Buscar

A construção de uma nova ciência

Prévia do material em texto

A construção de uma nova ciência, sendo conhecimento científico, propondo uma nova ciência. Encontrar a verdade. Raciocínio metafisico, ciência sendo a mais importante. Busca os primeiros princípios partindo para razão, onde seria algo abstrato com principio metafísicos. Mundo empírico não esgota todo o conhecimento humano, conhecimento legitimo. O conhecimento metafisico foi colocado em “check” por Hume. Busca legitimar o conhecimento empírico, colocando a metafisica em base duvidoria eleva o estado do conhecimento empírico. Iscolastica deus sendo metálico. A verdade não está na superfície. O tratado foi escrito porque ele queria entender a natureza. Qual seria a dinâmica das paixões, dos homens, que seria cada paixão variando em grau de homem. O que fazem diferentes para cada pessoa individuais (características) sentimentos são paixões variações da alma humana. Nós somos objetos de conhecimento. Epistemologia “como o homem conhece as coisas” tenta explicar os princípios da vida humana, como adquirimos conhecimento. Uma faculdade de conhecimento nossos, seria olhando para o aparelho cognitivo “cérebro” fazemos os questionamento – onde localiza a razão? Para a maioria se não tivéssemos não deveríamos conhecer alguma coisa. A função da lógica, a imaginação, faculdade do entendimento, sendo razão, sendo diferentes Kant “conhecimento relacionado a entender” Razão seria criar princípios sem sensibilidade.
Descats propõem ciência e chegamos no código eu penso chamada de atenção para poderes e faculdades mentais, quando ele usa o “se” é para marcar a força do entendimento humano, para a filosofia moral. Interesse na religião, onde visa a filosofia sendo o primeiro autor a fazer uma crítica forte. Critica em gosto tanto moral quanto estético, são os mesmos princípios porque ele fundamenta a moral e não os sentimentos.
As quatro ciências estão separados mesmo ele tento tanta importância para ela. Utilizando os métodos antes dele que para ele seriam entediantes. Sempre voltando para experiência porque ele é empirista. Nunca afirma conhecimento incontável.
Devemos ir além da experiência, temos que fazer previsões cálculos para o futuro. O que nos permite conhecer a natureza é a singularidade, fazendo ser único e governante e conhecimento.

Continue navegando