Buscar

Classificação das Sociedades

Prévia do material em texto

RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS PELAS OBRIGAÇÕES SOCIAIS: em razão do princípio da autonomia patrimonial, ou seja, da personalização da sociedade empresária, os sócios não respondem, em regra, pelas obrigações desta. Se a pessoa jurídica é solvente, quer dizer, possui bens em seu patrimônio suficientes para o integral cumprimento de todas as suas obrigações, o patrimônio particular de cada sócio é, absolutamente, inatingível por dívida social. Mesmo em caso de falência, somente após o completo exaurimento do capital social é que se poderá cogitar de alguma responsabilidade por parte dos sócios, ainda assim condicionada a uma série de fatores.
	A responsabilidade dos sócios pelas obrigações da sociedade empresária é sempre SUBSIDIÁRIA, sendo regra exigir o prévio exaurimento do patrimônio social.
SOCIEDADES NÃO PERSONIFICADAS
- sociedade em conta de participação: ocorre quando duas ou mais pessoas se reúnem, sem firma social, para lucro comum, em uma ou mais operações mercantis determinadas, trabalhando um, alguns ou todos em seu nome social para o fim social.
- sociedade comum: sociedade cuja atividade social já se desenvolve, apesar do não-cumprimento das formalidades ligadas à constituição da pessoa jurídica, isto, é o arquivamento dos atos constitutivos no registro público competente.
SOCIEDADES PERSONIFICADAS
- Sociedade simples: são aquelas voltadas a atividades não-empresariais, tais como as de profissão intelectual de natureza científica, literária ou artística. Pode tomar a forma de uma sociedade limitada ou qualquer outra, exceto sociedade anônima e comandita por ações que são sempre sociedades empresárias.
- Sociedades empresárias: considera-se empresária a sociedade que tem por objeto o exercício da atividade própria do empresário sujeito a registro:
SOCIEDADE EM NOME COLETIVO: sociedade em que duas ou mais pessoas, se unem para comerciar em comum, sob uma firma social; todos os sócios respondem ILIMITADAMENTE pelas dívidas sociais, ou seja, seu patrimônio pessoal poderá ser afetado para o pagamento integral da dívida social. Alem disso, a responsabilidade de todos os sócios é SOLIDÁRIA, isto é, os bens particulares dos sócios podem responder pelas dívidas sociais independentemente do patrimônio social.
SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES: sociedade em que, uns sócios se obrigam como sócios solidários e ilimitadamente responsáveis pelas obrigações sociais, ao passo que outros são simples prestadores de capitais, com a responsabilidade limitada as suas contribuições de capital. Aqueles são chamados sócios comanditados e estes sócios comanditários. Portanto: 
COMANDITÁRIOS: responsabilidade LIMITADA à integralização das cotas subscritas, prestam apenas capital, não trabalho.
COMANDITADOS: além de entrarem com capital e trabalho, assumem a direção da empresa e respondem de modo ILIMITADO perante terceiros.
3) SOCIEDADE LIMITADA: sociedade em que todos os sócios limitam a sua responsabilidade ao valor de suas cotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social. Portanto, respondem os sócios de maneira limitada e subsidiária pelas obrigações sociais, de acordo com o valor de suas cotas. Todavia, a responsabilidade pela integralização das cotas é solidária.

Continue navegando