Buscar

Bócio Endêmico

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Bócio Endêmico
O que é iodo?
O iodo é um micronutriente que não é produzido pelo nosso organismo, e deve ser obtido através de alimentos e suplementos. Esse é absorvido pelo intestino delgado, estômago e fica armazenado na glândula tireoide, até que possa ser utilizado na produção dos hormônios. Caso o organismo precise de outro local de armazenamento, o fígado também terá essa função. 
A excreção do iodo ocorre através da urina.
Embora seja necessário para todas as idades, sua importância aumenta significativamente na gravidez, lactação e para os bebês e crianças.
A glândula tireoide
A tireoide é uma glândula localizada na parte inferior do pescoço, possui um tom vermelho acastanhado e é altamente vascularizada. Ela é responsável por produzir hormônios importantes para o nosso organismo que apresentam o elemento químico iodo na sua composição. Esses hormônios são responsáveis pelo crescimento físico e neurológico e pela manutenção do balanço energético. A falta ou o excesso de iodo na glândula tireoide podem acarretar problemas sérios à saúde.
A falta de iodo no organismo
Quando o organismo não recebe ou armazena iodo em quantidade suficiente para a produção dos hormônios, essa produção é prejudicada. A tireoide tenta compensar essa falta com o aumento do número e do tamanho das células. Isso acaba gerando uma hipertrofia da glândula conhecida como bócio endêmico ou simples. O bócio dá ao individuo uma espécie de “papo” na base do pescoço. Se essa deficiência de iodo não for prolongada, e o organismo receber o nutriente em quantidades suficientes, a doença pode ser revertida.
 A deficiência de iodo é tão grave que levou a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a determinar a proporção de iodo no sal comum.
As adequações de iodação do sal, realizadas pelo Ministério da Saúde, são feitas de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde e especialistas nacionais no tema.
Estima-se que 43 milhões de pessoas sofrem de danos cerebrais que poderiam ser evitados, se houvesse a adequada nutrição de iodo. Aproximadamente 760 milhões de pessoas são portadoras de bócio.
O que é bócio?
Como já dito, é chamado de bócio, o aumento de volume que aparece na glândula tireoide. O bócio é conhecido popularmente por papeira, pois o aumento de volume é na região abaixo do queixo, no pescoço.
O inchaço pode ocorrer decorrente ao aparecimento de nódulos no local, o que acaba causando ao paciente dificuldade para comer, respirar ou até mesmo, tossir. Existem diversos motivos para que o bócio endêmico ocorra, mas todos eles têm relação com a ineficiência da secreção de hormônios, tanto excessiva como ineficiente.
O peso e o tamanho da glândula tiroide dependem evidentemente da idade fisiológica, do sexo, da raça, dos hábitos, do lugar de origem e de permanência do indivíduo, de seu padrão genético, além de outras características. Levando esses itens em consideração pode-se dizer que a glândula acima de 35 g já é considerada definitivamente como bócio. 
Diagnóstico
O diagnóstico é feito através de análise clínica e da história de vida do paciente. O tratamento é feito através de alguns remédios para controlar o funcionamento da glândula tireoide, mas em alguns casos é preciso fazer cirurgia para retirada de tumores.
Os exames para identificar o bócio podem ser clínicos, bioquímicos e anatomopatológicos. Entre os exames bioquímicos, é a excreção urinária diária de iodo que nos poderá dar, mais facilmente, subsídios para a interpretação da endemia bociosa.
Fontes de iodo
Como precisamos de 100 a 150 microgramas diários de iodo, há alguns alimentos que são fontes consistentes de iodo, são eles o sal, os peixes, mariscos, moluscos, algas, ovos e laticínios. Estes últimos, podem ser fontes de iodo, por via da alimentação dos animais e pela contaminação, através de soluções de iodo que servem para limpeza dos utensílios de recolha do leite e das tetas das vacas.
As algas também são uma fonte muito rica de iodo. Elas fornecem não só iodo mas outros minerais, como cálcio, ferro, magnésio, e são ricas em fibra, vitaminas C e E e têm poder antioxidante. Essas precisam ser consumidas com moderação pois têm níveis de iodo que variam.
Antagonistas do iodo
É importante referir que existem substâncias conhecidas como antagonistas do iodo, que interferem na síntese de hormônios da tiroide, ou seja, fazem o papel contrário ao do iodo, e este fato é no mínimo tão importante como a deficiência de iodo.
Os alimentos onde podemos encontrar essas substâncias são a soja, linhaça, vegetais crus como brócolis, couve-de-bruxelas, couve-flor, repolho, rabanete e nabo. Porém alguns destes compostos são inativados pela luz e calor, o que significa que cozinhando estes alimentos conseguimos diminuir ou inativar o seu efeito. No caso da soja, são as isoflavonas que parecem ter papel antagonista do iodo, mas neste caso os estudos são ainda controversos, pelo que se aconselha apenas a não exagerar no consumo de soja.
LINK VÍDEO EXPLICATIVO: https://www.youtube.com/watch?v=7NCvxxXmZtc

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais