Buscar

5 Estádios do Ciclo do Sono

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

5 Estádios do Ciclo do Sono
20 de julho de 2012 por: Jorge Elói
O sono é um estado simples de consciência, em que todos os dias repousamos física e psicologicamente. Este tem várias fases ou estádios, uma das quais, a chamada sono REM em que se realiza os sonhos. Mas como decorre o ciclo do sono? E qual é a importância do mesmo para o ser humano?
O sono é um período em que o ser humano descansa física e psicologicamente. Considerado por muitos, uma necessidade fisiológica básica. Aconselha-se a dormir 8 horas por dias, isso representa uma terça parte do dia, logo, uma terça parte das nossas vidas. Se tivermos 30 anos, 10 foram passados a dormir.
As 5 Estádios do Ciclo do Sono:
Estádio 1 – Responsável pela transição entre a vigília e o sono. Pode representar até 5% do tempo total do sono Redução do tonos muscular. Libertação da melatonina segregada pela glândula pineal (Ver Glândula Pineal: Funções Paranormais?). Responsável por regular o sono, o metabolismo, tendo outras várias funções, entre as quais, antioxidante.
Estádio 2- Designado como sono leve. Representa até 55% do tempo total de sono. Neste estádio, existe uma diminuição de ativação dos neurónios corticais e por consequente, desce o ritmo cardíaco e respiratório, relaxam-se os músculos e a temperatura corporal desce drasticamente.
Estádio 3 – O tónus muscular continua a diminuir. Este estádio representa até 8% do sono total. Neste estádio os movimentos oculares são raros e são necessários mais estímulos que o estádio anterior para o individuo acordar.
Estádio 4 – As frequência das ondas cerebrais muda para delta. Este estádio corresponde até 15% do sono total. Nesta fase, liberta-se a hormona do crescimento, a leptina (responsável pelo controle do apetite, massa corporal, reprodução, cicatrização, imunidade) e o cortisol  (responsável por influenciar o metabolismo).
Estádio 5 – Esta fase também chamada sono REM (rapid eyes moviment) ou paradoxal, visto que a frequência das ondas cerebrais apresentam características associadas ao estádio 1 e ao mesmo tempo o sistema músculo – esquelético apresenta a máxima hipotonia, porém os olhos mexem-se rapidamente e existem oscilações dos membros, dos lábios, língua, cabeça e músculos timpânicos. Este estádio representa até 25% do sono total. É neste estádio que ocorrem a grande maioria dos sonhos.
Muitas pessoas perguntam-se: porque não sonham? Porém a pergunta incita a erro visto que cada vez que o ciclo chega ao sonho REM, sonhamos. Acontecendo mais do que uma vez por noite. O tempo total do ciclo, normalmente aproxima-se de 90 minutos. Após o sono REM, o ciclo irá recomeçar. O recordar ou não dos sonhos depende da fase do sono em que se acorda. Quando mais afastado do sono REM se acorda, menos probabilidade se tem de recordar dos sonhos.
Contudo apesar das investigações e descobertas, o sono e o sonho ainda são considerados um mistério da vida humana. Porque sonhamos? Que nos dizem os sonhos? Porque a necessidade de dormir varia consoante a pessoa? São perguntas que têm respostas, porém não passam de teorias e conjeturas.

Outros materiais