Buscar

Atividades Fisiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Quantas e quais são as estruturas que compõem o sistema nervoso Central (SNC) ?
R – As estruturas do snc é encefalo cerebro, cerebelo, tronco encefalico e medula.
o Sietema Nervoso Periféricp (SNP) é composto por quais estruturas ?
R – Os nervos cranianos se originam no encefalo e os espinhais na medula.
Defina via aferente.
R – É o que capta o estimulo do meio externo e envia até o sistema nervoso central.
Qual o papel do trato piramidal ?e do trato extrapiramidal ?
R – O sistema piramidal é uma grande coleção de axonios que viajam entre o córtex cerebral do cérebro e a medula espinhal. E o extrapiramidal é uma rede nerval localizada no cérebro que faz parte do sistema motor envolvido na coordenação dos movimentos.
Cite as estruturas básicas de um neuronio.
 R- As estruturas são dendritos, axonios,corpocelular e bainha de mielina
Como o impulso elétrico é gerado?
R - O impulso elétrico é gerado através das alterações nas caragas elétricas das superficies interna e externa da membrana plasmática ( polarização e despolarização)
Qual é o potencial de repouso de uma fibra nervosa?
R – O potencial de repouso de uma célula ocorre quando o potencial de membrana não é alterado por potencial de ação, ou seja, quando a membrana está polarizada. O potencial de repouso é determinado pela concentração de ions no fluido dos 2 lados da membrana celular ou pela existencia na propria membrana celular .
Defina o principio do ‘’tudo ou nada”.
R – A lei do tudo ou nada é o estimulo suficiente para excitar o neuronio, desencadeando o petencial de ação ou nada acontece . não existe potencial de acção mais forte ou mais fraco .ele é igal independente da intensidade do estimulo.
Em qual circunstancia ocorre um potencial de ação?
R – Ocorre um potencial de ação quando um estimulo ao neuronio, a membrana torna-se permeavel ais íons de sódio, que está em maior concentração no interior da celula .ex calor ,frio etc.
Em fibras mielinizadas, como ocorre a propagação do potencial de ação?
R – A propagação do impulso nervoso é mais rápida devido a bainha de mielina (camada de lipidios e proteinas), que funcina como isolamento elétrico e gera condução do tipo saltatória, abrem-se mais canais recepitores ao mesmo tempo assim ela se torna mais rápidas do que uma fibra sem a bainha.
O que é sinapse?
R – Sinapse é a conexão do axonio de um neuronio com os dentritos de outro neuronio.
Explique como um botão sináptico transmite o impulso para estrutura seguinte.
R – A ponta do axonio pré-sinaptico, que se justapoé ao neuronio pós-simpatico, é aumentada e forma uma estrutura chamada bde botão terminal. Os impulsos nervosos são transmitidos nas sinapses atraves da liberação de substancias quimicas, chamadas neurotransmissores. Quando um impulso nervoso, ou potencial de ação , alcança o fim de um axonio pré simpatico, as moleculas dos neurotransmissoressão liberados no espaço sinaptico.
Defina unidade motora.
R – Unidade motora é o grupo de fibras musculares que são coordenadas por um único neouronio motor. Este neuronio é responsavel por transmitir a informação ao cérebro de que o musculo precisa contrair ou relaxar.
Descreva a forma como o neurotransmissor age na transmissão do estimulo.
R – Quando um potencial de ação ocorre, as vísiculas se fndem com a membrana plasmatica, liberando os neurostransmissores na fenda sináptica. Estes neurotransmissores agem sobre as celulas receptoras através de proteinas que situam na membrana desta.
Descreva a sequencia de eventos envolvidos na contração muscular ea partir da chegada do potencial na junção neuromuscular.
R – O impulso nervoso libera a acetilcolina,o calcio é liberado do reticulo, a mitocondria libera o atp, troponina e tropomiosina liberam espaço entre actina encaixa na actina.
 Cite as principais proteínas envolvidas no processo de contação
R- As principais proteias são actina e miosina
 Cite os proprioceptores.
R – Os proprioceptores são o fuso muscula e o orgão tendinoso de golgi (OTG)
Explique o mecanismo do estiramento na resposta reflexa.
R – Quando se tem a contração muscular os sinais são transmitidos para a medula espinhal para causar reflexos, no próprio musculo, esse reflexo é inibitório, significa que o meui intracelular ficará com um aumento de cargs negativas dificultando a contração muscular.
Explique o mecanismo inibitório promovido pela ativação do OTG.
R - O OTG é sensivel ao aumento de tensão causado pela contração muscular, quando eles são estimulados enviam estímulos inibitorios par o motoneuronio alfa do musculo agonista.
Como funciona a sinapse inibitória?
R – Aumentam a permeabilidade da membrana aos íons do cloro (CL-) e potassio (k+) e a mantem impermeavel ao sódio (NA+) fortalecendo o potencial de membrana de repouso.
Qual dentre os principais mecanismos proprioceptivos ( fuso muscular e OTG), atua promovendo
R – O fuso muscula e o OTG possuem um papel importante na mediação da propriocepção subconsciente. O sinal desses dois recepitores é total o quase que totalmente para o propósito do controle muscular intrinseco. Eles transmitem uma enorme quantidad de informações, não somente para a medula espinal como trambém para o cerebelo e para o córtex cerebral, ajudando cada uma dessas partes do sistema nervoso em su afunçãp de controlar a contração muscular. Uma provável função do reflexo tendinoso de golgi é a equalização das forças contráteis de fibras musculares distintas, ou seja, as fibras que exercem muito pouco tensão são inibidas pelo reflexo, enquanto as que exercem muito pouco tgensão são mais excitadas, devido a asencia da inibição reflexa. Isso dispersaria a carga muscular por todas as fibras e impediria os danos a áreas isoladas do musculo, onde pequeno número de fibras poderia ser sobrecarregado.
 Cite 3 características das fibras tipo 1.
R – As fibras do tipo 1 são aquelas de cotração muscular lenta, suas principais caracteristicas são,resistentes a fadiga, como por exeplo, os musculos eretores da coluna, que permanecem em contrações por um longo periodo, com isso, essas fibras são muito utilizadas em execicios de longa duração, possuem uma coloração vermelhada, devido ao grande número de mioglobina e mitocondrias, ultilizam o oxigenio como principal fonete de enrgia .
 Cite 3 características das fibras do tipo 2
R – As fibras do tipo 2 são aquelas de contração rápidas, suas principais caracteristicas são: alta capacidade em gerar movimentos rápidos e poderosos atraves de sua contração rápida,e predominante em exercicios anaerobicos, que exigem de paradas bruscas, e arranques com mdanças de ritmo, fadigam rapidamente.
Qual a ordem de ativação das diferentes fibras durante a contração?
R - As primeiras fibras a serem recrutadas são a do tipo 1 lentas dependendo o peso vão sendo recrutadas as do tipo 2ª rapidas até do tipo 2b rapidas 
 Defina hipertrofia.
R – É o aumento da massa muscular
 Descreva a sequencia de eventos envolvidos na mirco-lesão induzida pelo exercício.
R – A micro-lesão muscular está associada a uma sequencia complexa de eventos, levando a menor produção de força, inflamação, inchaço muscular e dor muscular tardia.
 Qual a diferença entre micro-lesão e lesão muscular?
R – A micro-sesão ocorre em qualquer tipo de exercicio, porém, o proprio organismo recompóe o tecido daificado tornando-o mais resistente e forte. Ja a lesão muscular por ser mais complexa acaba por apenas reparar o tecido danificado e por fim não volta a ser como antges. As lesões susculares podem ser traumaticas, sendo estiramentos, rupturas parcial ou total.
 Defin dor muscular de iníci tardio.
R – Dor múscular de inicio tardio é caracterizada como sendo uma sensação de desconforto ou dor na músculatira.
 Defina 1-RM.
R – 1-RM é o termo usado para indicar o peso máximo que cada u m de nós pode enrgue apenas uma vez (1 reptição maxíma)
Defina contração isotonica concentrica e excentrica, contração isométrica e contração.
R – Quando um músculo se contrai gerando algumtipo de movimento é chamada de isotonica, em um acontração concentrica é quando o músculo se encurta. A excentrica é quando as fibras músculares trabalham de maneira controlada para desacelerar os movimentos controlando a descida. A isométrica é quando um músculo gera força e tenta encurta-se, porem não conseque superar a resistencia externa mantendo-se estático.

Outros materiais