Buscar

Fichamento sobre Extinção das Obrigações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EXTINÇÃO DAS OBRIGAÇÕES
PAGAMENTO: É a morte natural da obrigação, mas nem sempre em dinheiro. ‘Pagamento’, nesse caso, é o ato jurídico formal, unilateral, que corresponde à execução voluntária e exata por parte do devedor da prestação ao credor.
REGRAS DO PAGAMENTO: 
-Satisfação voluntária da prestação porque o pagamento é exato;
- O credor não pode ser obrigado a receber prestação diferente, ainda que mais valiosa (art. 313);
- O credor pode aceitar receber prestação diferente, mas não pode ser forçado a aceitar (art. 356);
- “Efetuar-se-á o pagamento no domicílio do devedor, salvo se as partes convencionarem diversamente, ou se o contrário resultar da lei, da natureza da obrigação ou das circunstâncias” (art. 327);
- O credor pode exigir o pagamento da dívida imediatamente (art. 331);
- O credor não pode ser obrigado a receber por partes uma dívida que deve ser paga por inteiro (art. 314) –esta regra tem duas exceções: concurso de credores e pagamento pelos herdeiros de dívida do falecido-;
QUEM DEVE PAGAR? O devedor (dãã), mas nada impede que um terceiro pague.
A QUEM SE DEVE PAGAR? Ao credor, ou a seu representante.
ÔNUS DA PROVA: QUEM DEVE PROVAR QUE HOUVE O PAGAMENTO? Se a obrigação é de dar e de fazer (positiva), o ônus da prova é do devedor. Se a obrigação é negativa o ônus da prova é do credor, cabe a ele provar que o devedor descumpriu o dever de abstenção.
IMPUTAÇÃO DE PAGAMENTO: Pode acontecer de alguém ter mais de uma dívida com o mesmo credor. Imputar o pagamento é determinar em qual dívida o pagamento está incidindo (art. 352).
PAGAMENTO POR CONSIGNAÇÃO: Consiste no depósito judicial da coisa devida (art. 335). Só existe consignação nas obrigações de dar, pois não se pode depositar um serviço ou uma omissão.
PAGAMENTO POR SUB-ROGAÇÃO: Ocorre quando a dívida de alguém é paga por um terceiro que adquire o crédito e satisfaz o credor, mas não extingue a dívida nem libera o devedor, que passa a dever a esse terceiro.
ESPÉCIES DE SUBROGAÇÃO: 
- Legal: em decorrente da lei, nas hipóteses do art. 346;
-Convencional: depende de acordo escrito entre as partes.
DAÇÃO EM PAGAMENTO: É o acordo liberatório em que o credor concorda em receber do devedor prestação diversa da ajustada (art. 356).
COMPENSAÇÃO: Extingue as obrigações do mesmo gênero das pessoas que são, reciprocamente, credoras e devedoras entre si, até onde as dívidas se compensem. As dívidas devem ser líquidas, vencidas e de coisas fungíveis. Porém, algumas obrigações, pela sua natureza, não podem ser compensadas, pois elas fogem ao direito patrimonial privado. São aquelas obrigações de caráter alimentar e tributário.
REMISSÃO: É a liberação do devedor pela autoridade do credor que, voluntariamente, dispensa o crédito, perdoa o débito e extingue a obrigação.
NOVAÇÃO: Ocorre quando o devedor contrai nova dívida com o credor a fim de extinguir e substituir a anterior.
CONFUSÃO: A obrigação é extinta quando a mesma pessoa se confunde como credora e devedora da dívida (art 381).
TRANSAÇÃO: (não é nada disso que vcs estão pensando hahaha :P)
É o contrato pelo qual as partes terminam ou previnem um litígio mediante concessões mútuas (art. 840). Aplica-se apenas às obrigações de caráter patrimonial privado.
ARBITRAGEM: É o acordo pelo qual as partes, por não chegarem à transação, concordam em ter sua lide submetida à decisão de um árbitro, de um ‘’juiz particular’’, afastando a tal lide da Justiça Estatal.
MORA: É o atraso no pagamento ou no recebimento, tanto por culpa do devedor como por culpa do credor.
JUROS LEGAIS: Um dos efeitos da mora do devedor é o pagamento de juros ao credor, principalmente nas obrigações de dar dinheiro. Juro é a remuneração que o credor exige por emprestar dinheiro ao devedor.
LIQUIDAÇÃO DAS OBRIGAÇÕES: Obrigação líquida é aquela certa quanto a sua existência e determinada quando a seu objeto. Ou seja: existe e tem valor preciso.

Outros materiais