Buscar

Questões - Prova (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Como você explica que o desempenho econômico mundial (em especial da Europa Ocidental) depois da II Guerra Mundial foi tão distinto do experimentado depois da I Guerra Mundial? Apresente sucintamente as causas do fim desse período de prosperidade, abordando:
A política macroeconômica do período, em especial as relações entre crescimento econômico, papel do Estado, inflação e desemprego.
A relação entre progresso técnico, sistema de produção e técnicas de produção. * (Verificar o final)
O papel das instituições domésticas e da regulação internacional. * (Verificar o final)
As razões das crises econômicas da década de 1970 e 1980.
Compare o sistema de Bretton Woods com o Padrão Ouro. Apresente as semelhanças e diferenças entre os dois Sistemas Monetários Internacionais. Discuta em especial: 
Como foi formado o sistema Bretton Woods e suas principais características;
Suas relações com o crescimento acelerado pós-guerra. 
Suas fragilidades e as razões de seu fim na década de 70.
Enfatizei muito para vocês que entre 50 e 73 foram os anos dourados, ou anos gloriosos como os franceses falam. Tudo foi uma maravilha, crescimento econômico acelerado, diminuição da jornada de trabalho...
Depois da I Guerra Mundial porque que foi tão diferente de depois da II Guerra Mundial? A posição americana: os EUA que relutou de assumir uma posição mais ativa pós I Guerra Mundial, e pós II Guerra Mundial a posição ativa americana foi muito grande. E me chama atenção também que houve muita inflação pós I Guerra Mundial e pós II Guerra Mundial não. Pegando aqui um ponto que deve ser chamado a atenção: a questão da inflação. Mas pergunto, a inflação foi o maior problema depois da Guerra? Depois de 30 o maior problema foi a deflação. Isso é importante chamar a atenção de vocês. Inflação foi um problema de início enquanto ocorriam os processos de reestabilização pós I Guerra Mundial, mas ninguém aqui falou muito do Sistema Monetário Internacional.
Observe que tanto num caso quanto em outro, o Sistema Monetário Internacional condicionava muito o que era possível fazer. Isto é um ponto muito importante para ser chamado atenção. De início, pós primeira guerra mundial, todo mundo queria estabilizar para retornar a conversibilidade anterior. Qual é a diferença entre a conversibilidade das moedas pós I GM e pós II GM? Depois da II GM você também queria uma conversibilidade, mas que tipo? O dólar. Observe que no Padrão Ouro e em Bretton Woods havia taxa de cambio fixa. Qual era o papel de taxa de cambio fixa no Padrão Ouro e em Bretton Woods? O objetivo era evitar que usassem a taxa de cambio para jogar a crise para o vizinho. No Padrão Ouro a taxa de cambio fixa era a base do sistema de conversibilidade em ouro. Era taxa de cambio fixa, mas liberdade de movimento de capital. Ou seja, comprar, vender, exportar e importar ouro. 
Em Bretton Woods, você tinha a possibilidade de fazer a mesma coisa? Você não tinha liberdade de movimento de capital, e sim controle. Observe que os governos permitiam movimento de capital em transações correntes: pagar importações, pagar exportações, para investimento direto também era permitido. O que não era permitido era para portfólio, para fazer operações de empréstimo internacional. Você controlava o setor financeiro, e não o setor real da economia. Isso é uma diferença fundamental para entender os dois casos. O setor financeiro poderia desequilibrar, e como isso foi um problema no período anterior, aqui você vai controla-lo. 
Qual a diferença entre a sua possibilidade de fazer política econômica no Padrão Ouro e no sistema de Bretton Woods? No Padrão Ouro você não tem autonomia, a política Monetária não é independente. Isso porque se você tem liberdade de capital e taxa de cambio fixa. Você não vai fazer política e reduzir e aumentar o juros, você vai fazer o que dar. Agora no sistema de Bretton Woods, você vai ter política Monetária independente. Então a diferença entre o Sistema de Bretton Woods é a política Monetária independente.
Se eu reduzo o controle da liberdade de capital. Como ocorreu na década de 80 quando vários países passaram a ter liberdade de mercado de capital, o que que eu tenho que fazer para que o sistema funcione? Depois da década de 90, todo o processo vai ser feito via conta de capital. As contas de capital vão ser liberadas. E a taxa de cambio vai ser flexível, você vai ajustar pela taxa de cambio. Observe que o que acontece agora no Brasil quando você aumenta a taxa de Juros. Quais são os efeitos? Você valoriza o câmbio, se você quer evitar a valorização do câmbio o que você deve fazer? Esterilizar. 
Quais eram as características das políticas econômicas pós II GM? Na parte de política Monetária, qual é a forma que eles usaram? Curva de Phillips. O que que é a Curva de Phillips? Observe que ela na verdade é uma regra de bolso, é uma lei empírica. Ela tem todo um pressuposto que se eu mexo em uma variável há uma certa consequência. Quem faz política monetária quem é mesmo a autoridade? Banco Central. Quem faz política fiscal? Tesouro. 
* A política fiscal não foi um pouco dependente do plano Marshall?
O que é o Plano Marshall? Ele é uma quantidade de dinheiro para investimento em infraestrutura. Qual é o problema da Europa nesse momento? Ela não tem dólar, para ela se reconstruir ela precisa comprar maquinas e diversas outras coisas. Quando você entra no sistema de Bretton Woods o centro do sistema é o dólar você tem a taxa conversível em ouro, a taxa de 35 dólares por onça troy de ouro. Mas as pessoas na verdade faziam a conversibilidade para o dólar. Quando você queria fazer um pagamento, você usava o dólar. 
Porém pós II GM, o dólar era escasso na Europa, o dólar estava presente na economia americana! Qual era a maneira de se obter dólar? Haver superávit comercial em relação aos EUA ou ter investimento direto lá. Naquele momento a economia estava muito destruída não havia muita atração para investimento direto naquele período. Não havia muita condição de fazer empréstimos internacionais porque a economia estava combalida. 
Então o que faz o governo americano (que aí tem a ver com a guerra fria)? Ele dá dinheiro para ajudar a recuperar a infraestrutura. Ao dar dinheiro ele na verdade põe dólar para circular na economia internacional. Ao dar dólar, ele está aí como uma autoridade monetária dando liquidez ao sistema. De início nos anos 50 isso era uma maravilha. Observe que esse dólar era emitido, e isso não gerava nenhum problema porque havia demanda por dólar. Então isso foi extremamente funcional. 
Já a política fiscal era diferente, tem a ver com o gasto interno desses países. Observe que diferente do padrão ouro você não tinha a preocupação de manter orçamentos equilibrados você aceitava o déficit público. A diferença é que os gastos eram realizados olhando o tempo todo para a inflação. Por isso que quem estava administrando a economia estava acompanhando o tempo todo a curva de Phillips. O gasto através do Plano Marshall é longo prazo, não tem nada a ver com curto prazo.
Eu falei pra vocês as formas de intervenção do estado. Você tem lá as políticas macroeconômicas ativas. Fiscal e Monetária. Porque ativas? Porque antes as políticas eram passivas, quem defende a existência de políticas econômicas ativas são os modelos keynesianos. Então essas políticas só vão existir lá pós anos 40. Você vai ter que inclusive calcular os agregados macroeconômicos (PIB, Inflação, etc.). Os gastos eram muito baixos, não passavam de 15% do PIB.
Segunda coisa que chamei a atenção de vocês foi para o planejamento econômico, aí tem política industrial, políticas regionais, política de desenvolvimento, outros tipos de políticas. E finalmente o Estado de Bem-Estar Social. O que é Estado de Bem-Estar Social? É aquele estado que assegura os bens básicos para a população como a educação e saúde pública de qualidade. Essa política após a II GM como uma maneira de manter o avanço do socialismo e com o objetivo de sanar as pressões dos trabalhadores. Isso pode ser analisadocomo forma análoga pós I GM quando os soldados que sobreviveram passaram a ficar à margem da sociedade sem que o estado lhes forneça o básico. 
(Longo período de discussão sobre impostos)
Quais são os motivos para a estagflação na década de 70? Você tem o choque do petróleo acrescido do final de um ciclo que foi do fordismo, ou seja, os salários reais estavam crescendo acima da produtividade nos anos 70. Somou-se a isso o aumento do nível de preço do petróleo. O resultado foi que no curto prazo mesmo contraindo a demanda, você tinha a inflação elevada causando por esse choque e o nível de produtividade baixo. O que que Friedman e outros falarão. Não, o problema é que o modelo keynesiano está errado. Na verdade o pressuposto não está funcionando. Quando você quer resolver a falta de crescimento da economia com mais gastos não vai dar certo porque as expectativas são adaptativas. Dessa forma se obtém o NAIRU, ou taxa natural de desemprego. É uma situação em que não é possível gerar uma política fiscal eficiente, você gera mais inflação e não consegue resolver o problema. Logo o que eles recomendam é que você deve mexer nos salários reais. Observe que na explicação de Keynes desemprego não tem nada a ver com nível de salário, e sim com taxa de investimento. Se você trabalha com o modelo neoclássico você tem lá que os salários reais são proporcional a oferta de trabalho, então você tem um w que ajusta a demanda e a oferta de trabalho. Então se você tem um w1 que está acima da taxa natural de desemprego. Então nessa época a ideia das expectativas vai ficar mais incorporada no poder, através da ascensão de Reagan, Thatcher, etc. 
Qual era a maior fragilidade do sistema de Bretton Woods? Citando o dilema de Triffin, o dólar era ao mesmo tempo uma moeda doméstica e uma moeda internacional. Isso era um problema porque por um lado durante um tempo os EUA transferir dinheiro pra Europa foi uma boa, mas depois quando a Europa se aproxima dos EUA se torna um problema. Por que como é que ele ia manter a conversibilidade entre dólar e ouro se o estoque de dólar da economia mundial tinha que crescer para sustentar a expansão do comercio internacional? Se não crescesse a quantidade de dólar na economia internacional, a economia mundial tinha dificuldade de crescer, mas à medida que ele não crescia muito, a relação entre dólar e ouro não mais se mantinha. (Por quê?)
Os EUA também tinha um privilégio exorbitante, ele podia ter um déficit e financiar o próprio déficit apenas emitindo dinheiro. Diferente do mundo que precisa comprar divisas, ele financia seu déficit apenas mandando pro exterior sua moeda doméstica. Ele gera instabilidade e inflação no resto do mundo apenas por gerar seu próprio dinheiro. A posição americana nesse momento é essa. Essa é uma regra do jogo. De qualquer maneira isso não é compatível com a conversibilidade da moeda em ouro o que vai gerar a crise da década de 70.
Adicionando após o Prado tirar dúvida na última aula:
No período pós 47 os EUA saem (eles estão com a produtividade lá em cima não é isso?) qual é a forma de produção dos EUA? Típica fordista. O que significa produção em massa, produtos padronizados, metal mecânica, eletro mecânica tudo isso. A Europa também, mas em menor escala. A produtividade da Europa era menor que a dos EUA, por que? Os EUA tinha maquinas mais avançadas, escala e tecnologia maior. O que que vai acontecer nesse período? Você vai ter uma transferência de tecnologia para a Europa, que vai se dar através da venda direta de maquinas. Você exporta maquinas pesadas, equipamentos e através do investimento direto também (fabricas americanas que produzem na Europa) ou mero licenciamento. A Europa tem mão de obra qualificada e tem capacidade empresarial mas não tem tecnologia. Quando a transferência de tecnologia ocorre acontece que isso acelera a taxa de crescimento da economia europeia. 
Cresce mais rapidamente que os estados unidos e faz uma convergência com a renda dos estados unidos. Então nos anos 70, esse sistema fordista entra em crise/decadência. Primeiro porque começa a sofrer concorrência da forma de organização mais eficaz asiática, que não usava uma forma fordista. O fordismo é muito sujeito a defeitos, o cara que está na linha de produção não está muito preocupado, você vai depender de um controle de qualidade para verificação depois. O modelo que ficou conhecido como Toyotismo fazia linhas de produção onde as pessoas tinham mais responsabilidade sobre a qualidade do produto, você substituiu/montou sistemas como Just in time, redução de estoques/ sistemas integrados. Você passou a operar em vários países se beneficiando de vários graus de qualificação e preço de mão de obra, enquanto no fordismo você usava mão de oba muito cara pra fabricar um produto de baixa tecnologia. Eles procuravam esticar a vida do produto fazendo investimento direto no exterior. 
Agora a natureza do sistema é a maior cooperação na produção que vai dizer que essa é uma nova forma mais eficaz e a partir da década de 90 você vai ver um nível de informatização contribuindo. Na década de 70 a redução da taxa de crescimento da produtividade contribuiu pra que os salários começassem a crescer acima da produtividade e isso gerava pressões inflacionarias, então a crise do petróleo em uma Europa que já está com custos pressionados pelo esgotamento da estrutura fordista de produção, o que vai contribuir para a crise da Europa nos anos 70 e vai contribuir para divulgação das ideias liberais e etc. 
Quando eu falo em progresso técnico aí eu quero saber de como se dá a mudança entre o fordismo para o Toyotismo. A dinâmica: no Toyotismo enquanto a produtividade está crescendo os salários estão crescendo sem pressões inflacionarias. Depois que você muda o sistema você volta a crescer a produtividade (siando do Fordismo obsoleto para o Toyotismo), mas aí você muda a capacidade de barganha dos trabalhadores. 
Por que que você reduz a capacidade de barganha dos trabalhadores? Você vai substituir no caso da Europa, vai aumentar muito a informatização, vai reduzir o tamanho das plantas, é importante mudar a organização dos trabalhadores. Quando os movimentos sindicais enchem muito o saco, pressionam muito, você desloca a produção. 
Papel das instituições domésticas na regulação:
Observe que no sistema de Bretton Woods, temos que esse é um sistema altamente regulado. 	Regulado porque há controle do movimento de capital...Sob ponto de vista doméstico, você vai ter na Europa o Estado de Bem-Estar Social. Com a crise desse sistema você vai ter flexibilização na área externa e redução dos mecanismos domésticos de intervenção.

Outros materiais