Buscar

APOL - RELACOES PUBLICAS SECRETARIADO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10
Ninguém sabe precisar ao certo, mas é possível perceber que a figura do secretário esteve presente em momentos marcantes de muitas civilizações.
Qual(is) afirmação(ões) a seguir apresenta(m) os fatos marcantes da profissão?
I - Os personagens mais conhecidos como os primeiros secretários foram os Escribas. Os escribas eram os homens que dominavam a escrita, o raciocínio numérico, sabiam classificar e organizar documentos e seu cargo, embora bastante operacional, era de confiança, pois mantinha em segredo informações importantes
II - A partir de 1914, com a explosão das duas Grandes Guerras Mundiais. Os homens morriam nos campos de batalha e as mulheres tiveram que ocupar espaço no mercado para suprir a escassez de mão de obra
III - A partir da década de 1970 a profissão se fortalece no Brasil, principalmente pela chegada de importantes multinacionais. Começa a se solidificar uma luta de classe organizada, que dá origem no dia 30 de setembro de 1985 à Lei 7.377 que regulamenta a profissão
VI - Os homens não voltam mais ao mercado de trabalho como profissionaisde secretariado, pois preferem ocupar cargos ligados a política, associações e federações.
 
Assinale a alternativa que apresenta quais as afirmações acima estão corretas:
	A	
I – III – IV
	B	
I – II – III
Você acertou!
Comentário: A resposta correta é I – II – III, segundo Oliveira e Werner (2014), cap. I.
	C	
II – III – IV
	D	IV – II – I
Questão 2/10
É imprescindível que cada qual respeite os limites de atuação do outro e, ao profissional de secretariado, é de extrema importância conhecer as atribuições de cada profissional: secretário e Relações Públicas/Assessor de Imprensa.
Nesse contexto, o que os Secretários Executivos devem fazer:
I. marcar entrevistas diretamente com os veículos de comunicação, sem a intermediação do Assessor de Imprensa.
II. repassar chamadas (ligações, e-mails etc.) de repórteres de veículos de comunicação diretamente à direção da empresa, sem contatar o Assessor de Imprensa, pois muitas vezes o executivo ainda não está totalmente inteirado da situação e precisa ser orientado sobre como se posicionar, sempre com o propósito de preservar a sua imagem e a da organização.
III. gerenciar a agenda do executivo, suas viagens e as informações pertinentes ao sua área de atuação.
IV. redigir releases (textos jornalísticos que são enviados aos veículos de comunicação) e encaminhá-los para a Imprensa. Isso é atribuição do Assessor de Imprensa.
	A	
Somente a alternativa III está correta
Você acertou!
Somente a afirmação III gerenciar a agenda do executivo, suas viagens e as informações pertinentes ao sua área de atuação, está correta Oliveira e Werner (Cap. 2, 2014, p.38-41).
	B	
As alternativas II, III e IV estão corretas
	C	
As alternativas I, III e IV estão corretas
	D	As alternativas II, III e IV estão corretas
Questão 3/10
Segundo o Manual de Assessoria de Imprensa da Fenaj (2007), a área de assessoria de imprensa é hoje a que mais emprega jornalistas no Brasil. Mas quais são as atividades de responsabilidade da Assessoria de Imprensa:
Analise as sentenças a seguir e marque V (verdadeiro) para as alternativas verdadeiras e F (falso) para as falsas, entre os itens que compreendem as atividades de Assessoria de Imprensa.
 
( ) relacionamento com os veículos de comunicação: envio de releases informativos, contatos pessoais para relacionamento, sugestões de pauta etc.
( ) controle e arquivo das informações; agendamento de reuniões; controle da agenda e viagens dos executivos e gerenciamento de informações para a tomada de decisão.
( ) organização e atualização constante dos contatos com a Imprensa (mailing list) – relação de veículos de comunicação, com nomes de diretores, pauteiros, editores, repórteres e seus respectivos contatos (e-mail, telefone etc.).
( ) elaboração de outros produtos jornalísticos, como fotografias, vídeos institucionais – obs.: nesses casos, muitas vezes o jornalista opta por contratar profissionais terceirizados.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
 
	A	
F – V – F – F
	B	
V – F – V – V
Você acertou!
as atividades controle e arquivo das informações; agendamento de reuniões; controle da agenda e viagens dos executivos e gerenciamento de informações para a tomada de decisão são pertinentes ao profissional de secretariado. (OLIVEIRA; WERNER, 2014, cap. 2, p. 38-41).
	C	
F – V – V – V
	D	V –V – F – F
Questão 4/10
A partir da criação do primeiro escritório de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas do mundo, em 1906 por Yve Lee, a atividade se difundiu pelo mundo com a criação de escritórios especializados em comunicação e com a instalação de departamentos de comunicação corporativa ou política em órgãos públicos, empresas e entidades de classe.
Nas afirmações a seguir, assinale V (verdadeiro) para a alternativa que estiver correta, e F (falso) para a alternativa falsa, relacionadas ao progresso na profissão no Brasil e no mundo.
 
( ) Nos anos 1940/1950, já eram comuns as atividades de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas em países como a França, Canadá, Itália, Holanda, Bélgica, Alemanha, Suécia e Noruega.
( ) No Brasil, o desenvolvimento de atividades de comunicação organizacional se deu de forma contemporânea aos outros países já destacados. Em 1909, o presidente Nilo Peçanha criou a Secção de Publicações e Biblioteca do Ministério da Agricultura. O principal papel do órgão era levar informações sobre o governo à Imprensa.
( ) Tanto no Brasil como no mundo, há que se reconhecer o grande destaque na comunicação organizacional com o endurecimento dos regimes políticos, com a ascensão das políticas de ultradireita – Nazismo, Fascismo e Salazarismo na Europa, governo de Getúlio Vargas no Brasil.
( ) Na Alemanha, Joseph Goebbels foi um pilar na construção da imagem forte de Hugo Chavez. Depois de ter se aproximado dos nacional-socialistas e de ter assumido diversos cargos na administração da Alemanha, foi escolhido diretor de propaganda do partido e, em seguida, assumiu o "Ministério Nacional para Esclarecimento Público e Propaganda",
 
	A	
V – F – V – F
	B	
F – V – V – V
	C	
V – V – V – F
Você acertou!
Comentário: na Alemanha, Joseph Goebbels foi um pilar na construção da imagem forte de Adolph Hitler. Hugo Chavez é da Venezuela. Também precisamos cuidar da nossa cultura geral. (OLIVEIRA; WERNER, 2014, cap. I, p.20).
	D	V – V – F – F
Questão 5/10
O chamado Dress Code – código de vestimenta – por exemplo, varia muito de acordo com o estilo do ambiente profissional. Já no caso dos profissionais de Secretariado Executivo, espera-se desses uma vestimenta mais formal, evidentemente que alinhada ao perfil da área em que atua, mas sempre transmitindo seriedade, confiança, discrição e elegância.
 
Com base no exposto, relacione as colunas.
I. Acessórios
II. Bolsas e sapatos
III. Roupas
IV. Perfumes
 
( ) vale a pena investir um pouco mais e ter um material de boa qualidade e elegância, com o qual você se sentirá bem em qualquer ambiente
( ) são marcantes e definem uma personalidade forte. Mas é importante não exagerar, especialmente se trabalhar em ambientes com muitas pessoas.
( ) são fortes aliados, principalmente das mulheres, mas a regra para a escolha é lembrar sempre que o menos é sempre mais.
( ) jamais podem ser muito justas, com decotes muito pronunciados, muito curtas ou com fendas.
	A	
II – I – III – IV
	B	
II – IV – I – III
Você acertou!
A resposta correta é II – IV – I – III. OLIVEIRA e WERNER (2014, Cap. 2, p. 48-50).
	C	
I – II – IV – III
	D	IV – II – I – III
Questão 6/10
Relações Públicas e Assessoria de Imprensa são disciplinas da Comunicação Social que ganham cada vez mais espaço e importância na sociedade. De modo geral, ambas trabalham com as estratégias de comunicação de organizações, pessoas,
entidades e órgãos públicos, no entanto, cada qual carrega suas particularidades.
Assim sendo, complete as lacunas.
I - A __________ está focada na comunicação das ações dos assessorados para os veículos de comunicação e na criação de vínculos com esses veículos
II - As _________ tratam dessas estratégias junto aos mais diferentes públicos
III - A ___________ é a ‘ponte’ entre o assessorado (empresa, organização, entidade de classe, órgão público, governo, artista, celebridade ) e os veículos de comunicação.
IV - É o profissional de _________ que deve organizar todo o processo de comunicação interna de uma instituição, organização ou entidade, devendo atuar em conjunto com os profissionais de marketing e de RH nas estratégias de endomarketing (envolvimento e convencimento do colaborador interno) e comunicação institucional, com a elaboração de murais informativos, boletins, jornais internos, além da organização de eventos internos.
	A	I. Assessoria de Imprensa – II. Relações Públicas – III. Assessoria de Imprensa– IV. Relações Públicas
Você acertou!
Comentário: A resposta correta é I. Assessoria de Imprensa – II. Relações Públicas – III. Assessoria de Imprensa – IV. Relações Públicas. Segundo Oliveira e Werner (Cap. I, 2014, p. 22-28).
	B	I. Assessoria de Imprensa – II. Assessoria de Imprensa – III. Assessoria de Imprensa– IV. Relações Pública
	C	I. Relações Públicas – II. Relações Públicas – III. Assessoria de Imprensa– IV. Relações Públicas
	D	I. Assessoria de Imprensa – II. Relações Públicas – III. Assessoria de Imprensa– IV. Assessoria de Imprensa
Questão 7/10
Segundo o Manual de Assessoria de Imprensa da Fenaj (2007), a área de assessoria de imprensa é hoje a que mais emprega jornalistas no Brasil. Mas quais são as atividades de responsabilidade da Assessoria de Imprensa:
Analise as sentenças a seguir e marque V (verdadeiro) para as alternativas verdadeiras e F (falso) para as falsas, entre os itens que compreendem as atividades de Assessoria de Imprensa.
 
( ) relacionamento com os veículos de comunicação: envio de releases informativos, contatos pessoais para relacionamento, sugestões de pauta etc.
( ) controle e arquivo das informações; agendamento de reuniões; controle da agenda e viagens dos executivos e gerenciamento de informações para a tomada de decisão.
( ) organização e atualização constante dos contatos com a Imprensa (mailing list) – relação de veículos de comunicação, com nomes de diretores, pauteiros, editores, repórteres e seus respectivos contatos (e-mail, telefone etc.).
( ) elaboração de outros produtos jornalísticos, como fotografias, vídeos institucionais – obs.: nesses casos, muitas vezes o jornalista opta por contratar profissionais terceirizados.
Marque a alternativa que apresenta a sequência correta.
	A	
V – F – F – F
	B	
V – F – V – V
Você acertou!
Comentário: as atividades controle e arquivo das informações; agendamento de reuniões; controle da agenda e viagens dos executivos e gerenciamento de informações para a tomada de decisão são pertinentes ao profissional de secretariado. (OLIVEIRA; WERNER, 2014, cap. 2, p. 38-41).
	C	
F – V – V – V
	D	V –V – F – F
Questão 8/10
Uma profissão, como o secretariado, que se desenvolveu frente à chegada e ao avanço de novas tecnologias, em meio a constantes transformações de um mundo totalmente globalizado, onde as fronteiras se limitam a meras questões geográficas, não poderia ficar parada “vendo a banda passar”. Nas alternativas a seguir, assinale V (verdadeiro) para aquelas que apresentam o perfil esperado para o profissional de secretariado e F (falso) para as afirmações falsas.
 
( ) O profissional de secretariado contemporâneo, na medida em que vai ganhando espaço no mercado de trabalho e deixando de limitar-se à atribuições como servir café e anotar recados, assume um papel cada vez mais participativo no processo gerencial.
( ) Não existe mais o profissional que executa uma única tarefa, é preciso ter visão do todo e agir.
( ) Os secretários(as) só precisam graduar-se no curso de secretariado de nível técnico ou superior para garantir sua estabilidade no mercado, pois são profissionais capazes de trazer os melhores resultados no menor espaço de tempo.
( ) O profissional de secretariado ganha destaque por suas habilidades e competências técnicas e pelo domínio das ferramentas secretariais. Passam a ser reconhecidos por facilitarem os relacionamentos interpessoais, promovendo a interface entre as chefias e o restante da organização e por ser o principal responsável pelo gerenciamento das informações, facilitando, ou não, a comunicação e a tomada de decisão.
	A	
V – V – V – F
	B	
V –V – F – V
Você acertou!
segundo Oliveira e Werner (Cap. I, 2014), atualmente qualquer profissional que queira se manter empregável precisa estar sempre buscando especializar-se na sua área, ou conforme as necessidades do mercado e da sua empresa.
	C	
F – V – V – F
	D	V – F – V - V
Questão 9/10
É crescente o número de organizações que criam departamentos de Comunicação com equipes especializadas em Comunicação Organizacional. Outras contratam um jornalista ou relações públicas para responder pela função ou ainda terceirizam a atividade, contratando empresas especializadas na prática da Assessoria de Imprensa. De uma forma ou de outra, o que as empresas têm percebido é que não podem deixar descoberto uma área tão nevrálgica para seu sucesso como é a comunicação.
Sabendo sobre a importância do papel que cada profissional desempenha, no que tange à comunicação organizacional, indique a alternativa que apresenta o profissional responsável pelas ações citadas.
 
 É o profissional que tem a função de acompanhar, monitorar e gerenciar a forma como o nome da empresa, do profissional ou da instituição tem sido tratado nos veículos de comunicação.
 Nos casos de divulgação de notícias positivas é ele quem organiza a produção de textos informativos e a distribuição desses textos (releases) para a Imprensa.
 Da mesma forma, faz a intermediação para a marcação de entrevistas, orienta o assessorado, acompanha nas entrevistas e monitora a publicação (clipping).
 Nos casos de repercussões negativas atua, muitas vezes, como “bombeiro”, respondendo ou orientando sobre como a organização deve responder às eventuais denúncias, estudando as melhores estratégias de comunicação.
	A	
Jornalista
	B	
Secretário Executivo
	C	
Assessor de Imprensa
Você acertou!
Comentário: resposta correta é Assessor de Imprensa, conforme Oliveira e Werner (Cap. 3, 2014).
	D	Profissional de Marketing
Questão 10/10
Ninguém sabe precisar ao certo, mas é possível perceber que a figura do secretário esteve presente em momentos marcantes de muitas civilizações.
Qual(is) afirmação(ões) a seguir apresenta(m) os fatos marcantes da profissão?
I. Os personagens mais conhecidos como os primeiros secretários foram os Escribas. Os escribas eram os homens que dominam a escrita, o raciocínio numérico, sabiam classificar e organizar documentos e seu cargo, embora bastante operacional, era de confiança, pois mantinha em segredo informações importantes.
II. A partir de 1914, com a explosão das duas Grandes Guerras Mundiais. Os homens morriam nos campos de batalha e as mulheres tiveram que ocupar espaço no mercado para suprir a escassez de mão de obra.
III. A partir da década de 1970 a profissão se fortalece no Brasil, principalmente pela chegada de importantes multinacionais. Começa a se solidificar uma luta de classe organizada, que dá origem no dia 30 de setembro de 1985 à Lei 7.377 que regulamenta a profissão.
IV. Os homens não voltam mais ao mercado de trabalho como profissionais de secretariado, pois preferem ocupar cargos ligados a política, associações e federações.
 
Assinale a alternativa com a sequência correta.
	A	
I – III – IV
	B	
I – II – III
Você acertou!
A resposta correta
é I – II – III, segundo Oliveira e Werner (2014), cap. I.
	C	
II – III – IV
	D	IV – II – II

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais