Buscar

Atividade Final Redes Públicas

Prévia do material em texto

Redes Públicas de Cooperação em Ambientes Federativos
Professores: Fabiane Cortez Verdu e Maurício Reinert do Nascimento
Aluno: Carolina Di Paula Cantidio
Tutor: Francisco José da Cruz
Atividade Final
Redes públicas de cooperação em ambientes federativos
SIORG
SIORG
O governo eletrônico foi concebido como forma de conciliar três importantes pilares na concepção atual de Administração Pública em que a tomada de decisões deve ser baseada em processos sistêmicos de planejamento, execução, avaliação e monitoramento dos serviços prestados, assim, um dos pilares é apresentar ao cidadão dados e informações que o permita participar de todas as etapas do processo como “cliente pagante”, o segundo pilar é dar arcabouço técnico para tomada de decisões por parte dos gestores e o terceiro foco é a melhoria na relação com os fornecedores (tanto internos quanto externos). 
O portal do governo eletrônico priorizou o uso de software livre permitindo a universalização do acesso e também a troca de informações para aperfeiçoamento dos sistemas sempre objetivando maior controle na descentralização, 	eficiência, facilidade na coleta de informações por parte de cada órgão, além de redução de custos com materiais, pessoal, etc.
Dentre os controles possíveis, o controle social é um dos, se não o principal, mecanismos às mãos dos cidadãos para exercer a fiscalização da gestão pública de forma a garantir que as demandas da sociedade prevaleçam e sejam eficientemente concebidas.
Contudo o controle social só é possível se as informações mantiverem relações claras e contumazes para que a compreensão seja praticável, uma vez que dados coletados e tratados de formas diferentes em cada órgão podem gerar resultados completamente diferentes.
Considerando esses conceitos, em 2009, foi o criado o SIORG que atua como sistema administrativo, banco de dados e rede colaborativa. A sigla significa Sistema de Organização e Inovação Institucional do Governo Federal e tem como objetivo a integração e padronização das ações das unidades administrativas. 
O SIORG conta com os seguintes serviços disponíveis aos cidadãos: 
SIORG Cidadão: que disponibiliza aos cidadãos o cadastro das unidades organizacionais onde é possível se obter listas, organogramas e dados das mesmas. 
Dados Abertos: um portal, do qual o SIORG faz parte, em que estão disponíveis dados e informações de forma prática, simples e organizada para que todos os cidadãos tenham acesso.
O Decreto que instituiu o SIORG esclarece que o foco principal é o fortalecimento da capacidade institucional, segundo as diretrizes de melhor organização a fim de evitar processos repetitivos, delimitar sistematicamente a administração pública com base nas prioridades governamentais e evitar excesso de burocracia para o alcance dos objetivos em menor tempo, custo e com o melhor resultado possível.
Como uma rede colaborativa, o SIORG tem como atores do movimento social, que atuam indiretamente através de acompanhamento e análise dos dados disponíveis, as organizações não governamentais interessadas no controle externo da gestão pública, os partidos políticos, sindicatos e a sociedade em geral. 
O uso de sistemas como o SIORG produzem a possibilidade de maior cooperação entre os órgãos, embora não diminua a competição dos mesmos. A cooperação é facilitada pelo elo que o sistema representa e, ao ser obrigatório a todos, cada um que o utiliza entende as dificuldades encontradas, tem uma visão sistêmica dos processos, fazendo com que se solidarizem com os demais usuários. Já a competição, que ocorre usualmente em virtude de diferenças nos objetivos, concorrência por recursos, não tem influência do sistema integrado uma vez que não tem como foco qualquer uma dessas variáveis. Sendo assim, a ferramenta de cooperação utilizada é a plataforma web e/ou o próprio sistema, SIORG, onde os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional têm a possibilidade de interagir, definir metas, avaliar as interferências benéficas para cada um, etc. 
A rede do SIORG é formada por muitos órgãos e de vários níveis dentro da administração pública, por isso, o grau de autonomia é inversamente proporcional ao grau de subordinação. Ao avaliarmos a rede como um todo, entende-se que ela tem um grau de autonomia tutelada em que cada órgão possui certa autonomia, porém, dependentes do Ministério de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão. Além disso, como se trata de sistema informatizado é evidente a dependência do sistema dos órgãos responsáveis pela informatização.
O papel político-institucional dessa rede é, conforme citado anteriormente, o aprimoramento da capacidade produtiva do governo federal através da melhor organização dos órgãos (organização aqui entendida como desde a definição de funções, metas, objetivos à quantidade de pessoal necessário, materiais, descrição de procedimentos, etc.). Além disso, tem o papel de transparência da gestão pública enquanto fornece dados e informações a qualquer interessado. E também, pela descrição do site, funciona como sistema administrativo em que provavelmente os gestores tenham acesso a informações, relatórios e análises que colaborem para tomadas eficientes de decisões.
Os beneficiários da rede são os gestores que têm a seu alcance ferramentas e dados para geração de relatórios de gerenciamento que podem auxiliar na tomada de decisões, além disso, há a possibilidade de interação com outros gestores facilitando o conhecimento sistêmico da rede. 
Como todo serviço público é (ou deveria ser) realizado em função do interesse coletivo, a sociedade como um todo é beneficiada pelo SIORG com acesso a dados e informações para melhor controle social.
Referências bibliográficas
BRASIL Decreto nº 6944, de 21 de agosto de 2009. Estabelece medidas organizacionais para o aprimoramento da administração pública federal direta, autárquica, e fundacional, dispõe sobre normas gerais relativas a concursos públicos, organiza sob a forma de sistema as atividades de organização e inovação institucional do Governo Federal, e dá outras providências. Disponível em: Decreto nº 6944 Acesso em: novembro de 2014.
MALMEGRIN, M.L. Redes públicas de cooperação em ambientes federativos – 2ª Ed. reimp. – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; (Brasília) CAPES: UAB, 2012.
O QUE É O SIORG? – Ministério do Planejamento, Gespública, Governo Federal
Disponível em: O que é o SIORG? Acesso em: novembro de 2014.

Continue navegando