Buscar

AULA 3 - A-REVELIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REVELIA 
1. Previsão legal – artigos 319 a 322, e 330, II, do CPC. 
2. Conceito. 
O réu tem o ônus de apresentar defesa ante a ação que lhe foi proposta, sob pena de sofrer as conseqüências processuais negativas.
"Num sentido amplo, a revelia pode ser entendida como a situação em que se coloca o réu, por descumprir algum outro ônus, que não o de defender-se."
"Revelia, em sentido estrito, é a situação em que se coloca o réu que não contesta. Pouco importa tenha ele se utilizado dos outros modos de defesa (exceção ou reconvenção). Será revel se não praticar o ato processual consistente em contestar, com todos os seus requisitos, ou seja, praticado no prazo, através de advogado regularmente habilitado." 
Luis Rodrigues Wambier. 
Ocorre revelia se o réu citado: 
não comparece; 
comparece, mas desacompanhado de advogado; 
comparece, acompanhado de advogado e contesta, mas fora do prazo; 
comparece, acompanhado de advogado, no prazo, mas produz outra modalidade de defesa, que não a contestação, com as restrições dos artigos 180 c/c o artigo 265, III, e 306 do CPC; 
comparece, acompanhado de advogado, contesta no prazo, mas não impugna especificamente os fatos narrados pelo autor na petição inicial. 
No procedimento sumário (art. 277, § 2º) e nos Juizados Especiais Cíveis (Lei n. 9.099/95 – artigo 20) há outra circunstância que também produz revelia: ausência injustificada do réu à audiência. A presença do réu nos processos que tramitam no juizado especial é imprescindível. 
a revelia pressupõe citação válida. Se a citação for nula ou inexistente, todos os atos processuais subseqüentes, a partir da citação também serão considerados nulos, mormente quanto à revelia. 
3. Efeitos 
A REVELIA produz os seguintes efeitos:
I) Art. 319 do CPC – Se o réu não contestar a ação, presumir-se-ão verdadeiros os fatos afirmados pelo autor. 
Exceção: quando o réu é citado com hora certa ou por edital (citações fictas), é nomeado um curador especial que pode impugnar os fatos apenas de forma genérica. (artigo 9º , do CPC) 
A falta de contestação não induz a REVELIA, nos seguintes casos:
a - se, havendo pluralidade de réus, algum deles contestar a ação - artigo 320,I.;
Obs: O artigo 320, I, tem que ser entendido como restrito à impugnação de fato comum a todos os litisconsortes, ou comum ao réu atuante e ao revel litisconsorte. Relativamente aos demais fatos, a sanção do art. 319 incide: eles serão reputados verdadeiros pelo juiz, eliminada a possibilidade de prova contrária do réu quanto aos mesmos.
b - se o litígio versar sobre direitos indisponíveis - art. 320,II. Exemplo: guarda, educação e alimento de filhos, investigação de paternidade.
c - se a petição inicial não estiver acompanhada do instrumento público, que a lei considere indispensável à prova do ato. - art. 320,III. Quando a lei exigir como substância do ato, o instrumento público, nenhuma outra prova, por mais especial que seja, pode suprir-lhe a falta. (art. 366, do CPC).
Outro efeito da REVELIA - consiste no prosseguimento do processo independentemente de intimação do réu. (art. 322, primeira parte). Entretanto, o réu poderá intervir no processo em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontra. (artigo 322, parte final, do CPC) 
Efeito de ordem processual da REVELIA é o da simplificação do procedimento. Não tendo o réu contestado a ação e não ocorrendo qualquer das hipóteses do art. 320 do CPC, o juiz proferirá o julgamento antecipado da lide. 
Caracteriza-se a REVELIA, também:
- art. 13 do CPC - verificando-se incapacidade processual ou a irregularidade da representação do réu, o juiz marcará prazo razoável para ser sanado o defeito. Não sendo cumprido o despacho dentro do prazo, se a providência couber: II - ao réu, reputar-se-á revel.
- morte do procurador do réu - quando já iniciada a audiência de instrução e julgamento, poderá, por sua inércia, torná-lo revel. Aquilo acontecendo, o juiz marcar-lhe-á o prazo de 20 dias para constituir novo mandatário. 
Nos casos acima, os preceitos dos artigos 319 e 322 do CPC devem ser aplicados no que couberem.
- ao autor-reconvindo que deixar de contestar a reconvenção, réu que é nessa ação, se aplicam as regras dos art. 302 e 319 do CPC.
- o efeito da simplificação do procedimento, face à REVELIA é manifestado nas ações rescisórias, cautelares (artigo 803), procedimentos especiais (art. 897, 912, parágrafo único, 915, parágrafo 2o., 916, parágrafo primeiro, 939, 955, 968, 1.053, 1.058, 1.119, parágrafo único).

Outros materiais