Buscar

Gravadora x Assoc Moradores 1Bim

Prévia do material em texto

Anhanguera Educacional
Porto Alegre RS
Administração 1º semestre
Autora: Rosemary Bloss dos Santos
RA: 2856152647
Tutor EAD: Gislayne Rocha
Desafio Profissional:
Gravadora Classe A x Associação de Moradores do Bairro Felicidade
Porto Alegre, 26 de maio de 2015.
AUTOR: ROSEMARY BLOSS DOS SANTOS
RA: 2856152647
DESAFIO PROFISSIONAL:
Gravadora Classe A x Moradores do Bairro Felicidade
Desafio Profissional do Curso de Administração- 1º semestre compreendidos pelas matérias de Técnicas de Negociação, Gestão do Conhecimento, Desenvolvimento Pessoal e Profissional, para a construção de um planejamento para negociação sistêmica estando neste contexto: a Gravadora Classe A; a Associação de Moradores do Bairro Felicidade e a Prefeitura Municipal. 
Tutor EAD: Gislayne Rocha
Porto Alegre
2015�
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................5
1- MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES DA NEGOCIAÇÃO............6
2- MODELO JUNG...............................................................................................7
3- ANALISE DAS SITUAÇÕES E PLANEJAMENTO...........................................8
4- CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL DA CLASSE A................................9
5- PRÉVIA DAS NEGOCIAÇÕES E FEEDBACK...............................................10
6- PLANEJAMENTO FINAL................................................................................11
7- RELATÓRIO FINAL........................................................................................12
8- REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................13
INTRODUÇÃO
O objetivo da “Proposta de Planejamento” é de apresentar alguns aspectos fundamentais para a compreensão do processo de negociação, entre uma Gravadora de Classe A X Associação do Bairro Felicidade. Esta relação é iniciada por manifestação e conflitos, junto à Prefeitura local.
Nesse contexto, buscaremos um consenso, tendo assim, uma negociação sistêmica, através de negociadores para que possam ter harmonia criando um planejamento para que sejam beneficiadas ambas as partes, apesar da estreita ligação entre as partes, as correntes do planejamento sistêmico tornarão uma visão mais abrangente na negociação. Apresentando uma abordagem, considerado fundamental para as relações mais duradouras.
A Prefeitura Local intermediará esse processo, tendo como ideal, que ambas as partes saiam com um acordo amigável e satisfatório, devido ao projeto da gravadora ter sido planejado em um bairro totalmente residencial.
 1 - MAPEAMENTO DO PERFIL DOS OPONENTES DA NEGOCIAÇÃO
	
	ASSOCIAÇÃO DO BAIRRO FELICIDADE
	GRAVADORA CLASSE A
	NEGOCIADOR
	Carlos Henrique
	Jorge Andrade
	FORMAÇÃO
	Administrador
	Estrategista de Negócios (Experiência em negociar em meio a conflitos)
	OBJETIVO
	Impedir a construção da Gravadora
	Obter a liberação do empreendimento e instalar a Gravadora no bairro
	ALEGAÇÃO
	Perturbação da ordem pública
	O progresso e inevitável
	ARGUMENTOS
	Barulho, Segurança e Infraestrutura (transito)
	O progresso é inevitável
	ESTÍMULOS A NEGOCIAÇÃO
	Tem a idéia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento.
	Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que a negociação seja com benefícios para todos
	INFORMAÇÕES RELEVANTES
	Público conservador e questionador, que preza tranqüilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade
	Experiente em negociar meio a conflitos
“Conheça todas as teorias. domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana.” _Carl Gustav Jung
2 - MODELO JUNG
De acordo com o modelo Jung, o estilo de negociação alia a capacidade de controlar ou aceitar o controle em relação às partes envolvidas com isto a Gravadora Classe A irá aplicar em sua negociação o seguinte modelo:
	ESTILO: Amigável, onde a Classe A combinará confiança e simpatia para estabelecer uma relação de cooperativismo com a Associação de Moradores do bairro Felicidade para trazer benefícios para as partes envolvidas.
	CARACTERÍSTICA: Um bom relacionamento entre empresa e funcionários. Em geral os negociadores deste estilo são cooperativos e até simpáticos, procuram a equidade.
	TÁTICA: Aplicando a diplomacia e entusiasmo com as melhorias para a vizinhança, demonstrando e oferecendo mais segurança, melhorias nas vias de acesso ao bairro.
Tendo em vista que os residentes do bairro Felicidade são na maioria idosos, o Sr. Carlos Henrique alega que haverá muito barulho e precavendo a segurança de seus moradores, com a construção da gravadora, a Associação aplicara o seguinte modelo:
	ESTILO: Ardiloso, pressupondo que negociadores e progresso devem ser mantidos longe do bairro Felicidade, pois representam uma fonte alta de aborrecimentos.
	CARACTERÍSTICA: Confrontador	, buscando equilíbrio e o acordo global com as circunstâncias dadas.
	TÁTICA: Tendo como tática de negociação para essa proposta um misto de colaboração e o confronto, contestam as questões e trabalham mutuamente para chegar a um acordo.
3 – ANÁLISES DA SITUAÇÃO E PLANEJAMENTO 
	O negociador da Associação do Bairro Felicidade, Sr Carlos Henrique tem o estilo ardiloso ao mesmo tempo confrontador, nos expõe os questionamentos dos moradores.
O barulho irá incomodar a tranqüilidade do bairro e os moradores que de certa forma, é na maior parte e constituída de pessoas da terceira idade.
A estrutura do bairro não comporta o transito intenso que haverá.
A segurança do bairro será prejudicada pela grande quantidade de artistas que estarão freqüentando as imediações do bairro, que atrairá assaltantes para o mesmo, causando transtornos e medo a população local.
O negociador da gravadora Sr. Jorge Andrade tem seu estilo classificado como amigável, pois tem como característica o bom relacionamento entre a gravadora e seus funcionários, baseado na paciência, confiança e nas habilidades junto a conflitos para negociar, como percepção, persuasão, usando do poder de sua estratégia, tempo e informações disponíveis no que rege as Técnicas de Negociação, buscando interpretar na Associação, as visões do mundo e das situações em que envolve as negociações por ele intermediadas. Procurando sempre transparecer benefícios, direitos e deveres de ambas as partes, na conclusão deste processo. O mesmo também utilizará como estratégia na negociação, a apresentação dos atributos e diferencial da Gravadora, como a tecnologia utilizada em seus estúdios.
Por ter sido argumentado pelo Sr. Carlos Henrique, negociador da Associação de moradores que o barulho, trânsito e a segurança do bairro seriam afetada, o negociador da Gravadora Classe A, o Sr. Jorge Andrade entrou com uma proposta de melhorias no bairro, envolvendo os questionamentos feitos pelos moradores do bairro, sendo elas:
BARULHO: nossos estúdios utilizam uma tecnologia de ponta (a prova de som), onde convidamos os moradores a nos visitar em nossa matriz para constatar a tecnologia anunciada;
TRANSITO: Será investido em sinalização e semáforos, assim como veremos a possibilidade de uma obra de retorno junto à rodovia com os órgãos competentes:
SEGURANÇA: estudaremos junto a Associação do Bairro Felicidade a colocação de câmeras de segurança no bairro e vigilância monitorada em tempo integral.
Com esse propósito convidamos alguns moradores para conhecer a sede da Classe A para que vejam e comprovem nossa tecnologia de ponte, onde o som não se propaga.
“Que nunca negociemos por medo. Mas que nunca tenhamos medo de negociar”. – Jonh F. Kennedy
4 - CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL DA CLASSE A
	A Classe A tem sua cultura bem disseminada entre seus colaboradores, onde o foco e liderança participativa e todos seusfuncionários podem opinar sobre determinadas decisões. Ela tem em sua política um Plano de Carreira e sucessão, aproveitando ao máximo os talentos internos.
	Com essa nova instalação no interior, funcionários foram promovidos e com isso remanejados para a nova unidade da gravadora, afetando diretamente suas vidas pessoais, inclusive de moradia com suas famílias, escolas para os filhos.
	No momento com o manifesto dos moradores contra a instalação, podendo a obra ser embargada, o clima entre seus colaboradores esta muito tensa, ansiosos. A produtividade dos mesmos caiu muito no ultimo mês, também por estarem inseguros por diversas questões, gerando um aumento no absenteísmo.
5 - PRÉVIA DAS NEGOCIAÇÕES E FEEDBACK
O Sr. Luiz Albertto, mediador da prefeitura, informou ao presidente da Associação do Bairro que o projeto de construção da Gravadora no bairro Felicidade já havia sido aprovado junto a Secretaria de Obras e que entrou com a Gravadora Classe A, solicitando uma pessoa para negociar com a Associação.
	O Sr. Carlos Henrique, presidente da Associação do Bairro Felicidade, alega que a instalação de uma gravadora no bairro irá perturbar a tranqüilidade de seus moradores,assim como diminuirá a segurança dos mesmos, devido ao barulho, trafego grande de veículos no bairro, pois terá uma quantidade significativa de artistas no local. Enfim o bairro não comporta essa demanda, solicitou que a gravadora busque outro local para suas instalações.
	O Sr. Jorge Andrade, negociador da Gravadora Classe A, expôs o que desejam e como planeja em conjunto coma prefeitura e órgãos competentes que a mesma sendo uma gravadora, não faz barulho fora de seus estúdios, pois possuem uma tecnologia de ponta. Que foram feitas varias análises nesta e em outras regiões, e, este local foi eleito por ser perto da rodovia e de fácil acesso para nossos clientes que vem de outros estados.
	Sabemos das dificuldades do bairro e queremos fazer investimentos públicos para a comunidade do bairro Felicidade, juntamente com os órgãos competentes, caso nosso projeto seja aprovado, como:
Melhoria na iluminação publica;
Implantação de vigilância dia e noite no bairro;
Calçadas para pedestres com rampas de acesso para portadores de alguma dificuldade motora:
Solicitar a construção de um acesso/retorno direto na rodovia:
Adotara praça do bairro, colocando bancos, brinquedos e manutenção do jardim do mesmo;
Solicitar mais segurança na rodovia através da implantação de uma base militar estadual.
O Sr. Carlos Henrique aceitou o convite para visita a gravadora, juntamente com mais dois representantes dos moradores, para conferir a tão falada “tecnologia de ponta” para então em um consenso trará resposta na reunião final, juntamente com alguma proposta sobre a segurança.
6 - PLANEJAMENTO FINAL – 45 dias após a 1ª reunião	
Nesta reunião transcorrida 45 dias da primeira, compareceram o Sr. Jorge Andrade negociador da Gravadora Classe A e o Sr. Carlos Henrique presidente da Associação do Bairro Felicidade, juntamente com o Sr. Luiz Albertto representante da Prefeitura desta cidade, que estará acompanhando todos os tramites legais, com a palavra o Sr. Jorge Andrade
	Prezado Sr. Carlos a proposta que apresentamos e vamos protocolar junto aos órgãos públicos para firmar nossa intenção junto aos senhores, focados no bem estar e melhoria de seus moradores:
Colocar iluminação pública onde ainda não tem;
Fazer o acesso /retorno para a rodovia, diminuindo o transito nas vias do bairro;
Solicitar uma manutenção mais freqüente na iluminação já existente;
Pedir a implantação da Base Militar estadual próximo ao bairro;
Calçadas pra pedestres com rampas de acesso para deficientes;
Construiremos uma praça arborizada, colocação de bancos e brinquedos para o lazer dos moradores;
Segurança 24h, com câmeras de monitoramento espalhadas pelo bairro.
Somos uma empresa conceituada e conhecida, comprometemo-nos a fazer estas melhorias para este bairro desde que nosso projeto seja realizado no mesmo, onde vemos com bons olhos esse investimento, dando oportunidade de emprego a várias pessoas por se tratar de uma empresa reconhecida nacionalmente.
	Eu, Jorge Andrade representante desta empresa, que esta de acordo e se compromete a cumprir tudo que for acordado e assinado, com o início imediato das obras logo após a prefeitura liberar a construção.
	Sem mais para o momento, passo a palavra ao Sr. Carlos Henrique
	Nós da Associação do Bairro Felicidade, em reunião após nossa visita a sua matriz, conferimos e estamos de acordo com a instalação da Gravadora Classe A, assim co m estas melhorias propostas para nossa comunidade, inclusive concordamos totalmente com sua proposta de segurança monitorada em tempo integral, e nos comprometemos a acompanhar todos os itens assinados pelo Sr, e deixamos claro que vamos continuar preservando a qualidade e bem estar de nossos moradores.
	Desde já agradecemos.
7 - RESULTADO FINAL
	Ambas as partes acataram as melhorias e o desenvolvimento do bairro, pode se ter um consenso entre a Classe A e a Associação, e, quem saiu ganhando foi a comunidade do bairro, que fora criado há 5 anos e ainda não possuía muitas benfeitorias, ganhou acesso a rodovia, uma melhora significativa na iluminação publica, calçadas com rampas, praça arborizada, segurança 24h.
	A Classe A, também se beneficiou de todo esse planejamento e minimizou seus gastos e possíveis problemas burocráticos com o possível embargo total da obra.
	A construção e melhorias ocorreram conforme o combinado. Na	 confraternização de inauguração da unidade Classe A – Felicidade todos os moradores foram convidados a participar e brindar essa nova parceria
6 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
SPARKS, D. B., 1992 (Carl Jung)
MARTINELLI, D.P. Negociação: Conceitos e Aplicações Práticas (PLT 202, pagina 195)
TAKEUCHI,H; NONAKA ,I. Gestão do Conhecimento (PLT 245)
Desenvolvimento Pessoal e Profissional (PLT 412)
ASHLY, P.A., Ética e responsabilidade social nos negócios. São Paulo: Saraiva 2002
JUNG,CARLGUSTAV (http://www.mensagenscomamor.com/frases_de_carl_jung.htm)
OLIVEIRA, Jose Vilmar; RODRIGUES, Luiz Carlos. O Processo de Negociação, sua estrutura e importância no contexto atual.  ( http://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos05/299_ARTIGO%20NEGOCIACAO.pdf )
�PAGE �
�PAGE �13�

Continue navegando