Buscar

Prova Discursiva de didática e currículo

Prévia do material em texto

O desenvolvimento e a estruturação de método e das técnicas de ensino e aprendizagem encaminham-se mediante diversos processos, a exemplo da estruturação lógica (de sequencia logica do conteúdo) e sociopsicologica (de elaboração sociocognitiva do conhecimento), que ocorrem nas relações entre professores , alunos, conteúdo e contexto de ensino e aprendizagem. A ligação entre esses processos e sua mobilização poderão ter o enfoque na substância, ou seja, no significado essencial do conteúdo para a escolaridade e a vida. Portanto, para favorecer a aprendizagem, é interessante que o professor focalize questões essenciais e significativas do conhecimento. Esse princípio é comum a todos os métodos, às técnicas e às atividades de ensino e aprendizagem, tanto quanto as suas etapas de ensino e aprendizagem, tanto quanto às suas etapas de previsão e prática.
 
RANGEL, Mary. Métodos de ensino para aa aprendizagem e a dinamização das aulas. Campinas: Papirus, 2005. P. 14.
 
Com base nesta reflexão , nos conteúdos abordados nas aulas e no livro, explique:
O que são técnicas de ensino? (60%)
Dê exemplos de técnicas usadas em sala de aula. (40%)
2
Para Perrenoud (2011, p. 23) “a tese de que os saberes escolares atuais são perfeitamente compatíveis com os saberes pertinentes para viver numa sociedade pós-industrial, globalizada e urbana, por mais tranquilizadora que seja, é insustentável”.
Para ele,
“a conscientização da defasagem entre os saberes escolares e aqueles que são necessários para viver permite que sejam colocados com maior clareza os termos de um debate fundamental, a saber: seria preferível ampliar os conhecimentos escolares de modo que eles possam abranger as principais realidades contemporâneas? Ou, então, não seria melhor renunciar a essa ampliação, limitando o tempo destinado às disciplinas escolares ‘tradicionais’ e dando ênfase à aprendizagem da leitura e ao desenvolvimento de capacidades intelectuais básicas que permitirão que, ao longo da vida, todos possam aprender aquilo de que necessitam, no momento oportuno?”
PERRENOUD, Philippe. Desenvolver Competências ou Ensinar Saberes? A Escola que Prepara para a Vida. Porto Alegre: Artmed, 2011. p. 23.
 
A proposição de Perrenoud é provocante e questiona os “saberes tradicionais” que ainda são transmitidos pela escola. Com base nos conteúdos do livro-base e das aulas, explique quais são as características da concepção pedagógica “tradicional”.
	
	3822 caracteres restantes.
Questão 3/5
A sistematização coletiva do conhecimento se traduz numa organização do processo pedagógico que permita ao professor ser uma agente ativo, capaz de elaborar e produzir conhecimentos adequados aos interesses e necessidades práticas dos seus alunos.
MARTINS, Pura. Didática teórica/didática prática. São Paulo: Loyola, 2002. p. 12.
 
De acordo com os conteúdos abordados no livro-base e nas aulas, explique quais as concepções de homem, escola e educação que caracterizam esta abordagem do ensino.
Questão 5/5
A denominação “pedagogia crítico-social dos conteúdos” foi introduzida por José Carlos Libâneo no livro “Democratização da escola pública”, editado em 1985, que reuniu artigos publicados entre 1982 e 1984. Nessa proposta pedagógica, o papel primordial da escola é difundir conteúdos vivos, concretos, indissociáveis das realidades sociais.
SAVIANI, Demerval. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2008. p. 177.
 
 Descreva duas das principais características da “pedagogia crítico-social dos conteúdos”, sistematizada por José Libâneo.

Continue navegando