Buscar

prova discurssiva de Ética e Fund. Filosófico da educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Ética e Educação
Fundamentos Filosóficos da Educação
Questão 1/5
Leia o trecho a seguir:
“Uma boa teoria ética deveria atender a pretensão de universalidade, ainda que simultaneamente capaz de explicar as variações de comportamento, características das diferentes formações culturais e históricas”.
VALLS, A. L. M. O que é Ética. Brasília: Editora Brasiliense, 1994. p. 16
Com base na citação e no livro da disciplina, explique a importância das teorias éticas.
Nota: 16.0
	Desde a Grécia antiga diversas teorias têm sido criadas para explicar o comportamento ético d ser humano. São formulações que surgem em diversas épocas e sociedades como resposta aos problemas trazidos pelo comportamento das pessoas. Cada uma delas tem um pretensão a universalidade, isto é, pretende descrever de uma maneira ampla as questões éticas, mas, ao mesmo tempo, buscam responder às indagações da sua época, sociedade e cultura específica. (ALENCASTRO, p 33)
Questão 2/5
Leia os trechos a seguir:
“[...] uma ética teleológica, isto é, uma ética cuja a validade depende da bondade do fim.”
[...] uma ética deontológica, para a qual o uniformizar-se à regra é um bem, independente da avaliação das consequências.”
BOBBIO, N. Elogio da Serenidade e outros escritos morais. São Paulo: Editora UNESP, 2002. p. 169; 171.
Com base nas citações e no livro da disciplina, dê os significados de “ética teleológica” e “ética deontológica”.
Nota: 20.0
	A ética teleológica é aquela que flexibilizam os meios porque o importante são os fins, os objetivos finais. Se os fins são bons, os atos dos meios seriam justificados, por piores que sejam.
A ética deontológica enfatiza as normas e deveres já pré-estabelecidos, que devem ser cumpridos à risca, sem admitir exceções. (ALENCASTRO, p 44)
Resposta:Ética Teleológica é a ética que buscam o bem da maioria, impulsionado pela justiça. Como exemplo a ética finalista
Ética Deontológica é a ética que enfatizam as normas e deveres. Como exemplo a ética religiosa e a ética do dever.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
Em 1881, Miguel Lemos e Teixeira Mendes, apoiados em Pierre Lafitte, positivista ortodoxo, fundam a Igreja e o Apostolado Positivista do Brasil; recorde-se que, já em 1875, Miguel Lemos publica seus primeiros trabalhos sobre o positivismo – Pequenos ensaios positivistas –, passando então a chefiar o grupo dos ortodoxos, ou seja, daqueles que aceitam o conjunto da obra de Comte, aí incluídas suas incursões místicas. Benjamin Magalhães também pode ser chamado de ortodoxo, embora não pertença oficialmente à Igreja Positivista do Brasil.
 
ADEODATO, J. M. O positivismo culturalista. Barueri: Manole, 2005.  (p. 15)
 
Conforme o texto e de acordo com os conteúdos e livro base da disciplina, pode-se dizer que Comte criou uma espécie de “religião da humanidade”, cultuada em templos positivistas. Cria-se, assim, a existência de um positivismo ortodoxo. Nesse sentido, responda: Quais os motivos que levaram Comte à criação de uma religião? E por quais razões muitos dos seus seguidores diziam que isso era uma contradição?
Nota: 20.0
	No sul do Brasil predominou um positivismo dito ortodoxo, em sintonia com os últimos desdobramentos do pensamento de Auguste Comte, que no fim da sua vida, criou uma “religião da humanidade”, na qual se cultuava a ciência em templos positivistas. Era provavelmente uma tentativa de imitar a estrutura da Igreja Católica, que ele considerava muito eficiente no ponto de vista organizacional, embora discordasse de sua doutrina. Contudo, muitos de seus seguidores viam nessa iniciativa uma contradição, pois, se o estágio positivo ou científico significava uma superação do mito e da metafísica, nada mais incoerente do que fundar uma religião positivista. [...] (p. 73)
Resposta:É na segunda fase e com mais idade que Comte cria essa especie de religião da humanidade, criando assim um positivismo ortodoxo, que não teve tanta aceitação, pois muitos de seus seguidores diziam tratar-se de uma contradição, pois comte foi o fundador em sua primeira fase do positivismo Que tem sua ideia central na ordem que gera progresso e que o homem esta em constante evolução.A sociedade foi evoluindo saiu de uma situação mais primitiva para uma mais complexa. Estágios da evolução: teleológico explicação divina, mitológica, fantasiosa.Metafísica explicação racional e a positiva quando se chega ao máximo da evolução da sociedade e a explicação passa por fatos.
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A reflexão filosófica nesse período vai procurar responder uma das grandes indagações que afeta o homem moderno: é possível o conhecimento? Caso seja afirmativa a sua resposta, ele parte da experiência ou da razão, ou é uma síntese de ambas? O que dizer a esse respeito? Há pelo menos duas vertentes filosóficas que procuram responder essa inquietação: o racionalismo e o empirismo. O racionalismo afirma que nossos conhecimentos têm sua origem independentemente da experiência sensível, isto é, independentemente de qualquer acesso imediato às coisas externas a nós. O empirismo, por sua vez, considera que a experiência sensível é a fonte de todos os nossos conhecimentos. Uma possível superação desse dualismo será postulada por Immanuel Kant.
 
FEITOSA, E. G. Filosofia: alguns de seus caminhos no ocidente. São Paulo: Baraúna, 2014. (p. 298)
 
De acordo com o texto e com os conteúdos e livro base da disciplina, Kant encontrou uma possível solução para o impasse entre o racionalismo e o empirismo. Qual a posição de Kant sobre a questão do conhecimento? Em sua resposta, explique o que Kant caracterizou como erros de racionalistas e de empiristas.
Nota: 10.0
	Uma das soluções encontradas na filosofia moderna para o impasse entre racionalismo e empirismo foi a crítica do filósofo alemão Immanuel Kant. Para ele, o conhecimento envolve sempre dois elementos: o sujeito e o objeto (aquilo que é conhecido). Segundo Kant, o erro dos racionalistas é acreditar que o conhecimento deriva da pura ação do sujeito, independentemente do objeto. Os empiristas, por sua vez, equivocam-se ao achar que o conhecimento decorre do puro objeto, como se o sujeito se comportasse de modo puramente passivo nesse processo. De acordo com o filósofo alemão, portanto, o conhecimento é resultado não só do sujeito, nem só do objeto, mas da ação combinada de ambos. É a ação do sujeito que permite conferir universalidade ao conhecimento, mas é a experiência que o mantém sempre renovado. Com isso, Kant consegue explicar filosoficamente aquilo que os cientistas já realizavam na prática. (p. 36-37)
Questão 5/5
Leia o fragmento de texto a seguir:
 
A descoberta da existência das ligações, sejam estáticas ou dinâmicas, é considerada a essência do que seja ciência para Comte (1990, p. 23); é, portanto, a redução à busca do nexo, do “ligar”, no interior do material empírico que é o imprescindível no fazer ciência.
SILVA, A. M. Corpo, ciência e mercado. Florianópolis: Editora da UFSC, 2001. (p. 26)
 
A partir do texto, relacionando-o com os conteúdos e livro-base da disciplina, é possível afirmar que, para Comte, as leis sociais eram duas: a da estática e a das dinâmicas sociais. Essas duas resumem-se num único lema: qual? E onde é mais visível tal lema, no Brasil?
Nota: 20.0
	No entender de Comte, a sociedade apresenta duas leis fundamentais: a estática e a dinâmica sociais. [...] Essas duas leis são resumidas no lema “ordem e progresso”, que, não por acaso, figura na bandeira brasileira [...]. (p. 72)
Resposta:Na filosofia de Conte, a educação tem que promover a ordem para que seja possível o progresso de acordo com a lei da estática social o desenvolvimento só pode ocorrer se a sociedade se organizar de modo a evitar o caos, a confusão O lema é visto na nossa bandeira nacional. Ordem e progresso.

Outros materiais