Buscar

Fichamento do livro Dimensões Sociais do Esporte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
Paloma Yara da Silva Pereira
Fichamento do livro: Dimensões Sociais do Esporte
- Esporte na antiguidade x esporte moderno
- Esporte moderno com ideário olímpico vivendo um antagonismo: amadorismo x profissionalismo.
- A mulher só conseguiu disputar os jogos olímpicos anos mais tarde e dentro de termos específicos.
- O esporte não tinha muita importância social até que Hitler, com objetivos políticos, deixou em registros exemplos político-ideológicos do esporte, estimulando a vitória a qualquer preço e fazendo do esporte um tema mais relevante.
- A sociologia do esporte surgiu através da intelectualidade internacional, criada com a intenção de contestar e discutir as exacerbações nas competições e gerencias esportivas.
- Alguns autores passaram a criticar o esporte voltado para os resultados.
- O Manifesto Mundial do Esporte (1964) foi o primeiro documento a reconhecer o esporte como uma prática livre para todos, inclusive para as escolas.
- O esporte passou a merecer novas abordagens e estudos para consolidar os aspectos socialmente relevantes.
- Surgiram novas modalidades esportivas e cada vez mais praticantes.
- Associacionismo (feito também em clubes): Para a democracia na organização esportiva e caminhos éticos para o esporte moderno.
- O esporte como instituição social: Deve ser organizado socialmente promovendo valores e ter atividade social.
- Os problemas do esporte surgem como manifestação do progresso cultural.
- Continuum de Ingham (1989): atividade lúdica regularizada e formalizada podendo ser voluntária e corporificada.
- Práticas esportivas de aprendizagem, de treino, de competição, de recreio entre tantas definições.
- Homo Sportivus: incorporação da atividade física às suas culturas individuais, evidenciado em todas as faixas etárias, sexos, níveis sociais ou raças.
- Reconhecimento da relevância social da cultura física e do esporte como fundamentos da educação dos povos.
- Estado em apoio ao esporte afim de ajudar na educação. Em contraponto, marginalização da capoeira e restrição do futebol.
- Esporte consolidado pela Unesco (1978) como direito de todos: meio de formação e libertação dos seus praticantes. Porém, algumas práticas permaneciam com acesso restrito pela impossibilidade financeira (exemplo: golfe, hipismo) e pela discriminação (praticado apenas por um sexo).
- Esporte e natureza: algumas modalidades ainda são disputadas ao ar livre (exemplo: surf, mountain-bike)
- (Antonelli, 1963) os elementos constitutivos do esporte movimento, jogo e competição sendo o vínculo cultural de cada modalidade esportiva dentro do jogo que a originou.
- Segundo Huizinga, o jogo apresenta condições básicas. São elas: liberdade, superação nos limites de tempo e espaço e a regulamentação.
- O esporte moderno construiu um acerto esportivo de conhecimentos científicos e técnicos. Surgiram, então, novas dimensões no esporte: esporte na educação e esporte na vida do homem comum.
- As três dimensões sociais do esporte são: esporte na educação, esporte participação e esporte de rendimento. Elas compreendem situações sociais específicas.
- Esporte educação: muitas vezes é confundido com esporte-performance, pois as escolas promovem competições que imitam as competições de alto nível. Teotonio Lima disserta que para uma orientação educativa no esporte é necessário ter integração social, desenvolvimento psicomotor e atividades físicas educativas.
- Esporte participação ou popular: tem como objetivo o prazer lúdico e inicia-se na participação voluntária. 
- Esporte performance ou de rendimento: é responsabilidade de iniciativa privada, tem regras específicas e visa a vitória sobre os adversários. É a vertente de esporte mais criticada, porque segundo alguns autores, só atende às necessidades capitalistas. No entanto existem fatores positivos nessa modalidade.
- Efeitos negativos do esporte moderno: reprodução do esporte de rendimento na educação, violência no esporte-performance, discriminação contra a mulher e mercantilismo no esporte.
- Desde os jogos gregos a mulher é discriminada no esporte, porém, agora existem modalidades esportivas exclusivas das mulheres como por exemplo a ginástica rítmica e a natação sincronizada.
- Sendo o esporte um processo social, é preciso uma visão mais profunda de sociedade junto as práticas esportivas culturalmente estabelecidas.
- O esporte contribui para a interpretação da realidade social.
- Para Gonçalves (1989) o espírito esportivo é de fácil percepção e deve ser entendido como um respeito às normas derivadas de um código de ética e um comportamento moral para o âmbito esportivo.
- O papel do Estado em relação ao esporte mudou, agora, é de responsabilidade do Estado fomentar as manifestações esporte-educação e esporte participação, normatizar o esporte-performance, desenvolver meios para o intercâmbio internacional do esporte, entre outras. Isso foi possível pela renovação conceitual do fenômeno esportivo.
- As universidades tem o incentivo do Estado para desenvolver pesquisas científicas referentes à realidade social esportiva.
- Violência no âmbito esportivo: facções fanáticas de torcedores; sensacionalismo da imprensa; declarações de jogadores, treinadores e dirigentes; ingestão de álcool e drogas. Para combater a violência algumas nações européias adotaram medidas. Vários órgãos também se pronunciaram a respeito como: a UNESCO, o comitê olímpico internacional e a FIFA.
- Modificações no fenômeno sociocultural começaram nos anos 90 e continuam no início do século XXI, algumas delas são: ampliação da dimensão social esporte-educação; reconhecimento do esporte social; ciência do esporte; movimento por uma cultura da paz.
- O esporte como um problema social e humano precisa ser estudado nos seus alcances sociais para que os usuários possam utilizar as práticas e os fatos esportivos e garantir que tenham qualidade de vida e entretenimento, além de buscar superação.

Continue navegando