Buscar

5 - Imunidade Inata

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

05 – IMUNIDADE INATA
1- Explique os mecanismos através dos quais o sistema imune inato atua na defesa do organismo.
Recrutamento ativo de células; Reconhecimento dos micróbios; Ingestão e destruição dos micróbios; Apresentação dos antígenos as células do sistema imune adaptativa; Produção de citocinas.
2- Como se dá o reconhecimento dos antígenos pelas células do sistema imune  inato?
O reconhecimento se dá através de PAMPs (pathogen-associated molecular patterns) que correspondem a estruturas características de patógenos microbianos, não presentes nas células dos mamíferos e que frequentemente essenciais para a sobrevivência dos microrganismos (LPS, ácido teicoico). Além disso, reconhecem também os DAMPs (damge-associated molecular patterns) que estão expressos nas células do hospedeiro estressadas ou lesadas.
3) Diferencie os receptores do sistema imune inato e adaptativo quanto ao seu número, especificidade e distribuição.
Quanto ao número de receptores:
NATURAL: existem uma diversidade LIMITADA.
ADQUIRIDA: MAIOR diversidade, grande variedade de anticorpos.
NATURAL: existem diversidade LIMITADA que é condicionada por receptores de reconhecimento padrão (PRR).
ADQUIRIDA: MAIOR diversidade, pois são codificados por genes produzidos pela recombinação somática de segmentos genéticos.
Quando a distribuição:
NATURAL: não-clonal. Receptores idênticos em todas as células da mesma linhagem.
ADQUIRIDA: clonal. Clones de linfócitos com especificidade distinta expressam diferentes receptores.
 4) O que são receptores Toll-Like e onde atuam?
Esses receptores são um grupo de proteína específica e transmembranoso que podem ser encontrados na membrana plasmática, membrana nuclear ou nas membranas de organelas citoplasmáticas. Elas irão associar-se com os PAMPs - porção do micróbio- ou com os DAMPs - células próprias- e assim, desencadeará um processo pró-inflamatório, numa cascata de reações celulares. 
5) Como as barreiras físicas podem exercem seu papel efetor na imunidade inata?
Basicamente existe três processos de impedimento na entrada deste organismo na circulação. Na primeira, o micróbio terá de enfrentar a epiderme ou as superfícies mucosas (tratos gastrointestinal e respiratório). Na segunda, Quando consegue atingir alguma camada destes epitélio, alguns leucócitos, localizados nesta região, produzirão peptídeos que possuem uma função de antibiótico natural conhecidas de DEFENSINAS e CATELICIDINAS. E, por último teremos a destruição de células infectadas e dos micróbios pelos linfócitos intra- epiteliais através dos linfócitos T - pele- e pela subpopulação B-1 de células B - TGI e trato respiratório.
6) Cite as principais funções das células NK.
Basicamente existem tais funções: a da morte celular por injúrias ou infectadas por microorganismos; têm um papel essencial na secreção IFN-γ e IL12 que são citocinas pró- inflamatórias e a outra função será a da morte dos macrófagos com microrganismos no seu interior.
7) Como ocorre a ativação do sistema complemento e quais suas principais funções?
O sistema complemento correspondem a proteínas circulantes no plasma e líquidos extracelulares que podem ser ativados por três vias: via clássica, que reconhece o anticorpo ligado ao microrganismo; via alternativa, que corresponde a ativação direta pelo microrganismo; via da lectina, que é ativada quando reconhece a lectina ligadora de manose com o microrganismo. As funções desse sistema são provocar a inflamação, opsonização, fagocitose e lise dos micróbios.
8) Quais as citocinas mais relacionadas com o mecanismo inflamatório?
São As interleucinas 1, interleucina 6 e o Fator de Necrose Tumoral.
9) Descreva os efeitos locais e sistêmicos da inflamação desencadeada pela resposta imune inata.
Os efeitos locais desencadeados pela inflamação são dor, rubor, calor e edema provocados pela liberação de citocinas que promovem o recrutamento de neutrófilos para o local da infecção e ativação destes, além disso, ocorre uma vasodilatação e o aumento da permeabilidade do capilar.
Os efeitos sistêmicos da atuação dessa citocinas liberadas durante o processo inflamatório podem ser a febre devido a sua atuação no hipotálamo que produz uma elevação da temperatura, produção de proteínas de fase aguda pelo fígado e aumento da produção de leucócitos. Em casos mais graves de infecção pode ocorrer uma diminuição do débito cardíaco (choque), além da formação de trombos nos vasos.
10) Descreva a resposta antiviral.
A infecção viral resulta na produção e secreção de INF tipo 1 por macrófagos e células dendríticas. O INF tipo 1 secretado induz um estado de resistência antiviral nas células, pois ativa as células NK, células dendriticas, linfócitos T, macrófagos, sua atuação também inclui a inibição da replicação viral por estimular as células a produzirem enzimas para destruir o material genético dos vírus. Simultaneamente a presença dos vírus pode levar a ativação do sistema complemento, cujos componentes ativados atraem e ativam os fagócitos, opsonizam vírus ou promovem a lise dos vírus envelopados.

Outros materiais