Buscar

Síndrome do Túnel do Carpo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

STC
Síndrome do túnel do carpo
 Resumo da Lesão
A Síndrome do túnel do carpo (STC) é uma enfermidade progressiva causada por um trauma direto ou uso excessivo e repetitivo, que resulta em compressão do nervo mediano no punho. A condição é três vezes mais provável de acometer mulheres. É a neuropatia de maior incidência nos membros superiores.
2
 Anatomia e Fisiologia
O túnel do carpo é uma estrutura rígida e estreita composta de ligamento e osso na base da mão. Esse nervo percorre do antebraço à mão e transmite as sensações da face palmar do polegar e dos dedos, assim como impulsos nervosos para os músculos pequenos da mão envolvidos nos movimentos. O túnel circunda o nervo mediano (que penetra na mão entre os ossos carpais) e os tendões.
3
 Causas 
Atividades esportivas que envolvam flexão e extensão repetitivas de punho, como ciclismo, esportes de lançamento, atividades que usam raquetes e ginástica olímpica. Predisposição congênita. Traumatismo ou lesão incluindo fratura ou entorse. Tarefas ocupacionais. 
4
 Sinais e Sintomas
Queimação, dormência ou prurido na palma da mão e nos dedos. Sensação de inchaço nos dedos e no punho. Diminuição da força de preensão da mão. Dor que pode despertar o indivíduo durante a noite.
5
 Diagnóstico
6
 Complicações caso negligenciada
Pode levar à diminuição ou à ausência de sensação em alguns dedos e fraqueza permanente no polegar, à medida em que os músculos atrofiam. A sensação adequada para temperaturas quente e fria também pode ser reduzida em casos negligenciados de stc.
7
 Tratamento
Cessar a atividade de estresse repetitivo que causa a condição. Imobilizar o punho com bandagens ou talas para prevenir continuação da irritação. Sendo indicado tratamento conservador na fase inicial da síndrome com comprometimento muscular e alterações de sensibilidade, não havendo melhora no quadro, há indicação cirúrgica. 
8
 Reabilitação e Prevenção 
Interromper a atividade repetitiva, repouso e tempo de reabilitação após o diagnóstico da síndrome é essencial. Uma tala pode ser utilizada para estabilizar a mão lesionada. Liberar a tensão do punho e da mão durante exercícios periódicos para manter a mobilidade e retardar a rigidez nas mãos pode auxiliar na prevenção da STC.
9
 Prognóstico 
A recorrência da síndrome do túnel do carpo após o tratamento é rara (exceto em casos de enfermidades subjacentes, diabetes, distúrbios endócrinos etc). A maior parte dos pacientes atendidos de modo adequado se recupera da lesão completamente. 
10
Obrigada!
11

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais