Buscar

Questões de TAP

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões de TAP
(Semiologia)
O que significa Semiologia Farmacêutica? Defina sinais, sintomas e transtornos menores.
R: É a aplicação dos conhecimentos previamente adquiridos no qual o Farmacêutico como profissional de saúde utiliza a fim de resolver distúrbios menores relacionados à farmacoterapia. Sinais podem ser percebidos e quantificados e sintomas são percepções humanas e dependem do relato do paciente.
Qual o papel do Farmacêutico para a consolidação da Semiologia farmacêutica?
R: O papel está na atenção primária, auxiliando os pacientes na tomada de decisão por meio da orientação. Neste documento o auto cuidado é definido como o que as pessoas fazem por si mesmas para manter a saúde e prevenir doenças.
Quais fatores dificultam a atenção farmacêutica, a orientação e o acompanhamento da utilização dos medicamentos?
R: No Brasil o serviço burocrático (nas drogarias) dispensação de medicamentos ocupam o tempo do Farmacêutico deixando-os muitas vezes sem exercer sua própria função.
Descreva o que deve ser avaliado numa prescrição:
R: Deve ser avaliado em primeiro a quem ela está direcionada, a legalidade e a legibilidade da prescrição e data da prescrição.
Quais informações devem ser transmitidas ao paciente durante a orientação farmacêutica?
R: Deverão ser instruídos sobre o uso correto do medicamento, horário, administração (dose) e a possibilidade de associação aos alimentos e outros medicamentos, efeitos adversos (com cuidado).
De que forma o Farmacêutico pode contribuir para o uso racional de medicamentos durante a dispensação?
R: Procurando, na forma de questionamento, saber como o paciente faz uso dos medicamentos e orienta-los de forma o que o paciente possa usar a dose certa, na hora certa, pelo tempo certo.
Em relação à farmacovigilância, que tipo de notificação deve-se profetizar? 
R: Notificar problemas relacionados à farmacoterapia seja eles relacionados às reações adversas ou aos desvios de qualidade.
Questões de TAP
(Atenção Farmacêutica)
Qual o objetivo da Assistência Farmacêutica no SUS?
R: Tem como objetivo primordial garantir o abastecimento contínuo e o uso racional de medicamentos nas UBS, mediante processos de seleção, programação, aquisição, armazenamento, prescrição e dispensação.
Dentre os processos da Assistência Farmacêutica, verificou-se a concentração das ações no medicamento, marginalizando o paciente. Frente a tal acontecimento, qual o papel da Atenção Farmacêutica?
R: O papel do Farmacêutico na Atenção Farmacêutica é o de identificar problemas relacionados aos medicamentos (PRM) e dificuldade de adesão do paciente ao tratamento farmacológico.
Qual o papel do Farmacêutico no seguimento farmacoterapêutico?
R: No seguimento farmacoterapêutico, o Farmacêutico se responsabiliza pelas necessidades do paciente relacionado com o medicamento, o qual se realiza mediante a detecção do PRM para prevenção e resolução dos resultados negativos associados aos medicamentos (PRMs). 
O que são problemas relacionados aos medicamentos? Como são relacionados os PRMs?
R: São os PRMs situações em que o uso do medicamento provoca um resultado negativo associado ao seu uso. Em consenso propõe a classificação dos PRMs, em função dos requisitos que todo medicamento deve ter para ser utilizado: Ser necessário, efetivo e seguro.
Exemplifique PRM de segurança:
R: Segundo o artigo: A queixa mais antiga, que aparecia com relativa frequência eram câimbras. Tal sintoma foi atribuído à administração de grande quantidade de diuréticos depletores de potássio, necessários para o tratamento da insuficiência cardíaca congestiva e da hipertensão.
Exemplifique e explique PRM de efetividade:
R: PRM de efetividade é quando determinado medicamento não atinge seu objetivo no tratamento do paciente. Ex: No artigo plamflorine, que pode ser sedativo natural não conseguiu resolver o problema do paciente.
Exemplifique e explique PRM de necessidade e como proceder diante dele:
R: PRM de necessidade seda, da necessidade que tem o paciente de fazer uso de medicamentos, como exemplo no artigo, a paciente com artrite reumatoide que o levara a fazer uso de diversos medicamentos sem resultado no controle da dor.

Continue navegando