Buscar

DISCURSIVA FUND.PSICOLOGICOS E SOCIOANTROPOLOGICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5
A psicologia da educação não perde de vista os fenômenos educacionais localizados na sala de aula. Aliás, é nesse espaço que podemos verificar uma das grandes contribuições da psicologia da educação, ao oferecer subsídios ao professor no seu trabalho pedagógico com os alunos, ao investigar aprendizagem e desenvolvimento e ao ampliar o conhecimento acerca dos problemas da aprendizagem escolar.
CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.43)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a psicologia da educação, enquanto campo de estudo de natureza aplicada.
Nota: 20.0
	A psicologia da educação é um campo de estudo de natureza aplicada, a qual pode ser entendida como uma disciplina ponte entre psicologia e a educação. Seu objetivo é compreender os processos de desenvolvimento e aprendizagem do ser humano.  Essa área da psicologia estuda as mudanças no comportamento das pessoas que foram provocadas ou induzidas por situações educativas formais e informais (p. 13).
Resposta:A psicologia da educação oferece subsídios importantes para que o professor possa usá-los em sala de aula.
Pois ao longo dos estudos da psicologia da educação grandes teóricos estudaram o desenvolvimento das crianças.
Uma grande contribuição para a sala de aula, foi a teoria de Piaget onde descreveu cada fase da criança, sendo ela: sensório-motora, pré - operatório, operatório - parcial e operatório-concreta. Dentre essas fases descreveu as habilidades, dificuldades, o que é preciso desenvolver nessa fase, facilitando muito o trabalho do professor.
Questão 2/5
No estágio operatório-concreto a criança é capaz de usar um raciocínio indutivo, isto é, a partir de poucas experiências pode chegar a princípios gerais. O domínio de operações matemáticas básicas, bem como a capacidade de contar com sentido e de ordenar as coisas, é nesse estágio que a conservação de quantidades é marcante.
CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p.172)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva a importância do trabalho em grupos no estágio pré-operatório.
Nota: 16.0
	Os trabalhos em grupos preparam para o operatório-concreto. Vão atuar o favorecimento da descentração do aluno e da ampliação das possibilidades de resolução de desafios e problemas. No entanto, as respostas não podem estar prontas, requerendo que sejam encontradas. É preciso que a criança discuta a sua realidade em pequenos grupos, tendo por base o conhecimento científico. O trabalho com jogos em grupos, mediado pelo professor, o qual provoca os alunos a acharem justificativas lógicas para as suas respostas é igualmente importante, bem como o trabalho com jogos abordando conteúdo em pequenos grupo (p. 38)
Resposta:No estagio operatório-concreto é de suma importância o trabalho em grupo, porque nessa fase ele desenvolve o seu raciocínio, que ele concretiza suas ideias. Sendo elas através de troca de informações, debates, pois ao saber da opinião alheia, do outro modo de pensar, agir que ele irá concretizar o seu pensamento, suas ideias e sua posição da situação ou do assunto, colocando - o para os demais e assegurando a sua opinião.
Questão 3/5
“Até hoje, a história de toda sociedade é a história da luta de classes.” (Karl Marx, in: Essencial Sociologia / André Botelho (Organizador) – São Paulo, Penguin / Companhia das Letras, 2013. p. 78)
A Escola Marxista tem na teoria do conflito um dos seus fundamentos mais importantes em termos sociológicos. De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, pela óptica marxista, explique a sociologia do conflito.
Nota: 16.0
	Espera-se que o aluno descreve que para Marx o trabalho realizado socialmente gera riquezas monstruosas e suficiente para todos, mas não é socializada na mesma proporção.    
Resposta:A sociologia do conflito é imposta pelos conflitos realizados pelos seres humanos para conseguir seus direitos, suas ideologias. Foram através destes conflitos que conseguiram diversos direitos, sendo entre eles o direito a igualdade social.
Questão 4/5
“(...) a interpretação da ação deve tomar conhecimento do fato, fundamentalmente importante de que as configurações coletivas vinculadas ao pensamento cotidiano ou ao jurídico são ideais de algo que em parte existe, em parte deve valer na mente de pessoas reais, ideias pela qual se orienta ação daquelas; e o fato de que, como tais, elas tem um significado causal bastante forte, ás vezes até dominante, para o modo como se desenrola a ação das pessoas reais, sobretudo na forma de algo que deve ou não valer”. (Max Weber, in: Essencial Sociologia / André Botelho (Organizador) – São Paulo, Penguin / Companhia das Letras, 2013. p. 379)
Para Weber, a sociologia é o estudo da ação social, levando em conta a necessidade de compreendê-la e interpretá-la em suas complexas causalidades e efeitos.   Qual é a relação entre sociologia e ação social  segundo Weber?
Nota: 20.0
	Espera-se que o aluno destaque em sua resposta que Weber entende a sociologia como estudo da ação social.
Resposta:A relação entre sociologia e ação social é que a sociologia estuda os conhecimentos, conceitos vinculadas ao pensamento do cotidiano. A sociologia estuda ideias, conceitos para serem usados em uma ação social, e com isso serão orientadas.
Questão 5/5
"... na produção social de sua existência, os homens estabelecem relações determinadas, necessárias, independentes da sua vontade, relações de produção que correspondem a um determinado grau de desenvolvimento das forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção constitui a estrutura econômica da sociedade, a base concreta sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem determinadas formas de consciência social. O modo de produção da vida material condiciona o desenvolvimento da vida social, política e intelectual em geral. Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência."
MARX, Karl. Contribuição para a crítica da economia política. Lisboa: Estampa, 1973. p. 28. 
Argumente sobre o materialismo de Marx.
Nota: 10.0
	Espera-se que o aluno apresente em sua resposta que Marx afirma que a moral, os sistemas políticos, os princípios jurídicos e as ideologias não têm vida própria diante do modo pelo qual os homens produzem e reproduzem a existência. Para Marx as relações materiais determinam o sistema político, as leis e as ideologias exercidas em nossas relações sociais.
Resposta:Para Marx o materialismo influencia muito na vida do ser humano, pois as pessoas viviam para ter bens materiais não se importando com sua vida pessoal seu bem estar. O ser humano vivia em torno dos bens, trabalhava para isso, quanto mais tinha, mais queria ter. Compreendia que tendo muitos bens materiais seria um grande homem, porém não interiormente. Quem era dono de industria tinha em mente produção, mais produção não dando importância aos seus trabalhadores, tendo somente uma visão do aumento de seus bens materiais.
Porém, sabemos que os bens materiais não são tão importantes quanto seu bem moral e seu bem estar. Devemos nós desapegar desses bens materiais que não nós submetem a felicidade. E sim fazer sempre o que nos faz bem, tendo muito ou pouco em troca.

Outros materiais