Buscar

PROVA 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Por que a respiração nasal é importante para o indivíduo. Justifique sua resposta. E quais os pares cranianos que realizam a inervação sensório motor do SE?
É importante para o desenvolvimento craniofacial do indivíduo, até porque o nariz filtra, umidece e protege a cavidade nasal antes da entrada do ar nos pulmões.O pares cranianos que realizam a inervação sensório motor do SE são: trigêmeo(V), facial(VII), glossofaríngeo(IX), vago(X) e hipoglosso(XII).
Quais as fases da deglutição?Explique como ocorre a primeira e a segunda fase.
Fase oral preparatória, fase oral propriamente dita, fase laríngea e fase esofágica. A fase oral propriamente dita é voluntária, é a fase onde ocorre a preparação do alimento, mordendo-o e mastigando-o, com a ação da saliva é transformado em bolo homogêneo. A fase oral propriamente dita Também é voluntária, ocorre à preparação do bolo alimentar, a elevação da língua e a contração do bolo alimentar no palato, ocorrendo também à contração do músculo milo-hióideo e a continuação do alimento em direção á orofaringe.
O aleitamento natural propicia o que para o recém nascido?Justifique.
O aleitamento natural propicia ao recém nascido a remodelação das articulações temporomandibulares(ATMs), uma melhor oclusão, ajuda a ter uma posição habitual da língua adequada, serve de estímulo para o crescimento e desenvolvimento craniofacial e dos componentes do sistema estomatognático(SE), sendo uma sucção nutritiva, pois o recém nascido articula mais movimentos mandibulares em uma sucção nutritiva. Além disso impulsiona uma relação afetiva entre mãe e filho.
O que você entende por hábito bucal deletério?Quais são os hábitos considerados deletérios e o que eles podem causar no indivíduo?
É toda ação realizada com freqüência, duração e intensidade (Tríade de Graber) que ocasiona alterações nas estruturas do SE. A respiração oral, o hábito prolongado de chupar dedo ou chupeta, roer unha entre outros. Esses hábitos deletérios podem causar alterações na oclusão, formando uma má oclusão, bem como provocar distúrbios mio funcionais orais e cervicais.
Quando se inicia o processo da mastigação no indivíduo? Quais os músculos que participam da função de mastigação e quais as fases dessa intimamente função e porque ela é importante para o indivíduo?
O processo de mastigação é iniciado a partir do sétimo mês de vida. Temporal, masseter pterigóideo lateral, pterigóideo medial, todos os supra-hioideos, os infra-hioideos, a musculatura da língua, bucinador, e musculatura mímica. Fase de incisão, fase de trituração e fase de pulverização. Porque a mastigação provoca à degradação mecânica dos alimentos, sendo a fase inicial do processo digestivo e influencia diretamente no crescimento e desenvolvimento craniofacial do indivíduo, fazendo com que ocorra o desenvolvimento dos ossos maxilares, manutenção dos arcos, estabilidade da oclusão e equilíbrio muscular e funcional.

Outros materiais