Buscar

Micro Aula - Atletismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PLANO DE AULA
ACADÊMICOS: Milton Gasparotto Junior
 Talita Regina Medeiros
INSTITUIÇÃO: UNESPAR Campus FAFIPA
SÉRIE: 5° Ano TURMA: B DATA: 02/10/2013 HORÁRIO: 7:30 as 8:20
TEMA DA AULA: Corrida de Velocidade e Revezamento
OBJETIVO GERAL: Desenvolver o conhecimento teórico e prático do Atletismo através de atividades lúdicas.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Trabalhar a corrida como um todo, estimulando a agilidade, velocidade, coordenação, interação social e raciocínio lógico.
PARTE INICIAL: 
- Questionamento sobre Corridas de Velocidade e Revezamento.
PARTE PRINCIPAL: 
- Alongamento.
- Vamos as Compras: A sala será dividida em três grupos, serão espalhados preços de diversos produtos pela quadra, cada grupo receberá uma lista de compras e deverão procurar pelos produtos, marcando o valor de cada produto na lista que foi entregue. A prova só será cumprida quando a equipe trouxer a lista com todos os valores corretos dos produtos, vence a equipe que entregar a lista com os valores primeiro, caso algum valor esteja errado, vence a equipe adversaria.
- Pique Bandeira: Divida os participantes em duas equipes iguais. No fundo de cada campo, é colocado a "bandeira" de cada equipe. O objetivo é pegar a bandeira da equipe adversária e trazer de volta para o seu campo. O jogador que entrar no campo da equipe adversário e for tocado por alguém fica preso no lugar. Só pode sair se for "salvo" por alguém da sua própria equipe. Ganha a equipe que capturar a bandeira do adversário primeiro.
OBS. Para abordar melhor o revezamento, pode se acrescentar a opção de passe entre os participantes com posse da “bandeira”, desde que o mesmo não sege arremessado e sim passado de mão em mão. Se o portador da bandeira for pego, ele tem a opção de continuar com a posse da bandeira ou devolução para a base.
- Toca e Sai: Os alunos serão divididos em duplas e dispostos em filas, realizaram a posição de saída baixa da corrida, o professor dará um toque de leve nas costas dos alunos que estarão ao lado e quando este sentir o toque deverá correr até a linha demarcada o mais rápido possível, aquele que transpassar a linha primeiro, ganha.
- Circuito de Velocidade: O circuito é composto de barreiras/obstáculos, zona morta (representa uma distância para o salto horizontal) e cone. Será separado duas equipes, a mesma formara uma fila atrás de uma linha pré-determinada, o participante que iniciar a prova (e os próximos), deverá estar em posição de saída baixa da corrida, o primeiro inicia a prova ao som do apito, realiza a passagem sobre as barreiras/obstáculos, faz o salto sobre a zona morta, sem tocar o pé na linha, contorna o cone e corre até o próximo participante para realizar o toque nas costas, este participante que está esperando (na posição baixa da corrida), mantem o olhar fixo para o chão, e só pode sair quando sentir o toque nas costas. A equipe que completar o circuito primeiro ganha, caso ocorre erro na execução e alguma das fazes (barreira/obstáculos, zona morta/distância e contorno ao redor do cone), ela deverá ser refeita pelo participante.
PARTE FINAL: 
- Volta à calma: Jogo de Perguntas e Respostas: Os alunos serão divididos em duas equipes, e lhes será feito diversas perguntas relacionadas ao Atletismo.
MATERIAIS UTILIZADOS: 
- Apito; Barreiras; Bastão; Caderno; Caneta; Cones; Folha Sulfite;
OBS: Este plano está sujeito a mudanças.

Outros materiais