Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Metodologia do Ensino de História
  Ler em voz alta
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Leopold von Ranke nasceu na Prússia, no final do século XVIII (1795), e viveu praticamente todo o século XIX (1886). Seu pensamento caracterizou-se pela busca da objetividade e da aplicação do método histórico na investigação dos fenômenos sociais. A chamada história científica, divulgada por Ranke, tinha como bases principais a neutralidade científica, a objetividade e a fidelidade aos documentos”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  FAUSTINO, Rosângela Célia. GASPARIN, João Luiz. A influência do positivismo e do historicismo na educação e no ensino de história. Acta Scientiarum, Maringá, v. 23, n. 1, p. 157-166, 2001, p. 161,162. . Acesso em 10 abr. 2019. 
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre as ideias de Ranke, observe as seguintes afirmativas:
I. A linha historiográfica lançada por ele ficou conhecida como escola metódica.
II. Defende que o historiador também deve estar atento para construir seu saber com base em elementos aparentemente secundários ou insignificantes.
III. Supunha que o passado era algo real, concreto, positivo: logo, atingir a veracidade histórica seria completamente possível. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	
	I
	
	B
	
	II
	
	C
	
	III
	
	D
	
	I e III
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	
	II e III
Questão 2/10 - Metodologia do Ensino de História
  Ler em voz alta
Observe a citação abaixo:
“A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, sancionada pelo ex-presidente da república Fernando Henrique Cardoso, em 20 de dezembro de 1996, tem por objetivo definir e regularizar o sistema de educação brasileiro com base nos princípios presentes na Constituição Nacional de 1988”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEDEIROS, Emerson Augusto de.  20 anos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº 9.394/96: uma análise sobre a questão. Anais III Conedu. . Acesso em 15 abr. 2019. 
Atentando para essas informações e para os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, assinale a alternativa correta.
	
	A
	
	Essa lei propunha, de maneira geral, voltar à diretrizes antigas dos sistemas de ensino, consideradas mais apropriadas à sociedade atual.
	
	B
	
	Obrigatória às escolas públicas e opcional às privadas, a Lei foi editada para ajudar os professores na construção de novos currículos e metodologias de ensino.
	
	C
	
	A LDBEN trouxe melhoras, como o reconhecimento institucional do direito universal à educação e propiciou a organização de um sistema de educação nacional universalizado. 
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	A LDBEN trouxe importantes melhorias e, por isso, é possível afirmarmos que agradou à todos os envolvidos no processo educativo.
	
	E
	
	O impacto da LDBEN na educação ficou longe do esperado, trazendo poucas mudanças e melhorias para o ensino.
Questão 3/10 - Metodologia do Ensino de História
  Ler em voz alta
Considere a seguinte citação: 
“Há cerca de oitenta anos [...], um importante artigo de Marc Bloch sobre a ‘História Comparada’ […] buscava afirmar em um universo historiográfico prestes a se revolucionar uma nova e instigante promessa historiográfica. O ambiente intelectual europeu mostrava-se então bastante propício à formulação de novas ideias no campo da historiografia, e esta estava de fato prestes a conhecer uma verdadeira revolução historiográfica”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARROS, José D’Assunção. História Comparada: da contribuição de Marc Bloch à constituição de um moderno campo historiográfico. História social, Campinas, n. 13, p. 7-21, 2007, p. 8. . Acesso em 08 abr. 2019. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre o pensamento do historiador Marc Bloch, leia as seguintes afirmativas, assinalando V para verdadeiras e F para falsas:
I. ( ) Para o autor, o historiador está sempre atrasado: chega tarde ao “laboratório”, somente depois que as experiências já terminaram; contudo, esses experimentos deixam “resíduos” e, com base neles, o estudioso pode tirar suas conclusões.
II. ( ) Compara o historiador com profissionais como o detetive, o psicanalista e o médico, explicando que, assim como os saberes associados a essas profissões, o saber histórico é exato.
III. ( ) Defende que o historiador também deve estar atento para construir seu saber com base em elementos aparentemente secundários ou insignificantes. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	F – V – F
	
	B
	
	V – F – F
	
	C
	
	F – F – V
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	V – V – F
	
	E
	
	F – V – V
Questão 4/10 - Metodologia do Ensino de História
  Ler em voz alta
Leia o seguinte trecho de texto: 
“Bloch fez o debate de que os historiadores, tanto quando os sujeitos históricos que estudam, situam-se entre tempos, daí a História como ‘a ciência dos homens no tempo’. Ao fazerem seu ofício os historiadores, devem olhar o ‘mundo ao seu redor’ sem ilusões de neutralidade: o peso das próprias experiências é imprescindível quando os historiadores fazem seu trabalho e a todo instante passado e presente dialogam”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JÚNIOR, Edmilson Alves Maia. O historiador como Shrek: um estudo da obra “Apologia da História” por meio de canções nas disciplinas de Teoria da História. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História, ANPUH, São Paulo, jul., 2011. . Acesso em 13 abr. 2019. 
Considerando os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre o livro Apologia da história, escrito por Marc Bloch, marque a alternativa correta:
	
	A
	
	Na obra, Bloch defende que a história não é o estudo do passado, mas o estudo do homem no tempo.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	
	O livro aborda a história centrada no acontecimento e no político, tendo como alvo os grandes homens e heróis nacionais.
	
	C
	
	A obra foi escrita completa, enquanto Bloch lecionava na universidade de Paris. 
	
	D
	
	O livro Apologia da História se tornou um marco do chamado historicismo, apontando a busca pela verdade como principal função do historiador.
	
	E
	
	Por ser um livro que não pode ser escrito por completo, Apologia da História não teve grande influência entre os historiadores do período e de hoje.
Questão 5/10 - Metodologia do Ensino de História
  Ler em voz alta
Atente para a seguinte informação: 
“A educação [...] foi inserida como uma artimanha utilizada pelo governo militar, que serviu tanto para manter as mentes disciplinadas conforme preconizava a ideologia da classe dominante quanto para a formação de uma grande massa de mão de obra qualificada que contribuiu para a ascensão econômica e prosperidade do sistema capitalista”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOUTIN, Aldimara Catarina Brito Delabona. CAMARGO, Carla Roseane Sales. A educação na ditadura militar e as estratégias reformistas em favor do capital. Anais Educere, 2015, p. 5855. . Acesso em 14 abr. 2019. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticassobre o ensino de História no regime militar (1964-1985) observe as seguintes afirmações:
I. A História como disciplina autônoma se consolidou no currículo escolar do ensino fundamental.
II. Criou-se a disciplina de Estudos Sociais e, com ela, a pretensão de se usar a história como instrumento de formação do espírito cívico.
III. Novamente a história ficou relegada ao posto de narrativa linear acerca de nomes e de datas considerados importantes pelos militares brasileiros. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	
	I
	
	B
	
	II
	
	C
	
	III
	
	D
	
	I e II
	
	E
	
	II e III
Você assinalou essa alternativa (E)
Questão 6/10 - Metodologia do Ensino de História
  Ler em voz alta
Considere a seguinte informação: 
“As correntes de pensamento que influenciaram os historiadores têm-se formulado e reformulado no tempo. Entre esses movimentos, A Escola dos Annales se apresentou hegemônica no ocidente, processo hegemônico iniciado a partir da reunião de um grupo de historiadores em torno da publicação da Revista Annales d'histoire économique et sociale em 1929 e de um projeto que visava o combate à história que prevalecia naquele momento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Enilson Pereira. Considerações sobre a Escola dos Annales: o debate entre Peter Burke e François Dosse. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História, ANPUH, São Paulo, jul., 2011, p. 1. . Acesso em 12 abr. 2019. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre a Escola do Annales, assinale a alternativa correta:
	
	A
	
	Para os annalistas, a concepção de fonte se resumia aos documentos escritos.
	
	B
	
	A partir dos Annales, a noção de história se restringiu à uma ideia de História dos Grandes Homens.
	
	C
	
	Os Annales ampliou a noção de sujeitos históricos, as massas anônimas foram inseridas na História.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	A chamada Escola dos Annales foi um movimento anterior aos chamados metódicos e, por isso, restringia o uso de fontes históricas.
	
	E
	
	A Escola dos Annales foi importante em seu tempo, mas pouco repercutiu fora da França.
Questão 7/10 - Metodologia do Ensino de História
  Ler em voz alta
Leia o seguinte fragmento de texto: 
“Leopold von Ranke nasceu na Prússia, no final do século XVIII (1795), e viveu praticamente todo o século XIX (1886). Seu pensamento caracterizou-se pela busca da objetividade e da aplicação do método histórico na investigação dos fenômenos sociais. A chamada história científica, divulgada por Ranke, tinha como bases principais a neutralidade científica, a objetividade e a fidelidade aos documentos”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  FAUSTINO, Rosângela Célia. GASPARIN, João Luiz. A influência do positivismo e do historicismo na educação e no ensino de história. Acta Scientiarum, Maringá, v. 23, n. 1, p. 157-166, 2001, p. 161,162. . Acesso em 10 abr. 2019. 
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas, sobre as ideias de Ranke, é correto afirmar:
	
	A
	
	A linha historiográfica lançada por ele ficou conhecida como Escola dos Annales.
	
	B
	
	Rejeitava estudos de história política, militar e eclesiástica.
	
	C
	
	Supunha que o passado era algo real, concreto, positivo. Logo, seria completamente possível atingir a veracidade histórica.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Foi contra a institucionalização da disciplina de História.
	
	E
	
	Seu método tradicional deixava de lado os documentos escritos.
Questão 8/10 - Metodologia do Ensino de História
  Ler em voz alta
Observe a seguinte citação: 
“Casa-Grande e Senzala foi publicado quando Freyre, nascido em 1900, tinha apenas 33 anos. Esse livro precoce abarcava uma vasta extensão de temas e recorria às mais variadas fontes. Seus precursores intelectuais, que em sua grande maioria não eram brasileiros, estavam fora do alcance físico e até mesmo intelectual dos contemporâneos de Freyre e poucos haviam viajado aos Estados Unidos e até mesmo à Europa, conforme nosso autor fizera entre 1918 e 1922, e no ano de 1926”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LEHMANN, David. Gilberto Freyre: a reavaliação prossegue. . Acesso em 11 abr. 2019. 
Considerando os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre Gilberto Freyre, observe as seguintes afirmativas:
I. Os seus detratores o acusam de ter pintado o processo de escravização vivido no Brasil de forma branda e açucarada, originando, assim, o mito da democracia racial.
II. Escreveu uma análise do processo de miscigenação e de trocas culturais entre indígenas, africanos e portugueses.
III. Fez uma abordagem marxista da história, de modo a demonstrar, em aspectos gerais, os processos de sujeição da colônia brasileira a Portugal. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	
	I
	
	B
	
	II
	
	C
	
	III
	
	D
	
	I e II
Você assinalou essa alternativa (D)
	
	E
	
	II e III
Questão 9/10 - Metodologia do Ensino de História
  Ler em voz alta
Atente para o seguinte trecho de texto: 
“Entre 1929 e 1930, Buarque de Holanda viveu em Berlim, onde acompanhou o começo do fim da República de Weimar e desenvolveu a maior parte do seu instrumentário conceitual, sua análise do Brasil. Nessa época, ele teve um contato intensivo com a ciências sociais e a história da Alemanha e se converteu em um observador incansável da vida cotidiana em Berlim, Hamburgo e Leipzig”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA, Sérgio. O Brasil de Sérgio Buarque de Holanda. Soc. Estado, Brasília ,  v. 29, n. 3, p. 823-839,  dez.,  2014. . Acesso em 11 abr. 2019. 
Levando em consideração essa citação e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre Sérgio Buarque de Holanda, analise as afirmativas e, em seguida, marque V para verdadeiras e F para falsas:
I. ( ) Embasado pela matriz sociológica de Max Webber, fez uma radiografia do “ser brasileiro”, abrangendo a dificuldade de se distinguir o âmbito público do privado.
II. ( ) Fez uma abordagem marxista da história, de modo a demonstrar, em aspectos gerais, os processos de sujeição da colônia brasileira a Portugal.
III. ( ) Escreveu uma análise do processo de miscigenação e de trocas culturais entre indígenas, africanos e portugueses. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	
	F – V – F
	
	B
	
	V – F – F
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	
	F – F – V
	
	D
	
	V – V – F
	
	E
	
	F – V – V
Questão 10/10 - Metodologia do Ensino de História
  Ler em voz alta
Considere a seguinte informação: 
“As correntes de pensamento que influenciaram os historiadores têm-se formulado e reformulado no tempo. Entre esses movimentos, A Escola dos Annales se apresentou hegemônica no ocidente, processo hegemônico iniciado a partir da reunião de um grupo de historiadores em torno da publicação da Revista Annales d'histoire économique et sociale em 1929 e de um projeto que visava o combate à história que prevalecia naquele momento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Enilson Pereira. Considerações sobre a Escola dos Annales: o debate entre Peter Burke e François Dosse. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História, ANPUH, São Paulo, jul., 2011, p. 1. .Acesso em 12 abr. 2019. 
Considerando essas informações e os conteúdos do livro-base Ensino de história: itinerário histórico e orientações práticas sobre a Escola do Annales, observe as seguintes afirmações:
I. Para os annalistas, a concepção de fonte se resumia aos documentos escritos.
II. A partir dos Annales, a noção de história se amplificou para alcançar a ideia de história total.
III. Os Annales ampliou a noção de sujeitos históricos, as massas anônimas foram historicizadas. 
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	
	I
	
	B
	
	II
	
	C
	
	III
	
	D
	
	I e II
	
	E
	
	II e III
Você assinalou essa alternativa (E)

Mais conteúdos dessa disciplina