Buscar

Estudo dirigido: controle microbiano e antibióticos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que é o controle de micro-organismo? R: É o uso de agentes químicos ou físicos que matam ou inibem o crescimento dos microorganismos para prevenir a transmissão de doenças e a decomposição de alimentos.
Definições:
Esterilização: é a morte total dos micro-organismos, incluindo o endósporo bacteriano.
Desinfecção ou anti-sepsia: redução do numero de micro-organismos de modo que não sejam capazes de causar doenças.
Assepsia: conjunto de técnicas empregadas para que uma área livre de micro organismo não seja contaminada. Ex: assepsia cirúrgica.
Classificação dos agentes segundo sua natureza de ação.
	a) bactericida: mata bactérias;
	b) bacteriostático: inibe o crescimento bacteriano;
	c) viricida: INATIVA vírus;
	d) fungicida: mata fungos;
Qual a diferença entre ANTI-SEPTICOS e DESINFETANTES?
ANTI-SEPTICO: usado em tecidos vivos;
DESINFETANTE: usado em OBJETOS.
Como agem os agentes químicos?R: Agem desnaturando proteínas da cápsula celular, alterando a permeabilidade da membrana plasmática, impedindo a síntese de proteínas no citoplasma para manutenção celular e, ainda, inibindo a síntese de proteínas do acido nucléico.
	Qual a diferença entre uma desnaturação de proteínas temporária ou permanente pelos agentes químicos? R: É a ação, pois a temporária inibe o crescimento temporariamente (ag. Bacteriostático) e a permanente mata o microorganismo (bactericida/fungicida).
Dê exemplos de agentes químicos que desnaturam as proteínas. R: alcool etílico ou isopropílico, cloro e iodo.
Dê exemplos de agentes químicos que destroem acido nucléico. R: formaldeído, oxido de etileno e glutaraldeído.
	Por que o álcool em 70% é mais eficiente que em 100%? Onde é usado? R: porque a 100% seu poder de penetração é reduzido. Já em 70%, alem dos processos de hidrólise serem facilitados pela presença de água nas reações, seu poder de penetração nos tecidos é maior. É usado em preparos cirúrgicos como anti-séptico qdo misturado a iodo e, principalmente, como agente bactericida, viricida e fungicida em processos de “desinfectação”- atentar p diferença entre anti-sepsia e desinfetante. 
	O ALCOOL NÃO MATA ENDOSPORO! 
	Onde se aplica cloro? R: é usado para controlar microorganismos da água. Funciona como bactericida, fungicida e viricida. Porém, sua ação é facilmente inativada pela presença de matéria orgânica.
	Onde se aplica o Iodo? R: é o mais empregado para ANTI-SEPSIA nos processos cirúrgicos, agindo como bactericida, fungicida e viricida.
	Quais os fatores que influenciam na efetividade de um agente químico antimicrobiano? R: 
Tempo de ação: nem tds os microorganismos morrem pelo mesmo espaço de tempo, já que há diferenças entre as colônias e quantidade destas;
Concentração do principio ativo: leva a ação bactericida, se adequada, ou bacteriostática, se inapropriada àquele micro-organismo;
Temperatura: a mortalidade é acelerada pelo aumento da temperatura;
Presença de matéria orgânica: inibe a ação antimicrobiana devido a interação do agente com os compostos da matéria orgânica.
Resistência ao antimicrobiano: maior e menor espectro em virtude de susceptibilidade do micro-organismo ao agente químico.
Diferencie:
Agente quimioterápico: qualquer substancia química usada na pratica medica;
Antibióticos: substancia química produzida por microoganismo que inibe o crescimento de bactérias.
Sulfonamidas: substancia química produzida em laboratório.
Cite as propriedades gerais dos agentes antimicrobianos e dê exemplos. R: toxidade seletiva- anfotericina B, cefalosporina e penicilinas. Espectro de atividade- quantidade de diferentes micróbios que um antimicrobiano atua (amplo e estrito). Mecanismo de ação- ligados a desnaturação de síntese protéica em diferentes locais da célula. Resistência do micro-organismo, resultante da seleção natural mediada por ação de antibióticos. A resistência é fruto de alterações genéticas ou pela aquisição de plasmídeos.	Comment by Kairo Ribeiro de Carvalho: Atentar-se para a condição de que o antimicrobiano não induz a resistência! Ela já existe no micro-organismo. Assim, o antimicrobiano cria um ambiente que favorece a sobrevivência de cepas resistentes.

Outros materiais