Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

DADOS DO ALUNO:
	Aluno: [Nome completo]
	LEIDIANE SANTOS DOS SANTOS 
	RA: [Número do RA do aluno]
	36983028 
	POLO / UNIDADE:
	UBAITABA-BAHIA 
	CURSO:
	PEDAGOGIA - LICENCIATURA
	COMPONENTE CURRICULAR:
	ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PROJETO DE EXTENSÃO II - PEDAGOGIA
	PROGRAMA DE EXTENSÃO:
	PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE.
	
	FINALIDADE E MOTIVAÇÃO:
	O programa extensionista voltado as ações de Sustentabilidade do curso de Pedagogia - Licenciatura possui a finalidade de apoiar a comunidade por meio da educação, promovendo condições e reflexões para otimizar a relação da comunidade com o ambiente natural e o ambiente construído, priorizando o cuidado e compreensão do meio ambiente. Tais ações poderão reduzir impactos socioambientais negativos e criar uma cultura regenerativa para gerar impactos positivos que irão refletir no meio ambiente, que são importantes para possibilitar uma continuidade do uso de recursos naturais de forma sustentável. Ao identificar as problemáticas ambientais da comunidade os alunos terão a motivação para efetuar as ações de apoio relacionadas ao curso, pelas quais poderão ser desenvolvidas competências técnicas e soft skills específicas. Os conteúdos programáticos sugeridos para correlacionar as ações são: Fundamentos epistemológicos e sociológicos da educação; Educação Ambiental; Metodologias de ensino; Psicologia da Educação; Educação e diversidade; Pensamento científico.
Os locais que poderão contemplar esse projeto são: Escolas; Instituições de Educação Básica; Organizações não governamentais, Associações de bairro, dentre outros.
	COMPETÊNCIAS:
	I - Executar técnicas básicas e aplicadas, em laboratório e em campo, no contexto educacional;
II - Instrumentalizar a comunidade escolar para a prática social crítica, emancipatória e transformadora;
III - Desenvolver produtos e processos de inovação científica, tecnológica e educacional.
	PERFIL DO EGRESSO:
	O perfil do egresso do curso de Pedagogia - Licenciatura idealizado pela IES proporciona a formação docente, que valoriza a inclusão dos conhecimentos produzidos pelas ciências para a Educação, contribuindo para a compreensão dos processos de ensino-aprendizagem, voltado para uso de estratégias e recursos pedagógicos, que favorecem o desenvolvimento dos saberes e eliminem as barreiras de acesso ao conhecimento. A atuação no Programa de Sustentabilidade, demonstra as habilidades para atuar com consciência junto a transformação social por meio da educação, tornando o egresso um agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida.
	SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS):
	Tomada de Decisão
Planejamento e organização
Análise e resolução de problemas
	OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
	O objetivo da extensão no Programa de Sustentabilidade do curso Pedagogia - Licenciatura está relacionado a transferir para a sociedade os conhecimentos desenvolvidos no curso mediante projetos e ações de apoio na resolução de diversas problemáticas no âmbito da sustentabilidade, auxiliando a comunidade e potencializando o desenvolvimento do coletivo e a integração da escola com a comunidade.
	CONTEÚDOS:
	I - Fundamentos epistemológicos e sociológicos da educação; 
II - Educação Ambiental; 
III - Metodologias de ensino; 
IV - Psicologia da Educação; 
V - Educação e diversidade; 
VI - Pensamento científico.
	INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS:
	TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: os paradigmas do novo contexto empresarial. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
AUGUSTINHO, Aline Michele Nascimento. Sociologia da educação. Porto Alegre: Sagah, 2018.
FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2015.
LONGAREZI, Andrea Maturano. Panorama da didática: ensino, prática e pesquisa. Campinas: Papirus, 2017.
RODRIGUES, Ana Maria. Psicologia da aprendizagem e da avaliação. São Paulo: Cengage, 2016.
VIANNA, Cláudia. Políticas de educação, gênero e diversidade sexual. São Paulo: Autêntica, 2018.
	RELATÓRIO FINAL:
	Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas.
Todos os campos são de preenchimento obrigatório!
	DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS
	Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento. 
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção):
	13.3 MELHORAR EDUCAÇÃO, AUMENTAR CONSCIENTIZAÇÃO E A CAPACIDADE HUMANA E INSTITUCIONAL SOBRE MITIGAÇÃO ADAPTAÇÃO, REDUÇÃO DE IMPACTO E ALERTA PRECOCE DE MUDANÇA NO CLIMA.
	Local de realização da atividade extensionista:
	ESCOLA MUNICIPAL ATANAEL DO AMOR DIVINO SANTOS - MARAÚ - BAHIA 
	Durante a ação:
	O PROJETO DE EXTENSÃO II FOI REALIZADO NA ESCOLA MUNICIPAL ATANAEL DO AMOR DIVINO SANTOS COM APOIO DA EQUIPE PEDAGÓGICA COM SUPORTE DA DIREÇÃO ESCOLAR COM ALGUNS RECURSOS QUE PRECISARAM SER ADQUIRIDOS PARA APLICAR O PRESENTE PROJETO, O PROJETO TEVE DURAÇÃO DE 4 DIAS (3 DIAS DE PLANEJAMENTO E 1 DIA DE EXECUSSÃO.
O PROJETO TEVE INÍCIO COM A ABORDAGEM DA PSICOPEDAGOGA DA ESCOLA FALANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, COMO OS JOVENS PRECISAM ENTENDER SOBRE A NECESSIDADE DE REDUZIR OS SEUS IMPACTOS MESMO QUE INDIVIDUAIS E DEPOIS DE FORMA ORGANIZADORA PARA A COMUNIDADE EM QUE VIVE.PARA REALIZAÇÃO DA PALESTRA FOI FEITO USO DE SLIDE.
APÓSA A PALESTRA INICIAMOS AS ATIVIDADES PRÁTICAS DA OFICINA DE REUTIZAÇÃO DE MATÉRIAIS RECICLÁVEIS. OS PARTICIPANTES FORAM DIVIDIDOS EM PEQUENOS GRUPOS, O QUE FAVORECEU A INTERAÇÃO E O TRABALHO COLETIVO. CADA GRUPO RECEBEU DIFERENTES MATERIAIS COMO: GARRAFA PET, CAIXA DE PAPELÃO, TAMPINHAS E PAPEL , EM SEGUIDA FORAM ORIENTADOS A CRIAREM OBJETOS ÚTEIS OU DECORATIVOS. DURANTE A ATIVIDADE, PERCEBEU-SE ENTUSIASMO, CRIATIVIDADE E ENGANJAMENTO PRINCIPALMENTE QUANDO PERCEBERAM NOVAS COISAS TOMANDO FORMA. CONCLUIDA A CONFECÇÃO DOS OBJETOS COM MATERIAL RECICLADO FOI REALIZADO A APRESENTAÇÃO DOS OBJETOS DESENVOLVIDOS POR CADA GRUPO. 
PARA FINALIZAR REALIZAMOS UM BATE PAPO SOBRE CONSUMO CONSCIENTE, DESCARTE CORRETO, E A IMPORTÂNCIA DE PEQUENAS AÇÕES DIÁRIAS PARA DIMINUIR O IMPACTO NEGATIVO NO MEIO AMBIENTE E AS FORMAS QUE PODEMOS CONSICIENTIZAR AS PESSOAS À CERCA DA IMPORTÂNCIA DE CUIDARMOS DO PLANETA QUE VIVEMOS.
OS MATERIAIS UTILIZADOS FORAM TESOURA,COLA, COLA QUENTE , HIDROCOR E TINTA GUACHE. 
	Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado:
	NÃO HOUVE MUDANÇA DE ESTRATÉGIA
	Resultado da ação:
	A REALIZAÇÃO DO PROJETO EXTENSIONISTA APRESENTOU RESULTADOS POSITIVOS SENDO EVIDENCIADOS PELO ENTUSIASMO E ENGAJAMENTO DOS ALUNOS E PELO DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL. OS ALUNOS DEMONSTRARAM COMPREENSÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS RECICLÁVEIS, BEM COMO CRIATIVIDADE E TRABALHO COLABORATIVO DURANTE A CONFECÇÃO DOS OBJETOS. O PROJETO CONTRIBUIU PARA A REFLEXÃO SOBRE PRATICAS SUSTENTÁVEIS E PARA FORMAÇÃO DE ATITUDES RESPONSÁVEIS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE. 
	Conclusão:
	A RELIZAÇÃO DESSE PROJETO VOLTADO A SUSTENTABILIDADE DEMONSTROU A IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES EDUCATIVAS NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA AMBIENTAL E NO FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POSSIBILITARAM DE FORMA PRÁTICA QUE AS CRIANÇAS COMPREENDESSEM DE FORMA PRÁTICA E SIGNIFICATIVA A NECESSIDADE DE PRESEVAR O MEIO AMBIENTE E ADOTAR HÁBITOS MAIS RESPONSAVÉIS NO COTIDIANO.
NO DECORRER DO PROJETO AS CRIANÇAS TIVERAM A OPORTUNIDADEDE REFLETIR SOBRE COMO AÇÕES NEGATIVAS PODEM TER UM IMPACTO DEVASTADOR AO MEIO AMBIENTE..
DESSA FORMA CONCLUI-SE QUE O PROJETO ATINGIU SEUS OBJETIVOS CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE CULTURA AMBIENTAL CONSCIENTE E PARA FORMAÇÃO DE FULTUROS CIDADÃOS MAIS RESPONSÁVEIS E COMPROMETIDOS EM CUIDAR DO PLANETA. 
	Depoimentos (se houver):
	
	RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. 
Questões norteadoras:
(1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas?
(2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado?
(3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas?
Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas.
	A PARTICIPAÇÃO NAS AÇÕES EXTENSIONISTAS DESENVOLVIDAS AO LONGO DO PROJETO FOI UMA EXPERIÊNCIA EXTREMAMENTE SIGNIFICATIVA PARA MINHA FORMAÇÃO ACADÊMICA E PROFISSIONAL. AS ATIVIDADES REALIZADAS POSSIBILITARAM O APRIMORAMENTO DE DIVERSAS HABILIDADES COMO PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, COMUNICAÇÃO, TRABALHO EM EQUIPE E RESPONSABILIDADE SOCIAL FUNDAMENTAIS PARA A PRÁTICA PROFISSIONAL.
DURANTE A EXECUSSÃO DAS AÇÕES FOI POSSIVEL LIDAR COM SITUAÇÕES REAIS, O QUE CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA POSTURA MAIS CRÍTICA, ÉTICA E REFLEXIVA DIANTE DOS DESAFIOS ENCONTRADOS.
OBSERVOU-SE QUE O PROBLEMA INICIALMENTE IDENTIFICADO FOI, EM GRANDE PARTE MINIMIZADO POR MEIO DAS ESTRATÉGIAS ADOTADOS, ESPECIALMENTE NO QUE SE REFERE Á CONSCIENTIZAÇÃO E AO ENVOLVIMENTO DOS PARTICIPANTES. O PROJETODE EXTENSÃO CONTRIBUIU PARA MUDANÇAS DE PERCEPÇÃO E ESTIMULARAM ATITUDES MAIS RESPONSÁVEIS DEMONSTRANDO A RELEVÂNCIA DA INTERVENÇÃO REALIZADA. 
ALÉM DISSO, A EXPERIÊNCIA PERMITIU DE FORMA PRÁTICA, QUE OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS AO LONGO DO CURSO COM AS DEMANDAS APRESENTADAS NAS AÇÕES EXTENSIONISTAS.
CONTEÚDOS TEÓRICOS FORAM MINISTRADOS DE MANEIRA CONCRETA FORTALECENDO A COMPREENSÃODE RELAÇÃO ENTRE E A PRÁTICA. DESSA FORMA AS ATIVIDADES EXTENSIONISTAS CONTRIBUIRAM NÃO APENAS PARA FORMAÇÃO ACADEMICA, MAS TAMBÉM PARA O CRESCIMENTO PESSOAL E PARA CONSTRUÇÃO DE UMA ATUAÇÃO MAIS COMPROMETIDA COM A REALIDADE SOCIAL. 
	DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO - insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você. 
	AS AÇÕES DESENVOLVIDAS POR MEIO DESTE PROJETO FORAM EXTREMAMENTE RELEVANTES PARA A COMUNIDADE ESCOLAR DA ESCOLA MUNICIPAL ATANAEL DO AMOR DIVINO SANTOS. OBSERVEI O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS E O FORTALECIMENTO DA CONSCIÊNTIZAÇÃO AMBIENTAL, ALÉM DO DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO EM EQUIPE. A INICIATIVA CONTRIBUIU POSITIVAMENTE PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENSIZAGEM E PARA FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES.
JOANA MARIA SANTOS SOLEDADE.
ESCOLA MUNIPAL ATANAEL DO AMOR DIVINO SANTOS. 
	REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual;
Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
	TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: os paradigmas do novo contexto empresarial. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
DIAS, Reinaldo. Gestão ambiental: responsabilidade social e sustentabilidade. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
AUGUSTINHO, Aline Michele Nascimento. Sociologia da educação. Porto Alegre: Sagah, 2018.
FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2015.
LONGAREZI, Andrea Maturano. Panorama da didática: ensino, prática e pesquisa. Campinas: Papirus, 2017.
	AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: 
	Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X:
	1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso?
	0
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	(X)
	2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização?
	0
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	(X)
	3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos?
	0
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	(X)
	4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes?
	0
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	(X)
	5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos?
	0
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	(X)
	6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino?
	0
	1
	2
	3
	4
	5
	6
	7
	8
	9
	10
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	()
	(X)
	7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão.
	
2
2
image1.png

Mais conteúdos dessa disciplina