Buscar

Desafio Profissional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Centro universitário Anhanguera Educacional Santo André
			Curso Pedagogia
Disciplinas Norteadoras 
Didática
Língua Brasileira de Sinais
Responsabilidade social e Meio Ambiente
 
TUTORA:
Através da evolução da humanidade a nível populacional e industrial,o homem vem registrando suas açõesantrópicas,paulatinamente destruindo seus recursos naturais,a nível potencial e generalizado,no afã do desenvolvimento industrial,este proporcionou ao homem maior conforto e melhores condições de vida,mas gerou consequências desastrosas,pois os recursos naturais são esgotáveis e seu uso exacerbado pode levar o nosso planeta para um estado de degradação irreversível.O uso irracional da água e a poluição desenfreada causado por dejetos e produtos químicos entre outros,é comumente disseminada nos rios e córregos do nosso país.
A comunidade Esperança em São Paulo,bairro de baixa renda está sofrendo,devido a poluição de um córrego que atravessa a comunidade gerador de inúmeros problemas, como doenças causados por animais pestilentos,mau cheiro,transbordamento dos rios,ocasionando a paralisação das aulas da única escola regular da comunidade atrasando ano letivo.A associação de pais conjunto com a escola,rádio comunitária e as políticas populacionais buscam elaborar planos de desenvolvimento sustentável,através de conhecimentos científico,de medidas mitigadoras,também através da mobilização da sociedade,afim de revitalizar a bio diversidade do córrego Boa Esperança tornando-o de novo um sistema equilibrado,visando a qualidade de vida e sustentabilidade dos moradores da comunidade.
Infraestrutura Urbana 
Introdução 
Desenvolvimento
 
O projeto desenvolvido usando conceitosde educação com o objetivo de transmissão da informação ,sobre os impactos causados pele poluição do córrego,como transbordamento do mesmo ,mau cheiro,contaminação da água dentre outros,mas também sugere medidas preventivas e mitigadoras para a melhoria da qualidade das águas como canalização do esgoto domestico ,coleta seletiva de resíduos sólidos dentre outras medidas .
Os grupos da sociedade civil como grupos da igreja ,ONG Esperança e outros junto com a escola do bairro identificou a necessidade de um plano especifico para a comunidade Boa Esperança como uma triagem de resíduos sólidos ,colete de óleo usado e outros projetos que estão sendo desenvolvidos com isso espera se o retorno necessário que é a conscientização da população e participação com maior amplitude ,pois o conhecimento e o envolvimento são de suma importância no debate público .
Passo1
Impactos causados pela poluição do córrego no cotidiano.
Medidas adotadas para melhoria da qualidade das águas do córrego.
Mau cheiro causado peloesgotodoméstico eresíduossólidos.
Tratamento e canalização do esgoto doméstico,tratamentofeito através de plantas e peixesespecíficosgeradores de despoluição,utilizando reservatórios próprios para reutilização da água.
Coleta de resíduossólidospara ser reciclado .
Impactos causados pela poluição do córrego no cotidiano.
Medidas adotadas para melhoria da qualidade das águas do córrego.
Contaminação da água por efluentes industriais.
Remover,o solo incinerando a temperatura elevadas,feito por empresas especializadas e reutiliza-lo.O solo contaminado por pesticidas e herbicidas pode ser tratado por um processo chamado remediação por ferro ele é removido e misturado com ferro e água,depois de coberto obtém-se degradação química pode também ser tratado com carvão ativo que funciona como um absorvente de toda parte química e sendo descartado em lugar apropriado não agride o meio ambiente.
Revitalizando solo através do gás carbônico injetando a ele.
Impactos causados pela poluição do córrego no cotidiano.
Medidas adotadas para melhoria da qualidade das águas do córrego.
Transbordamento do córrego em dias chuvoso.
Não jogar resíduos,nas vias públicas.
Problema de assoreamento do leito da água.
Revegetação de algumas áreas.
Vazamento de óleo e excesso de animais mortos.
Removerosólo,incinerando a temperatura elevadas,feito por empresas especializadas e reutilizá-lo.O solo contaminado por pesticidas e herbicidas pode ser tratado por um processo chamado remediação por ferro,oucomcarvão ativo que funciona como um absorvente de toda parte química e sendo descartado em lugar próprio não agride o meio ambiente.
Revitalizando solo através do gás carbônico injetando a ele.
6
Passo 2
Grupos da sociedade civil organizada
Acõesque podem ser desenvolvidas.
Rádio comunitária.
Divulgação da datas,horários e pauta de reunião da associação de pais e mestres na escola do bairro,para discutir as melhorias do córrego da comunidade .
Agente de saúde.
Parceria nas reuniões e planos de visitação.
Grupo de escoteiros Leão.
Realizar trabalho de conscientização da importância da preservação do meio ambiente com os alunos e parceria com a escola.
Grupos da sociedade civil organizada.
Acõesque podem ser desenvolvidas.
Grupo da igrejae ONG Esperança .
Trazer pra o cotidiano pequenas mudanças de hábitos que fazem toda a diferença no dia- a- dia .
Associação de pais e mestres.
Informar discutir sobre o plano de ação elaborado.
Setor agropecuário.
Biocontrole de pragas como alternativa aos inseticidas sintéticos.
Setor industrial.
Redução ou eliminação do uso de solventes e componentes químicos nos processos industriais.
Passo 3
Ações quepodem se desenvolvidas na escola.
Detalhamento das ações.
Projeto de reciclagem .
Separação de todoo resíduos,EX. parte doplásticos e latas se transformam em brinquedos,osresíduos orgânicos vira adubo e o restante de todos os resíduos sólidos vão para triagem de resíduos .Dando aos estudantes noção de reciclagem,tanto do ponto de vista social como ambiental.
Programa de Educação Ambiental .
Implantaçãode programas permanentes de educação ambiental na escola com acompanhamento da comunidade , com medidas preventivas para minimizar e sanar de vez as contaminações provocadas pelos resíduos domésticos.
Ações quepodem se desenvolvidas na escola.
Detalhamento das ações.
Adoção de produtos de limpeza biodegradável.
Substituir os produtos químicos de limpeza utilizados na lavagem de utensílios e dependênciada escola por produto orgânico e biodegradável.Conscientizar os colaboradores sobre os danos ambientais.
Participação ativa dos alunos.
Nomeação de alunos responsáveisque terãoa missão de multiplicar os conhecimentos sobre o meio ambiente dentro da escola .Desenvolvendo gincanas,construção de painéis para sensibilizar os colegas.
Projeto de iniciaçãocientífica.
Os jovensrealizam experiência de iniciação cientifica,com observação coleta de água e discussões .
Passo 4
Problemas,especificidades e características da comunidade.
Sugestão de Melhorias que podem ser
contempladas no Plano Diretor Municipal.
Falta de fiscalização a terrenos ou estruturas abandonadas.
A fiscalização sanitária abrangera especialmente a higiene dos logradouros públicos, dos estabelecimentos comercias, prestadores de serviços, bem como o controle da poluição ambiental e a limpeza de terrenos, cursos da água e das valas.
Punição inexistente aqueles que joga lixo nocórrego.
Na inflação de qualquer artigo deste capitulo, será imposta a multa de 1 a 3 vezes o valor da unidade fiscal do município (UFM) elevada ao dobro em caso de reincidência.
Problemas,especificidadese características da comunidade.
Sugestão de Melhorias que podemser contempladas no plano Diretor Municipal.
Proprietários não tomam as devidas providencias relacionadas a limpeza de terrenos, manutenção das saídas e escoaçãodaságuas e guias.
 
No caso de não cumprimento a prefeitura, mandará fazer os serviços, cobrando do proprietário a importância correspondente, acrescida de 20% e no caso de entupimento de galerias de guias pluviais, ocasionando por serviço de construção, consertos e conservação, a Prefeitura
providenciara, a limpeza da referida galeria, correndo as despesas acrescidas de 20% por conta do proprietário.
Impactos
passo 5
Oprincipal poluente dos resíduos sólidos que afeta a qualidade da água do córrego que atravessa a comunidade Boa Esperança é ochorume,líquido resultante da lavagem dos resíduos pela águas da chuva,é um dos maiores poluentes conhecido comparando- se ao efluente industrial .
Os resíduos descartados de forma incorreta servem de subtratos para as lavas de mosquitos ,dentre outros,impede o fluxo do córrego sendo uma das principais causas das enchentes urbanas.
17
Impactos.
Proposta das iniciativas para a sociedade civil organizada.
As reuniões ordinárias acontecem a cada 3 mesescom registro em ata,e com participação de todos os representantes de cada grupo ,assim surgem ideias que possam contempla melhorias pra despoluição do córrego que corta a comunidade, EX. coleta de óleo de cozinha usado ,uma pequena triagem de resíduos sólidos, entre outros.
Cada representante da a sua contribuição assim surge o PA, plano de auxílio da comunidade boa esperança, com sede na ONG Boa Esperança que conta com voluntários habilitados e qualificados EX. bombeiro civil ,TST técnico em segurança do trabalho,para acompanha a execução dos projetos .
O desafio que se coloca é de formular uma educação ambiental que seja crítica e inovadora nesse local.
Cria campanhas de conscientização utilizando a rádio local .igreja ,associação de moradores,escola, ONG,panfletos etc.
Com isso espera que a maior parte dos resíduos sólidos produzido na comunidade seja recebido na triagem local e trabalhado .
Sociedade civil Organizada.
Proposta das iniciativas no âmbito escola .
A educação ambientaldeve favorecer a percepção,compreensão doseducandosda questão ambiental de forma abrangente levando em consideração a realidade do cotidiana da comunidade.
Por isso dentre outros a escola adota a coleta seletiva com orientações adequadas EX. padrão de cores por diferentes tipologias dos resíduos sólidos ,segundo CONAMA n°275 que estabelecer o código de cores para os diferentes tipos de resíduos.
Já com a pré seleção os resíduos vão pra triagem ,criada pela comunidade em parceria com a ONG Esperança que os da a destinação adequada ,parte é utilizada nos trabalhos artesanais efetuado poreducandose moradores e maior parte e vendida pra empresa que reutiliza os materiais .
Com isso o córrego que corta a comunidade deixa de receber um numero grande de resíduos sólidos.
Éimportante entendemos que esse é um trabalho pra vida toda não se resume em iniciativas pontuais ,de nada adianta separa os resíduos na escola ,em casa e depois não ter como dar a destinação adequada a ele .
Propostas das iniciativas no âmbito escola.
Propostas das iniciativas do pode público.
precisamosentender de que forma podemos nos organizar para melhorar a infraestrutura das comunidades principalmente no que diz respeito ao saneamento básico .
Para participarmos ativamente na execução e construção de leis que regulamentam a política urbana ,é importante que conhecemos o Estatuto das Cidades para termos embasamento ,exigirmos que as diretrizes sejam seguida .
De acordo com a nossa constituição o meio ambiente,porser um direito de todos ,possui a chamada competência concorrente ,segunda a qual todos tem o dever de fiscalização ,por tal todos osorgaõsligado ao meio ambiente podem e devem atuar na fiscalização das praticas ambientais das empresas .
Considerações finais 
A escassez de água é um dos maiores problemas da humanidade, devido ao acréscimo acentuado da poluição .
Precisamos entender de que forma podemos nos organizar para melhorar a infraestrutura das comunidades ,principalmente no que diz respeito ao saneamento básico.
Para participarmos ativamente na execução de leis que regulamentam o política urbana ,é importante que conheçamos o Estatuto das Cidades .
A participação na gestão democrática da cidade civil organizada é de grande importância para a implantação de um plano Diretor Municipal que atende aos interesses da maioria .
Especialistas de diversas áreas defendem que as cidades podem assumir plenamente a responsabilidade pela proteção e preservação do meio ambiente, assegurando o acesso equilibradodos bens naturais pela população.
Nossa missão é fazer a diferença onde estamos.
Referências 
http://www.unemat.br/prppg/ppgca/teses/2009/5.pdf
http://eduem.uem.br/ojs/index.php/Percurso/article/view/9871/6395
http://www.dinamicambiental.com.br/blog/meio-ambiente/conheca-principais-impactos-ambientais-causados-homem/http://www.mundoeducacao.com/biologia/impactos-ambientais.htm
http://www.comofazertudo.com.br/casa-e-jardim/como-descontaminar-o-solo
YOUTUBE. Alternativas de Saneamento Ambiental no Ceará. Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=bE4kwH4Ew9I água garrafa pet>; Acesso em 15/10/2015
RIO ON WATCH. Vale Encantado Planeja Projeto de Saneamento Sustentável. Disponível em:
<http://rioonwatch.org.br/ planejamento sustentável 15/10/2015
<http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/qualidade-de-vida-favela-urbanizacao-saneamento-493951.shtml Como uma favela é urbanizada
http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2011/09/A-vis%C3%A3o-do-poder-p%C3%BAblico-com-rela%C3%A7%C3%A3o-aos-problemas-ambientais-e-recursos-h%C3%ADdricos-em-Diamantina-MG.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando