Buscar

A Corrupção no Governo Lula

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
*
*
Senadora Heloísa Helena
A Senadora Heloísa Helena do partido de esquerda e de oposição PSOL disse que sente tristeza ao ver o governo do Partido dos Trabalhadores (PT) usar o "mesmo balcão de negócios condenados por eles mesmos durante o governo de Fernando Henrique". 
Ela disse que "sente vontade de rir" por causa da mudança de atitude do governo e do PT no que diz respeito à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios. 
A senadora chamou a atitude dos senadores do PT de "oportunista" e disse que "eles não têm autoridade moral uma vez que na semana passada diziam que não se podia criar a CPI, mas agora apóiam". 
Ela chamou de "farsa as reformas que o governo propõe" para acabar com a corrupção. A senadora defendeu a criação da CPI do "mensalão" para apurar a denúncia de compra de votos de deputados pelo governo e a quebra de sigilo fiscal, bancário e telefônico por parte de todos os deputados e senadores.
*
*
O Senador Tasso Jereissati
O senador Tasso Jereissati disse que a "praga da corrupção está sistematizada" dentro do governo e que, apesar de sempre ter sido adversário do PT, "não esperava ter uma decepção tão profunda". 
O senador disse que o governo vinha a evitar a realização de qualquer investigação sobre denúncia de corrupção, mesmo as de pequena importância.
*
*
Senador Antonio Carlos Magalhães (PFL)
O Senador Antonio Carlos Magalhães (PFL) perguntou: Por que Lula foi avisado sobre o ‘mensalão’ e não tomou providências? 
O deputado Miro Teixeira e o governador Marconi Perillo também avisaram o presidente e ele continuou sem fazer nada? 
Após lembrar a intervenção do Senador Marcelo Crivella que disse que Lula não tinha culpa, Antonio Carlos Magalhães perguntou:
No entanto, quem começou tudo? Será que essas nomeações caíram do céu? O presidente não assinou nada? Em dois anos e meio de governo, ele não viu nada de errado?
*
*
O Senador Demostenes Torres (PFL)
O Senador Demostenes Torres (PFL) fez mais uma vez um duro discurso contra o governo. 
Ele chegou a dizer que o problema só será resolvido se o Vice-Presidente José Alencar assumir. 
Ele leu documentos antigos do PT que incluíam sugestões para combater a corrupção e comparou o conteúdo dos documentos com a situação vigente. 
Ele também avisou que vai enviar requerimento à Comissão de Serviços de Infra-Estrutura para convocar o secretário de Comunicação e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken (PT) para prestar esclarecimento sobre uma denúncia publicada ontem no jornal O Estado de São Paulo. 
Gushiken é acusado pelo jornal de criar falsas transportadoras de gás natural para a subsidiária da Petrobras, Gaspetro, e colocar apadrinhados políticos na direção dessas empresas.
*
*
Senador do PT Eduardo Suplicy
O Senador do PT Eduardo Suplicy disse que o tesoureiro do PT, Delúbio Soares, acusado de pagar propinas aos deputados, deve ser afastado do cargo, enquanto perdurarem as investigações das denúncias do deputado Roberto Jefferson. 
Ele também disse: "A melhor pessoa para esclarecer isso, em nome do partido e do presidente Lula, é o senhor Delúbio."
*
*
Senador Efraim Morais (PFL)
O Senador Efraim Morais (PFL) disse que o "o governo federal traiu a confiança de seus eleitores".
 "O PT se elegeu vendendo a vitória da esperança sobre o medo, mas vem frustrando as expectativas que criou", acrescentou. 
Efraim também disse: 
Digamos que o governo do presidente Lula seja fundamentalmente honesto, e que a corrupção ocorra pelas margens. Ora, se em tão pouco tempo foi possível montar esses esquemas sem que o governo se desse conta disso, então estamos diante de uma incompetência sem igual. Mas, se supusermos que o governo do PT não é honesto, então estamos diante de um quadro cuja gravidade nem ouso caracterizar.
*
*
Senador Aloízio Mercadante
Alguns senadores do PT defenderam o governo. Um dos maiores defensores foi o Senador Aloízio Mercadante. 
Ele acusou o governo do estado de São Paulo, do governador Geraldo Alckmin do PSDB, de irregularidades. 
As acusações foram depois desmentidas pelos senadores do PSDB que ainda criticaram o PT pelo fato de "estar levianamente acusando aqueles que estão procurando ajudar", dentro de um quadro político grave, procurando punir somente os responsáveis.
*
*
Senador Paulo Paim
Alguns senadores do PT disseram que a crescente discussão de corrupção nos jornais, e as prisões feitas pela Polícia Federal mostram que o país evoluiu. 
O Senador Paulo Paim elogiou a atitude do partido em apoiar a realização da CPI e disse que as investigações devem ocorrer, "doam a quem doer".
*
*
*
*
Banco Mundial 
Brasília - Um relatório sobre governabilidade, divulgado em 24/06/08 pelo Banco Mundial (Bird), mostra que diversos países em desenvolvimento conseguiram ganhos importantes no controle da corrupção. 
Alguns, inclusive, conseguiram alcançar níveis de países desenvolvidos na performance geral dos indicadores de governabilidade. 
*
*
Metodologia
O documento analisou o desempenho de 212 países em seis critérios: grau de participação dos cidadãos, estabilidade política, eficácia nos serviços públicos, qualidade de regulação, regime de direito e controle da corrupção. 
Os dados são referentes a 2007 e foram compilados de 35 pesquisas de opinião realizadas por diversas instituições nos países pesquisados. 
*
*
Resultados
O estudo mostra que alguns países em desenvolvimento, como Chile, Uruguai, República Tcheca e Hungria, alcançaram índices melhores do que países industrializados, como Grécia e Itália. 
Os organizadores do estudo destacam que os progressos alcançados refletem reformas nas quais líderes políticos, formuladores de políticas públicas, sociedade civil e setor privado vêem uma boa governabilidade e o controle da corrupção como fatores cruciais para o crescimento sustentado. 
*
*
Estabilidade Política
A Argentina está entre os países que foram destacados no relatório no que diz respeito à sua estabilidade política, e o Haiti, em relação à participação popular. 
Apesar desses bons resultados, os pesquisadores afirmam que a qualidade média da governabilidade em todo o mundo não melhorou de forma significativa. 
Países como o Zimbábue e a Venezuela registraram piora em várias dimensões. 
*
*
Brasil
O Brasil não apresentou mudanças significativas nos indicadores, registrando pequena piora em quatro aspectos, em relação a 2006:  grau de participação dos cidadãos, regime de direito, estabilidade política e controle da corrupção. Nestas duas últimas categorias, o país registrou os seus piores resultados

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando