Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORDENADORIA DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
EE: Professora Anna Teixeira Zacharias Prado
PROGRAMA DE AÇÃO
2024
PROGRAMA DE AÇÃO
	EE: Professora Anna Teixeira Zacharias Prado
	NOME: Katya Soraya Oliveira Melo Araujo
	PEB II – OFA
Professora de História, componente curricular da Base Comum.
	Diretor: Jussanea A. Silva
	
	COE: Ana Lúcia Machado
	
	CGPG: Carla Pietro Contieri 
	
	CGPAC da área: Ana Lúcia Maria Angotti
	VIGÊNCIA: outubro/2024
	ÚLTIMA REVISÃO: 
	1- PRINCIPAIS ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO 
Considerar as atribuições específicas da função no Programa Ensino Integral – artigo 7º da Lei Complementar nº 1.164, de 4 de janeiro de 2012 alterada pela Lei Complementar n° 1.191, de 28 de dezembro de 2012 e resolução SE 22/2012, art 3º. 
São atribuições específicas dos professores das Escolas Estaduais de Ensino Fundamental de Período Integral, além daquelas inerentes ao respectivo cargo ou função-atividade: 
I - elaborar o seu programa de ação com os objetivos, metas e resultados de aprendizagem a serem atingidos; 
II - organizar, planejar e executar sua tarefa institucional de forma colaborativa e cooperativa visando ao cumprimento do plano de ação das Escolas; 
III - planejar, desenvolver e atuar na parte diversificada do currículo e nas atividades complementares;  
IV - incentivar e apoiar as atividades de protagonismo juvenil, na forma da lei; 
V - realizar, obrigatoriamente, a totalidade das atividades de trabalho pedagógico coletivas e individuais no recinto da respectiva escola; 
VI - atuar em atividades de tutoria aos alunos; 
VII - participar das orientações técnico-pedagógicas relativas à sua atuação na Escola e de cursos de formação continuada; 
VIII - auxiliar, a critério do Diretor e conforme as diretrizes dos órgãos centrais, nas atividades de orientação técnico-pedagógicas desenvolvidas nas Escolas; 
IX - elaborar Plano Bimestral e Guias de Aprendizagem, sob a orientação do Professor Coordenador de Área; 
X - produzir material didático-pedagógico em sua área de atuação e na conformidade do modelo pedagógico próprio da Escola; 
XI - substituir, na própria área de conhecimento, sempre que necessário, os professores da Escola em suas ausências e impedimentos legais. 
Parágrafo único - As atividades de trabalho pedagógico de que trata o inciso V deste artigo, poderão ser utilizadas para ações formativas, conforme regulamentação específica. (Incluído pela Lei Complementar n° 1.191, de 28 de dezembro de 2012).
 
	
2 - COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA DESEMPENHAR AS ATRIBUIÇÕES: 
1 - Utilizar novas ferramentas para realização das aulas considerando que a duração das atividades de cada componente curricular deve seguir a proporção de aulas da matriz curricular e de modo que possam ser realizadas pelos estudantes;
2 - Estar atento e praticar a abertura para o que é novo e para mudança, colocando em prática os novos aprendizados;
3- Desenvolver os conteúdos e habilidades da série/ano através dos roteiros de aprendizagem disponibilizados pelo currículo do Estado;
4 - Realizar avaliações coerentes com o que foi proposto nas aulas (provas, trabalhos, nível de exigência na correção); 
5 - Utilizar novas ferramentas para realização da tutoria mantendo a relação de parceria e corresponsabilidade, com foco no desenvolvimento da prática do tutorado, sempre com o objetivo de melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos; 
6 - Estreitar relacionamento com os pais e/ou responsáveis e acolhê-los em suas necessidades educacionais entre outros aspectos (sê necessário);
7 - Aprender novos métodos e aprender a lidar com novas ferramentas para aprimorar nosso trabalho como docente seja no ensino remoto e/ou no ensino presencial;
8 - Procurando estar em sintonia com os professores e toda a equipe da gestão escolar para que juntos possamos desenvolver um bom trabalho;
9 - Amparar o aluno quanto a essa mudança repentina de paradigmas na educação, o acolhendo em suas necessidades e estimulando a ser protagonista na relação ensino e aprendizagem.
	PREMISSAS
	COMPETÊNCIAS
	Pontuar as competências a serem desenvolvidas por premissa
	PROTAGONISMO JUVENIL
	1. PROTAGONISMO: Promove o protagonismo juvenil, ajudando a formar pessoas autônomas, solidárias e competentes e sendo protagonista em de sua própria atuação.
	1- Respeito a individualidade: respeita a individualidade, ajudando a formar pessoas autônomas, solidárias e competentes. Busca conhecer e trabalhar as dificuldades e potencialidades de aprendizagem individuais. Respeita as escolhas pessoais.
 2- Promoção do protagonismo juvenil: desperta o interesse pelo estudo, mostrando que a escola pode oferecer meios (disciplinas, eletivas, laboratórios, tutores) para ajudar na concepção e realização de seus projetos de vida. Ouve, apoia, orienta e acompanha os alunos contribuindo para a formação de indivíduos motivados e preparados pessoal, acadêmica e profissionalmente.
3- Protagonismo Sênior: tem clareza do seu propósito de atuação de forma ampla, servindo como exemplo (presença educativa).
	FORMAÇAO CONTINUADA
	2. DOMÍNIO DO CONHECIMENTO E CONTEXTUALIZAÇÃO: Domínio de sua área de conhecimento, sendo capaz de comunicá-la e contextualizá-la, relacionando-a com a realidade do aluno, a prática, as disciplinas da Base Nacional Comum, a Parte Diversificada e os Projetos de Vida.
	1- Domínio do Conhecimento: possui conhecimento aprofundado em sua área de conhecimento, demonstrando propriedade no conteúdo, habilidades e competências.
2- Didática: é capaz de organizar o conhecimento e desenvolver formas de garantir a aprendizagem do aluno e a orientação dos profissionais da escola.
3- Contextualização: é capaz de contextualizar o assunto de seu domínio, relacionando-o com a realidade do aluno, a prática, as disciplinas da Base Nacional Comum, a Parte Diversificada e os Projetos de Vida.
	
	3. DISPOSIÇÃO AO AUTODESENVOLVIMENTO CONTÍNUO: Busca continuamente aprender e se desenvolver como pessoa e profissional, apresentando predisposição para reavaliar suas práticas, tecnologias, ferramentas e formas de pensar.
	1- Formação contínua: disposição e proatividade ao desenvolvimento contínuo, investindo tempo em sua formação e aperfeiçoamento. 
2- Devolutivas: Solicitar devolutiva de sua atuação aos alunos e aos profissionais para autodesenvolvimento, sendo receptivo aos pontos apresentados.
 3-Disposição para mudanças: está aberto para o novo (ferramentas, tecnologias, conhecimentos e práticas) e apresenta disposição para mudar, tendo em vista o seu aprimoramento.
	EXCELÊNCIA EM GESTÃO
	4. COMPROMETIMENTO COM O PROCESSO E RESULTADO: Demonstra determinação para planejar, executar e rever ações, de forma a atingir os resultados planejados.
	 1- Planejamento: realiza o planejamento de suas ações a partir do diagnóstico, com definição de metas coerentes com o Plano de Ação da escola (alinhamento vertical) e com os Programas de Ação dos demais profissionais (alinhamento vertical e horizontal). 
2- Execução: realiza as ações de aprendizagem e de gestão planejadas.
3 - Reavaliação: reavalia constantemente as ações planejadas a partir da execução das ações previstas e dos resultados observados, replanejamento sempre que necessário.
	CORRESPONSABILIDADE
	5. RELACIONAMENTO E CORRESPONSABILIDADE: Desenvolve relacionamentos positivos com alunos, professores, funcionários, direção, pais e responsáveis e atua de forma corresponsável tendo em vista o desenvolvimento dos alunos e profissionais da escola.
	1 - Relacionamento e colaboração: é capaz de criar vínculos positivos e desenvolver relacionamentos positivos. Colabora para um bom clima de trabalho. Apresenta disponibilidade para ajudar outras pessoas.
2- Corresponsabilidade: apoia o trabalho e formação dos colegas tendo em vista melhorar os resultados conjuntos. Envolve e mobiliza outras pessoas na construção de projetos comuns. Busca parcerias e incentiva a participação dos pais e responsáveis promovendo a corresponsabilidadepela aprendizagem dos alunos.
	REPLICABILIDADE
	6. SOLUÇÃO E CRIATIVIDADE: Tem visão crítica e foca em solucionar os problemas que identifica, criando caminhos alternativos sempre que necessário.
	1 - Visão crítica: é capaz de identificar avanços e pontos de melhoria, pondera suas colocações, tendo em vista o contexto.
2 - Foco em solução: tem foco na solução e não no problema. Propõe e implementa ações que possam melhorar os resultados.
3 - Criatividade: disposição para mudanças e flexibilidade para adotar novas práticas e tecnologias. Quando identifica um problema que não pode ser solucionado por vias comuns, é capaz de criar soluções alternativas.
	
	7. DIFUSÃO E MULTIPLICAÇÃO: Difunde e compartilha boas práticas, considerando a própria atividade como parte integrante de uma rede.
	1 -Registros de boas práticas: preocupa-se e encontra formas de registrar boas práticas tendo em vista o seu compartilhamento. 
2- Difusão: busca maneiras de contribuir e favorecer o compartilhamento de boas práticas. 
3- Multiplicação: difunde positivamente o Programa Ensino Integral e as boas práticas adotadas, sendo um embaixador para rede e para a comunidade.
	3– Prioridades, Causas, Resultado Esperado e Descrição da Atividade na Função e Premissas.
	IDESP/IDEB da escola 2023: Meta simulada do IDEB da Escola para 2024: 
	Prioridades da Escola
	Causas
	Resultado Esperado
	Descrição das Atividades
	Desempenho na Prova Paulista.
	
Desempenho em Língua Portuguesa – Avaliações Externas e Internas;
Desempenho em Matemática - Avaliações Externas e Internas.
	
Aumentar em 3% o desempenho nas avaliações externas, movendo os alunos do nível abaixo do básico para o básico e 15% do nível básico para o subsequente;
Aumentar em 3% o desempenho nas avaliações externas, movendo os alunos do nível abaixo do básico para o básico e 10% do nível básico para o nível subsequente;
	Acompanhar e verificar as competências não atingidas pelos alunos e proporcionar recuperação contínua.
Desenvolver ações de nivelamento com metodologias ativas e estratégias didáticas colaborativa.
	4- Ações - A partir da descrição de suas atividades na função, aponte as ações correspondentes a cada Premissa. 
	ASPECTOS 
	SUA AÇÃO 
	PROTAGONISMO
	Protagonismo
	Respeito à individualidade
	Entender cada aluno em sua singularidade: projeto de vida, interesses, desafios e habilidades.
	
	
	Promoção do Protagonismo Juvenil
	Criar estratégias que fortaleçam a concretização dos projetos de vida dos alunos
	
	
	Protagonismo Sênior
	Refletir sobre a devolutiva de análise de aula observada pelo CGPAC, relacionando a minha atuação e o meu papel como professor.
	FORMAÇÃO CONTINUADA
	Domínio do conhecimento e contextualização
	Domínio do Conhecimento
	Conhecer os princípios do Currículo do Estado de São Paulo e sua relação com o Programa Ensino Integral.
	
	
	Didática
	Realizar avaliações coerentes com as habilidades previstas bimestralmente de acordo com o Currículo.
	
	
	Contextualização
	Relacionar o conteúdo de sua disciplina com o de outras disciplinas da Base Nacional Comum por meio das ementas das disciplinas eletivas.
	
	Disposição ao autodesenvolvimento contínuo
	Formação contínua
	Participar frequentemente de cursos de formação a fim de aprimorar o exercício de minha função.
	
	
	Devolutivas
	Solicitar feedback sobre sua atuação de alunos, professores, coordenadores e gestores, visando o autodesenvolvimento.
	
	
	Disposição para mudança
	Ouvir atentamente as devolutivas recebidas.
	EXCELÊNCIA EM GESTÃO
	Comprometimento com o processo e resultado
	Planejamento
	Elaborar ações que visem atingir as metas do Plano de Ação da escola.
	
	
	Execução
	Implementar as ações previstas no meu Programa de Ação.
	
	
	Reavaliação
	Revisar minha prática para atingir os resultados de aprendizagem.
	CORRESPONSABILIDADE
	
Relacionamento e Corresponsabilidade
	Relacionamento e Colaboração
	Ser capaz de criar vínculos e desenvolver relacionamentos positivos. 
	
	
	Corresponsabilidade
	 Buscar construir projetos pedagógicos em conjunto com alunos e outros professores
	REPLICABILIDADE
	
Solução e Criatividade
	Visão crítica
	Avaliar o que pode ser realizado dentro do contexto de aprendizagem, levando em conta a realidade do aluno e da escola
	
	
	Foco em solução
	Identificar um ponto de melhoria, propor e implementar ações para melhorar os resultados.
	
	
	Criatividade
	Disposição para testar novas práticas (estratégicas inovadoras de ensino, de gestão pedagógica e de formação dos pares
	
	Difusão e Multiplicação
	Registro de boas práticas
	Compartilhar e documentar as boas práticas através de portfólia.
	
	
	Difusão
	Compartilhar estratégias de ações para melhoria da aprendizagem
	
	
	Multiplicação
	Mostrar a importância do programa ensino integral, as práticas realizadas junto aos profissionais e para outras escolas.
	
	CGPG/CGPAC: Carla Pietro Contieri/Ana Lúcia Maria Angotti
	DIRETOR DE ESCOLA: Jussanea A. Silva
	SUPERVISOR DE ENSINO: 
	DATA DA ELABORAÇÃO: 
	DATA DA REVISÃO: 
	
	
Página 10 de 10
image2.jpeg
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina