Buscar

Colas Análise

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Dê uma vantagem e uma desvantagem do uso de lasers como fostes de radiação em espectrofotômetros.
A quantificação de analitos em espectrofotômetros é usualmente feita com base na Lei de Beer. Dê exemplo de uma das causas que podem afetar a linearidade da Lei de Beer.
Por que a espectrofotometria no infravermelho é pouca usada para análise de traços (analitos em baixa concentração) ao contrário de espectrometria no ultravioleta ?
Por que alguns núcleos atômicos, como o próton (1H) e o 13C, podem ser analisados por RMN, enquanto outros não ?
Dê uma informação que a espectrometria de massas pode dar sobre um composto.
Qual a função do uso de fendas diante dos detectores na maioria dos tipos de espectrofotômetros ?
Qual o nome que se dá ao efeito pelo qual o hidrogênio ligado a um carbono “percebe/sente” o campo magnético do hidrogênio ligado ao carbono vizinho ?
Cite um detector capaz de multiplicar a intensidade do sinal analítico na região do ultra-violeta visível. Por que não pode ser usado na região do infravermelho visível ?
Cite uma vantagem do uso de um detector do tipo feixe de diodos em espectrofotômetros.
É possível a análise quantitativa de misturas por espectrofotometria (por ex. UV-VIS) ? Usando a Lei de Beer, indique como faria isto para uma mistura de 2 componentes.
É comum se observarem modificações no espectro de absorção de uma substância no UV-VIS (aspecto de bandas, deslocamento do Xmax) quando se troca o solvente (por ex: apolar p/ polar). A que se atribui isto ?
Dê uma vantagem do uso de monocromadores em comparação a filtros em espectrofotômetros. Dê 2 tipos de monocromadores que conhece e qual oferece maiores vantagens (cite uma) ?
É possível obter espectros de infravermelho de amostras opacas ? Que tipo de técnica auxiliar de infravermelho usaria para isto ?
A maioria dos espectrofotômetros modernos para trabalhar no infravermelho é do tipo FT-IV, que dispensa o uso de um monocromador (prisma, rede). Como é possível analisar separadamente os diversos comprimentos de onda neste tipo de instrumento ?
Dê exemplo de um tipo de informação que a espectrometria de RMN nos dá sobre a estrutura de uma molécula.
Cite uma aplicação da fibra ótica.
O que é responsável pelo desdobramento químico em RMN ? 
Por que células fotoelétricas (ou fotomultiplicadores) não são usadas como detectores na região do infravermelho (embora sejam na região do ultravioleta) ?
Algumas moléculas apresentam picos de massa maior do que seu peso molecular na EM. Dê uma explicação para isso.
Qual o fenômeno responsável pelo desdobramento de picos de absorção (formação de dubletes, tripletes etc) em espectros de RMN ?
Cite um tipo de informação estrutural que pode ser obtida pela análise do espectro no infravermelho.
Em que consiste o efeito fotoelétrico ? Dê exemplo do seu uso principal em espectrofotômetros.
O que entende por métodos espectométricos de análise ?
Dê 2 características da radiação laser. Que tipos de laser você conhece (cite 2) ?
Por que solventes contendo apenas ligações saturadas são transparentes na maior parte do UV próximo ?
Qual o tipo de transição (molecular) que determina a absorção de radiação nas regiões UV-VIS ? Dê 2 exemplos deste tipo de transição.
Vantagem: alta intensidade; desvantagem: sinal monocromático
Desvios químicos aparentes, analito se dissocia, associa ou reage.
UV – ocorre transição eletrônica, dando poucos picos, alta sensibilidade (menos informações qualitativas).
IV – menor absorção, menos sensível para quantificar.
O núcleo deve ter movimento de rotatividade para gerar campo magnético. Esses átomos têm densidade eletrônica diferentes (por terem orbitais diferentes).
Através de um gráfico dá a massa molecular. Pode-se analisar a forma com que os grupamentos se ligam na molécula. Informação qualitativa e quantitativa sobre a composição atômica e molecular de materiais orgânicos e inorgânicos.
Fendas pequenas – perde sensibilidade, menos luz chegando ao detector, picos estreitos, ganha resolução.
Fendas grandes – maior banda, perde resolução.
Desdobramento spin-spin. O desdobramento de picos com deslocamento químico ocorre quando o momento magnético de um núcleo interage com os momentos magnéticos de núcleos vizinhos imediatamente adjacentes. O momento magnético criado por um núcleo giratório afeta a distribuição dos elétrons nas suas ligações com outros núcleos, produzindo variações nos campos magnéticos de núcleos vizinhos causando um desdobramento de níveis de energia e, portanto, transições múltiplas. Esse acoplamento magnético de núcleos transmitidos por elétrons da ligação é denominado interação de polarização.
Fotomultiplicador. Por que a radiação infravermelha não é suficientemente energética para causar as transições eletrônicas necessárias ao funcionamento do fotomultiplicador. 
Detectar simultaneamente uma faixa de comprimentos de onda, enquanto o fotomultiplicador só lê um comprimento de onda de cada vez.
Sim. Pressupondo-se que não haja interação entre as várias espécies, a absorbância total é dada, para 2 componentes, por : Atotal = A1 + A2 = ε1bc1 + ε2bc2
Picos associados a transições μ π* geralmente são deslocados para comprimentos de ondas menores ao se aumentar a polaridade do solvente.
Os monocromadores separam individualmente os comprimentos de onda e os filtros separam bandas do comprimento de onda. Tipos : monocromadores de prisma e de rede. Os de rede fornecem melhor separação de comprimento de onda para um mesmo tamanho de elemento dispersor e dispersam a radiação linearmente ao longo do plano focal.
Sim. Com o auxílio do feixe duplo, coloca-se a amostra sobre o NaCl que é transparente ao infravermelho e coloca-se o espaçador para que não fique uma faixa muito delgada de analito.
Interfotômetro. Eles oferecem uma maior resolução do que um instrumento convencional em um espaço de tempo menor e não necessitam de rede ou prisma para separar os λ. Luz com intensidade maior num detector.
A diferença entre as densidades eletrônicas.
É usada em diagnóstico médico, devido a sua flexibilidade é possível ver órgãos em caminhos tortuosos. Também é usada na iluminação, sendo que apresenta a característica de iluminar sem aquecer.
A blindagem dos núcleos.
Porque a região infravermelha não promove a liberação de elétrons, pois é de baixa energia, só promove liberação das ligações moleculares e as células fotoelétricas trabalham co ma emissão de elétrons sob o impacto da luz.
Formação de íons com a mesma fórmula química, mas composições isotrópicas diferentes ou colisões, íon-moléculas, podem produzir picos de massas maiores, sendo a única importante a que transfere um átomo de H ao íon, produzindo um íon protonado, resultando em um pico intensificado.
Acoplamento spin-spin.
Tipo de ligação (dupla, tripla).
Consiste em que a energia não está uniformemente distribuída sobre toda a frente de inda, mas sim concentrada em pacotes de energia.
São métodos que abrangem um grupo de métodos analíticos baseados na espectroscopia atômica e molecular.
Elevada intensidade, estreita largura de banda e natureza coerente do seu sinal de saída. Laser de gases e laser de estado sólido.
Porque não absorvem a radiação ultra-violeta na mesma região que o analito.
Ligação π π*. Alqueno e alquino em n-heptano como solvente.

Outros materiais