Buscar

questao 1

Prévia do material em texto

1. Em um laudo de necrópsia de paciente do sexo masculino, 72 anos de idade, o patologista descreveu “células da falência cardíaca”. A partir desta informação, sugira uma causa mortis compatível com este achado, descrevendo detalhadamente a etiopatogenia que culminou com o óbito. 
Células da falência cardíaca são hemosiferinófagos no pulmão de um paciente com insuficiência cardíaca. 
Para entendermos o que ocorre devemos saber como o organismo funciona normalmente.
Na normalidade, o sangue sai pelas veias pulmonares oxigenado, passa pelo átrio esquerdo, válvula mitral, ventrículo esquerdo e vai ser distribuído pela aorta descendente e ascendente.
Quando houver insuficiência cardíaca esquerda, o ventrículo esquerdo tem problema, vai acumular sangue nos pulmões, porque o sangue não está conseguindo sair.
Então eu tenho hiperemia passiva a nível pulmonar, não há alteração no retorno venoso, o que vai ocorrer é a congestão das veias pulmonares devido ao mau funcionamento da valva mitral.
Junto com esse acumulo de sangue no pulmão, existe um aumento da pressão dentro dos vasos e o líquido é forçado para fora, então eu começo a ter edema pulmonar (líquido sai dos vasos e preenche os alvéolos pulmonares).
Se começar a entrar líquido no pulmão o paciente vai ter dificuldade respiratória.
Como o processo é crônico o líquido vai se acumulando mais e os capilares não aguentam essa quantidade tão grande de sangue e começam a se romper, causando microhemorragias. Então além do líquido nos alvéolos eu começo a ter presença de hemácias nesses alvéolos.
Com a presença dessas hemaceas vai ocorrer uma reação inflamatória, então são atraídos macrófagos para o pulmão que vão fazer fagocitose dessas hemácias.
As hemaceas estão degradadas, por isso o que os macrófagos irão fagocitar é a hemossiderina. Esses macrófagos cheios de hemossiderina são chamados de CELULAS DA FALENCIA CARDIACA.
Porque esse nome se elas estão no pulmão? Porque é a insuficiência cardiaca que está gerando essas hemorragias pulmonares, e fazendo com que os macrófagos apareçam lá para fagocitar a hemosiderina.
Então: Insuficiencia cardiaca esquerda -> edema -> hemorragia -> celulas da falência cardiaca -> (se o processo for crônico) fibrose do pulmão -> agrava a respiração -> OBITO.
Então este paciente morreu devido ao processo ser crônico, fibrosar o pulmão e ter dificuldade na respiração.

Continue navegando