Buscar

HEMOGRAMA - HEMATOLOGIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HEMATOLOGIA
Tecido conjuntivo sanguíneo
O sangue (originado pelo tecido hemocitopoiético) é um tecido altamente especializado, formado por alguns tipos de células, que compõem a parte figurada, dispersas num meio líquido – o plasma -, que corresponde à parte amorfa. Os constituintes celulares são:
glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos). glóbulos brancos (leucócitos) .
O plasma é composto principalmente de água com diversas substâncias dissolvidas, que são transportadas através dos vasos do corpo.
Todas as células do sangue são originadas na medula óssea vermelha.
Plaquetas (ou trombosito) - (elementos figurados do sangue)
Plaquetas são restos celulares originados da fragmentação de células gigantes da medula óssea, conhecidas como megacariócitos. Possuem substâncias ativas no processo de coagulação sanguínea, sendo, por isso, também conhecidas como trombócitos (do grego, thrombos = coágulo), que impedem a ocorrência de hemorragias, são ativadas por exposição ao colágeno. Glóbulos vermelhos (elementos figurados do sangue)
Glóbulos vermelhos, hemácias ou eritrócitos são anucleados, possuem aspecto de disco bicôncavo e diâmetro de cerca de 7,2 m. São ricos em hemoglobina, a proteína responsável pelo transporte de oxigênio, a importante função desempenhada pelas hemácias é transporte de oxigênio e dióxido de carbônico, e o equilíbrio acido básico (tamponamento).
Glóbulos brancos (elementos figurados do sangue)
Glóbulos brancos, também chamados de leucócitos, são células sanguíneas envolvidas com a defesa do organismo. Essa atividade pode ser exercida por fagocitose ou por meio da produção de proteínas de defesa, os anticorpos.
Costuma-se classificar os glóbulos brancos de acordo com a presença ou ausência, em seu citoplasma, de grânulos específicos, e agranulócitos, os que não contêm granulações específicas, comuns a qualquer célula.
Glóbulos Brancos
Características Função
Célula com diâmetro entre 10 e 14 m; nucleo pouco volumoso, contendo 2 a 5 lóbulos, ligados por pontes cromatínicas. Cerca de 5% a 65% dos glóbulos brancos.
Atuam ativamente na fagocitose de microorganismos invasores, a partir da emissão de pseudópodes. Constituem e primeira linha de defesa do sangue.
Componentes do sangue
- plasma - Ions orgânicos
- Subst. orgânicas.
- cels: hemácias e leucócitos.
- plaquetas
Hematopoiese Proliferação e diferenciação de todas as células do sangue.
Local de formação do sangue
A medula óssea dos ossos chatos (esponjosos), é o local mais importante de hematopoese, a partir de 6 a 7 meses, durante a infância e a vida adulta (única fonte de novas cels sanguíneas).
Eritropoese
As stem cells (cels de origem da medula ossea) tem a capacidade de gerar novas cels de origem, e de se diferenciar em qualquer linhagem de cel do sangue. Com o inicio da diferenciação uma célula de origem perde seu potencial pluripotente, e é direcionada para a produção de uma ou mais linhagens células. Perde também sua capacidade de auto-renovação, tornando-se uma célula progenitora. Embora destinada a uma dada linhagem essa célula progenitora ainda não adquiriu as características da linhagem.
O estágio de diferenciação da hemácia pode ser dividido da seguinte forma:
• Fase de proliferação da célula
- Proeritroblasto – célula grande, citoplasma azul e um núcleo que ocupa mais da metade da célula. O núcleo apresenta cromatina e contem muitos nucléolos pequenos e azuis.
- Eritroblasto basófilo – a célula perdeu seus nucléolos, aglutinação de cromatina no núcleo, citoplasma azul com elevado conteudo de RNA.
- Eritroblasto policromático – a célula e seu núcleo são menores, grandes agrupamento de cromatina nuclear, conteúdo decrescente de RNA e aumento da hemoglobina.
• Fase da maturação – hemoglobinização e perda de núcleo. 
-Eritoblasto ortocromático - cel ainda menor, núcleo bola maciça e preta, citoplasma roséo.
- Reticulócito – célula quase madura, já expeliu o núcleo, contém RNA residual em seu citoplasma.
	- Eritrócito – disco bicôncavo sem núcleo, vermelho
	
Diariamente são produzidas em torno de 10¹² novos eritrócitos, a eritropoese dura cerca de 7 dias, e um proeritroblasto produz 16 eritrócitos maduros.
Regulação da eritropoese
A regulação é mediada por um fator de crescimento a eritropoietina, um hormônio que é levado pelo sangue até a medula óssea a partir de seu local de produção no rim.
Não há reservas de eritropoietina , o estimulo para sua produção é a tensão de oxigênio nos rins. A produção de eritropoietina portanto aumenta na anemia, qdo por alguns motivo a Hb é incapaz de liberar o oxigênio.
A eritropoietina estimula a eritropoese aumentando o numero de cels progenitoras comprometidas com a eritropoiese.
A medula óssea necessita de mtos outros precursores para uma eritropoese eficaz, incluindo metais como o ferro e cobalto, vitaminas (especialmente a B12*, C, E, B6, tiamina e riboflavina). A deficiência de qlq um desses pd levar a anemia.
*B12- é uma coenzima de duas reações bioquímicas , elemento necessário para manter a hematopoese e a síntese de Hb, assim como o acido fólico e o ferro. A B12 tbm é importante para a divisão celular e duplicação do DNA.
Hemoglobina (Hb)
A principal função dos eritrócitos é o transporte de oxigênio aos tecidos e retorno de dióxido de carbono dos tecidos para os pulmões. Para executar essa tarefa eles contam com uma proteína especializada chamada Hb.
Proteína formada por quatro cadeias polipeptídicas, cada uma contém um grupo HEME.
Cada HEME é formado por um anel protoporfirínico contendo um átomo de ferro na forma ferroso(Fe++).
Ocorre o início da síntese nos pró-eritroblastos e termina nos reticulócitos.
Um fator importante para a formação da Hb é o ferro.
Cada grupo heme é formado por um anel porfirinico contedo um átomo de ferro na sua forma ferrosa.
A Hb é formada por uma porção proteica chamada globina e uma outra correspondente ao heme, a síntese de Hb começa a partir do proeritroblasto e vai aumentando durante a maturação das cels ate a fase de reticulocito. Estes são responsáveis por 35% da produção de Hb, eritrócitos não sintetizam Hb!
Hemacias – seu equilíbrio osmótico é determinado pela bomba de sódio e potássio, tem função tampão (promove a manutenção do pH do sangue).
Sua produção de ATP se da pela glicose anaeróbia (piruvato lactato) – principal via de energia de produção de energia e corresponde a aproximadamente 90% da degradação da glicose.
Hematócrito
Método que permite medir a massa de hemácias , por centrifugação em capilares, onde uma de suas extremidades é vedada. Constitui a medida da razão entre o volume dos eritrócitos e o volume de sangue total.
O resultado é expresso em %: Valores de referencia – homem 40 a 50% Mulher 35 a 45%
Degradação da Hb – formação de bilirrubina a partir da degradação da Hb.
Nesse sistema a Hb é desdobrada em globina e heme, e o anel heme é aberto produzindo:
- ferro livre que é transportado pela corrente sanguínea pela transferina.
- Uma cadeia linear de 4 núcleos pirrólicos, que constitui o substrato a partir do qual sera formada a bilirrubina (heme).
A primeira substância formada é a biliverdina, que é rapidamente reduzida a biliverdina livre. Esta ultima é gradualmente liberada no plasma pelos macrófagos. A bilirrubina livre se combina com a albumina plasmática e é transportada para o sangue e liquido intersticial..
Dentro de poucas horas a bilirrubina livre é absorvida através da membrana celular hepática. 
Leucócitos (glóbulos brancos)
Hematócrito (ou Ht ou Htc) é a percentagem ocupada pelos glóbulos vermelhos ou hemácias no volume total de sangue.

Outros materiais