Buscar

ATPS PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO

Prévia do material em texto

Curso: Administração
Disciplina: Planejamento e Controle de Produção
Professor EAD: Luiz Manuel Palmeira
Professor Presencial: Tânia Trelha da Silva
PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO
Nome: Bruna de Souza Ximenes RA: 408792
	Nome: Camila Costa dos Santos RA: 427421	
Nome: Jucilene Barbosa Quaresma RA 438324
Bonito MS, 16 Novembro 2015.
SUMÁRIO
Introdução.................................................................................................................3
1.Planejamento e Controle da Produção................................................................4,5
2. Programa de Produção.........................................................................................6, 7
3.Aspectos técnicos e operacionais ligados ao controle de produção.............................................................................8, 9
4. Considerações Finais.............................................................................10
5. Referências Bibliográficas .....................................................................................11
Introdução
No processo de produção as empresas necessitam planejar e controlar de forma adequada os seus meios de produção, visando aumentar a eficiência e eficácia da empresa. Muitas vezes ocorrem confusão ao diferenciar esses dois conceitos, suas diferenças são mínimas, porem são extremamente importantes.
A Eficácia é o que foi alcançado com o resultado do processo de produção, o produto, o produto final deverá ser eficaz atendendo perfeitamente as necessidades e as expectativas do seu publico alvo, fazendo com que o resultado seja satisfatório para eles. Já a Eficiência esta ligada ao processo de produção, no qual deve ser executado com eficiência, fazendo da forma correta, aumentando sua qualidade e diminuindo os seus custos, evitando desperdícios, mão de obra. 
O chamado PCP é a atividade administrativa que faz aumentar a eficiência e eficácia da empresa atuando diretamente nos meios de produção garantindo que os objetivos previamente estabelecidos sejam atingidos da melhor maneira possível.
Neste processo, o planejamento têm como finalidade determinar os caminhos em que a empresa deve seguir para atingir seus objetivos estabelecidos de forma clara quem deve fazer, como deve fazer e quando fazer.
O controle da produção acompanha de um modo geral a produção como um todo por meio de análises de dados, a fim de garantir que tudo está sendo feito de acordo com o planejado. Este processo é capaz de identificar os possíveis erros e corrigi-los em tempo.
Para atingir seus objetivos, o PCP administra informações vindas de diversas áreas do sistema produtivo envolvendo-se diretamente e/ou indiretamente com diferentes departamentos da empresa, como por exemplo, as áreas de Engenharia Industrial para controle do funcionamento das máquinas, área de Suprimentos e Compras organizando as rotinas de compra e estoques de materiais e principalmente matéria-prima, área Financeira para controle financeiro de produtos acabados e estoques e com a área de Recursos Humanos controlando a mão de obra da produção.
Etapa 1
PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO
O Planejamento e Controle da Produção significa planejar o que realmente será necessário para produzir algo, incluindo custos, perdas, faturamento e satisfação do cliente. Determina- se antecipadamente os objetivos para serem atingidos e o que podemos fazer para obter um resultado da melhor maneira possível. É a área de Administração da produção que tem como foco planejar e controlar os recursos e os processos produtivos com a finalidade de que os produtos específicos seja produzidos por métodos específicos para atender um programa de vendas pré estabelecido. O planejamento realizado foca nas seguintes indagações:
O que produzir? - Determinação do produto a ser feito.
Quanto produzir? - Quantificação da produção.
Com que produzir? - Definição do material a ser usado.
Como produzir? - Determinação do processo (modo de fazer).
Onde produzir? - Especificação dos equipamentos.
Com quem produzir? - Quantificação da mão-de-obra.
Quando produzir? - Estipulação do prazo de execução.
Na disciplina de PCP também se destacam os seguintes tópicos:
- Planejamento agregado da produção: trata dos recursos produtivos que têm impacto na capacidade de atendimento da demanda, como mão-de-obra e equipamentos. Seu principal propósito é garantir que os recursos estejam disponíveis para a produção em quantidades adequadas nos momentos adequados
- Programação mestra da produção: trata-se dos planos de produção no curto prazo. No programa mestre são analisados e direcionados os recursos (máquinas, pessoas, matérias-primas) no tempo certo para produzir a quantidade necessária para suprir a demanda de determinado período.
- Programação detalhada da produção: é a operacionalização propriamente dita no “chão da fabrica”. Define como a fábrica irá operar no seu dia a dia. As atividades que envolvem a programação da produção são: administração de materiais, sequenciamento das ordens de produção, emissão e liberação de ordens.
- Controle da produção: a última etapa do PCP e consiste no acompanhamento dos processos produtivos a fim de verificar o andamento da produção conforme o planejado, ou seja, verificar se o que foi decidido no plano agregado, programa mestre e programação detalhada estão sendo realizado. A partir do apontamento da produção, tempos e rendimentos do processo, o PCP acumula dados atualizados dos processos para utilização nas decisões futuras.
-Previsão da demanda: É administrar a carteira de pedidos e a previsão de vendas, englobando um conjunto de processos que farão a interface entra e empresa e mercado consumidor.
- Planejamento da capacidade de produção: a partir da previsão de demanda de médio e longo prazo e da análise da capacidade instalada, determina-se a necessidade de adequação aumento ou redução da capacidade de produção para melhor atender a demanda no médio e longo prazo.
Em um sistema de manufatura, toda vez que são formulados objetivos, é necessário formular planos de como atingi-lo, organizar recursos humanos e físicos necessários para a ação, dirigir a ação dos recursos humanos sobre os recursos físicos e controlar esta ação para a correção de eventuais desvios. No âmbito da administração da produção, este processo é realizado pela função de Planejamento e Controle da Produção .
Assim define Zacarelli (1979), denomina o PCP como Programação e Controle da Produção, definindo como “... um conjunto de funções inter-relacionadas que objetivam comandar o processo produtivo e coordená-lo com os demais setores administrativos da empresa". 
Sua finalidade é aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa. Assim atuando sobre os meios de produção e controlar seu desempenho.
Portanto concluímos que o objetivo principal do PCP é comandar os processos produtivos com o máximo de aproveitamento de seus recursos planejando, programando e controlando a produção de forma que satisfaça aos consumidores através dos produtos, bem como aos acionistas através dos lucros. O PCP tem influência direta na competitividade de uma empresa frente os novos desafios do mercado, sendo de extrema importância a existência de um departamento atuante nesta área como parte fundamental em seu conjunto. 
Enfim reside nisto: sem o planejamento a empresa fica perdida em caos. Assim, partindo da fixação dos objetivos a serem alcançados, o planejamento determina priori o que se deve fazer, quando fazer, quem deve faze- lo e de que maneira como citamos no relatório. 
ETAPA 2
PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO
Uma empresa primeiramente precisa- se de um planejamento, nada é feito na improvisação, tudo tem que ser antecipado para não ocorrer problemas como: falta de tempo, desperdícios, atrasos ou antecipações desnecessárias. O Planejamento da produção énecessário para o sucesso da empresa: trata-se na previsão de vendas com base que a empresa pretende colocar no mercado e na capacidade de produzir. Ele programa as maquinas, as matérias primas e a mão de obra para extrair desse conjunto de recursos um resultado de produção que seja compatível com sua capacidade de produção e com a previsão de vendas, descontando eventuais estoques de produtos acabados disponíveis.
O sistema de Programação e Controle da Produção (PCP) consiste em uma área da manufatura, onde o objetivo principal dá-se tanto no planejamento quanto no controle dos recursos do processo produtivo.
Objetivos: Coordenar e integrar todas as unidades envolvidas, garantir a entrega dos PA, garantir disponibilidade de MP, distribuir carga de trabalho; evitar gargalos Aproveitar ao máximo a capacidade instalada.
- Em termos de ordens como citado no link pesquisado:
Cada ordem pode ter roteiros alternativos, dependendo das características tecnológicas dos equipamentos; Cada ordem, geralmente está em um estado diferente de completude; As ordens podem apresentar preparação de máquinas com tempos e atividades variáveis, em função da ordem anterior; As ordens, geralmente, apresentam datas de entrega diferentes.
- Em termos de recursos: 
As máquinas geralmente quebram, bem como demandam manutenção; As matérias-primas podem não estar disponíveis; As ferramentas podem não estas disponíveis.
É importante também plano de produção é a parte de seu plano de negócios de alcance intermediário do qual o departamento de manufatura/operações é responsável pelo desenvolvimento. O plano declara, em termos gerais, a quantidade total de produção que o departamento de manufatura deve produzir em cada período no horizonte do planejamento.
- No plano de produções levamos em consideração os seguintes tópicos:
 A previsão de vendas é um instrumento que ajuda a indústria a definir o total a ser produzido. O processo é realizado pelo órgão comercial e visa conceder, à empresa, objetivos de vendas a serem alcançados num futuro próximo, adotando critérios estatísticos na determinação e juntando informações sobre a tendência do mercado e registros das vendas históricas - aquelas ocorridas em períodos semelhantes no passado. A previsão de vendas permite ao PCP programar a quantidade de produto a ser fabricado num determinado espaço de tempo e, a partir daí, quantificar as necessidades de material, mão-de-obra e equipamentos. Após determinar os tipos de produtos a serem feitos, de escolher o tipo de produção a seguir, de definir a quantidade a fabricar, de especificar o material a ser utilizado e de quantificar os insumos, resta definir o processo que consiste na determinação da sequência de operações e dos tipos de equipamentos a serem utilizados. 
Capacidade da produção: para Stevenson capacidade de produção refere-se ao teto de carga que uma unidade operacional pode suportar. É o potencial produtivo da organização 
Disponibilidade de matérias-primas: É o insumo ou os insumos que os fornecedores entregam à organização; A falta desses insumos pode diminuir ou até parar a produção.
Recursos Financeiros: É a capacidade financeira para se investir em produção, máquinas e matérias-primas. 
- Os sistemas de produção são: Produção por encomenda, lotes e contínua:
No sistema JIT, o planejamento da produção é tão necessário quanto em qualquer outro ambiente, já que um sistema de manufatura JIT precisa saber quais os níveis necessários de materiais, mão-de-obra e equipamentos. O planejamento e programação da produção dentro do contexto da filosofia JIT procura adequar a demanda esperada às possibilidades do sistema produtivo. Este objetivo é alcançado através da utilização da técnica de produção nivelada. 
Portanto evitando a falta de material, utilizando métodos de estocagem com técnicas apropriadas para substituição e reposição de matéria, considerando a palavra chave desse trabalho o tempo de entrega e capacidade produtiva, onde toda a empresa seja ela de grande, médio ou pequeno porte. O. PCP eficiente é de suma importância, posto que se possa ganhar um tempo significativo fazendo-se uma programação confiável com sequenciamento correto de produção, controlando-se para que tudo aconteça de acordo com o planejado.
ETAPA 3
ASPECTOS TÉCNICOS E OPERACIONAIS LIGADOS AO CONTROLE DA PRODUÇÃO
O PCP tem a finalidade de aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa, por isso, está presente em todo o processo produtivo, pois se encontra atuante antes, durante e depois no quadro geral da produção, ainda que mantenha inter-relações com os demais departamentos da organização. Sendo assim, o planejamento e controle da produção possuem uma competência fundamental nas operações de rotina do processo produtivo, uma vez que o PCP elabora seu planejamento, bem como executa o papel e acompanha com intuito de verificar se o plano elaborado está sendo realmente praticado. 
Ao desenvolver as suas funções o PCP mantém uma rede de relações com a demais área da empresa e procurando utilizar racionalmente os recursos material, humano, financeiro.
O PCP esta relacionado intimamente com o sistema de produção adotado pela empresa e dele depende para planejar e controlar a produção. 
Podemos encontrar três tipos de sistema de produção: 
* Produção sob encomenda: é o caso da empresa que produz após ter efetuado um contrato ou pedido de venda de seus produtos. O PCP somente vai funcionar após o recebimento da encomenda ou do pedido do cliente. 
* Produção em lote: é o sistema de produção utilizado por empresa que produz uma quantidade limitada de um tipo de produto de cada vez. Essa quantidade limitada é denominada lote de produção. Cada lote de produção exige um PCP especifico. 
* Produção continua: também chamada de produção em serie ou linha. È o sistema utilizado por empresa que produzem um produto em ritmo acelerado, durante um longo tempo e sem nenhuma interrupção ou mudança. O PCP em produção continua é feito antecipadamente e pode cobrir maior extensão de tempo e é elaborado para cobrir cada exercício sendo ele mensal ou anual para explorar o máximo as possibilidade dos recursos da empresa, proporcionando condições ideais de eficiência e eficácia. 
O PCP é vital para o sucesso de uma empresa, fundamentando na previsão das vendas com base no que a empresa pretende colocar no mercado e na capacidade de produção da mesma. Com tudo em mãos as maquina, as matérias-primas e a mão de obra para obter o um resultado de produtos que seja compatível com sua capacidade de produção 
Este resumo busca apresentar um modelo de Planejamento e Controle de Produção (PCP) para a o conhecimento de um plano de produção confiável com recursos produtivos. Podendo assim considerar o PCP como um elemento central na estrutura administrativa de um sistema de manufatura, passando a ser um elemento decisivo para a integração da manufatura.
Pois quem não planejar, programar e controlar o que produz, provavelmente terá dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige, logo está fadado ao desaparecimento. Para que isto não ocorra, o empresário deve buscar gerenciar sua empresa de maneira mais objetiva, dinâmica e eficaz.
Portanto é necessário decidir uma forma de garantir que a sua empresa atinja o objetivo de produzir com qualidade e produtividade. A garantia de bons resultados está ligada ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção.
Desse modo, torna-se possível atuar corretamente quando ocorrerem desvios, falhas do processo, ou agir em metas traçadas de melhoria de seu produto, para que ele seja bem aceito. Essa prática também possibilita a diminuição de seus custos operacionais. 
Neste sentido, são demonstrados conceitos de séries temporais e médias ponderadas com o objetivo de realizar a previsão da demanda e, desta forma, permitir a liberação de ordens de produção, compra e montagem. Atividadesprodutivas da empresa, adequando-as à sua capacidade de produção e à previsão de vendas. ou seja, o PP procura definir antecipadamente o que se deve fazer, quando fazer, quem fazer e como fazer. 
Segundo Tommelein e Ballard (1997), afirma que a função principal do planejamento em curto prazo e a designação de pacotes de trabalho para as equipes de produção, definindo junto aos responsáveis pelas equipes as tarefas que devem ser executadas nos próximos ciclos, suas sequências, cargas de trabalho e os prazos a serem cumpridos de cada pacote. 
Para Ballard e Howell (1997), o comprometimento dos responsáveis pela elaboração do planejamento de curto prazo é de grande importância para sua implementação de forma eficaz, os planejadores devem estar comprometidos e somente selecionar pacotes de trabalhos que sejam passiveis de serem executados, devem existir também o compromisso e o comprometimento por parte das equipes designadas de cada pacote.
CONCLUSÃO FINAL
Sabemos que dentro de um projeto, uma operação deve operar continuadamente o PCP preocupa-se com isso, desde a produção, até o consumidor final. A utilização adequada do PCP faz com que a empresa trabalhe de forma mais otimizada, ou seja, o PCP auxilia o administrador, desde a hora da escolha da matéria-prima, até chegar ao produto acabado.
O PCP tem a função de administrar os processos produtivos da empresa, baseando-se nas questões: O que produzir? Quanto produzir? Onde produzir? Como produzir? Quando produzir? Com o que produzir? Com quem produzir? Porem é necessário à utilização de várias ferramentas que auxiliem na concretização dos objetivos. Planejamento e Controle de Produção é a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto. O objetivo maior do Planejamento e Controle é garantir que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como deve, visa sempre aumentar a eficiência e eficácia da empresa. O planejamento e o controle são utilizados em todos os momentos do processo de produção e tem o objetivo de traçar objetivos mais bem definidos, utilizar os recursos de maneira racional, corrigir possíveis falhas e distorções, obtendo com isso resultados muito mais satisfatórios. Planejar e controlar, então significa garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na quantidade, no momento e no nível de qualidade adequados. 
Concluímos que o PCP possui grandes vantagens para uma organização, além de trazer resultados significativos, o PCP, garante ao administrador, uma grande vantagem competitiva.
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
* CHIAVENATO, Idalberto C. Planejamento e Controle da Produção. São Paulo: Manole, 2008.
* MOREIRA, Daniel A. Administração da Produção e operações. 4 ed. São Paulo
* http://www.revista.inf.br/ontabeis/pages/resenhas/cc-edic09-anov-nota01.pdf
*http://www.portogente.com.br/portopedia/PCPPlanejamento_e_Controle_da_Producao
* http://www.youtube.com/watch?v=B3Tyk9iftQY
� PAGE \* MERGEFORMAT �1�

Outros materiais