Buscar

CIVIL V 07 caso concreto

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO CIVIL V - CCJ0111
SEMANA 7
Caso Concreto
Estou em processo de divórcio cumulado com partilha de bens e ao longo da ação descobri que meu marido vem utilizando a empresa do qual é sócio majoritário para ocultar bens que deveriam compor a meação. Fomos casados por dez anos no regime legal de bens e já no primeiro ano de casamento ele constituiu a empresa e desde então todos os seus bens individuais foram constantemente utilizados para, supostamente, integralizar o patrimônio da empresa. O que posso fazer para garantir a minha meação? Explique a sua resposta à cliente em no máximo cinco linhas.
É possível requerer a desconsideração inversa da personalidade jurídica (art. 50, CC) para proteger o direito do cônjuge meeiro, diante das provas de abuso de personalidade (por confusão patrimonial). A desconsideração inversa permite desconsiderar a autonomia patrimonial da pessoa jurídica para responsabilizá-la por obrigações pessoais do sócio.
Questão objetiva 1
(OAB X Exame 2013) Amélia e Alberto são casados pelo regime de comunhão parcial de bens. Alfredo, amigo de Alberto, pede que ele seja seu fiador na compra de um imóvel. Diante da situação apresentada, assinale a afirmativa correta. 
A garantia acessória poderá ser prestada exclusivamente por Alberto.
A outorga de Amélia se fará indispensável, independente do regime de bens.
A fiança, se prestada por Alberto sem o consentimento de Amélia, será anulável.
A anulação do aval somente poderá ser pleiteada por Amélia durante o período em que estiver casada.
Questão objetiva 2
(DPE-SC Técnico Administrativo 2013) Assinale a alternativa correta de acordo com o Código Civil brasileiro. 
Poderá ser anulado o pacto antenupcial se não for feito por escritura pública.
As convenções antenupciais começam a vigorar desde a data do casamento.
É obrigatório o regime da separação de bens no casamento da pessoa maior de 60 anos.
É admissível alteração do regime de bens, mediante pedido motivado de ambos os cônjuges ao Oficial de Registro Civil, apurada a procedência das razões invocadas e ressalvados os direitos de terceiros.
X) Compete aos pais, quanto à pessoa dos filhos menores, exigir que lhes prestem obediência, respeito e os serviços próprios de sua idade e condição.
Doutrina: 3. Divórcio Para também evitar confusão de patrimônios, o novel legislador estabeleceu previsão específica de causa suspensiva de casamento para “o divorciado, enquanto não houver sido homologada ou decidida a partilha dos bens do casal” (CC, art. 1.523, III). Procura-se evitar controvérsia a respeito dos bens comuns na hipótese de novo casamento de um dos divorciados, em face do regime de bens adotado. Contudo, a restrição será afastada, provando-se a inexistência de prejuízo para o ex-cônjuge (art. 1.523, parágrafo único). Informa ALEXANDRE ALCOFORADO ASSUNÇÃO4 que a Emenda de n. 167 do Senado Federal introduziu o mencionado inciso III do art. 1.523, com a seguinte redação: “III - o divorciado, enquanto não houver sido homologada a partilha dos bens do casal”. A Câmara dos Deputados, na fase final de tramitação, alterou a redação para incluir a expressão “ou decidida”, uma vez que a partilha pode ser objeto de homologação, em divórcio consensual, ou de decisão no divórcio litigioso. Aduz o mencionado autor que a inovação “tem o propósito de evitar confusão entre o patrimônio da antiga e da nova sociedade conjugal. O divorciado por via direta, pela fruição do lapso temporal de separação de fato, ficará sujeito à causa suspensiva para novo casamento, enquanto pendente a partilha dos bens do casal. Não há óbice ao divórcio sem a prévia partilha dos bens, mas, neste caso, a causa suspensiva se instala”. Registre-se que a mencionada Lei n. 11.441, de 4 de janeiro de 2007, acrescentou ao Código de Processo Civil o art. 1.124-A, pelo qual a separação consensual e o divórcio consensual, não havendo filhos menores ou incapazes do casal, poderão ser realizados por “escritura pública”, com “partilha dos bens comuns”. A escritura “não depende de homologação judicial e constitui título hábil para o registro civil e o registro de imóveis.
http://tj-rs.jusbrasil.com.br/jurisprudencia/120125885/apelacao-civel-ac-70056284458-rs
 Entrega realizada!	 Seu trabalho foi entregue com sucesso. Trabalho entregue: SEMANA 7 Data da entrega: 29/09/2015 10:49 Observações: Arquivo enviado: CIVIL V 07 caso concreto.docx

Outros materiais