Buscar

aula 4.6 SNA (Parte 1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Farmacologia (4º bimestre) - Aula 6 (01/12/2015) - professor Nilo
SAMMY XLVII
Sistema Nervoso Autônomo (Parte – 1)
	Temos o SNA simpático e parassimpático, e farmacologicamente eles tem muita importância. Eles tem algumas divisões já vistas na anatomia e na fisiologia:	
Simpático: Sua inervação é toraco-lombar.
-Neurônio pré-ganglionar: é curto e carrega acetilcolina
-Neurônio pós-ganglionar: é longo e carrega noradrenalina
-Algumas funções: Aumenta a frequência cardíaca; aumenta o diâmetro pupilar; diminui movimento peristáltico...
Parassimpático: Sua inervação é crânio-sacral.
-Neurônio pré-ganglionar: é longo e carrega acetilcolina (todo N. pré-ganglionar carrega Ach)
-Neurônio pós-ganglionar: é curto e carrega acetilcolina
-Algumas funções: Diminui a frequência cardíaca; diminui o diâmetro pupilar; aumenta movimento peristáltico...
O sistema nervoso autônomo controla funções involuntárias. Eu posso entender o sistema simpático e parassimpático como uma “balancinha” um pende pra um lado e outro pende pro outro, na maioria das ações eles são antagônicos, mas eles podem ter a mesma ação em módulo, como na glândula sudorípara, ambos aumentam a secreção, o que é diferente é o tipo de secreção, mas não vamos entrar em detalhes. Em alguns casos eles são complementares, como no sistema reprodutor masculino, em que o parassimpático faz a ereção e o simpático a ejaculação.
Neurotransmissores: os 2 grandes neurotransmissores são a acetilcolina e noradrenalina, só que hoje eles descobriram que nos neurônios adrenérgicos ou colinérgicos podem coexistir mais de um neurotransmissor, pode coexistir a noradrenalina junto com a dopamina, angiotensinas, vasopressina, serotonina, histamina... já identificaram esses neurônios com esse neurotransmissores, até com o óxido nítrico, já encontraram neurônios nitrérgicos, pode até ter neurônio que é nitrérgico, angiotensinérgico e colinérgico por exemplo, a co-transmissão é uma realidade, não é uma regra mas é uma exceção a saber, os neurônios não precisam ser puros e carregar apenas um neurotransmissor, temos os que carregam um neurotransmissor, mas já sabemos que tem neurônios que carregam mais de um também.
(seguir desenho) Temos um neurônio pré e um pós ganglionar, o pré faz sinapse no gânglio e o pós vai agir no órgão. Temos 2 tipos de receptor nicotínico, o neuronal (NN, que é o do desenho) e o receptor nicotínico muscular, é como se fizesse uma sinapse direto no músculo, na placa motora, esse é o nicotínico que vai fazer contrair o músculo, liberando acetilcolina, que vai atar nos receptores de canal de sódio, ai sódio entra, produz potencial de ação, ai entra cálcio, sal, vai rolar actina e miosina, e contrai o músculo, mas não vamos entrar nisso. Os neurônios pré-ganglionares (do simpático e parassimpático) carregam acetilcolina que vai agir nos receptores nicotínicos dos neurônios pós ganglionares, e o pós ganglionar do parassimpático carrega acetilcolina que atua nos receptores muscarícinos do órgão (como coração), e temos 5 tipos de receptores muscarínicos (M1, M2, M3, M4 e M5), na verdade temos até M6, mas não chegou aos livros. Na transmissão simpática o pós-ganglionar carrega noradrenalina, que age nos receptores adrenérgicos (α1, α2, β1, β2 e β3), esses receptores ficam em órgãos específicos, um mais do que em outros.
Temos fármacos que são bloqueadores ganglionares, que levam uma diminuição violenta da neurotransmissão, podendo levar a morte se errar na dose, que são o Hexametônio e Decametônio, bloqueiam tanto a transmissão simpática como a parassimpática, na passagem do neurônio pré para o pós ganglionar.
O receptor α1 é encontrado principalmente nos vasos, e o nível de controle de tensão do vaso (resistência vascular periférica) é controlada somente pelo SNS, não temos uma inervação parassimpática bem definida no vaso, quem descobrir pode ganhar até premio Nobel, mas por outro lado, se eu entrar no vaso eu tenho receptor muscarínico, então não se sabe porque o parassimpático não age no vaso, mas pode observar que a acetilcolina é percebida pelos receptores, porque se eu injetar acetilcolina no meu braço eu vou observar vasodilatação, ou seja, tem o receptor mas não tem a neurotransmissão. O que indica o grau de tensionamento dos vasos é a presença ou ausência da noradrenalina, presença de uma neurotransmissao mais forte (vasoconstrição) ou mais fraca (vasodilata). 
Quando o centro vasomotor, localizado no bulbo, não é estimulado, diminui o tônus simpático, e o vaso entende que é pra ele dilatar. (lembrando que o nome centro vasomotor não é correto, mas tá no Guyton e todo mundo diz). Então o α1 está presente em vários vasos, do olho, do nariz, tanto que o descongestionante nasal age no α1, na vasocontrição desses vasos diminuindo a secreção, ai o efeito descongestionante. O α1 também é encontrado nos rins e outros órgãos.
O receptor α2 eu tenho pré e pós sináptico. No pré-sináptico, na neurotransmissão noradrenérgica, o receptor α2 está localizado no próprio neurônio pré-sináptico, para o controle da secreção de noradrenalina, ele pode diminuir a secreção de noradrenalina. (no desenho o professor desenhou o receptor α2no pré-ganglionar, mas o pré-ganglionar carrega acetilcolina, então não sei como ele pode controlar secreção de noradrenalina). O α2 está presente no vaso também, dando efeito vasodilatador (contrario do α1 que é vasoconstritor e controla a secreção de algumas substâncias, como muco, diminuindo a secreção). No Goodman fala que é um efeito de dupla fase, que quando o α2 é liberado, ele tem um efeito muito pequeno que é vasoconstritor e a segunda fase dele é a vasodilatação, isso tem uma explicação mas não entraremos nisso.
O receptor β1 tem principalmente no coração, que vai fazer o efeito conotrópico positivo (aumentando a frequência cardíaca, e o efeito inotrópico positivo (aumentando a força de contração), e além disso o β1 faz aumento da velocidade da condução do impulso, é uma coisa lógica, se aumenta a força e a frequência tem que aumentar a velocidade dos impulsos no coração, então o β1 é arritmogênico e é hipertensor, tanto é que existe um tratamento com bloqueadores de receptor β1 que vão diminuir a influencia da noradrenalina no coração, eles vão bloquear o receptor β1 e com isso eu tenho diminuição da frequência. Temos β1 no rim também, então ele é responsável pela diminuição da produção/secreção de renina. Esses medicamentos bloqueadores de receptor β1 seriam o Propranolol, que é β inespecífico, atuando nos β1, β2 e β3, esse é o medicamento que algumas pessoas tomam pra tirar carteira de motorista, e já teve gente que morreu com isso, ele tira a tremedeira, a pessoa sua menos, parece menos nervoso, e o propranolol também é um dopping que vai aparecer muito nas nossas olimpíadas. Temos também os bloqueadores β1 específicos, que são os Atenolol, Esmolol, e vários outros “ols”. Tesmo também os α e β bloqueadores, que é o Carvedilol, bastante usado hoje em insuficiência cardíaca. 
Voltando falar dos receptores α1 nós temos os agonistas e antagonistas, só que tem ação farmacológica pra gente os agonistas α1 adrenérgicos, que são muito usados em complexos antigripais, um bom é o descongestionante nasal oral, que seria por exemplo a Fenilefrina, as gotas nasais seria um efeito tópico, a Fenilefrina tem efeito sistêmico, ela tem anti-histamínico, que tira o rubor, a rinite alérgica. Agora os descongestionantes nasais tópicos nós temos as Nafazolinas, Oxazolina, e outros dessa classe, que são o Sorine, Aturgyu, Afrin, Naridrin (que é o “BO”- bom pra otário, que é o similar). Então esses descongestionantes proporcionam conforto mas por outro lado podem causar problema, como é gota nasal as pessoas não respeitam a dose, na caixinha tá escrito uma gota de 4 em 4 horas, mas se a pessoa está com nariz congestionado ela pinga toda hora, e isso pode levar a hipertensão secundária, como você acaba deglutindo ele, ele passa a ser via oral e tópica, o tratamento é parar com gota nasal e se pressão estiver altaentra com anti-hipertensivo. Os colírios podem causar isso também, (como o Lerin, Moura Brasil) que não tem antibiótico, eles são a base de Oxazolina, Nafazolina, e outras, e o pessoal usa pra tirar o olho vermelho. Então com o colírio pode ter extravasamento pra outras vias, causando hipertensão secundária, mas menos que o descongestionante nasal.
Jovens da década de 80 usavam o colírio ciclopégico pra ficar doidão, que da cicloplegia que é parar o músculo ocular, e começou ver luzinha e acabou morrendo também.
Antagonista de α1 é menos usado na farmacologia mas serve, é anti-hipertensivo, chama Prazosin, que é anti-hipertensivo que bloqueia α1, diminuindo a resistência vascular periférica dando hipotensão ortostática, o cara deita, levanta e desmaia de novo por causa da hipotensão, pelo reflexo barorreceptor, por isso não é muito utilizado.
Estimulantes β1 são pouco utilizados, que é o Isoproterenol, que é um agonista do receptor β1, nós falamos dos antagonistas antes.
Os receptores β2, temos nos brônquios, que faz broncodilatação, e eu tenho também e vários tecidos e no vaso (coronária) ele faz vasodilatação, mas se injetar adrenalina (ou noradrenalina) ela sofre vasoconstrição, por causa do α1 que tem MUITO mais afinidade pela noradrenalina do que o β2 e α2 (que são moduladores no vaso para que a ação vasoconstritora não seja tão devastadora). Existem bloqueadores do β2 e α2, experimentalmente posso bloquea-los e dar noradrenalina, provando que noradrenalina no α1 causa vasoconstrição.
Então o β2 não é usado farmacologicamente pra vasodilatação, mas é usado como excelente broncodilatador na asma, que é o Salbutamol, a Terbutalina, Fenoterol, que seria o Aerolin®, Berotec®, que são nomes comerciais, que podem ser administrados pela bombinha, são os muito utilizados na asma, mas na asma temos o padrão ouro que são os Corticoides, mas na maioria das vezes a pessoa usa na bombinha o glicocorticoide junto com o β2 agonista, mas no consenso, o corticoide vem como padrão ouro (em primeiro lugar). Mas não acho certo ser o padrão ouro pois em uma crise é só inalar o β2 que já alivia a crise, o corticoide teria que usar endovenoso. Mas o β2 agonista tem desvantagens, que da taquicardia, tremedeira, e pra isso pode usar (não necessariamente) o bloqueador o β, por isso ele é usado como dopping.
O receptor do β3 é encontrado no tecido adiposo, e estimulado causa lipólise, quebra gordura, então ele é um receptor lipolítico, tem agonista dele mas pra nossa tristeza essas agonistas não são estimuladores violentos do o β3, nos EUA eles são comercializados nos suplementos, como suplemento alimentar, mas como medicamento ele não foi muito potente, mas está em pesquisa para tratamento da obesidade.

Outros materiais