Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO FÍSICA
ARIANA ANDRADE SANTANAAriana Andrade SantanaAriana Andrade Santana
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA III: ENSINO MÉDIO.
Poções - BA 2024
ARIANA ANDRADE SANTANA
RELATÓRIO DO
ESTÁGIO EM EDUCAÇÃO FÍSICA LICENCIATURA III:ENSINO MÉDIO.
Relatório apresentado à Universidade Pitágoras Unopar, como requisito parcial para o aproveitamento da disciplina de Estágio em Educação Física Licenciatura III, do curso de Educação Física.
Poções - BA 2024
1	RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS	4
2	RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)	6
3	RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA	8
4	RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE	10
5	RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS	12
6	RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA	14
7	RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR	16
8	RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA	18
9	RELATO DA OBSERVAÇÃO	20
10	PLANOS DE AULA	22
11	RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR	34
12	RELATO DA REGÊNCIA	36
13	VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO	38
CONSIDERAÇÕES FINAIS	39
REFERÊNCIAS	40
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Através do relatório que se segue, são apresentados todos os materiais que foram produzidos ao longo da disciplina de estágio em educação física no curso de licenciatura, o principal objetivo é despontar de forma clara e bem formulada todos os resultados que foram adquiridos e conquistados ao longo da execução deste estágio no Ensino Médio.
Todas as atividades aqui contidas, foram desenvolvidas pela acadêmica ao longo do semestre corrente, e seus resultados são de importância significativa para a contribuição na agregação de conhecimento e boa formação do futuro educador da área de educação física.
Ao ter que encarar de frente as mais diversas situações que fazem parte do ambiente escolar, enquanto professor, é, muitas vezes, desafiadora e o estágio proporciona ao discente um pouco dessa experiência para que ele viva de perto como é realmente na realidade o exercer do ofício. Tudo isso vem para agregar ainda mais conhecimento e sabedoria, permitindo que o modo de ensinar seja aperfeiçoado e assim agrega mais conhecimento.
O período que engloba desde as aulas da faculdade até a prática do estágio em campo é de extrema importância para a formação do universitário, pois cada fase contribui de maneira diferente para sua formação, permitindo que assim se compreenda o verdadeiro ofício de ser professor e busque pelos melhores resultados, enquanto profissional desta área.
10
1 RELATO DAS LEITURAS OBRIGATÓRIAS
No material apresentado para leituras obrigatórias, foi possível analisar o resultado de um estudo, realizado pelos autores Tavares, Wittizorecki e Molina Neto (2018), que trata-se de uma revisão bibliográfica onde analisam os conteúdos aplicados por docentes e educação física em sala de aula e os desafios enfrentados pelos mesmos neste cenário. 
O conteúdo apresentado demonstra que as dificuldades enfrentadas são bastante comuns para os docentes da área, mesmo que trabalhando em instituições diferentes, constantemente se depararem com alguns esportes exercendo uma hegemonia sobre outros e observam que isso é fruto de uma realidade que proporciona uma certa expectativa da comunidade escolar e até mesmo uma questão cultural a respeito da prática de alguns esportes o que limita a expansão da prática voltada para outros que não são considerados comuns na região.
Um outro fator pertinente que também é destacado no texto, é as questões envolvendo espaços adequados nas escolas para a prática e execução correta de atividades físicas com os alunos. Muitas vezes o espaço escolar não dispõe de uma estrutura adequada para a execução de muitos esportes, há casos, por exemplo, de escolas que não possuem nem mesmo uma quadra. Entendo essas limitações, é possível perceber o porquê que não há uma alavancada da disciplina de educação física.
Entender que a disciplina de educação física é essencial e de extrema importância é o primeiro passo que deve ser ensinado aos alunos para que entendam sua importância. O entendimento de sua parte teórica e ainda a sua parte prática, tem um peso considerável para a boa formação de futuros adultos saudáveis. É através da prática esportiva que os alunos podem adquirir o conhecimento das diversas dimensões e saberes das práticas corporais, prática e também os conteúdos propostos em sala de aula.
A educação física é uma norteadora na promoção da saúde e da socialização entre os indivíduos, ainda mais quando se trata do Ensino Médio, uma vez que é na educação básica que é necessário introduzir as boas práticas de cuidado com a saúde e com o corpo nos indivíduos, possibilitando assim que eles se tornem adultos
mais saudáveis e com o hábito de se movimentarem realizando atividades físicas e esportes que permitam além do bem estar do corpo, também a interação e socialização com outros indivíduos.
Fazendo uma comparação com a realidade analisada durante o estágio com o material lido para estudo, é possível analisar o quão real é a temática abordada pelos autores, especialmente quando se fala nas dificuldades enfrentadas pelos docentes na realização da prática em educação física no espaço escolar.
Em um mundo que está cada vez mais digitalizado, onde as crianças já chegam na escola sabendo manusear um aparelho celular e se acomodam cada vez mais com o sedentarismo, conseguir que essas mesmas crianças criem e gostem do hábito de praticar atividades físicas é desafiador para o educador, uma vez que uma boa parte dos alunos acabam se tornando resistentes à prática esportiva.
A educação física vai muito além do que apenas a prática de esportes, o texto permite essa reflexão, inclusive de forma crítica afirmando que educação física não é sinônimo de atividade física, vai muito além disso, não é apenas o ‘saber fazer’, mas também entender o porquê fazer, para quê e quais os benefícios a curto e longo prazo disso.
2 RELATO DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
O Projeto Político Pedagógico (PPP), do Colégio Estadual Isaías Alves, elaborado dentro das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), tendo como objetivo principal guiar a instituição por um caminho de crescimento onde irá sempre em direção da melhoria na qualidade de ensino, buscando sempre aprimorar seus resultados no intuito de ter sempre bons resultados em seus alunos, que são uma das partes mais importantes do conjunto escolar.
Seu currículo escolar está organizado dentro da priorização da educação sendo sempre de qualidade para os discentes. Um dos principais objetivos é que haja um desenvolvimento de habilidades nos alunos, visando sempre a sua criatividade, enfrentamento e desenvolvimento, buscando lado a lado com isso a aprimoração da visão crítica.
As avaliações são organizadas em um formato que abrange, além dos testes costumeiros, outras formas de se avaliar os alunos, considerando seus desenvolvimentos para além só do que é respondido nas atividades avaliativas em sala de aula, mas também considerando a forma como se desenvolvem em sala de aula na absorção do conteúdo, comportamento e boa conduta no espaço escolar, compromisso com as atividades propostas, participação e empenho nas atividades extracurriculares, dentre outras formas.
A escola conta com um total de 203 dias letivos anuais, sendo que suas férias acontecem em janeiro em sintonia com as demais escolas estaduais. O conselho de classe é formado por todo o corpo docente mais a coordenação e equipe de direção da escola, acontece durante as unidades e também ao final do ano letivo, procurando sempre avaliar diferentes perspectivas do mesmo aluno antes de qualquer decisão final.
A escola possui alguns projetos anuais que são desenvolvidos com os alunos, parte deles voltados para a cultura local, voltados para a inserção do aluno em sociedade e valorização e temáticasimportantes inerentes ao meio em que eles vivem, parte dessas atividades são desenvolvidas, inclusive, em parceria com a comunidade local, havendo convite para que os pais dos alunos prestigiem a culminância.
A escola demonstra através do seu PPP uma grande responsabilidade em garantir a seus alunos a apropriação do saber, cuida para que os trabalhos executados em seu espaço tenham sempre como preocupação maior o aprendizado e bem estar de seus alunos.
Para eles o ensino tem que ser sempre permeado de um pluralismo de ideias e concepções pedagógicas (Lei 9.394/96), pois só assim é possível obter bons resultados no que tange ao processo educativo de ensino aprendizagem, a escola é o espaço do saber e o aluno deve ser sempre a maior preocupação deste espaço, prezando para que saia sempre de lá estudantes prontos para encarar as próximas etapas que os esperam.
Além da preocupação com os discentes, há também o cuidado com os professores, oferecendo a eles todo o suporte necessário para que possam ter boas condições de trabalho, afinal, não há uma educação de qualidade sem profissionais de qualidade na área, pensando nisso, ao longo do ano são disponibilizados vários cursos de formação continuada para que os docentes possam aprimorar seus conhecimentos através deles.
3 RELATO DA ANÁLISE DE MATERIAIS DIDÁTICOS DA ESCOLA
Os recursos disponíveis no Colégio Estadual Isaías Alves são, bolas de handebol, futsal, basquetebol, voleibol, redes de vôlei, cones, chapéus chineses, escadas de agilidade, bambolês, bolas de arremesso, mesas, raquetes de tênis de mesa, petecas, barreiras, cordas, tatames, jumpers, colchonetes de abdominal, bolas de queimado, bolas de reabilitação, caneleiras, coletes para diferenciar as equipes, a mesma conta com uma grande variedades de materiais disponíveis para as práticas desportivas no processo de ensino aprendizagem.
Antes do início do ano letivo são feitas reuniões com toda equipe do corpo escolar, diretoria, equipe pedagógica, professores, secretaria, e demais funcionários, e nelas e debatido a forma como os recursos serão distribuídos, os materiais que precisam ser adquiridos, e a escola recebe, sendo feita através do PNLD, (Programa Nacional do Livro e Material Didático), o mesmo é destinado para avaliar e disponibilizar as obras didáticas, pedagógicas e literais, entre outros materiais de apoio para as práticas educativas, de uma forma sistêmica, regular e gratuita, as escolas públicas de educação básica das redes federal, estadual, municipal, distrital, assim como também as de instituições de educação infantil, comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos, e as conveniadas ao poder público, com relação a compra e a distribuição dos matérias didáticos selecionados pelo Ministério da Educação (MEC), no âmbito da secretaria de Educação Básica (SEB), é muito importante ressaltar que são de responsabilidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da educação (FNDE), cabendo a este órgão também a logística desses materiais as instituições de ensino, os materiais que acabam por falta podem ser adquiridos através do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) que são transferidos de acordo com número de alunos e censo escolar anterior.
Os materiais são usados com frequência de acordo com cada ano e característica das turmas, mas na prática todas as modalidades que podem ser feitas no espaço educacional são utilizadas e são ensinadas aos alunos, para que os mesmos não fiquem numa rotina de praticar apenas um esporte, quando se tem outras opções, e dessa forma o material que a escola dispõe é totalmente utilizado no processo de ensino aprendizagem dos alunos na educação física.
A escola conta com uma quadra poliesportiva para a prática das atividades esportivas, uma biblioteca com um acervo de livros que ficam à disposição dos
alunos, há inclusive um incentivo dos professores da área para que eles leiam e adquiram este hábito tão importante para a sua formação.
Além dos materiais já mencionados, há também uma pequena sala de informática, onde os alunos podem, com supervisão do professor, fazerem pesquisas na internet sobre conteúdos que possam interessar a matéria em questão. Tem também uma sala de vídeo com retroprojetor para assistirem vídeos, filmes quando o professor usa esses mecanismos para complementar suas aulas.
4 RELATO DA ENTREVISTA COM O PROFESSOR REGENTE
O professor Janderson Santana Silva foi entrevistado no dia 15/09/2024, demonstrou muita disponibilidade e boa vontade para com a entrevista. A seguir o relato sintetizado e em forma de texto das respostas obtidas:
O docente é formada em educação física, tem pós graduação em educação física escolar e treinamento desportivo, trabalha na rede pública como professor já há 6 anos, fazendo parte da equipe do Colégio Estadual Isaías Alves há mais de 4 anos, onde se dedica a lecionar a disciplina de educação física para o ensino médio.
Assim que finalizou a faculdade, já começou a trabalhar na sua área, depois disso está sempre buscando se aperfeiçoar, quando o assunto são cursos preparatórios ou de formação continuada, procura sempre fazê-los para agregar conhecimento. Para o mesmo, o aprimoramento dos saberes e o planejamento é de suma relevância para que o trabalho aconteça de maneira correta e com êxito, por isso, procura se organizar e manter todos os planejamentos anuais, mensais e semanais sempre em dias e atualizados.
Em suas atividades dentro do espaço escolar com os alunos, nessa busca pelo aprendizado, procura sempre intermediar, enquanto professor, o progresso de seus alunos, como um educador que busca diferentes maneiras para enriquecer os seus métodos de ensino. Além de contribuir para o aprendizado teórico de seus discentes, também cuida para que entendam a importância da educação física para seus corpos e incentivam-nos a se movimentarem e praticarem atividades físicas e esportes, tanto dentro como fora da escola.
Um outro ponto bastante frisado pela professor na entrevista, foi sobre o quão importante é para o professor exercer suas atividades com qualidade o ambiente de trabalho oferecer todas as condições essenciais para a execução de um bom trabalho, onde o professor pode desenvolver suas atividades com conforto e segurança. Ressalta que na escola onde trabalha existe um apoio e cuidado para que este ambiente exista, tanto para os professores quanto para os alunos e, para ela, isso é muito importante.
Dentro da educação física o professor Janderson Santana Silva, destaca seu trabalho voltado para a prática de esportes, o quanto incentiva seus alunos a praticarem os mais diversos esportes instigando-os para que eles façam isso além do espaço escolar, traz os mais diferentes esportes para apresenta-los e convidá-los a participar, permitindo assim expandir a área de conhecimento dos alunos
Um outro ponto bastante frisado pelo docente também, foi sobre a importância da educação, o quanto ela sempre foi e será o melhor caminho quando o assunto é a formação de indivíduos, de modo que estes se tornem pessoas preparadas para o bom convívio social, além de ainda preparar estes futuros adultos para lidar com os mais distintos desafios que a vida possa vir a trazer, ensinar a eles a cuidarem de si, de suas mentes e, principalmente, dos vossos corpos, prezando sempre pela boa saúde.
A educação segue sendo o melhor caminho, jamais deve ser esquecida ou menosprezada, pois só através dela é possível formar bons cidadãos e educar da melhor maneira os estudantes de hoje que serão o futuro da nossa sociedade.
O trabalho do educador é muito voltado para a saúde dos alunos, encara a educação física como uma responsabilidade de conscientização dos discentes, para que eles aprendam e se interessem pelo cuidado com seus corpos e mentes desde cedo. Para que isso ocorra de maneira correta, destaca que é importante a valorização do profissional de educação física, especialmente que a disciplina seja sempre ministrada por profissionais da área e seja levada muito a sério, pois somente assim é possívelobter bons resultados futuros com os frutos plantados nas aulas com os alunos.
5 RELATO DO LEVANTAMENTO DE MATERIAIS DE APOIO ESPECÍFICOS PARA ABORDAGEM DOS TEMAS TRANSVERSAIS CONTEMPORÂNEOS
Além dos conteúdos estruturantes, conforme orientações dos documentos oficiais que norteiam o ensino no nosso país, todo professor deve proceder à abordagem de conteúdos transversais, sendo os principais deles: meio ambiente, economia, saúde, cidadania e civismo, multiculturalismo e ciência e tecnologia.
Para isso, as unidades escolares podem contar com a disponibilização de materiais de apoio para a abordagem desses temas, além de, em alguns casos, receber o auxílio da atuação de uma equipe multidisciplinar, constituída para o gerenciamento de ações nessa esfera.
Os temas transversais, considerando o contexto educacional brasileiro, surgiram no ano de 1997 de maneira oficial, nos Parâmetros Curriculares Nacionais, justamente com a renovação do sistema de ensino, onde a ética e a cidadania eram eixos norteadores da educação e representavam questões importantes e de certa urgência no cotidiano da sociedade brasileira da época (BRASIL, 1997). A BNCC (Base Nacional Comum Curricular) versa sobre os Temas Transversais para os anos finais do ensino fundamental, de modo que garanta aos estudantes os direitos de aprendizagem através do acesso ao conhecimento enfatizando as suas formações para a cidadania, o trabalho, a democracia, tudo isso respeitando as características locais e regiões de cada região.
No Colégio Esatdual Isaías Alves, os critérios considerados para a escolha dos temas transversais a serem trabalhados com os alunos, são observados tanto pelo corpo docente como pela coordenação da escola, elegendo assim qual a melhor temática para ser trabalhado no momento.
É importante o compromisso e empenho dos mesmos para que os alunos se sintam motivados e entusiasmados a desenvolverem as atividades propostas, por isso este momento é levado tão a sério e feito com tanto zelo.
Dentre os temas transversais mais trabalhos entre eles estão o meio ambiente, saúde e pluralidade e cultura, devido ao fato de se aproximarem bastante com a realidade dos alunos aos quais a escola atende. Há inclusive eventos realizados na escola que abrem espaços para a apresentação dos materiais produzidos sobre os temas transversais.
Tudo isso é feito pensando no aluno e o quanto pode ser contributivo para sua educação, tanto que ao final de cada trabalho realizado sobre as temáticas, é feito um momento de reflexão, análise e feedback com os alunos, de modo que eles possam expressar como foi para eles desenvolver as temáticas e como veem os resultados obtidos, através dessa atividade é possível os docentes fazerem uma avaliação e aperfeiçoar as próximas atividades de modo a colher ainda mais bons frutos.
Os trabalhos com os temas transversais são imprescindíveis, pois a transversalidade é uma forma de metodologia a organizar temas correlatos a interagir em um mesmo aprendizado, ou seja, o mesmo tema pode ser visto de várias formas diferentes e em matérias diferentes, mas sempre a tratar do mesmo assunto. Objetivando assim a busca por uma aprendizagem mais chamativa aos olhos do aluno, pois ao trazer para vida real os ensinamentos em sala, juntamente com temas sistêmicos, o aluno se sente motivado a estudar, a aumentar assim, seu interesse sobre os temas, achando maneiras de melhorar seu desenvolvimento enquanto cidadão.
6 RELATO DO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DA BNCC NA ESCOLA
O processo de implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) tem acontecido de maneira exitosa, pois os professores colocam em prática todas as orientações pedagógicas recebidas e seguem-na com determinação, fazendo com que a teoria seja parte da educação das crianças e adolescentes que fazem parte do ambiente escolar.
A equipe de coordenação e gestora do Colégio Estadual Isaías Alves, adquire e aprimora seus conhecimentos a respeito da BNCC através de cursos de formação e capacitações, que são disponibilizados para toda a equipe docente da escola poder realiza-los. Esses cursos são oferecidos principalmente pela secretaria de educação do estado, mas também vem de maneira mais direta já do ministério da educação.
Existe uma atenção especial com as escolas de zona rural no que tange a esses cursos de formação, para que os docentes envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, estejam devidamente capacitados e atualizados quanto as mais recentes orientações para a educação.
Há uma atenção muito grande e especial à BNCC dentro do espaço escolar pelos professores, havendo sempre discussões a seu respeito, de modo a debater e esclarecer possíveis dúvidas existentes entre si. Essas discussões se iniciam geralmente no processo de jornada pedagógica da escola e permanecem ao longo do ano, estando presentes nos AC’s como pauta quando necessário.
Todo o material didático da escola, em especial os livros, pertencem ao PNLD e estão atualizados dentro das normas estabelecidas pela BNCC, existe todo um cuidado da gestão, coordenação e corpo docente para que sejam respeitadas as diretrizes, especialmente quando o assunto é o material didático usado com os alunos. Garantindo assim sua qualidade e a escolha certa para o desenvolvimento das atividades do ano letivo com o aluno.
Visando garantir esse alinhamento e qualidade, os professores desenvolvem um papel crucial e de grande importância, acompanhando de perto o material disponibilizado para uso com os alunos, verificando cada um a sua respectiva área, se tudo está atualizado e adequado ao que se está sendo trabalhado. Atividade esta
desenvolvida uma vez por ano, ou, se necessário, mais de uma vez, mas geralmente em uma única reunião de análise, é possível eleger o material adequado para as aulas em si.
Além do material didático outra coisa que recebe a atenção dos professores em total alinhamento com a BNCC, são os métodos avaliativos, que, inclusive, foram aprimorados nos últimos anos, sendo expandidos e adequados para que não se resumam apenas a testes e provas. Hoje os alunos são avaliados de diversas maneiras ao longo da unidade pelo professor de cada disciplina, até para que não seja limitado as suas oportunidades de demonstrar que aprendeu o conteúdo aplicado. Como a escola é de grande porte, é possível fazer essa dinâmica com melhor desempenho e os resultados tem sido promissores.
7 RELATO DA ANÁLISE DOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS UTILIZADOS PELO PROFESSOR
O professor Janderson Santana Silva, apresentou suas formas de avaliações com os alunos dentro da sua disciplina ministrada que é educação física. O principal ponto levantado foi que na disciplina de educação física, é preciso diversificar as formas de avaliar um aluno, fugindo um pouco do método tradicional de aplicar testes e indo além nas formas de avaliação.
Seu processo avaliativo é bem dinâmico, considera a participação dos alunos, seus desempenhos e compromissos e responsabilidades com as atividades da disciplina.
As avaliações propostas na disciplina são distribuídas ao longo do trimestre, normalmente são elaboradas três a quatro avaliações durante cada período, e sempre apresentam características distintas para permitir a observação do desempenho dos estudantes em diferentes áreas e para avaliar como eles se saem na execução de cada tarefa proposta, de forma avaliativa.
A presença dos alunos nas aulas, o compromisso em executar as atividades tanto as em sala como aquelas propostas para serem feitas extraclasse, a organização, o cuidado e o comportamento, também são critérios avaliativos e todas essas informações são comunicadas aos alunos, para que estejam cientes e comprometidos em realizar todas as atividades propostas.
Pensando nos alunos que possuem alguma necessidade especial, o processo de avaliação é adaptado para que esteja adequado para eles, inclusive as atividades desenvolvidas ao longo das aulas. Há alguns monitores disponíveis na escola para melhor atendê-los, então este trabalho de atendimento aos alunos especiais é feito emforma de parceria entre os professores e monitores da unidade escolar.
O professor ressalta a importância de avaliar os alunos de forma prática em educação física. Para ele, é crucial que os alunos reconheçam a importância da prática esportiva e se dediquem a ela, desenvolvendo interesse pelas atividades, ao compreenderem a necessidade de realizá-las bem para obterem boa nota, o que os leva a se comprometerem mais com as aulas práticas.
O aluno gosta das aulas práticas e já faz testes em todas as outras disciplinas, por que não então avalia-lo de forma diferente em Educação Física? Traz, de forma retórica o questionamento, o professor durante a entrevista.
Conclui destacando que o desempenho de seus alunos é bastante promissor, tanto nas atividades teóricas como práticas. E quando acontece de algum aluno não ter um bom desempenho, ela faz um acompanhamento mais de perto para averiguar o motivo daquele aluno não está indo bem, tomando, inclusive medidas necessárias caso seja apenas desinteresse do aluno, chama os pais, conversa, mas não deixa dispersar sem tentar antes conduzi-lo a busca pelo aprendizado.
Vez ou outra acontece de um ou outro aluno ter um mau desempenho, mas nesses casos há sempre alguma razão por trás, e ele busca, junto com a coordenação fazer o acompanhamento para identificar o motivo do mau desempenho do aluno, uma vez que no geral, todos se dedicam e gostam das aulas de educação física. Mesmo a escola sendo de porte grande e a quantidade de aluno sendo um pouco extensa, ainda é possível fazer um acompanhamento mais próximo assim, visando a melhoria do aluno no seu desempenho escolar.
8 RELATO DA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA NO ACOMPANHAMENTO DA DISCIPLINA
A disciplina de Educação Física desempenha um papel fundamental no desenvolvimento integral dos estudantes, contribuindo para sua saúde física, bem- estar emocional e socialização. Nesse contexto, a atuação da equipe pedagógica do Colégio Esatdual Isaías Alves desempenha um papel crucial no acompanhamento do progresso dos alunos nessa disciplina.
Em primeiro lugar, é essencial destacar a importância da coordenação entre os membros da equipe pedagógica, incluindo professores de Educação Física, coordenadores e diretores escolares. A comunicação eficaz e a colaboração entre esses profissionais garantem uma abordagem holística no acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.
Uma das principais responsabilidades da equipe pedagógica é o planejamento e a implementação de um currículo abrangente em Educação Física, alinhado aos objetivos educacionais e às necessidades dos estudantes. Isso envolve a definição de metas claras de aprendizagem, a seleção de atividades adequadas e a avaliação contínua do progresso dos alunos.
Além disso, a equipe pedagógica desempenha um papel ativo na adaptação das atividades de Educação Física para atender às necessidades individuais dos alunos. Isso inclui a inclusão de alunos com necessidades especiais, a modificação de atividades para diferentes níveis de habilidade e a promoção da participação de todos os estudantes, independentemente de suas capacidades físicas.
O acompanhamento do desenvolvimento dos alunos em Educação Física vai além da avaliação acadêmica tradicional. A equipe pedagógica também está atenta ao desenvolvimento socioemocional dos alunos, promovendo valores como cooperação, respeito e trabalho em equipe por meio das atividades físicas.
Para garantir a eficácia do acompanhamento do desenvolvimento da disciplina de Educação Física, a equipe pedagógica realiza reuniões periódicas de planejamento e avaliação. Essas reuniões permitem que os profissionais compartilhem insights, identifiquem áreas de melhoria e ajustem suas abordagens conforme necessário.
Em suma, a atuação da equipe pedagógica desempenha um papel crucial no acompanhamento do desenvolvimento dos alunos na disciplina de Educação Física. Ao promover uma abordagem colaborativa, adaptativa e centrada no aluno, contribuindo para o seu crescimento físico, emocional e social, preparando os estudantes para uma vida saudável e ativa. O que fará deles adultos mais felizes e com uma qualidade de vida muito melhor do que a de muitos que não passaram por esse processo de educação, visando os bons resultados a longo prazo.
9 RELATO DA OBSERVAÇÃO
As observações das aulas se deram no Colégio Estadual Isaías Alves, no turno da manhã, nos dias de 02, 03, 04, 05 e 06 de setembro de 2024. As turmas observadas foram de 1º, 2º e 3º ano do ensino médio na disciplina de educação física
Na turma de 1º ano, foram observadas uma aula prática e outra teórica, é uma turma bastante cheia e agitada, possuem por volta dos 15 a 16 anos de idade. Gostam muito das aulas práticas, principalmente de jogos envolvendo bolas na quadra. O professor os conduz bem, mesmo sendo bastante agitados, eles realizam as atividades propostas. O conteúdo teórico que o professor estava trabalhando com eles na aula observada era sobre a importância do conhecimento do corpo para a prática esportiva, a aula prática foi de alongamentos e execução de alguns jogos rápidos.
O 2º ano, já é uma turma bem menor e mais tranquila, o conteúdo que estava sendo trabalhado era sobre dança, na aula teórica houve uma explanação feita pelo professor sobre o conteúdo, falando de forma didática sobre os mais diversos tipos de dança e a importância de cada uma, tudo isso de forma breve e explicativa. A aula prática foi com músicas e alguns passos de dança, inclusive com os alunos especiais que integram a sala de aula.
Na turma de 3º ano, o conteúdo que estava sendo trabalhado era esportes, com um recorte sobre os esportes de combate. A aula teórica foi com o professor explicando o conteúdo, explanando sobre os esportes e respondendo os questionamentos dos alunos que demonstraram bastante interesse. A aula prática foi de jogos na quadra, executando algumas coisas que aprenderam sobre os esportes de combate sendo supervisionados.
É por meio das observações que o é possível perceber a importância do profissional e mesmo da profissão em si, é esse contato direto com a realidade, com a prática do ofício que nos permite entender a dimensão da profissão a qual estamos nos dedicando a poder exercer.
Durante o período de observação, foi possível participar de algumas atividades com a professora regente, além de auxiliá-la na execução de algumas, especialmente nas aulas práticas, o que permitiu um contato ainda mais direto com
os alunos e com o exercício da profissão em si. Através dessa atividade, pude observar como a maioria dos alunos são extremamente empenhados com o seu aprendizado e levam realmente a sério seus estudos, dando muito valor, principalmente as aulas práticas de educação física.
Tudo isso serviu para que eu tivesse ainda mais certeza quanto a profissão que escolhi, me senti realizada e entusiasmada com as atividades executadas, especialmente com a aproximação com os alunos e o entender de perto como tudo funciona, realmente muito cativador.
10 PLANOS DE AULA
	PLANO DE AULA 01
	
Identificação
	ESCOLA:
	COLÉGIO ESTADUAL ISAÍAS ALVES
	
	
	
	PROFESSOR
REGENTE:
	JANDERSON SANTANA SILVA
	
	ESTAGIÁRIO:
	ARIANA ANDRADE SANTANA
	
	DISCIPLINA
	EDUCAÇÃO FÍSICA
	
	SÉRIE
	1º ANO DO ENSINO MÉDIO
	
	TURMA
	A
	
	PERÍODO
	Matutino
	Conteúdos
	FUNDAMENTOS	DO
VELOCIDADE
	ATLETISMO:
	CORRIDA	DE
	
Objetivos
	Objetivo Geral: Apresentar aos alunos o esporte de corrida enquanto atividade atlética.
Objetivos Específicos:
· Introduzir os alunos aos fundamentos básicos da corrida de velocidade.
· Desenvolver a técnica correta de saída dos blocos de partida.
· Promover a melhoria da velocidade e coordenação motora dos alunos.
	
	1. Será iniciado com uma explicação de como será a atividade e a importância de executá-la corretamente.
2. Após este primeiro momento explicativo, será feita uma breve atividade de aquecimento, como corrida leve ao redor da área de prática.
3. Durante o aquecimento os alunos serão observados e
	Metodologia
	corrigidos para quepossam correr com a postura correta.
4. Divisão da turma em pequenos grupos e organização e delimitação de onde será a corrida para que esta possa ser executada.
5. Ao final será contabilizado e observado o
desempenho de cada participante, além de bater um papo com eles para ter o feedback da atividade.
	
Recursos
	· Roupas adequadas para a corrida;
· Espaço para execução da corrida;
· 	Aparelho	com	cronômetro	para contabilizar o tempo;
· Colchonetes para o alongamento;
	
Avaliação
	A avaliação será de acordo a participação de cada
aluno, considerando seu desempenho e compromisso de acordo a atividade proposta.
	
Referências
	Ginástica de Conscientização Corporal. Disponível em:
https://www.pantys.com.br/blogs/pantys/ginastica-de- conscientizacao-corporal-entenda-com-a-pantys Simonsen, Roberto; Andrade, Edgard; Delfino, José Antonio. Atletismo: Fundamentos e Técnicas. São
Paulo: IBRASA, 2015.
	PLANO DE AULA 02
	
Identificação
	ESCOLA:
	COLÉGIO ESTADUAL ISAÍAS ALVES
	
	PROFESSOR
REGENTE:
	JANDRSON SANTANA SILVA
	
	ESTAGIÁRIO:
	ARIANA ANDRADE SANTANA
	
	DISCIPLINA
	EDUCAÇÃO FÍSICA
	
	SÉRIE
	1º ANO DO ENSINO MÉDIO
	
	
	
	
	TURMA
	A
	
	PERÍODO
	MATUTINO
	Conteúdos
	JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
	
Objetivos
	Objetivo Geral: Valorizar a cultura local, os jogos e brincadeiras tradicionais da região.
Objetivos Específicos:
· 	Identificar	quais	são	os	jogos	e brincadeiras mais populares na região
· Compreender a importância social deles.
· Refletir sobre sua importância para a cultura e história local.
	
Metodologia
	1. De início será feita uma conversa com os alunos falando sobre os jogos e brincadeiras, instigando-os a mencionarem os que conhecem
2. Após este primeiro momento, será apresentado alguns jogos selecionados para a discussão e aberta a mesma para que todos interajam.
3. Num terceiro momento será feito uma aula expositiva com eles para esclarecer suas dúvidas e fazer um bate papo sobre o tema;
4. Ao final de toda a explicação, os discentes serão orientados a produzirem cartazes sobre o tema.
5. Após a finalização da produção dos cartazes, todos
serão expostos no espaço escolar para que os demais colegas vejam.
	
Recursos
	· 	Cartolina,	tesoura,	cola,	revistas	e jornais para recortar;
· 	Quadro branco e pincel para quadro branco;
· Lápis de cor, giz de cera, canetas e
lápis com borracha;
	
Avaliação
	A avaliação será de acordo a participação de cada aluno, considerando seu desempenho e compromisso de acordo a atividade proposta. Também através do
material produzido sobre o tema proposto.
	
Referências
	
	Vidica, Ana Rita; et al. Brincadeiras e Jogos Infantis:
300 Propostas para a Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2008.
Fortunato, Ivan; et al. Brincar para Todos: Jogos Cooperativos para a Educação Física, o Esporte e o
Lazer. Rio de Janeiro: Sprint, 2012.
	
	PLANO DE AULA 03
	
Identificação
	ESCOLA:
	COLÉGIO ESTADUAL ISAÍAS ALVES
	
	PROFESSOR
REGENTE:
	JANDERSON SANTANA SILVA
	
	ESTAGIÁRIO:
	ARIANA ANDRADE SANTANA
	
	DISCIPLINA
	EDUCAÇÃO FÍSICA
	
	SÉRIE
	1º ANO ENSINO MÉDIO
	
	TURMA
	A
	
	PERÍODO
	MATUTINO
	Conteúdos
	GINÁSTICAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO.
	
Objetivos
	Objetivo Geral:	Levar os estudantes a retomar os conceitos de ser ativo e deixar de lado o sedentarismo. Objetivos Específicos:
· Reconhecer os conceitos que envolvam estar ativo fisicamente.
· Discutir sobre os problemas relacionados ao sedentarismo.
· Conhecer	as		capacidades		físicas relacionadas		à	aptidão	física	para	o
desempenho.
	
	
	
Metodologia
	1. De início será feita uma conversa com os alunos falando sobre o que é condicionamento físico e a ginástica usada para isso, além de apresentar para eles a sua importância;
2. Após este primeiro momento, será apresentado a eles um vídeo onde haverá algumas explicações e demonstrações de ginástica para o condicionamento físico.
3. Num terceiro momento será feito uma aula expositiva com eles para esclarecer suas dúvidas e fazer um bate papo sobre o tema;
4. Ao final de toda a explicação, os discentes serão convidados a irem para o espaço adequado para realização da ginástica com supervisão do professor e do estagiário.
5. Ao final da aula será feito um feedback com os alunos conversando sobre o que acabou de ser passado, instigando-as a falarem sobre o que aprenderam, dizendo também como foi para eles a experiência de da
execução da ginástica.
	
Recursos
	· Computador e retroprojetor;
· 	Quadro branco e pincel para quadro branco;
· 	Vídeo com o conteúdo que está sendo trabalhado;
· Colchonetes para a atividade física;
· Roupas adequadas para a atividade.
	
Avaliação
	O processo avaliativo será feito no decorrer da aula através da observação da participação dos alunos, inclusive observando como cada discente absorve o que tá sendo passado, se participam e interagem, se
fazem o que se pede e no final se conseguem
	
	expressar o que aprenderam durante a aula.
	
Referências
	GUEDES, D. P. Implicações associadas ao acompanhamento do desempenho motor de crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, [S. l.], v. 21, n. esp, p. 37- 60, 2007. DOI: 10.1590/S1807-55092007000500005.
Disponível
em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16664. Vídeo. Ginástica de Condicionamento Físico. Disponível	em:
https://www.youtube.com/watch?v=7LBijbWGGF4
acesso em: 20/08/2024
	PLANO DE AULA 04
	
Identificação
	ESCOLA:
	COLÉGIO ESTADUAL ISAÍAS ALVES
	
	PROFESSOR
REGENTE:
	JANDERSON SANTANA SILVA
	
	ESTAGIÁRIO:
	ARIANA ANDRADE SANTANA
	
	DISCIPLINA
	EDUCAÇÃO FÍSICA
	
	SÉRIE
	1º ANO DO ENSINO MÉDIO
	
	TURMA
	A
	
	PERÍODO
	MATUTINO
	Conteúdos
	A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FÍSICA.
	
Objetivos
	Objetivo Geral: Conscientizar aos alunos sobre a importância de se ter uma disciplina de Educação Física na Escola.
Objetivos Específicos:
· Reconhecer os conceitos que envolvam a importância dessa disciplina.
· Discutir sobre os problemas relacionados
ao sedentarismo e a falta de ‘educação
	
	física’.
· Conhecer a importância da disciplina para a vida além da escola.
	
Metodologia
	1. De início será feita uma conversa com os alunos falando sobre o que é educação física, como ela surgiu, sua importância e funcionalidade.
2. Após este primeiro momento, será apresentado a um texto com algumas informações importantes a respeito do tema para leitura.
3. Num terceiro momento será feito um momento expositivo para esclarecer suas dúvidas e fazer um bate papo sobre o tema;
4. Ao terminar toda a explicação, os discentes serão convidados a fazerem uma reflexão sobre tudo que aprenderam.
5. Ao final da aula será feito uma atividade rápida em forma de teste com os alunos, para averiguar o que
aprenderam.
	
Recursos
	· 	Quadro branco e pincel para quadro branco;
· Texto impresso;
· Caderno, canetas, lápis;
	
Avaliação
	O processo avaliativo será feito no decorrer da aula através da observação da participação dos alunos, inclusive observando como cada discente absorve o que tá sendo passado, se participam e interagem, se fazem o que se pede e no final se conseguem expressar o que aprenderam durante a aula. Nesta aula também será aplicado uma pequena atividade para os
alunos responderem como forma de avaliação.
	
Referências
	Educação Física na Escola: Qual a sua importância? Disponível	em:	https://sae.digital/educacao-fisica-na-
escola/ acesso em: 20/08/2024 Às 14:30.
	PLANO DE AULA 05
	
Identificação
	ESCOLA:
	COLÉGIO ESTADUAL ISAÍAS ALVES
	
	PROFESSOR
REGENTE:
	JANDERSON SANTANA SILVA
	
	ESTAGIÁRIO:
	ARIANA ANDRADE SANTANA
	
	DISCIPLINA
	EDUCAÇÃO FÍSICA
	
	SÉRIE
	1º ANO DO ENSINO MÉDIO
	
	TURMA
	A
	
	PERÍODO
	MATUTINO
	Conteúdos
	HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS
	
Objetivos
	Objetivo	Geral:	Levar	os	a	refletirem	sobre	os problemas que afetam a sua saúde.
Objetivos Específicos:
· Reconhecer os problemas que estão por trás de uma vida sem cuidados físicos.
· Discutir sobre as maneiras de melhorar a qualidade de vida;
· Conhecerformas	diferentes	de	se alimentar e cuidar de si próprio.
	
Metodologia
	1. De início será feita uma conversa com os alunos falando sobre os problemas voltados para a saúde e os hábitos que construímos no dia a dia.
2. Após este primeiro momento, será apresentado a eles alguns problemas e situações graves que tiverem os maus hábitos como principais responsáveis.
3. Num terceiro momento será feito uma aula expositiva com eles para esclarecer suas dúvidas e fazer um bate papo sobre o tema;
4. Ao final de toda a explicação, os discentes serão
	
	convidados a falarem um pouco da experiência pessoal de cada um a respeito de como são seus hábitos e se consideram saudáveis ou não.
5.Ao final da aula será feito uma atividade em que eles
responderão um questionário pessoal a respeito do tema
	
Recursos
	· 	Quadro branco e pincel para quadro branco;
· Papel ofício;
· Canetas e lápis
	
Avaliação
	O processo avaliativo será feito no decorrer da aula através da observação da participação dos alunos, mas também através do desempenho deles na atividade
aplicada.
	
Referências
	Ferreira, Ana Maria. Hábitos Saudáveis: Guia Prático para uma Vida Equilibrada. 2. ed. São Paulo: Editora Saúde, 2020.
Silva, João Carlos; Souza, Maria Clara. Importância dos Hábitos Saudáveis na Prevenção de Doenças. Revista Brasileira de Saúde Pública, São Paulo, v. 45,
n. 3, p. 321-335, jul./set. 2019.
	PLANO DE AULA 06
	
Identificação
	ESCOLA:
	COLÉGIO ESTADUAL ISAÍAS ALVES
	
	PROFESSOR
REGENTE:
	JANDERSON SANTANA SILVA
	
	ESTAGIÁRIO:
	ARIANA ANDRADE SANTANA
	
	DISCIPLINA
	EDUCAÇÃO FÍSICA
	
	SÉRIE
	1º ANO DO ENSINO MÉDIO
	
	TURMA
	A
	
	PERÍODO
	MATUTINO
	Conteúdos
	EXPRESSÃO CORPORAL ATRAVÉS DA DANÇA
	
Objetivos
	Objetivo	Geral:	Apresentar	aos	alunos	algumas danças, suas variações e sua importância.
Objetivos Específicos:
· 	Identificar a origem das danças de algumas danças.
· Compreender as transformações sociais através da dança.
· Refletir	sobre	os	estereótipos		e preconceitos		originários	das
transformações	sociais	de	algumas danças.
	
Metodologia
	1. De início será feita uma conversa com os alunos falando sobre as danças, suas origens e suas histórias, apresentando para eles o que é e qual a sua importância;
2. Após este primeiro momento, será apresentado a eles um vídeo onde haverá algumas apresentações de dança, de maneira bem explicativa e didática.
3. Num terceiro momento será feito uma aula expositiva com eles para esclarecer suas dúvidas e fazer um bate papo sobre o tema;
4. Ao final de toda a explicação, os discentes serão convidados a irem para o espaço adequado para realização de alguns passos de dança, sendo convidados a se soltarem e se divertirem.
5. Ao final da aula será feito um feedback com os alunos conversando sobre o que acabou de ser passado, instigando-as a falarem sobre o que aprenderam, dizendo também como foi para eles a experiência de
alguns passos de dança.
	
Recursos
	· Computador e retroprojetor;
· 	Quadro branco e pincel para quadro branco;
· Vídeo com o conteúdo que está sendo
	
	trabalhado;
· 	Caixinha de som e pen drive com músicas;
	
Avaliação
	O processo avaliativo será feito no decorrer da aula através da observação da participação dos alunos, inclusive observando como cada discente absorve o que tá sendo passado, se participam e interagem, se fazem o que se pede e no final se conseguem
expressar o que aprenderam durante a aula.
	
Referências
	Silva, Maria Aparecida. Dança: História, Teoria e
Prática. São Paulo: Editora Ática, 2018.
11 RELATO DA APRESENTAÇÃO DOS PLANOS DE AULA AO PROFESSOR
Os planos de aula foram apresentados ao professor regente numa reunião onde, além dele estava presente também a coordenadora pedagógica da escola. Os planos de aula foram apresentados primeiro para leitura por ambas e depois foi explanado e explicado oralmente por mim cada um deles, extenuando como seria a execução de cada.
Os temas escolhidos foram acolhidos de maneira calorosa e animada pelo professor regente, que aprovou as ideias e metodologia de aplicações, ressaltou que as atividades e ideias propostas possuem caráter original e terão boa recepção pelos alunos na hora de executá-las.
A coordenadora destacou que os alunos gostam das aulas de educação física, especialmente as aulas práticas, logo, receberiam muito bem as propostas de atividades escolhidas. Ressaltou sobre os espaços disponíveis e adequados para a realização das atividades. A metodologia de aplicação das atividades, mais voltadas para a prática mesmo com os alunos, traz a expectativa de despertar neles um maior interesse pela atividade, enfatizando o seu aprendizado e contribuindo para uma maior participação dos alunos na sala de aula, tanto nas aulas teóricas como nas práticas.
Todos os recursos necessários para a aplicação das aulas foram disponibilizados, destacando ainda todo o suporte oferecido, caso viesse a precisar. O professor regente se propôs a acompanhar e auxiliar no que for preciso durante a aplicação das aulas pela estagiária.
A única observação acrescentada pelo Docente Janderson as minhas atividades propostas, foi que houvesse, para todas, adaptações na hora da prática, de modo que atendesse as necessidades especiais dos alunos PCD’s que fazem parte da turma, enfatizando que eles amam participar das atividades práticas da disciplina de Educação Física.
Após aprovação e devidos ajustes necessários, todos os planos de aula foram aprovados com louvor pelo professor regente para serem aplicados, houve ainda um aval da coordenadora que também acompanhou a análise e opinou de maneira positiva, validando as propostas apresentadas com bastante êxito.
A educação física acontece quando o educando entende sua importância e a prática de forma leve e como parte do seu cotidiano. Essa prática traz um bem estar e muita qualidade de vida, contribui com o aprendizado e bons resultados dentro e fora do ambiente escolar.
A partir do momento que acontece a conscientização sobre a importância da Educação Física, o aluno compreende a verdadeira importância e significado da disciplina, permitindo a ele expandir e ir muito além de tudo que é proposto em sala de aula, alcançando grandes resultados voltados para o seu bem estar físico, psicológico e emocional.
12 RELATO DA REGÊNCIA
	RELATOS DE REGÊNCIA
	
IDENTIFICAÇÃO DA AULA
	
ESCOLA:
	COLÉGIO ESTADUAL ISAÍAS ALVES
	
	TURNO:
	MATUTINO
	
	SÉRIE E TURMA:
	1º ANO DO ENSINO MÉDIO
	
	NÚMERO	DE
ALUNOS:
	28
	
	PROFESSOR
REGENTE:
	JANDERSON SANTANA SILVA
	CONTEÚDO:
	FUNDAMENTOS	DO	ATLETISMO:
CORRIDA DE VELOCIDADE (DIA 01)
	DATA:07/10/2024
	
DESCRIÇÃO DA AULA
	A	aula	foi	voltada	para	prática	de	corridas,
entendendo-a como atletismo.
	
REFLEXÃO SOBRE A AULA
	Os resultados obtidos desta aula foram muito proveitosos e animadores, os alunos receberam o conteúdo com interesse e curiosidade, permitindo o enriquecimento da aula aplicada, uma vez que
participaram com bastante interesse.
	CONTEÚDO:
	JOGOS E BRINCADEIRAS TRADICIONAIS
(DIA 02)
	DATA:
08/10/2024
	
DESCRIÇÃO DA AULA
	Trazendo a importância dos jogos e brincadeiras
tradicionais da região.
	
REFLEXÃO SOBRE A AULA
	Os alunos receberam o conteúdo com bastante interesse, se animaram com a parte prática da aula e também se divertiram bastante no momento de
interação.
	CONTEÚDO:
	GINÁSTICAS DE CONDICIONAMENTO FÍSICO
(DIA 03)
	DATA:
09/10/2024.
	
DESCRIÇÃO DA AULA
	Apresentação	de	conteúdo	sobre	importância	da
ginástica para o condicionamento físico.
	REFLEXÃO SOBRE A
AULA
	Os alunos gostaram do tema e fizeram a parte prática
da aula com grande interesse, tendo bons resultados.
	CONTEÚDO:
	A	IMPORTÂNCIA	DA	EDUCAÇÃO
FÍSICA (DIA 04)
	DATA: 10/10/2024
	
DESCRIÇÃO DA AULA
	Aula sobre a importância da presença da educação
física nas escolas.
	REFLEXÃO SOBRE A AULA
	Os	resultados	da	aplicação	desta	aula	foram extremamente promissores, os alunos demonstraram
terem absorvido com o louvor a aula explicada.
	CONTEÚDO:
	HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS (DIA05)
	DATA: 11/10/2024
	
DESCRIÇÃO DA AULA
	Aula	expositiva	sobre	a	importância	dos	hábitos
saudáveis para vida de qualidade.
	REFLEXÃO SOBRE A AULA
	Boa recepção, interesse e grande participação da
turma no conteúdo debatido, trazendo experiências pessoais.
	CONTEÚDO:
	EXPRESSÃO CORPORAL ATRAVÉS DA
DANÇA (DIA 06)
	DATA: 14/10/2024
	
DESCRIÇÃO DA AULA
	Apresentação aos alunos sobre diferentes danças e
sua importância.
	REFLEXÃO SOBRE A
AULA
	Participação fervorosa da turma, gostam muito de
dançar.
13 VALIDAÇÃO DO RELATÓRIO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Diante do exposto e produzido neste relatório, é notável que o ensinamento através do conhecimento teórico é tão rico quanto a experiência vivida dentro da sala de aula para o desenvolvimento acadêmico. Diria até que a prática em campo contribui muito mais a nível de preparo do que o teórico, pois é através da prática que se é possível ter uma visualização melhor do que é o exercer da profissão tal como ela é.
Com efeito, percebe-se a necessidade do Projeto Político Pedagógico bem formulado conforme a particularidade cultural do local, em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, já que esta não pode ser utilizada como uma verdade absoluta por não atender a realidade regional das escolas.
Uma ênfase também para importância dos Temas Contemporâneos Transversais, eles auxiliam na exposição de novos assuntos sem fugir da realidade social onde as escolas estão inseridas. Vale destacar, também, a importância da atualização dos profissionais da educação a trazer novos métodos de ensino e da boa interação entre a equipe administrativa e a equipe pedagógica.
Fica evidente que as escolas são grandes formadores que ajudam no desenvolvimento pessoal e social do indivíduo, a aprimorar suas habilidades e competências, dentro da sociedade. Destacando a importância da disciplina de Educação Física, tanto dentro das escolas como fora dela para quando os discentes se tornarem adultos e cidadãos responsáveis pela nossa sociedade, conscientizados da importância de cuidar do bem estra físico e mental.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf acesso em: 23/04/2024.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN: pluralidade cultural, orientação sexual. Brasília: MEC-SEF, 1997.
Ferreira, Ana Maria. Hábitos Saudáveis: Guia Prático para uma Vida Equilibrada.
2. ed. São Paulo: Editora Saúde, 2020.
Fortunato, Ivan; et al. Brincar para Todos: Jogos Cooperativos para a Educação Física, o Esporte e o Lazer. Rio de Janeiro: Sprint, 2012.
GUEDES, D. P. Implicações associadas ao acompanhamento do desempenho motor de crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, [S. l.], v. 21, n. esp, p. 37-60, 2007. DOI: 10.1590/S1807-
55092007000500005.	Disponível
em: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16664.
Silva, João Carlos; Souza, Maria Clara. Importância dos Hábitos Saudáveis na Prevenção de Doenças. Revista Brasileira de Saúde Pública, São Paulo, v. 45, n. 3,
p. 321-335, jul./set. 2019
Silva, Maria Aparecida. Dança: História, Teoria e Prática. São Paulo: Editora Ática, 2018.
Simonsen, Roberto; Andrade, Edgard; Delfino, José Antonio. Atletismo: Fundamentos e Técnicas. São Paulo: IBRASA, 2015.
TAVARES, Natacha S.; WITTIZORECKI, Elizandro S.; MOLINA NETO, Vicente. Educação Física Nos Anos Finais Do Ensino Fundamental, Suas Formas E Seus Lugares No Currículo Escolar: Um Estudo De Revisão. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 1., p. 275-290, jan./mar. de 2018
Vídeo. Ginástica de Condicionamento Físico. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7LBijbWGGF4 acesso em: 20/03/2024
Vidica, Ana Rita; et al. Brincadeiras e Jogos Infantis: 300 Propostas para a Educação Infantil. São Paulo: Cortez, 2008.
image2.jpeg
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina