Logo Passei Direto
Buscar

Deficiência Auditiva: Conceitos e Direitos

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Conforme o texto base apresentado a disciplina. Para acabar com a desvalorização das pessoas surdas, é preciso utilizar a nomenclatura correta para tratar os surdos ou pessoas com deficiência auditiva, o que é de extrema importância para promover uma comunicação mais inclusiva e respeitosa. A nomenclatura correta evita o uso de termos pejorativos ou discriminatórios que podem gerar desconforto ou ofensas para as pessoas surdas. Dessa forma, primeiro precisamos entender o que é correto utilizar: pessoa surda ou pessoa com deficiência auditiva. Pela Lei Brasileira n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005, temos a seguinte definição:
Assinale a alternativa que contém apenas as assertivas corretas.
A 2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
B 2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências sensoriais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua portuguesa. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
C 2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage pelo uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
D 2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva severa, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por exame especifico nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.

De acordo com o material de aula. As pessoas surdas possuem garantias legais que visam a inclusão e acessibilidade na sociedade brasileira. Essas leis são importantes para assegurar que os surdos possam exercer seus direitos e viver com igualdade de oportunidades. São os principais direitos:
Assinale a alternativa que contém apenas as assertivas corretas.
A A isenção de impostos para a compra de carros está citada na Lei n. 14.287 de 31 de dezembro de 2021, que altera a Lei n. 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, para prorrogar a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis de passageiros e estender o benefício para as pessoas com deficiência auditiva. Para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar que a pessoa se enquadra nos critérios estabelecidos pela legislação. A comprovação precisa ser feita por laudos médicos, e o valor que a pessoa irá receber é de um salário mínimo. O benefício não é vitalício e precisa ser renovado a cada dois anos, quando a situação socioeconômica e a saúde do beneficiário serão avaliadas.
B Pelo INSS, os surdos têm alguns benefícios garantidos, que são aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Para ter direito a esse benefício, o contribuinte surdo precisa comprovar o mínimo de 180 meses trabalhados na condição de pessoa com deficiência e ter idade mínima de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres. O BPC, que é um benefício assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, é destinado a pessoas idosas acima de 65 anos e pessoas com deficiência que não têm condições de se sustentar ou serem sustentadas pela família. Para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar que a pessoa se enquadra nos critérios estabelecidos pela legislação. A comprovação precisa ser feita por laudos médicos, e o valor que a pessoa irá receber é de um salário mínimo. O benefício não é vitalício e precisa ser renovado a cada dois anos, quando a situação socioeconômica e a saúde do beneficiário serão avaliadas.
C O BPC, que é um benefício assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, é destinado a pessoas idosas acima de 65 anos e pessoas com deficiência que não têm condições de se sustentar ou serem sustentadas pela família. Para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar que a pessoa se enquadra nos critérios estabelecidos pela legislação. A comprovação precisa ser feita por laudos médicos, e o valor que a pessoa irá receber é de um salário mínimo. O benefício não é vitalício e precisa ser renovado a cada dois anos, quando a situação socioeconômica e a saúde do beneficiário serão avaliadas.
D A isenção de impostos para a compra de carros está citada na Lei n. 14.287 de 31 de dezembro de 2021, que altera a Lei n. 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, para prorrogar a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis de passageiros e estender o benefício para as pessoas com deficiência auditiva. Pelo INSS, os surdos têm alguns benefícios garantidos, que são aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Para ter direito a esse benefício, o contribuinte surdo precisa comprovar o mínimo de 180 meses trabalhados na condição de pessoa com deficiência e ter idade mínima de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres. O BPC, que é um benefício assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, é destinado a pessoas idosas acima de 65 anos e pessoas com deficiência que não têm condições de se sustentar ou serem sustentadas pela família. Para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar que a pessoa se enquadra nos critérios estabelecidos pela legislação. A comprovação precisa ser feita por laudos médicos, e o valor que a pessoa irá receber é de um salário mínimo. O benefício não é vitalício e precisa ser renovado a cada dois anos, quando a situação socioeconômica e a saúde do beneficiário serão avaliadas.

Segundo o texto apresentado a disciplina. As pessoas surdas possuem garantias legais que visam a inclusão e acessibilidade na sociedade brasileira. Essas leis são importantes para assegurar que os surdos possam exercer seus direitos e viver com igualdade de oportunidades. Os direitos das pessoas com surdez são bem abrangentes.
Assinale a alternativa que apresenta alguns desses direitos.
A Um dos principais é o direito de reabilitação auditiva pelo SUS, é possível receber aparelho auditivo e realizar implante coclear sem custo pelo SUS, caso seja necessário. têm direito ao passe livre federal. No entanto, é necessário ter um salário-mínimo por pessoa da família. Quem se enquadra como surdo perante a lei brasileira tem direito a meia entrada em ingressos para shows, eventos e cinemas. A isenção de impostos para a compra de carros está citada na Lei n. 15.287 de 31 de dezembro de 2021, que altera a Lei n. 9.989, de 24 de fevereiro de 1995, para prorrogar a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis de passageiros e estender o benefício para as pessoas com deficiência auditiva. Pelo INSS, os surdos têm alguns benefícios garantidos, que são aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Para ter direito a esse benefício, o contribuinte surdo precisa comprovar o mínimo de 180 meses trabalhados na condição de pessoa com deficiência e ter idade mínima de 50 anos para homens e 45 anos para mulheres.
B Um dos principais é o direito de reabilitação auditiva pelo SUS, é possível receber aparelho auditivo e realizar implante coclear arcando apenas com custo do material pelo SUS, caso seja necessário.

Conforme o texto de aula. de acordo com a legislação brasileira, as pessoas surdas são consideradas pessoas com deficiência auditiva e têm direito à acessibilidade comunicacional e à educação bilíngue em Libras e português.
Assinale a alternativa correto:
A Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
B Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Art. 2º Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
C 2º Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
D Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Art. 2º Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

Segundo o material de aula. Quando buscamos uma sociedade ideal, onde todos tenham os seus direitos respeitados, é necessário para as pessoas surdas que elas tenham acessibilidade, que possam se comunicar e interagir com outros indivíduos – e a garantia de poder acessar as informações e serviços públicos e participar plenamente da vida na sociedade. Se ocorrerem as adaptações necessárias para que a acessibilidade dessas pessoas aconteça, toda a sociedade avançará junto, pois haverá mais valorização, mais respeito, além de ter pessoas participando mais ativamente, teremos de fato uma sociedade que preza pelos direitos dos cidadãos.
O Programa de Ação Social Mundial para Pessoas com Deficiência (1992, p. 21) apresenta a seguinte definição:
A A participação plena nas unidades básicas de saúde - isto é, na médicos, família, no grupo social e na comunidade - é a base da experiência de vida. O direito à igualdade de oportunidades de participação está consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, devendo ser aplicado a todos, sem excluir as pessoas deficientes. Mas, na realidade, costuma-se negar a elas a oportunidade de participar plenamente das atividades do sistema sócio-cultural em que vivem. Essa exclusão se dá em virtude de barreiras materiais e sociais nascidas da ignorância, da indiferença e do medo.
B A participação plena nas unidades básicas da sociedade - isto é, na família, no grupo social e na comunidade - é a base da experiência humana. O direito à igualdade de oportunidades de participação está consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, devendo ser aplicado a todos, sem excluir as pessoas deficientes. Mas, na realidade, costuma-se negar a elas a oportunidade de participar plenamente das atividades do sistema sócio-cultural em que vivem. Essa exclusão se dá em virtude de barreiras materiais e sociais nascidas da ignorância, da indiferença e do medo.
C A participação plena nas unidades básicas da sociedade - isto é, na família, no grupo social e na comunidade - é a base da experiência humana. O direito à igualdade de participação está consagrado na Declaração de Salamanca, devendo ser aplicado a todos, sem excluir as pessoas deficientes. Mas, na realidade, costuma-se negar a elas a oportunidade de participar plenamente das atividades do sistema sócio-educacional em que vivem. Essa exclusão se dá em virtude de barreiras materiais e sociais nascidas da ignorância, da indiferença e do medo.
D A participação plena nas unidades básicas da familia - isto é, no grupo social e na comunidade - é a base da experiência de vida. O direito à igualdade de oportunidades de participação está consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, devendo ser aplicado a todos, sem excluir as pessoas deficientes. Mas, na realidade, costuma-se negar a elas a oportunidade de participar plenamente das atividades do sistema sócio-educacional em que vivem. Essa exclusão se dá em virtude de barreiras materiais e sociais nascidas da ignorância, da indiferença e do medo.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Conforme o texto base apresentado a disciplina. Para acabar com a desvalorização das pessoas surdas, é preciso utilizar a nomenclatura correta para tratar os surdos ou pessoas com deficiência auditiva, o que é de extrema importância para promover uma comunicação mais inclusiva e respeitosa. A nomenclatura correta evita o uso de termos pejorativos ou discriminatórios que podem gerar desconforto ou ofensas para as pessoas surdas. Dessa forma, primeiro precisamos entender o que é correto utilizar: pessoa surda ou pessoa com deficiência auditiva. Pela Lei Brasileira n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005, temos a seguinte definição:
Assinale a alternativa que contém apenas as assertivas corretas.
A 2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
B 2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências sensoriais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua portuguesa. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
C 2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage pelo uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
D 2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva severa, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por exame especifico nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.

De acordo com o material de aula. As pessoas surdas possuem garantias legais que visam a inclusão e acessibilidade na sociedade brasileira. Essas leis são importantes para assegurar que os surdos possam exercer seus direitos e viver com igualdade de oportunidades. São os principais direitos:
Assinale a alternativa que contém apenas as assertivas corretas.
A A isenção de impostos para a compra de carros está citada na Lei n. 14.287 de 31 de dezembro de 2021, que altera a Lei n. 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, para prorrogar a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis de passageiros e estender o benefício para as pessoas com deficiência auditiva. Para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar que a pessoa se enquadra nos critérios estabelecidos pela legislação. A comprovação precisa ser feita por laudos médicos, e o valor que a pessoa irá receber é de um salário mínimo. O benefício não é vitalício e precisa ser renovado a cada dois anos, quando a situação socioeconômica e a saúde do beneficiário serão avaliadas.
B Pelo INSS, os surdos têm alguns benefícios garantidos, que são aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Para ter direito a esse benefício, o contribuinte surdo precisa comprovar o mínimo de 180 meses trabalhados na condição de pessoa com deficiência e ter idade mínima de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres. O BPC, que é um benefício assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, é destinado a pessoas idosas acima de 65 anos e pessoas com deficiência que não têm condições de se sustentar ou serem sustentadas pela família. Para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar que a pessoa se enquadra nos critérios estabelecidos pela legislação. A comprovação precisa ser feita por laudos médicos, e o valor que a pessoa irá receber é de um salário mínimo. O benefício não é vitalício e precisa ser renovado a cada dois anos, quando a situação socioeconômica e a saúde do beneficiário serão avaliadas.
C O BPC, que é um benefício assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, é destinado a pessoas idosas acima de 65 anos e pessoas com deficiência que não têm condições de se sustentar ou serem sustentadas pela família. Para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar que a pessoa se enquadra nos critérios estabelecidos pela legislação. A comprovação precisa ser feita por laudos médicos, e o valor que a pessoa irá receber é de um salário mínimo. O benefício não é vitalício e precisa ser renovado a cada dois anos, quando a situação socioeconômica e a saúde do beneficiário serão avaliadas.
D A isenção de impostos para a compra de carros está citada na Lei n. 14.287 de 31 de dezembro de 2021, que altera a Lei n. 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, para prorrogar a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis de passageiros e estender o benefício para as pessoas com deficiência auditiva. Pelo INSS, os surdos têm alguns benefícios garantidos, que são aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Para ter direito a esse benefício, o contribuinte surdo precisa comprovar o mínimo de 180 meses trabalhados na condição de pessoa com deficiência e ter idade mínima de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres. O BPC, que é um benefício assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, é destinado a pessoas idosas acima de 65 anos e pessoas com deficiência que não têm condições de se sustentar ou serem sustentadas pela família. Para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar que a pessoa se enquadra nos critérios estabelecidos pela legislação. A comprovação precisa ser feita por laudos médicos, e o valor que a pessoa irá receber é de um salário mínimo. O benefício não é vitalício e precisa ser renovado a cada dois anos, quando a situação socioeconômica e a saúde do beneficiário serão avaliadas.

Segundo o texto apresentado a disciplina. As pessoas surdas possuem garantias legais que visam a inclusão e acessibilidade na sociedade brasileira. Essas leis são importantes para assegurar que os surdos possam exercer seus direitos e viver com igualdade de oportunidades. Os direitos das pessoas com surdez são bem abrangentes.
Assinale a alternativa que apresenta alguns desses direitos.
A Um dos principais é o direito de reabilitação auditiva pelo SUS, é possível receber aparelho auditivo e realizar implante coclear sem custo pelo SUS, caso seja necessário. têm direito ao passe livre federal. No entanto, é necessário ter um salário-mínimo por pessoa da família. Quem se enquadra como surdo perante a lei brasileira tem direito a meia entrada em ingressos para shows, eventos e cinemas. A isenção de impostos para a compra de carros está citada na Lei n. 15.287 de 31 de dezembro de 2021, que altera a Lei n. 9.989, de 24 de fevereiro de 1995, para prorrogar a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis de passageiros e estender o benefício para as pessoas com deficiência auditiva. Pelo INSS, os surdos têm alguns benefícios garantidos, que são aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Para ter direito a esse benefício, o contribuinte surdo precisa comprovar o mínimo de 180 meses trabalhados na condição de pessoa com deficiência e ter idade mínima de 50 anos para homens e 45 anos para mulheres.
B Um dos principais é o direito de reabilitação auditiva pelo SUS, é possível receber aparelho auditivo e realizar implante coclear arcando apenas com custo do material pelo SUS, caso seja necessário.

Conforme o texto de aula. de acordo com a legislação brasileira, as pessoas surdas são consideradas pessoas com deficiência auditiva e têm direito à acessibilidade comunicacional e à educação bilíngue em Libras e português.
Assinale a alternativa correto:
A Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
B Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Art. 2º Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
C 2º Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
D Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Art. 2º Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

Segundo o material de aula. Quando buscamos uma sociedade ideal, onde todos tenham os seus direitos respeitados, é necessário para as pessoas surdas que elas tenham acessibilidade, que possam se comunicar e interagir com outros indivíduos – e a garantia de poder acessar as informações e serviços públicos e participar plenamente da vida na sociedade. Se ocorrerem as adaptações necessárias para que a acessibilidade dessas pessoas aconteça, toda a sociedade avançará junto, pois haverá mais valorização, mais respeito, além de ter pessoas participando mais ativamente, teremos de fato uma sociedade que preza pelos direitos dos cidadãos.
O Programa de Ação Social Mundial para Pessoas com Deficiência (1992, p. 21) apresenta a seguinte definição:
A A participação plena nas unidades básicas de saúde - isto é, na médicos, família, no grupo social e na comunidade - é a base da experiência de vida. O direito à igualdade de oportunidades de participação está consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, devendo ser aplicado a todos, sem excluir as pessoas deficientes. Mas, na realidade, costuma-se negar a elas a oportunidade de participar plenamente das atividades do sistema sócio-cultural em que vivem. Essa exclusão se dá em virtude de barreiras materiais e sociais nascidas da ignorância, da indiferença e do medo.
B A participação plena nas unidades básicas da sociedade - isto é, na família, no grupo social e na comunidade - é a base da experiência humana. O direito à igualdade de oportunidades de participação está consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, devendo ser aplicado a todos, sem excluir as pessoas deficientes. Mas, na realidade, costuma-se negar a elas a oportunidade de participar plenamente das atividades do sistema sócio-cultural em que vivem. Essa exclusão se dá em virtude de barreiras materiais e sociais nascidas da ignorância, da indiferença e do medo.
C A participação plena nas unidades básicas da sociedade - isto é, na família, no grupo social e na comunidade - é a base da experiência humana. O direito à igualdade de participação está consagrado na Declaração de Salamanca, devendo ser aplicado a todos, sem excluir as pessoas deficientes. Mas, na realidade, costuma-se negar a elas a oportunidade de participar plenamente das atividades do sistema sócio-educacional em que vivem. Essa exclusão se dá em virtude de barreiras materiais e sociais nascidas da ignorância, da indiferença e do medo.
D A participação plena nas unidades básicas da familia - isto é, no grupo social e na comunidade - é a base da experiência de vida. O direito à igualdade de oportunidades de participação está consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, devendo ser aplicado a todos, sem excluir as pessoas deficientes. Mas, na realidade, costuma-se negar a elas a oportunidade de participar plenamente das atividades do sistema sócio-educacional em que vivem. Essa exclusão se dá em virtude de barreiras materiais e sociais nascidas da ignorância, da indiferença e do medo.

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Deficiência Auditiva
De acordo com o material de apoio. Pode-se afirmar que a surdez ou a deficiência auditiva estão relacionadas à incapacidade de ouvir, porém a pessoa pode ter nascido surda por diversas questões, ou ter adquirido essa perda no decorrer da vida por vários motivos. Seguiremos com aprofundamentos sobre os conceitos sobre surdez e deficiência auditiva. Assim, temos como definição de surdez/deficiência auditiva a perda parcial ou total da audição, na qual podemos separar tipos de deficiência auditivas, sendo elas:
	
	A
	
	sensorioneural, condutiva, mista, ou surdez central
	
	B
	
	sensorioneural, condutiva, mista, central ou surdez central
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	
	sensorioneural, condutiva, central ou surdez central
	
	D
	
	Sensorioneural e condutiva
Questão 2/10 - Deficiência Auditiva
De acordo com o material apresentado a disciplina. Devemos nos atentar para o fato de que, em se tratando de crianças, quando há uma suspeita, quanto mais cedo houver a procura pelos profissionais que possam diagnosticar corretamente, essa criança poderá ser estimulada e apresentará tão logo avanços significativos. Dizer que uma pessoa é deficiente auditiva ou surda não é tão simples. Devemos pensar que, para o diagnóstico correto, é necessário que haja algumas avaliações, como Goldfeld (1998, p. 69) afirma:
	
	A
	
	“As características da surdez são estudadas por profissionais de saúde”
	
	B
	
	“As características da surdez são estudadas por profissionais de educação, para melhor atender aos alunos”
	
	C
	
	“As características da surdez são estudadas por profissionais de diversas áreas, já que demandam conhecimento de diferentes campos científicos”
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	“As características da surdez são estudadas por cientistas, já que demandam conhecimento de diferentes campos científicos”
Questão 3/10 - Deficiência Auditiva
Segundo o material de aula apresentado a disciplina. A Lei n. 10.436/2002 é a mais importante e que trouxe mais avanços para a comunidade surda, uma vez que ela reconhece a Libras como meio legal de comunicação e expressão do surdo e da comunidade surda. A Libras é uma forma de comunicação de natureza visual motora com estrutura gramatical própria, ou seja, a maneira de se comunicar se dá pela visão e pelas mãos. Na Libras temos cinco parâmetros que devem ser respeitados, que são os seguintes:
	
	A
	
	configuração das mãos, ponto ou local de articulação, o movimento, orientação e direcionalidade
	
	B
	
	configuração das mãos, ponto ou local de articulação, o movimento, orientação e direcionalidade e expressão facial
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	
	configuração das mãos, orientação e direcionalidade e expressão facial
	
	D
	
	ponto ou local de articulação, orientação e direcionalidade e expressão facial
Questão 4/10 - Deficiência Auditiva
Conforme o texto apresentado. Os surdos, juntamente com a comunidade surda, buscam há muito tempo a concretização de seus direitos como cidadãos, através de muitas lutas. É verdade que houve avanços e conquistas através de decretos e leis que garantem a acessibilidade e a igualdade entre outras pessoas. Ao falar de leis voltadas para as pessoas surdas, devemos, em primeiro lugar, compreender quem são considerados surdos perante a lei, conforme consta no Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005:
	
	A
	
	2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 100Hz, 2.000Hz, 3.000Hz e 4.000Hz.
	
	B
	
	Art. 2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	
	2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 1500Hz, 3.000Hz, 6.000Hz e 9.000Hz.
	
	D
	
	2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz e 3.000Hz.
Questão 5/10 - Deficiência Auditiva
  Ler em voz alta
De acordo com o material de aula. As pessoas surdas possuem garantias legais que visam a inclusão e acessibilidade na sociedade brasileira. Essas leis são importantes para assegurar que os surdos possam exercer seus direitos e viver com igualdade de oportunidades. São os principais direitos:
	
	A
	
	A isenção de impostos para a compra de carros está citada na Lei n. 14.287 de 31 de dezembro de 2021, que altera a Lei n. 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, para prorrogar a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis de passageiros e estender o benefício para as pessoas com deficiência auditiva. Para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar que a pessoa se enquadra nos critérios estabelecidos pela legislação. A comprovação precisa ser feita por laudos médicos, e o valor que a pessoa irá receber é de um salário mínimo. O benefício não é vitalício e precisa ser renovado a cada dois anos, quando a situação socioeconômica e a saúde do beneficiário serão avaliadas
	
	B
	
	Pelo INSS, os surdos têm alguns benefícios garantidos, que são aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Para ter direito a esse benefício, o contribuinte surdo precisa comprovar o mínimo de 180 meses trabalhados na condição de pessoa com deficiência e ter idade mínima de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres. O BPC, que é um benefício assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, é destinado a pessoas idosas acima de 65 anos e pessoas com deficiência que não têm condições de se sustentar ou serem sustentadas pela família. Para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar que a pessoa se enquadra nos critérios estabelecidos pela legislação. A comprovação precisa ser feita por laudos médicos, e o valor que a pessoa irá receber é de um salário mínimo. O benefício não é vitalício e precisa ser renovado a cada dois anos, quando a situação socioeconômica e a saúde do beneficiário serão avaliadas
	
	C
	
	O BPC, que é um benefício assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, é destinado a pessoas idosas acima de 65 anos e pessoas com deficiência que não têm condições de se sustentar ou serem sustentadas pela família. Para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar que a pessoa se enquadra nos critérios estabelecidos pela legislação. A comprovação precisa ser feita por laudos médicos, e o valor que a pessoa irá receber é de um salário mínimo. O benefício não é vitalício e precisa ser renovado a cada dois anos, quando a situação socioeconômica e a saúde do beneficiário serão avaliadas
	
	D
	
	A isenção de impostos para a compra de carros está citada na Lei n. 14.287 de 31 de dezembro de 2021, que alteraa Lei n. 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, para prorrogar a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis de passageiros e estender o benefício para as pessoas com deficiência auditiva. Pelo INSS, os surdos têm alguns benefícios garantidos, que são aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Para ter direito a esse benefício, o contribuinte surdo precisa comprovar o mínimo de 180 meses trabalhados na condição de pessoa com deficiência e ter idade mínima de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres. O BPC, que é um benefício assistencial previsto na Lei Orgânica da Assistência Social, é destinado a pessoas idosas acima de 65 anos e pessoas com deficiência que não têm condições de se sustentar ou serem sustentadas pela família. Para ter direito a esse benefício, é necessário comprovar que a pessoa se enquadra nos critérios estabelecidos pela legislação. A comprovação precisa ser feita por laudos médicos, e o valor que a pessoa irá receber é de um salário mínimo. O benefício não é vitalício e precisa ser renovado a cada dois anos, quando a situação socioeconômica e a saúde do beneficiário serão avaliadas.
Você assinalou essa alternativa (D)
Questão 6/10 - Deficiência Auditiva
  Ler em voz alta
Conforme o texto base apresentado a disciplina. Para acabar com a desvalorização das pessoas surdas, é preciso utilizar a nomenclatura correta para tratar os surdos ou pessoas com deficiência auditiva, o que é de extrema importância para promover uma comunicação mais inclusiva e respeitosa. A nomenclatura correta evita o uso de termos pejorativos ou discriminatórios que podem gerar desconforto ou ofensas para as pessoas surdas. Dessa forma, primeiro precisamos entender o que é correto utilizar: pessoa surda ou pessoa com deficiência auditiva. Pela Lei Brasileira n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005, temos a seguinte definição:
	
	A
	
	2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	
	2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências sensoriais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua portuguesa. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
	
	C
	
	2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage pelo uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
	
	D
	
	2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva severa, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por exame especifico nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
Questão 7/10 - Deficiência Auditiva
  Ler em voz alta
De acordo com o material de aula. É fundamental que as pessoas surdas possam ter acompanhamento psicológico para lidar com questões emocionais, pois algumas condições que mencionamos, se não trabalhadas por profissionais da área da saúde mental, podem desencadear transtornos. Assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) o transtorno de ansiedade, que pode ser causado pelo preconceito e discriminação que a pessoa surda sofre e pode fazer com que a pessoa se sinta inadequada e excluída socialmente. A pressão para se adaptar ao mundo dos ouvintes também pode ser um desencadeador desta alteração
(   ) A psicose, para a medicina, se traduz como uma síndrome neurológica, em que algumas partes do cérebro não estão funcionando normalmente, geralmente associada à ação de um neurotransmissor nessas áreas, chamado dopamina
(   ) a depressão pode surgir em pessoas adultas e idosas que tiveram o diagnóstico de surdez, principalmente quando a surdez é súbita ou progressiva, pois o indivíduo apresenta dificuldade com a perda auditiva e com o processo de adaptação para a nova realidade
(   ) o estresse pós-traumático, que precisa ser avaliado como um transtorno, pois está relacionado a pessoas que perderam a audição por alguma lesão, acidente ou exposição a sons muito altos
	
	A
	
	V – F – V – V
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	
	V – V – V – V
	
	C
	
	F – F – F – F
	
	D
	
	V – F – F – V
Questão 8/10 - Deficiência Auditiva
  Ler em voz alta
Segundo o texto apresentado a disciplina. As pessoas surdas possuem garantias legais que visam a inclusão e acessibilidade na sociedade brasileira. Essas leis são importantes para assegurar que os surdos possam exercer seus direitos e viver com igualdade de oportunidades. Os direitos das pessoas com surdez são bem abrangentes. Assinale a alternativa que apresenta alguns desses direitos.
	
	A
	
	Um dos principais é o direito de reabilitação auditiva pelo SUS, é possível receber aparelho auditivo e realizar implante coclear sem custo pelo SUS, caso seja necessário. têm direito ao passe livre federal. No entanto, é necessário ter um salário-mínimo por pessoa da família. Quem se enquadra como surdo perante a lei brasileira tem direito a meia entrada em ingressos para shows, eventos e cinemas. A isenção de impostos para a compra de carros está citada na Lei n. 15.287 de 31 de dezembro de 2021, que altera a Lei n. 9.989, de 24 de fevereiro de 1995, para prorrogar a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis de passageiros e estender o benefício para as pessoas com deficiência auditiva. Pelo INSS, os surdos têm alguns benefícios garantidos, que são aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Para ter direito a esse benefício, o contribuinte surdo precisa comprovar o mínimo de 180 meses trabalhados na condição de pessoa com deficiência e ter idade mínima de 50 anos para homens e 45 anos para mulheres.
	
	B
	
	Um dos principais é o direito de reabilitação auditiva pelo SUS, é possível receber aparelho auditivo e realizar implante coclear arcando apenas com custo do material pelo SUS, caso seja necessário. têm direito ao passe livre federal. No entanto, é necessário ter um salário-mínimo por pessoa da família. Quem se enquadra como surdo perante a lei brasileira tem direito a meia entrada em ingressos para shows, eventos e cinemas. A isenção de impostos para a compra de casas está citada na Lei n. 14.287 de 31 de dezembro de 2015, que altera a Lei n. 8.989, de 24 de fevereiro de 2000, para prorrogar a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis de passageiros e estender o benefício para as pessoas com deficiência auditiva. Pelo INSS, os surdos têm alguns benefícios garantidos, que são aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Para ter direito a esse benefício, o contribuinte surdo precisa comprovar o mínimo de 120 meses trabalhados na condição de pessoa com deficiência e ter idade mínima de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres.
	
	C
	
	Um dos principais é o direito de reabilitação auditiva pelo SUS, é possível receber aparelho auditivo e realizar implante coclear sem custo pelo SUS, caso seja necessário. têm direito ao passe livre federal. No entanto, é necessário terum salário-mínimo por pessoa da família. Quem se enquadra como surdo perante a lei brasileira tem direito a meia entrada em ingressos para shows, eventos e cinemas. A isenção de impostos para a compra de carros está citada na Lei n. 14.287 de 31 de dezembro de 2021, que altera a Lei n. 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, para prorrogar a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis de passageiros e estender o benefício para as pessoas com deficiência auditiva. Pelo INSS, os surdos têm alguns benefícios garantidos, que são aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição. Para ter direito a esse benefício, o contribuinte surdo precisa comprovar o mínimo de 180 meses trabalhados na condição de pessoa com deficiência e ter idade mínima de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres.
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Um dos principais é o direito de reabilitação auditiva pelo SUS, é possível receber aparelho auditivo e realizar implante coclear sem custo pelo SUS, caso seja necessário. têm direito ao passe livre federal. No entanto, é necessário ter um salário-mínimo por pessoa da família. A isenção de impostos para a compra de casa e carros está citada na Lei n. 14.287 de 31 de dezembro de 2021, que altera a Lei n. 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, para prorrogar a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis de passageiros e estender o benefício para as pessoas com deficiência auditiva. Pelo INSS, os surdos têm alguns benefícios garantidos, que são aposentadoria por idade. Para ter direito a esse benefício, o contribuinte surdo precisa comprovar o mínimo de 110 meses trabalhados na condição de pessoa com deficiência e ter idade mínima de 60 anos para homens e 55 anos para mulheres.
Questão 9/10 - Deficiência Auditiva
  Ler em voz alta
Segundo o material de aula. Quando buscamos uma sociedade ideal, onde todos tenham os seus direitos respeitados, é necessário para as pessoas surdas que elas tenham acessibilidade, que possam se comunicar e interagir com outros indivíduos – e a garantia de poder acessar as informações e serviços públicos e participar plenamente da vida na sociedade. Se ocorrerem as adaptações necessárias para que a acessibilidade dessas pessoas aconteça, toda a sociedade avançará junto, pois haverá mais valorização, mais respeito, além de ter pessoas participando mais ativamente, teremos de fato uma sociedade que preza pelos direitos dos cidadãos. O Programa de Ação Social Mundial para Pessoas com Deficiência (1992, p. 21) apresenta a seguinte definição:
Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	A participação plena nas unidades básicas de saúde - isto é, na médicos, família, no grupo social e na comunidade - é a base da experiência de vida. O direito à igualdade de oportunidades de participação está consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, devendo ser aplicado a todos, sem excluir as pessoas deficientes. Mas, na realidade, costuma-se negar a elas a oportunidade de participar plenamente das atividades do sistema sócio-cultural em que vivem. Essa exclusão se dá em virtude de barreiras materiais e sociais nascidas da ignorância, da indiferença e do medo.
	
	B
	
	A participação plena nas unidades básicas da sociedade - isto é, na família, no grupo social e na comunidade - é a base da experiência humana. O direito à igualdade de oportunidades de participação está consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, devendo ser aplicado a todos, sem excluir as pessoas deficientes. Mas, na realidade, costuma-se negar a elas a oportunidade de participar plenamente das atividades do sistema sócio-cultural em que vivem. Essa exclusão se dá em virtude de barreiras materiais e sociais nascidas da ignorância, da indiferença e do medo.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	
	A participação plena nas unidades básicas da sociedade - isto é, na família, no grupo social e na comunidade - é a base da experiência humana. O direito à igualdade de participação está consagrado na Declaração de Salamanca, devendo ser aplicado a todos, sem excluir as pessoas deficientes. Mas, na realidade, costuma-se negar a elas a oportunidade de participar plenamente das atividades do sistema sócio-educacional em que vivem. Essa exclusão se dá em virtude de barreiras materiais e sociais nascidas da ignorância, da indiferença e do medo.
	
	D
	
	A participação plena nas unidades básicas da familia - isto é, no grupo social e na comunidade - é a base da experiência de vida. O direito à igualdade de oportunidades de participação está consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, devendo ser aplicado a todos, sem excluir as pessoas deficientes. Mas, na realidade, costuma-se negar a elas a oportunidade de participar plenamente das atividades do sistema sócio-educacional em que vivem. Essa exclusão se dá em virtude de barreiras materiais e sociais nascidas da ignorância, da indiferença e do medo.
Questão 10/10 - Deficiência Auditiva
  Ler em voz alta
Conforme o texto de aula. de acordo com a legislação brasileira, as pessoas surdas são consideradas pessoas com deficiência auditiva e têm direito à acessibilidade comunicacional e à educação bilíngue em Libras e português. Foi reconhecida a Língua Brasileira de Sinais como a língua oficial do Brasil e ficou estabelecido que a educação bilíngue (Libras e português) é um direito das pessoas surdas, conforme a Lei n. 10.436 de 24 de abril de 2002, conforme abaixo: Assinale a alternativa correto:
Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
	
	B
	
	Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Art. 2º Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
	
	C
	
	2º Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
	
	D
	
	Parágrafo único. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. Art. 2º Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
Você assinalou essa alternativa (D)
Questão 1/5 - Deficiência Auditiva
  Ler em voz alta
De acordo com o material de aula. Caso a criança tenha a confirmação do diagnóstico de surdez, que é feita pelo médico otorrinolaringologista, ela precisará ter acompanhamento de uma equipe multiprofissional composta por médico_____________,______________________,_______________. Se a criança já estiver em fase escolar, precisará também do pedagogo. Esses profissionais irão definir qual o melhor tratamento e as terapias que serão utilizadas, para que não haja perda no desenvolvimento dessa criança. É importante que esse processo seja iniciado o mais breve possível. Preencha as lacunas:
	
	A
	
	otorrinolaringologista,fisioterapeuta, psicólogo
	
	B
	
	otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, psiquiatra
	
	C
	
	otorrinolaringologista, enfermeiro, fisioterapeuta
	
	D
	
	otorrinolaringologista, fonoaudiólogo, psicólogo
Você assinalou essa alternativa (D)
Questão 2/5 - Deficiência Auditiva
  Ler em voz alta
De acordo com o material apresentado a disciplina. Devemos nos atentar para o fato de que, em se tratando de crianças, quando há uma suspeita, quanto mais cedo houver a procura pelos profissionais que possam diagnosticar corretamente, essa criança poderá ser estimulada e apresentará tão logo avanços significativos. Dizer que uma pessoa é deficiente auditiva ou surda não é tão simples. Devemos pensar que, para o diagnóstico correto, é necessário que haja algumas avaliações, como Goldfeld (1998, p. 69) afirma:
	
	A
	
	“As características da surdez são estudadas por profissionais de saúde”
	
	B
	
	“As características da surdez são estudadas por profissionais de educação, para melhor atender aos alunos”
	
	C
	
	“As características da surdez são estudadas por profissionais de diversas áreas, já que demandam conhecimento de diferentes campos científicos”
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	“As características da surdez são estudadas por cientistas, já que demandam conhecimento de diferentes campos científicos”
Questão 3/5 - Deficiência Auditiva
  Ler em voz alta
De acordo com o material de aula. O primeiro momento em que pode ser feita a prevenção de perdas auditivas é no pré-natal, no qual serão verificadas as vacinas da mãe, e também por meio de exames solicitados para verificar a incidência de má-formação. Foi implementada a triagem auditiva neonatal universal, que acontece no momento do nascimento, que vai dizer se o recém-nascido apresenta alguma dificuldade auditiva. Com a dificuldade constatada, essa criança será acompanhada e encaminhada ao tratamento adequado desde o nascimento. Qual o nome do exame realizado no momento do nascimento?
Você não pontuou essa questão
	
	A
	
	Teste do ouvidinho
	
	B
	
	Teste da linguinha
	
	C
	
	Teste da orelinha
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Teste do pézinho
Questão 4/5 - Deficiência Auditiva
  Ler em voz alta
Conforme o material de aula. O gesto manual, para uma criança que não usa língua oral ou de sinais, tende a ser preferencialmente icônico. No entanto, essa iconicidade não corresponde diretamente à realidade, e sim a uma representação particular dela; por isso, poderíamos dizer que os gestos e as mímicas são apenas parcialmente icônicos. Essa representação se torna convenção dentro de um grupo familiar. Daí a possibilidade de o sentido ser construído e convencionalizado na interação entre os interlocutores, sejam eles surdos ou ouvintes. Em complemento a este tema, devemos observar que outros estudos indicam que, apesar de existir uma aparente iconicidade nas línguas de sinais, a aquisição do sistema pronominal e a concordância verbal apresentam as mesmas características de aquisição dos mesmos aspectos linguísticos nas línguas faladas. Com isso, podemos concluir que:
	
	A
	
	a língua de sinais se assemelha à língua falada em muitos aspectos, o que auxilia e muito a vida da pessoa surda
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	
	a língua de sinais não se assemelha em nada à língua falada em muitos aspectos, o que auxilia e muito a vida da pessoa surda
	
	C
	
	a língua de sinais se assemelha à língua falada em muitos aspectos, porém somente a pessoa surda consegue se beneficiar com isso
	
	D
	
	a língua escrita se assemelha à língua falada em muitos aspectos, o que auxilia e muito a vida da pessoa surda
Questão 5/5 - Deficiência Auditiva
  Ler em voz alta
Segundo o texto base apresentado a disciplina, pode-se afirmar que a surdez ou a deficiência auditiva estão relacionadas à incapacidade de ouvir, porém a pessoa pode ter nascido surda por diversas questões, ou ter adquirido essa perda no decorrer da vida por vários motivos. Seguiremos com aprofundamentos sobre os conceitos sobre surdez e deficiência auditiva. Assim, temos como definição de surdez/deficiência auditiva:
	
	A
	
	a perda parcial ou total da audição
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	
	a perda parcial da audição
	
	C
	
	a perda total da audição
	
	D
	
	a perda da audição e da capacidade de falar.
Questão 1/5 - Deficiência Auditiva
  Ler em voz alta
De acordo com o material de aula. O primeiro momento em que pode ser feita a prevenção de perdas auditivas é no pré-natal, no qual serão verificadas as vacinas da mãe, e também por meio de exames solicitados para verificar a incidência de má-formação. Foi implementada a triagem auditiva neonatal universal, que acontece no momento do nascimento, que vai dizer se o recém-nascido apresenta alguma dificuldade auditiva. Com a dificuldade constatada, essa criança será acompanhada e encaminhada ao tratamento adequado desde o nascimento. Qual o nome do exame realizado no momento do nascimento?
	
	A
	
	Teste do ouvidinho
	
	B
	
	Teste da linguinha
	
	C
	
	Teste da orelinha
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	Teste do pézinho
Questão 2/5 - Deficiência Auditiva
  Ler em voz alta
Conforme o material de aula. O gesto manual, para uma criança que não usa língua oral ou de sinais, tende a ser preferencialmente icônico. No entanto, essa iconicidade não corresponde diretamente à realidade, e sim a uma representação particular dela; por isso, poderíamos dizer que os gestos e as mímicas são apenas parcialmente icônicos. Essa representação se torna convenção dentro de um grupo familiar. Daí a possibilidade de o sentido ser construído e convencionalizado na interação entre os interlocutores, sejam eles surdos ou ouvintes. Em complemento a este tema, devemos observar que outros estudos indicam que, apesar de existir uma aparente iconicidade nas línguas de sinais, a aquisição do sistema pronominal e a concordância verbal apresentam as mesmas características de aquisição dos mesmos aspectos linguísticos nas línguas faladas. Com isso, podemos concluir que:
	
	A
	
	a língua de sinais se assemelha à língua falada em muitos aspectos, o que auxilia e muito a vida da pessoa surda
Você assinalou essa alternativa (A)
	
	B
	
	a língua de sinais não se assemelha em nada à língua falada em muitos aspectos, o que auxilia e muito a vida da pessoa surda
	
	C
	
	a língua de sinais se assemelha à língua falada em muitos aspectos, porém somente a pessoa surda consegue se beneficiar com isso
	
	D
	
	a língua escrita se assemelha à língua falada em muitos aspectos, o que auxilia e muito a vida da pessoa surda
Questão 3/5 - Deficiência Auditiva
  Ler em voz alta
Segundo o material de aula. Quando buscamos uma sociedade ideal, onde todos tenham os seus direitos respeitados, é necessário para as pessoas surdas que elas tenham acessibilidade, que possam se comunicar e interagir com outros indivíduos – e a garantia de poder acessar as informações e serviços públicos e participar plenamente da vida na sociedade. Se ocorrerem as adaptações necessárias para que a acessibilidade dessas pessoas aconteça, toda a sociedade avançará junto, pois haverá mais valorização, mais respeito, além de ter pessoas participando mais ativamente, teremos de fato uma sociedade que preza pelos direitos dos cidadãos. O Programa de Ação Social Mundial para Pessoas com Deficiência (1992, p. 21) apresenta a seguinte definição:
	
	A
	
	A participação plena nas unidades básicas de saúde - isto é, na médicos, família, no grupo social e na comunidade - é a base da experiência de vida. O direito à igualdade de oportunidades de participação está consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, devendo ser aplicado a todos, sem excluir as pessoas deficientes. Mas, na realidade, costuma-se negar a elas a oportunidade de participar plenamente das atividades do sistema sócio-cultural em que vivem. Essa exclusão se dá em virtude de barreiras materiais e sociais nascidas da ignorância, da indiferença e do medo.
	
	B
	
	A participação plena nas unidades básicas da sociedade- isto é, na família, no grupo social e na comunidade - é a base da experiência humana. O direito à igualdade de oportunidades de participação está consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, devendo ser aplicado a todos, sem excluir as pessoas deficientes. Mas, na realidade, costuma-se negar a elas a oportunidade de participar plenamente das atividades do sistema sócio-cultural em que vivem. Essa exclusão se dá em virtude de barreiras materiais e sociais nascidas da ignorância, da indiferença e do medo.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	
	A participação plena nas unidades básicas da sociedade - isto é, na família, no grupo social e na comunidade - é a base da experiência humana. O direito à igualdade de participação está consagrado na Declaração de Salamanca, devendo ser aplicado a todos, sem excluir as pessoas deficientes. Mas, na realidade, costuma-se negar a elas a oportunidade de participar plenamente das atividades do sistema sócio-educacional em que vivem. Essa exclusão se dá em virtude de barreiras materiais e sociais nascidas da ignorância, da indiferença e do medo.
	
	D
	
	A participação plena nas unidades básicas da familia - isto é, no grupo social e na comunidade - é a base da experiência de vida. O direito à igualdade de oportunidades de participação está consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, devendo ser aplicado a todos, sem excluir as pessoas deficientes. Mas, na realidade, costuma-se negar a elas a oportunidade de participar plenamente das atividades do sistema sócio-educacional em que vivem. Essa exclusão se dá em virtude de barreiras materiais e sociais nascidas da ignorância, da indiferença e do medo.
Questão 4/5 - Deficiência Auditiva
  Ler em voz alta
Conforme o texto apresentado. Os surdos, juntamente com a comunidade surda, buscam há muito tempo a concretização de seus direitos como cidadãos, através de muitas lutas. É verdade que houve avanços e conquistas através de decretos e leis que garantem a acessibilidade e a igualdade entre outras pessoas. Ao falar de leis voltadas para as pessoas surdas, devemos, em primeiro lugar, compreender quem são considerados surdos perante a lei, conforme consta no Decreto n. 5.626, de 22 de dezembro de 2005:
	
	A
	
	2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 100Hz, 2.000Hz, 3.000Hz e 4.000Hz.
	
	B
	
	Art. 2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz.
Você assinalou essa alternativa (B)
	
	C
	
	2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 1500Hz, 3.000Hz, 6.000Hz e 9.000Hz.
	
	D
	
	2º Para os fins deste Decreto, considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais-Libras. Parágrafo único. Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz e 3.000Hz.
Questão 5/5 - Deficiência Auditiva
  Ler em voz alta
De acordo com o material apresentado a disciplina. Devemos nos atentar para o fato de que, em se tratando de crianças, quando há uma suspeita, quanto mais cedo houver a procura pelos profissionais que possam diagnosticar corretamente, essa criança poderá ser estimulada e apresentará tão logo avanços significativos. Dizer que uma pessoa é deficiente auditiva ou surda não é tão simples. Devemos pensar que, para o diagnóstico correto, é necessário que haja algumas avaliações, como Goldfeld (1998, p. 69) afirma:
	
	A
	
	“As características da surdez são estudadas por profissionais de saúde”
	
	B
	
	“As características da surdez são estudadas por profissionais de educação, para melhor atender aos alunos”
	
	C
	
	“As características da surdez são estudadas por profissionais de diversas áreas, já que demandam conhecimento de diferentes campos científicos”
Você assinalou essa alternativa (C)
	
	D
	
	“As características da surdez são estudadas por cientistas, já que demandam conhecimento de diferentes campos científicos”

Mais conteúdos dessa disciplina