Buscar

Obsolescência Programada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com o vídeo, o que é obsolescência programada? Como ela afeta a vida dos consumidores? Quais os direitos você acha que o consumidor deveria ter nesta situação? O texto atual do Código de Defesa do Consumidor é suficiente ou mereceria alteração?
É reduzir a vida útil do produto para aumentar o consumo através de versões mais recentes (ex.: meu notebook Acer), que há dias começou a ficar mais lento e queimou a placa do Modem, dessa forma o produto adquirido pelo consumidor já teria uma vida programada. Com isso a economia cresce em ritmo desacelerado rendendo bilhões as indústrias, ou seja, cria-se ai a arma do Capitalismo, obrigando o consumidor a fazer um upgrade aquisitivo a cada ano (gostaria de comprar um Ultrabook), sendo esta uma prática comum na sociedade, seja ela nos shoppings ou nos Showrooms do consumismo desacelerado, onde o ser humano muitas é descrito como zumbi, pois necessita de atualizações em seus eletrônicos.
Logo este consumo desacelerado nos renderia várias monografias em virtude do Direito Ambiental: onde se daria o descarte do produto que se tornou arcaico, ou melhor, será que todos descartariam de acordo com os padrões da sociedade (descarte de celulares em lojas).
Estando ausente a hipótese de desgaste natural ou uso indevido, é perfeitamente cabível a substituição do produto na forma do art. 18,§ 1º, inciso II, do CDC, ou o ressarcimento do valor pago no caso do consumidor assim desejar e também o uso do art. 12 do CDC.
Responsabilidade civil pelo vicio: não funcionar para o fim a que é dirigido. 
Ex.: http://youtu.be/_oFP3qWy83s?t=4m43s
“Aquilo que não se desgasta não é bom para os negócios”
Bernard London

Outros materiais