Buscar

Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Educação

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CEL0466_AV_201501802682 » ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO       
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201501802682 - NATHAN TEIXEIRA DOS SANTOS 
	Professor:
	JOANA DARC VENANCIO
	Turma: 9007/AA
	Nota da Prova: 7,0   Nota de Partic.: 2     Av. Parcial.:1,5     Data: 22/03/2016 17:27:43 (F)
	
	 1a Questão (Ref.: 240165)
	Pontos: 1,5  / 1,5 
	Explique a seguinte frase: "A coerência de um hábito cultural somente pode ser analisada, a partir do sistema a que pertence (Laraia,Roque de Barros. Cultura: Um conceito antropológico . Rio de Janeiro:ZAhar,2008)".
		
	
Resposta: Podemos afirmar com essa frase que somente alguem que pertença a uma cultura pode analisar seus costumas crenças e valores. Por exemplo seria improvavel para alguem do Brasil analisar a cultura de um pais oriental. Pois seu modo de ver a cultura do outro estaria sendo visto por um ponto de vista que não e da pessoa cuja cultura é analisada.
	
Gabarito: Em sintonia com os princípios do relativismo cultural, só é possível entender uma prática cultural, depois de conhecer o sistema cultural que a criou. Não se pode analisar uma determinada prática cultural, tendo como referência os valores de outra cultura.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 61665)
	Pontos: 0,5  / 1,5 
	No capítulo VIII de sua obra mais conhecida, O Capital, Marx faz referências ao sentido duvidoso da educação recebida pelos filhos de operários, na cidade de Londres no século XIX. Segundo o autor as práticas de educação eram tão precárias, que só poderiam servir para perpetuar as relações de opressão e exploração às quais as famílias operárias eram submetidas. Para Marx qual seria o tipo de educação adequada, para o conjunto da sociedade de sua época?
		
	
Resposta: Uma Educação integral onde estaria incluido o Ensino Intelectual,Tecnico e a Educação fisica.
	
Gabarito: Karl Marx acreditava que a educação teria o sentido de emancipar o indivíduo das condição de alienação e exploração. Para isto ele defendia a princípio, a educação de caráter integral, que permitiria ao indivíduo acesso ao conhecimento acadêmico tradicional e também ao ensino técnico relacionado à produção. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 625078)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Segundo Tylor, "Cultura (...) tomada em seu sentido etnográfico amplo é o todo complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costume e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem como membro da sociedade."
Assinale a única alternativa INCORRETA quanto às características da cultura para Tylor: 
		
	
	é transmitida geneticamente 
	
	é aprendida 
	
	envolve a comunicação e a linguagem 
	
	é adquirida através dos processos de socialização 
	
	é cumulativa 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 624942)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Diante das transformações sociais que ocorriam no século XIX observadas e criticadas pelos positivistas era necessário uma "ciência positiva" que resgatasse os princípios conservadores, e fizesse uma ampla reforma social. O filósofo Augusto Comte dividia a filosofia positiva em cinco ciências: astronomia, física, química, fisiologia e física social. Segundo ele:
 I. O "físico social", do mesmo modo que nas ciências naturais, deveria buscar leis universais que explicassem a natureza dos fenômenos sociais. 
II. Todos os fenômenos estudados deveriam ser observados, experimentados, comparados e classificados, para serem considerados verdadeiros e científicos. 
III. Rejeitando o princípio da neutralidade científica, valorizava a relação entre ciência e política, e defendia que cientista deveria ter um forte compromisso ideológico e político com o seu trabalho. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Nenhuma alternativa está correta
	
	As alternativas I e III estão corretas
	
	As alternativas I e II estão corretas
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	As alternativas II e III estão corretas
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 625281)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	A sociedade é um organismo com uma espécie de complementaridade entre as suas partes. 
Quem é autor desta afirmativa?
		
	
	Piaget.
	
	Émile Durkheim.
	
	Paulo Freire.
	
	Max Weber.
	
	Karl Marx.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 576760)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Quando se apresenta de maneira muito intensa em determinada formação sociocultural, o individualismo ameaça a preservação da consciência coletiva. Sem ela não há como manter a continuidade das relações sociais, o que geraria um quadro de anomia. Neste sentido, para Durkheim, a educação escolar funcionaria como um instrumento de 
		
	
	conscientização e politização.
	
	especialização para o trabalho.
	
	emancipação de classe.
	
	manutenção da alienação.
	
	reforço da consciência coletiva.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 622851)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	Um dos temas mais comuns da Sociologia, discutido na vida do trabalho, refere-se ao acúmulo desigual do capital e à luta existentes entre as diferentes classes sociais. Um dos autores clássicos da Sociologia acompanhou as mudanças causadas pela produção industrial, as desigualdades que dela resultaram e escreveu sobre o desenvolvimento do capitalismo. Trata-se, nesse caso, de 
		
	
	Lévi-Strauss 
	
	Karl Marx
	
	Émile Durkheim
	
	Max Weber
	
	Antonio Gramsci
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 570174)
	Pontos: 0,5  / 0,5 
	O que são ideologias na concepção de Marx ?
		
	
	Pensamentos do passado
	
	Pensamentos do tempo presente
	
	Pensamentos futuristas
	
	Fruto de um processo de dominação, denominado de alienação
	
	Fruto de um processo de libertação, denominado de superação
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 623727)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	"São aquelas cujo princípio racional não se vincula tanto ao objetivo a ser alcançado, mas à afirmação de determinados valores. Ex.: participar de uma manifestação em defesa da natureza ou em prol dos direitos humanos, ou entrar para a universidade porque a família considera este um ponto importante". 
Essa definição se aplica a qual tipo de ação social distinguida por Max Weber? 
		
	
	ação social afetiva
	
	ação social racional com relação a fins
	
	ação social religiosa e mítica
	
	ação social racional com relação a valores 
	
	ação social tradicional 
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 86091)
	Pontos: 1,0  / 1,0 
	O ponto de vista etnocêntrico consiste em tomar o próprio grupo como referência e definir os outros grupos sociais, não através dos seus próprios valores, e sim como imperfeições em relação àquilo que se considera o modelo ideal de existência. Marque, entre as alternativas abaixo, a que for correta em relação ao conceito de etnocentrismo. 
		
	
	Em termos territoriais, quanto mais próximos forem dois ou mais grupos humanos entre si, menos etnocêntricos serão em relação aos seus vizinhos.
	
	No plano intelectual, o etnocentrismo pode ser visto como a dificuldade em se pensar a diferença; já no plano afetivo, como sentimentos de estranheza, medo hostilidade, etc. 
	
	O Brasil, dada a sua configuração étnica diversificada, pode ser apontado como um exemplo raro de nação antietnocêntrica.
	
	Em um mundo com tamanha oferta de comunicação tal qual verificado nos dias atuais, se configurando em amplos espaços de discussões na Internet, o etnocentrismo torna-se algo cada vez mais raro.
	
	Muitocomum nas relações interpessoais e de vizinhança, amplamente difundido no senso comum, o ponto de vista etnocêntrico inexiste e sempre inexistiu nas ciências humanas.
		Gabarito Comentado.
	Gabarito Comentado.

Continue navegando