Buscar

Simulado Currículo 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2
Ao longo da história da pedagogia a noção de currículo ganhou muitos significados e essas definições ainda influenciam as concepções e práticas pedagógicas dos professores(as) nas escolas.
O sentido etimológico da palavra currículo (termo latino "curriculum") expressa movimento progressivo, pista de corrida, caminho a ser percorrido. No contexto educacional, a noção de currículo tem abarcado proposições diversas englobando referenciais curriculares propostos pelas redes de ensino, grade curricular com disciplinas e atividades, conjunto de planos de ensino dos professores(as), aquilo que acontece na sala de aula e experiências vividas pelos alunos na escola, entre outros.
O conceito de currículo inicialmente utilizado na Europa e nas Colônias Americanas tinha o sentido estrito de matéria, até o final do século XIX. Em 1902, com a publicação do livro "The child and the curriculum" de John Dewey, a definição vai se enriquecendo, pois a partir da crítica aos currículos utilizados nas escolas daquela época apontava-se para a construção de um currículo que valorizava os interesses do aluno e o papel importante atribuído à experiência para a aprendizagem escolar. Percebe-se assim a ampliação do sentido dado a noção de currículo para além da matéria, incorporando a dimensão do ensino e da aprendizagem.  
FERRAZ, Osvaldo Luiz; CORREIA, Walter Roberto. Teorias curriculares, perspectivas teóricas em Educação Física Escolar e implicações para a formação docente. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte. vol.26 no.3 São Paulo July/Sept. 2012. p. 532. Disponível: < http://www.scielo.br/pdf/rbefe/v26n3/18.pdf >. Acesso em: 28/12/2014.  
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, assinale quais são as três primeiras subdivisões teóricas que embasaram a organização curricular brasileira:  
	
	A
	teorias tecnicistas, teorias não-críticas e teorias pré-críticas. 
	
	B
	teoria crítico-reprodutivista, teoria escola-nova, teoria crítica.
	
	C
	teoria crítica, teoria pós-crítica e teorias histórico-críticas.
	
	D
	teorias tradicionais, teorias críticas e teorias pós-críticas.
	
	E
	teorias tradicionais, teorias tecnicistas e teorias críticas.
	
	
Questão 2/2
I. Marques de Pombal expulsou os jesuítas do Brasil tendo como objetivo criar uma escola útil aos fins do Estado em substituição àquela que servia aos interesses eclesiásticos.  
Por que:  
II. Avaliou e refletiu sobre o que funcionava e o que não funcionou na educação jesuítica, conduzindo a educação brasileira a uma prática educacional crítica e organizada, vinculada à vida prática dos estudantes. 
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta.
	
	A
	As assertivas I e II são proposições excludentes.
	
	B
	As duas assertivas são falsas.
	
	C
	A assertiva I é verdadeira e a II é falsa.
	
	D
	A assertiva I é uma proposição falsa e a II é verdadeira
	
	E
	As assertivas I e II são verdadeiras.

Outros materiais