Buscar

RESUMO FUND PSICOLÓGICOS

Prévia do material em texto

EMPIRISMO - O conhecimento é limitado às experiências vivenciadas, e as aprendizagens se dão por meio de tentativas e erros.
Entende-se por empírico aquilo que pode ter sua veracidade ou falsidade verificada por meio dos resultados de experiências e observações. Teorias não bastam, somente através da experiência, de fatos ocorridos observados, um conhecimento é considerado pelo empirista.
INATISMO - O conhecimento é pré-formado, e as estruturas mentais se atualizam na medida que o ser humano amadurece, vai reorganizando sua inteligência pelas percepções que tem da realidade, vai se tornando apto a realizar aprendizagens cada vez mais complexas. 
A aprendizagem consiste no armazenamento das informações prontas, acabadas, através da memória. 
O ensino consiste na transmissão do conhecimento, através da exposição de conteúdos organizados de acordo com a lógica do professor, ainda que sem significado para os alunos. 
Interacionismo é a interação entre o indivíduo e a cultura, onde, para Vygotsky, é fundamental que o indivíduo se insira em determinado meio cultural para que aconteçam mudanças no seu desenvolvimento. 
O conhecimento é considerado como construção histórica e social dinâmica, fruto de uma construção coletiva, que necessita de contexto para se entendido e interpretado. Conhecimento é uma construção coletiva e uma assimilação pessoal. 
TEORIA BEHAVIORISTA OU COMPORTAMENTALISTA.
A “Caixa de Skinner” foi um instrumento para experiências com animais e foi através deste experimento que o psicólogo pode descrever os tipos de reforços. Essa experiência foi usada na modelagem de comportamentos e foi através da mesma que se pode notar a obtenção de novos comportamentos através do reforço e, ainda, que comportamentos indesejados foram extintos com o não reforçamento do comportamento. Fica evidenciada a relação entre aprendizagem e controle dos estímulos do meio ambiente dentro desta perspectiva abordada. Isto é, a aprendizagem é vista como um produto da organização dos estímulos por parte do professor. Assim, o professor tem a função de planejar de modo rigoroso cada aula, organizar e controlar os estímulos do ambiente e, ainda, empregar a escala de reforço com a finalidade de que o aluno obtenha comportamentos adequados e que condigam com o ambiente escolar.
Após expor os principais pontos da corrente behaviorista, podemos notar que a concepção da mesma acerca da aprendizagem é ambientalista, ou melhor, tanto o desenvolvimento quanto a aprendizagem são determinados pelo meio ambiente, e por isso dá-se grande importância aos estímulos encontrados neste ambiente.
O comportamento seria, para Skinner (1953/1989 e 1966/ 1980), um produto da interação entre o organismo e seu ambiente (histórico e imediato). Não existiria organismo que não estivesse inserido em um meio e nem existiria comportamento a ser estudado sem a presença de um organismo constituído filogeneticamente. O comportamento não seria estático ou imutável; ao contrário, seria fluido, justamente por se tratar de uma relação ou interação e não de uma matéria inerte (Skinner, 1953/1989).
Epistemologia – estudo do conhecimento. 
Genética – parte do equipamento biológico
Piaget buscava a relação entre o sujeito agente ou pensante e os objetos do seu conhecimento. 
Processos cognitivos = processos mentais relativos ao conhecimento como memória, percepção, imagens, raciocínio etc.
Para ele a lacuna existente entre o problema filosófico da epistemologia e seu substrato psicológico seria preenchida pela psicologia.
Visão interacionista (meio + organismo) = nem organicista/ natista/ nem mecanicista/ empirista. 
“Conhecimento construído por cada indivíduo na interação com seu meio ambiente.”
Visão de homem ativo: homem procura, organiza e assimila o conhecimento a seu estado anterior. (influencia e é influenciado pelo meio através da ação) 
O que promove o desenvolvimento é a necessidade e não o estímulo, pois provoca desequilíbrio. Atenção voltada ao construtor do conhecimento, ao ser cognoscente ou sujeito epistêmico. (estudo dos processos de pensamento presente desde a infância até a idade adulta)

Continue navegando