula muito jovem tem núcleo não segmentado em lóbulos, sendo chamada de neutrófilo com núcleo em bastonete ou, simplesmente, bastonete
-O citoplasma do neutrófilo apresenta predominantemente grânulos específicos e azurófilos. Enquanto os grânulos azurófilos (lisossomos) contêm proteínas e peptídios destinados à digestão e morte de microrganismos , os grânulos específicos, além de apresentar enzimas importantes no combate aos microrganismos, também têm componentes para reposição de membrana e auxiliam na proteção da célula contra agentes oxidantes.
-Os grânulos azurófilos contêm em seu interior uma matriz rica em proteoglicanos sulfatados, importantes para manter os diversos componentes do grânulo em estado quiescente.
- Os grânulos azurófilos são maiores e mais elétron-densos do que os grânulos específicos. 
-O neutrófilo é uma célula em estágio final de diferenciação, realizando uma síntese proteica muito limitada. Apresenta poucos perfis do retículo endoplasmático granuloso, raros ribossomos livres, poucas mitocôndrias e complexo de Golgi rudimentar.
Eosinófilos:
-São muito menos numerosos do que os neutrófilos
- Seu núcleo em geral é bilobulado 
- O retículo endoplasmático, as mitocôndrias e o complexo de Golgi são pouco desenvolvidos. 
- A principal característica para a identificação do eosinófilo são granulações ovoides que se coram pela eosina (granulações acidófilas). 
-Dentre as substâncias secretadas pelos eosinófilos estão citocinas e mediadores inflamatórios lipídicos (leucotrienos), que exacerbam a resposta inflamatória.
- Os eosinófilos apresentam antígenos para os linfócitos. 
Basófilos:
-Tem núcleo volumoso, com forma retorcida e irregular, geralmente com o aspecto da letra S
- O citoplasma é carregado de grânulos maiores do que os dos outros granulócitos, os quais muitas vezes obscurecem o núcleo
-Constituem menos de 2% dos leucócitos do sangue
- Sua meia-vida no sangue é estimada em 1a2 dias.
-Seus grânulos são metacromáticos. Contêm histamina, fatores quimiotáticos para eosinófilos e neutrófilos, e hepari.na, que é responsável pela metacromasia do grânulo.
-A membrana plasmática dessas células apresentam receptores para Imunoglobulina E (IgE)
-Além das proteínas contidas nos grânulos, os basófilos também secretam citocinas e leucotrienos, que são mediadores inflamatórios. Acredita-se que por meio da secreção de citocinas os basófilos modulem a função de determinadas populações de linfócitos, tendo, portanto, uma ação imunomoduladora. 
 Linfócitos :
-São responsáveis pela defesa imunológica do organismo. Essas células reconhecem moléculas estranhas existentes em diferentes agentes infecciosos. combatendo-as por meio de resposta humoral (produção de imunoglobulinas) e resposta citotóxica mediada por células.
-Os linfócitos constituem uma família de células esféricas. O linfócito pequeno tem núcleo esférico, às vezes com uma chanfradura. Sua cromatina se dispõe em grumos grosseiros. de modo que o núcleo aparece escuro nos preparados usuais, característica que favorece a identificação do linfócito. O citoplasma do linfócito pequeno é muito escasso, aparecendo nos esfregaços como um anel delgado em volta do núcleo. Apresenta basofilia discreta, corando-se em azul claro. Pode conter grânulos azurófilos, que não são exclusivos dos linfócitos, pois aparecem também nos monócitos e granulócitos. 
-Podem ser separados em dois tipos principais, linfócitos T e linfócitos B
-Ao contrário dos outros leucócitos que não retornam ao sangue depois de migrarem para os tecidos, os linfócitos voltam dos tecidos para o sangue, recirculando continuamente.
Monócitos:
-São os maiores leucócitos circulantes.
- Têm o núcleo ovoide, em forma de rim ou de ferradura.
-Devido ao arranjo pouco denso de sua cromatina, o núcleo dos monócitos é mais claro do que o dos linfócitos.
-O núcleo dessas células possuem dois nucléolos
-O citoplasma do monócito é basófilo e contém grânulos azurófilos (lisossomos) , que podem preencher todo o citoplasma, conferindo-lhe uma coloração acinzentada.
-Os monócitos do sangue representam mna fase na maturação da célula mononuclear fagocitária originada na medula óssea. Esta célula passa para o sangue, onde perma· nece apenas por alguns dias, e, atravessando por diapedese a parede dos capilares e vênulas, penetra alguns órgãos, transformando-seem macrófagos, que constituem mna fase mais avançada na vida da célula mononuclear fagocitária. Assim, o monócito faz parte do sistema mononuclear fagocitário ou sistema histiocitário.
Plaquetas :
- São corpúsculos anucleados, com a forma de disco, derivadas dos megacariócitos.
- Promovem a coagulação do sangue e auxiliam a reparação da parede dos vasos sanguíneos, evitando perda de sangue.
-Esses corpúsculos permanecem no sangue por aproximadamente 10 dias.

Continue navegando