Buscar

Brucelose

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Doença bacteriana
Brucelose
Introdução
A brucelose é uma doença infecto-contagiosa, de evolução crônica e de caráter granulomatoso típico, que acomete principalmente os sistemas reprodutivo e ósteo-articular de bovinos, suínos, ovinos, caprinos, cães, eqüinos e homem. A doença provoca graves perdas produção animal, chegando a causar 25% de diminuição na produção de leite e 15% na produção de carne, sem contar com a perda de bezerros ocasionada por abortamentos. Além disso, a sua presença torna o País vulnerável a barreiras sanitárias internacionais.
Causas
O agente é uma bactéria intracelular facultativa do gênero Brucella. São cocos-bacilos gram negativos, sem cápsula, imóveis e não esporulados. Esse gênero possui várias espécies, reunidas em dois grupos antigenicamente distintos: Brucelas lisas ou clássicas e Brucelas rugosas. O agente pode resistir até 4 dias na urina de bovinos, 75 dias no feto abortado em período frio e 120 dias em locais úmidos, escuros e pH neutro. Entretanto, é sensível a desinfetantes comuns (álcool, produtos clorados, formol e compostos fenólicos), raios solares, fervura e pasteurização.
Epidemiologia
Fonte de infecção
Hospedeiros vertebrados que albergam as brucelas e as eliminam no ambiente: animais doentes ou portadores sãos. As diferentes espécies, apesar de ter predileção por determinada espécie, podem acometer diversas outras espécies. Os gatos porém, são resistentes à brucela.
Via de transmissão
contato direto: transmissão venérea (monta natural), pessoas que lidam diretamente com os animais (doença ocupacional).
contato indireto: ingestão de pastagens, alimentos e/ou água contaminados por restos de aborto, secreções vaginais que contenham brucela, IA.
Diagnóstico
Exame clínico: deve ser considerado com cautela, pois os sintomas são inespecíficos sendo que o principal sintoma - a infertilidade - pode ter etiologia diversa. O abortamento costuma ocorrer após o 5° mês de gestação, sendo comum a retenção fetal por 24-72 horas após a morte. Ocorre com freqüência a retenção de placenta e endometrite. O feto abortado é aparentemente saudável pois não há infecção fetal.
Tratamento:Em rebanhos comerciais o tratamento não deve ser realizado, sendo que por questões epidemiológicas é recomendado o sacrifício dos animais. Em animais de estimação, porém, o tratamento é baseado em antibioticoterapia (oxitetraciclina - 20 mg/kg, estreptomicina - 25 mg/kg, cloranfenicol - 10 mg/kg). Deve-se considerar, porém, que o agente é um parasita intracelular e o tratamento auxilia no alívio dos sintomas, mas é comum que ele não elimine totalmente o agente do organismo.
Referencias:
http://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/18948/doencas-causadas-por-bacterias#!2
http://www.mgar.com.br/zoonoses/aulas/aula_brucelose.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Brucelose

Outros materiais