Buscar

ROTEIRO DPT REC ESPÉCIE NEWTON ALUNOS 1a parte

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

� SHAPE \* MERGEFORMAT ����
2º Semestre/ 2015
Processo do Trabalho
Prof (a). Ms: Adélia Procópio Camilo
Recursos em Espécie. Recurso Ordinário. Agravo de Petição. Agravo de Instrumento. Embargos de Declaração. Recurso de Revista. Embargos no TST. Recurso Adesivo. Agravo Regimental.
RECURSO ORDINÁRIO
1. Cabimento: Artigo 895, CLT
Súmula 158, TST: decisão do Tribunal em ação rescisória.
Súmula 414 do TST: antecipação de tutela concedida na sentença
- LEMBRETE: Exceções da Súmula 214 do TST.
2. Efeito: 
Em regra, apenas efeito devolutivo – art. 899 CLT.
Todavia, a jurisprudência tem admitido, em situações excepcionais, o ajuizamento de ação cautelar inominada, com pedido de liminar, com o objetivo único de dar efeito suspensivo ao recurso ordinário (Súmula 414 do TST, item I). 
Súmula 393, Efeito Devolutivo em Profundidade
 3. Tramitação: 
- Prazo: o recurso ordinário deve ser interposto, no prazo de 8 (oito) dias, por petição dirigida ao juiz que proferiu a decisão recorrida. Este poderá admiti-lo ou não. 
Pessoas jurídicas de direito público e MPT: art. 188 do CPC, aplicável ao processo do trabalho por força do art. 769 da CLT.
- Admitido, será intimada a parte adversa para apresentar contrarrazões, ressalvando-se que esse prazo é idêntico a todos, inclusive para as pessoas jurídicas de direito público e para o MPT.
Recebidas as razões de contrariedade, o art. 518 do CPC, aplicável ao processo do trabalho, faculta ao juiz de primeiro grau reconsiderar ou não sua decisão quanto à admissibilidade do recurso. 
Mantida a decisão de admissibilidade, da qual não caiba nenhum recurso, o juiz remeterá os autos ao tribunal.
Se o juiz não admitir o recurso, poderá o recorrente interpor agravo de instrumento, no prazo de 8 dias.
Se o juiz relator indeferir o processamento do recurso, dessa decisão caberá agravo regimental. 
É de oito dias o prazo par ao MP exarar o seu parecer nos autos. 
- Se houver condenação do empregador em pecúnia, desde que se trate de dissídio individual, é devido depósito recursal, recolhido e comprovado o recolhimento no prazo alusivo ao recurso.
- Exige o pagamento de custas (desde que a parte não seja isenta de seu pagamento ou beneficiária da justiça gratuita).
- Deve ser interposto por petição escrita
- Admite-se a sustentação oral, primeiro o recorrente e depois o recorrido.
- O Recurso Ordinário admite Recurso Adesivo.
- É lícito invocar a prescrição em recurso ordinário, muito embora não arguida no juízo de origem.
LEMBRETES: 1) PROCEDIMENTO SUMARÍSSIMO – 
2) – Acordo homologado em juízo: art 831 CLT.
Obs: o juiz é obrigado a homologar acordo? Súmula 418, TST
3) Súmula 435, TST
AGRAVO DE PETIÇÃO
Há três tipos de agravos no sistema recursal trabalhista: agravo de instrumento, agravo de petição e agravo regimental.
1- Cabimento: O agravo de petição é o recurso próprio para impugnar decisões judiciais proferidas no curso do processo de execução, a ser interposto no prazo de 8 (oito) dias da ciência da decisão. Art.897, “a”, da CLT. 
Como a lei não fala o tipo de decisão que seria impugnável através do Agravo de Petição, há três correntes:
a) Somente as sentenças, terminativas ou definitivas, proferidas no processo de execução permitiriam a interposição do agravo de petição. Entre os defensores, Wagner Giglio.
b) A segunda corrente adota interpretação ampliativa, admitie o agravo de petição das decisões interlocutórias, como, por exemplo, aquela que torna sem efeito uma penhora ou determina o levantamento de depósito em dinheiro. Amauri Mascaro Nascimento.
c) Finalmente, a terceira corrente sustenta que, inicialmente, apenas as sentenças, definitivas ou terminativas, no processo de execução, são impugnáveis por agravo de petição. Todavia, em situações excepcionais, a decisão interlocutória, quando terminativa do feito, poderá ser atacada de imediato pelo agravo de petição.
Exemplo de aplicação: Embargos à Execução; Embargos de Terceiro no processo de execução; Embargos à Arrematação; Embargos à adjudicação e Impugnação aos Cálculos;
2- Delimitação da matéria: Artigo 897,§1º,CLT e Súmula 416,TST:
3- Efeitos: o agravo de petição possui somente efeito devolutivo. É possível a execução definitiva da parte incontroversa. 
O agravo de petição possui efeito translativo.
4- Preparo: Súmula 128 do TST, item II. 
No processo de execução, as custas, sempre de responsabilidade do executado, serão pagas ao final. Artigo 789
•	Em se tratando de Agravo de Petição em Embargos de Terceiro, é obrigatório o pagamento de custas, salvo se a parte for isenta ou tiver os benefícios da justiça gratuita.
5- Procedimento: Admitido o recurso e não havendo retratação, o agravado será intimado para interpor a contraminuta/contrarrazões ao agravo, também no prazo de 8 dias. 
OBSERVAÇÃO: há decisões que somente são impugnáveis por remédio processual específico previsto em lei. Por ex: sentença de liquidação (impugnável nos embargos à penhora). 
Cabe AP pelo INSS de decisão que homologa acordo, art. 832, §§ 3º, 4º, e 5º.
Petição dirigida ao juiz prolator da decisão que exercerá o juízo primeiro de admissibilidade. Agravado será intimado para interpor contraminuta ao AP. 
1ª instância: Juiz remete recurso ao TRT cabendo-lhe decidir sobre a extração da carta de sentença ou formação de instrumento para a execução da parcela incontroversa.
- Admite recurso adesivo;
AGRAVO DE INSTRUMENTO
1- Cabimento: é cabível, no prazo de 8 (oito) dias, das decisões que denegarem a interposição de recursos. Há necessidade de formação de autos apartados. Artigo 897, “b”, CLT.
Cabe agravo de instrumento: contra as decisões que denegarem seguimento a recurso ordinário, de revista, extraordinário, adesivo, agravo de petição e, por óbvio, contra as decisões que denegarem seguimento ao próprio agravo de instrumento. 
OBS: Não cabe agravo de instrumento das decisões que denegarem seguimento ao recurso de embargos no TST, pois, nesse caso, o recurso adequado é o agravo regimental.
Obs: Súmula 285 do TST.
2- Efeito: o agravo de instrumento possui apenas efeito devolutivo, isto é, a matéria que será analisada pelo juízo ad quem se limita à validade ou não da decisão denegatória de recurso. 
3- Procedimento: § 5o do art. 897 da CLT.
É da responsabilidade exclusiva do agravante a correta formação do instrumento com peças obrigatórias (decisão agravada, a certidão da respectiva intimação, as procurações dos advogados de agravante e agravado, a petição inicial, a contestação, a decisão originária, o comprovante do depósito recursal e do recolhimento das custas, a conseqüência será o não conhecimento do agravo) e peças facultativas.
De acordo com os §§ 4o, 6o e 7o do art. 897 da CLT, o agravo de instrumento será julgado pelo tribunal que seria competente para conhecer o recurso cuja interposição foi denegada.
O agravo de instrumento é interposto perante o órgão judiciário prolator da decisão agravada, o qual poderá revogá-la (reconsiderá-la) ou não. 
Interposto o agravo de instrumento, o juiz poderá reconsiderar a decisão agravada. Se a decisão agravada for mantida, o agravado será intimado para, no prazo de 8 dias, oferecer resposta ao agravo e ao recurso principal, instruindo-as com as peças que considerar necessárias ao julgamento de ambos os recursos.
As peças poderão ser declaradas autênticas pelo próprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal.
Atenção quanto ao depósito recursal no Agravo de Instrumento: Art.899. CLT, § 7o e § 8o , CLT.
De acordo com a OJ 217 da SDI-1, para a formação do agravo de instrumento, não é necessária a juntada de comprovantes de recolhimento de custas e de depósito recursal relativamente ao recurso ordinário, desde que não seja objeto de controvérsia no recurso de revista a validade daqueles recolhimentos.
Mais algumas jurisprudências relacionadas:
OJ’S DA SDI-1 DO TST: 282; 284; 285; 286 (mandato tácito); 287; 110; 374.
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
1- Cabimento: 
Art. 897-A: prazo de 5 (cinco) dias, devendo seu julgamento ocorrer na primeira audiência ou sessão subsequente a sua apresentação, registrada na certidão, admitido efeito modificativo da decisão nos casos de omissão e contradição no julgado e manifesto equívoco no exame dos pressupostos extrínsecos do recurso.
Súmula 421, TST.
Omissão e prequestionamento: súmulas 184 e 297 do TST.
3- Pressupostos: 
O cabimento dos Embargos de declaração não exige preparo ou pagamento de custas.
Pressuposto específico: indicação do ponto obscuro, contraditório ou omisso.
4- Efeito: interruptivo.
 Ocorrência de efeito modificativo: art. 897-A, §2º, CLT. Vista à parte contrária.
Súmula 278,TST. 
Embargos Protelatórios: Artigos 538, CPC / 1026, CPC 2015.
OBS: Súmula 98, STJ.
 
�PAGE �
�PAGE �1�

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais