Buscar

LISTA-DE-EXERCICIO-10-biof-e-biof-Copia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LISTA DE EXERCICIO 10
Professora: Marise Fonseca Dos Santos
Monitor: Belmiro Saburo Shimada
Mitocôndria: características biofísicas Cadeia de transporte de elétrons;Cadeia transportadora de elétrons e fosforilação oxidativa.
LISTA DE EXERCÍCIO X
1-Conceitue as diferenças entre a membrana mitocondrial externa e a membrana interna.
R= A membrana externa é fácil de atravessar, é simples, possui porinas, é permeável para moléculas de até 5 kDa o que inclui até mesmo algumas proteínas.
A membrana interna é extremamente seletiva sendo que 80% de sua composição é constituída por proteínas. Ela é uma membrana fuincional bioquimicamente pois essas proteínas não são estruturais e sim, dinâmicas, muitas são transportadoras tendo nelas receptores que vão entregar os elétrons á mitocôndria onde ocorre então a respiração celular. Tem inúmeros transportadores importantes como transportador para ATP; ácido glutâmico e malato. A membrana interna possui dobras ou convoluções são denominadas cristais e aumentam enormemente a superfície de contato. Os componentes da cadeia transportadora de elétrons estão localizadas na memb interna.
2-Qual a necessidade de retirar a energia proveniente dos elétrons?
R= Para a produção de energia sob a forma de ATP. A medida que os elétrons fluem através da cadeia transportadora de elétrons, eles perdem muito de sua energia livre. Parte dessa energia pode ser captada e armazenada para a produção de ATP a partir de ADP e fosfato inorgânico (Pi). Processo que é denominado fosforilação oxidativa.
3-Com relação ao potencial de oxirredução, qual dos itens a seguir possui maior tendência de doar elétrons?
a)NAD+ +2H+ + 2e- NADH + H+ ΔE0’ = -0,32V
b)½ O2 + 2H+ + 2e- H2O ΔE0’ = +0,82V
R= resposta a. Pois quando é negativo. Quanto mais negativo maior a tendência de doar elétron. (preciso saber explica isso melhor).
4-Conceitue a cadeia transportadora de elétrons e fosforilação oxidativa, os complexos e reações envolvidas.
(Complexo I; Ubiquinona; Complexo II, ; Complexo III, Complexo IV
R= O complexo I é reduzido por NADH, que por sua vez é oxidado. Quando o CI está reduzido libera o H+ para o espaço intermembrana. A ubiquinona é capaz de oxidar o CI se reduzindo. Então, a mesma segue até o Citocromo III que oxida a ubiquinona ficando reduzido e liberando H+ para fora. O citocromo c é capaz de reduzir o cIII que fecha seu canal e não joga mais íons para fora, dessa forma o citocromo fica reduzido, posteriormente oxidando o CIV. Então o elétron (H+) irá para o oxigênio que é o agente mais oxidante, formando água. O Complexo 2 não é uma transmembrana, não joga íons mas também pode ser reduzido e quem o reduz é o FADH2 e quem o oxida é a ubiquinona. Quando a concentração de H+ no espaço intermembrana eleva gera um gradiente e então ele retornara à matriz por intermédio da ATPase (canal intermembrana que permite a passagem dos íons), sendo que quando o H+ passa gera energia cinética sintetizando ATP a partir de ADP + Pi.
 (((Para complementar: Com exceção da proteína Q todos os membros dessa cadeia são proteínas que podem funcionar como enzimas como as desidrogenases, podem conter ferro como parte de um centro ferro-enxofre, podem estar coordenadas com um anel porfirina como ocorre com os citocromos ou podem conter cobre, como um complexo citocromo a + a3.
O NADH e FADH2 irão transferir os elétrons para o oxigênio (O2) numa série de reações em quatro complexos de múltiplas subunidades ligados à membrana e em dois transportadores de elétrons móveis (a coenzima Q e o citocromo C). Estes complexos formam a Cadeia Transportadora de Elétrons, que se encontra nas cristas mitocondriais. As reações que ocorrem em três destes complexos geram energia suficiente para acionar a fosforilação de ADP a ATP. Esta energia é proveniente do bombeamento de íons H+ da matriz mitocondrial para o espaço intermembranas.
O que ocorre na cadeira é a oxidação do NADH e FADH2 a NAD+ e FAD. Os prótons serão liberados na matriz da mitocôndria e bombeados pelos três complexos iniciais da cadeia para fora da matriz, ficando no espaço intermembranas, como dito anteriormente. Os elétrons serão conduzidos por uma série de proteínas transportadoras até o oxigênio (O2), que é o aceptor de elétrons da cadeia. Este oxigênio presente na cadeia é o mesmo oxigênio da respiração que chega às células através da hemoglobina do sangue, por isso a nossa respiração é tão importante.
Ao receber os elétrons, o O2 se ligará a prótons (que constantemente estarão na matriz, obviamente em menor quantidade que no espaço intermembranas), formando água, que será normalmente utilizada pela célula. Este é um processo de oxi-redução e, portanto, há a liberação de mais elétrons.
Para a formação do ATP a partir da fosforilação do ADP, há a última subunidade da cadeia, a APTsintase. Esta enzima tem um canal por onde passam os prótons que flutuam no espaço intermembranas até a matriz mitocondrial. O fluxo de prótons por este canal faz com que a enzima literalmente gire, promovendo a fosforilação do ADP em ATP, ou seja, produzindo energia.)))
5-Sobre a cadeia de transporte de elétrons e a fosforilação oxidativa: 
a) Citar a localização celular da cadeia de transporte de elétrons.
R= Interior da mitocôndria, na crista mitocondrial.
 b) Indicar o número de ATP sintetizados para cada NADH e FADH2 oxidados.
R= Para cada NADH formam-se 3 ATP e para cada FADH2 formam-se 2 ATP
c) Definir fosforilação oxidativa. O que está sendo fosforilado? O que está sendo oxidado? 
R= É a via metabólica que utiliza a energia da oxidação do NADH e FADH2 para fosforilar ADP em ATP.
6-Conceitue gradiente de concentração e sua importância/relação na produção de ATP pela enzima próton ATPase. 
R= Conforme são ‘’	lançados’’ prótons da matriz para o meio intermembrana cria-se um gradiente de concentração = um lado com maior concentração de H+ do que o outro lado. A energia dos prótons é utilizada para sintetizar ATP conforme eles passam pela ATPase para retornar à matriz afim de ‘’equilibrar’’ essa diferença de [ ].
7-Em qual complexo é inserido o FAH2 e por que?
R= O FADH2 é inserido no complexo II e não no complexo I, pois seu potencial de oxido redução é menor (menos negativo) que o do NADH 
8-Inibidores são substancias que paralisam o fluxo de elétrons na cadeia respiratória. Sabe-se que rotenona e amital são inibidores que atuam sobre o complexo I; rantimicina A atua no complexo III; monóxido de carbono, azida sódica e cianeto atuam sobre o complexo IV. Diante de cada uma dessas atuações é possível prosseguir com a síntese de ATP? Justifique.
R= Rotenona e amital: atuam sobre o complexo I portanto pode ainda haver síntese de ATP a partir do FADH2 uma vez que esse é inserido no complexo II.
Rantamicina, monóxido de carbono, azida sódica e cianeto: não há síntese de ATP .
9-Conceitue Ionóforos.
São uma classe de antibióticos de origem bacteriana, que facilita o movimento íons inorgânicos monovalentes e divalentes através das membranas lipídicas biológicas e sintéticas. São compostos com peso molecular relativamente baixo.
10-Além do NAD+ e das flavoproteínas (FAD e derivados da vitamina riboflavina), quais outros transportadores de elétrons estão envolvidos no processo de fosforilação oxidativa? 
R:
Ubiquinona 
Citocromo A
Citocromo B
Citocromo C 
11-
12-
13-

Outros materiais