Buscar

Aula_n__1___IED

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO
1ª AULA
 
ASSUNTO:
Estudo do Direito como Ciência
OBJETIVO:
Identificar a importância do estudo do Direito como uma ciência, em seus diversos ramos, especialmente para apreciar seu valor para o espírito humano.
*
SUMÁRIO
Introdução
Direito como ciência humana
Epistemologia jurídica e epistemologia geral
Acepções da palavra Direito e conceito
Relação do Direito com a Filosofia do Direito e com a Sociologia Jurídica
Conteúdo e método do estudo do Direito
Conclusão
*
1. INTRODUÇÃO
Surgimento das regras de conduta.
Surgimento do Direito em função das demandas sociais.
Necessidade do estudo do Direito.
Evolução da sociedade, impondo mudanças no modo de ver o Direito.
	
*
2. DIREITO COMO CIÊNCIA HUMANA
O Direito é uma ciência humana e enfrenta toda a dificuldade inerente ao seu estudo:
incerteza das ações dos homens;
dificuldade de identificar claramente suas necessidades, vontades e interesses;
problemas relativos ao relacionamento entre as pessoas; e etc.
*
3.  EPISTEMOLOGIA JURÍDICA 
E 
EPISTEMOLOGIA GERAL
 
Epistemologia geral – estudo do grau de certeza do conhecimento científico em seus diversos ramos, especialmente para apreciar seu valor para o espírito humano.
Epistemologia jurídica – estudo do Direito como uma ciência em seus diversos ramos, caracterizando a sua importância para o homem em sociedade.
*
4. ACEPÇÕES DA PALAVRA DIREITO E CONCEITO
Alguns conceituam direito como “um conjunto de normas vigentes em determinado país, isto é, o Direito é o direito positivo de determinado Estado”.
Tal visão materialista do direito é, antes de tudo, um perigo, pois, normalmente, vem precedida de uma idéia, consciente de impor qualquer sistema que emane da autoridade como Direito.
Permite-se salientar que Direito é aquilo que nós valorizamos e que está protegido pela lei.
A lei tem que representar as nossas demandas, ou seja, as nossas necessidades ou aquilo que valorizamos e que deve ser protegido pela lei.
“Para a conceituação do Direito, devemos nos afastar da posição cômoda de considerá-lo simples fruto do poder estatal. No seu bojo, o Direito tem que ter o sentido ou o ideal de justiça (...)”
*
5. RELAÇÃO DO DIREITO COM A FILOSOFIA DO DIREITO E COM A SOCIOLOGIA JURÍDICA
Filosofia do Direito seria a discussão sobre as condições morais, lógicas e históricas do fenômeno jurídico e da Ciência do Direito.
“O Direito é um fenômeno histórico-social sempre sujeito a variações e intercorrências, fluxos e refluxos no espaço e no tempo.”
A Filosofia do Direito não se confunde com a Ciência do Direito, pois se coloca perante a indagação científica para examinar as suas condições de possibilidades. Pois toda ciência suscita uma indagação referente às condições lógicas do seu próprio desenvolvimento.
*
Se a Ciência do Direito chega a determinados resultados, é preciso saber qual é o seu grau de certeza e segurança. Sob esse ângulo particular, poder-se-ia dizer que a Filosofia do Direito é a Filosofia da Ciência do Direito, mas as perguntas todas que formulamos demonstram que o filósofo não fica adstrito a esse tema de ordem lógica, indagando, concomitantemente, dos valores éticos e históricos da juridicidade”. (Miguel Reale).
A Sociologia Jurídica apresenta-se como uma ciência positiva que procura se valer de rigorosos dados estatísticos para compreender como as normas jurídicas se apresentam efetivamente, isto é, como experiência humana, com resultados que não raro se mostram bem diversos dos que eram esperados pelo legislador.
As conclusões da Sociologia Jurídica são indispensáveis a quem tenha a missão de modelar os comportamentos humanos, para considerá-los lícitos ou ilícitos.
*
De um modo geral a Sociologia tem por fim o estudo do fato social na sua estrutura e funcionalidade, para saber, em suma, como os grupos humanos se organizam e se desenvolvem, em função dos múltiplos fatores que atuam sobre as formas de convivência.
De um modo geral a Sociologia tem por fim o estudo do fato social na sua estrutura e funcionalidade, para saber, em suma, como os grupos humanos se organizam e se desenvolvem, em função dos múltiplos fatores que atuam sobre as formas de convivência.
*
6. CONTEÚDO E MÉTODO DO ESTUDO DO DIREITO
 
a. Conteúdo
O Direito acompanha a evolução da sociedade – surge das demandas sociais. 
Ex: leis trabalhistas – surgem com o advento da Revolução Industrial;
crimes pela Internet – exigem leis que protejam o seu usuário; e etc.
 
b. Método
Regras técnicas, próprias, aplicadas ao Direito como ciência humana.
Regras diferentes das aplicadas nas ciências naturais e matemáticas, considerando que o Direito é uma ciência eminentemente humana e ética.
O estudo do Direito não pode ser realizado somente buscando o significado semântico de leis escritas, nem em dados previamente estabelecidos (dogmas).
	
*
O Direito exige técnicas de interpretação das regras jurídicas.
O Direito exige uma visão mais ampla e global do seu significado humanista.
O estudante de Direito deve buscar perceber a importância do papel social da ciência jurídica, de forma a contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e que respeite a dignidade do homem.
*
7. CONCLUSÃO
O Direito como ciência tem uma característica peculiar, por não ser uma ciência exata.
Importância do papel social do Direito, para a construção de uma sociedade mais justa e que dignifique o homem.
As necessidades da sociedade impuseram novos rumos do Direito – surgimento do Direito Alternativo.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais