Buscar

Fundamentos Psicológicos e socioantropologicos da Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundamentos Psicológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Questão 1/5
Pesquisador bastante influente no meio acadêmico, o psicólogo russo Lev Semenovich Vygotsky, destaca que a aprendizagem, inclusive a aprendizagem dentro da escola é o maior fator de promoção do desenvolvimento. Para Vygotsky o desenvolvimento ocorre por assim dizer, de fora para dentro no sentido de que são os aspectos sociais e culturais aliados a aprendizagem que determinam o rumo de desenvolvimento dos indivíduos.
CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p. 174)
A psicologia vygotskyana representa uma síntese entre a psicologia como ciência mental e como ciência natural. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva o pensamento vygotskyano em relação ao desenvolvimento do sujeito.
Nota: 10.0
	A psicologia vygotskyana representa uma síntese entre a psicologia como ciência mental e como ciência natural. Tem como premissa a consideração do homem como corpo e mente, ser biológico e ser social, pertencendo a sua espécie e, ao mesmo tempo, participando de um processo histórico (p. 55)
Resposta: A contribuição para a construção de uma nova psicologia pautam em nova concepção de homem este não deveria mais ser visto apenas como produto do meio, mas como ser historicamente construído e constituinte nas relações com a sociedade. pois e nessa relação de idas e vindas que o homem irá internalizar o mundo material e interpretá-lo segundo a sua subjetividade, já que ao mesmo tempo que é um ser histórico e social, também é individual.Por meio da construção.
Questão 2/5
É no período pré-operatório que a criança passa a adquirir maior domínio sobre a aprendizagem o que introduz nas regras de convivência social, e ao ampliar as interações sociais, o contanto com o outro mais intenso, possibilita a criança desenvolver noções morais.
CARMO, João dos Santos. Fundamentos psicológicos da educação. Curitiba: Intersaberes, 2012 (p. 172)
Uma das características da estrutura pré-operatório é a manifestação do egocentrismo, uma delas chama-se artificialismo. Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva o artificialismo.
Nota: 16.0
	O artificialismo é aonde a criança crê que os seres humanos criariam os fenômenos naturais, que o Sol e a Lua, por exemplo, foram criados pelo homem. (p. 29)
Resposta: A criança tem uma visão da realidade que parte do seu próprio eu, dessa forma, atribui as pessoas e ao mundo um sentido próprio de seus pensamentos e sentimentos. a criança passa a se socializar suas acoes por meio da linguagem, um veiculo de conceitos e noções que pertence a todos e reforça o pensamento individual com um vasto sistema de pensamento coletivo. a criança mergulha logo que maneja a palavra. a linguagem possibilitara a troca e a comunicação entre a criança e o seu meio cultural, pois permitira a ela representar o que se encontra ausente ao ambiente sociaal. é a fase dos porquês em que a criança reafirma o seu pensamento. o ser humano é o centro de tudo.a criança é muito mais adiantada nas ações do que nas palavras.
Questão 3/5
Leia o fragmento de texto a seguir
 
O trajeto intelectual de Bourdieu possibilita uma  análise aprofundada no âmbito escolar e suas relações sociais, através da percepção de sua função ideológica, política e legitimadora de uma ordem arbitrária em que se funda o sistema de dominação vigente nestas instituições. Bourdieu posiciona-se contra todas as formas de dominação e de mascaramento da realidade social. Bourdieu, no livro “A reprodução”, deu especial atenção ao funcionamento do sistema escolar francês que, ao invés de transformar a sociedade e permitir a ascensão social, ratifica e reproduz as desigualdades.
 
 
Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/676_924.pdf - Acesso em 22/11/ 2015
 
 Os PCNs apresentam a discussão sobre a pluralidade e diversidade cultural na escola.
 
Com base nas contribuições do livro-base, apresente os principais argumentos sobre a crítica aos PCNs.
Nota: 20.0
	O eixo que delineia o texto dos PCNs sobre pluralidade cultural define o Brasil como um país onde as culturas são diversas e respeitadas, sendo a escola um importante veículo difusor de atitudes e de valores de respeito às culturas. Um exemplo é a sala de aula onde é muito comum se encontrarem diversidade étnica, cultural e até econômica. No entanto é preciso lembrar que a escola tem sido um lugar em que as desigualdades e diferenças têm sido caldas ou esquecidas. Os mitos em relação à democracia racial, abertura ao diferente, diálogo e acolhimento foram incorporados de modo não crítico pela escola. A consequência mais grave é que essa escola foi transformada em reprodutora das desigualdades e das diferenças.
É comum que as escolas reproduzam a discriminação com a geração de expectativas, ou classificações de seus alunos, imposição de modelos idealizados de alunos. Tratamentos diferenciados a alunos que “se comportam” que tem uma condição melhor, os “bons alunos” que são preferidos, aos problemáticos. Muitas vezes falta à escola e a educadores se indagarem sobre o que os diferentes comportamentos e perfis revelam sobre a sociedade. (p. 116-118, 123).
 
Resposta: Mostra a abstração da realidade e, consequentemente, o ofuscamento da sua compreensão. texto produzido politicamente correto e trata da questão da pluralidade cultural de forma critica, levando em consideração os elementos essenciais da historia brasileira, especialmente a critica ao mito da democracia racial. para que esse expresse com todas as linhas as concepções nele presentes. por essa razao, vira carregado de citações necessarias para que haja analise seja a mais coerente possível. o eixo delineá sobre pluralidade cultural define o brasil como um pais na qual se encontram diversas culturas, mas que nem sempre estas foram respeitadas. a escola é importante veiculo de difusao do respeito e da formação de atitudes respeitosas com relação a diversidade cultural, pois a sala de aula encontram-se as diferenças sociais, economicas, culturais e etnicas do brasil. Ela trabalha as desigualdades e diferenças esquecidas. a propria ação educativa é um reflexo da discriminação que corre na sociedade, haja vista que as expectativas geradas na relação professor-aluno em sala de aula influenciam na qualidade do ensino aprendizagem. 
Questão 4/5
Leia o fragmento de texto a seguir
 
[...] a globalização e as transformações técnico-científicas forçam os países mais pobres ou menos ricos a adequarem suas políticas econômica, educacional, de saúde etc. aos interesses do capitalismo mundializado. Ora, esses interesses estão voltados para o lucro, para a competividade. A competitividade só pode seguir a lógica do mercado, que pouco interessa em considerar o desemprego, o aumento da pobreza, a degradação da qualidade de vida, a degradação dos serviços públicos. Além disso, há problemas globais que atingem todos os países como a devastação ambiental, o desequilíbrio ecológico, o esgotamento dos recursos naturais, os problemas atmosféricos.
 
LIBANEO, Jose Carlos. Expectativas de uma pedagogia emancipadora face às transformações do mundo contemporâneo. Entrevista concedida a revista Pensar a pratica, 2002.
 
Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/8/2613 - Acesso em 22/11/ 2015
  
Considerando  o  significado restrito da educação na sociedade capitalista, como Saviani explica a relação entre educação escolar no capitalismo?
Nota: 20.0
	O processo educacional escolar predominante na sociedade moderna capitalista se desenvolve com a finalidade de manter a divisão de classes e propagar as ideologias das classes dominantes. Os conteúdos ensinados servem a conformação com certo tipo de sociedade, a industrial e após a industrial. Formar o homem é também, moldar as relaçõessociais por meio dessa formação é o papel predominante da escola na sociedade capitalista. Será em função desses objetivos que a educação passou para a responsabilidade do Estado, de modo a garantir seu controle e fiscalização, deixando claro o compromisso dos governos com as classes dominantes e a escola funcionando, em grande medida, como aparelho ideológico. (p. 46-47).
Resposta: a forma escolar de educação passa a ser prevalecente na modernidade, representa o resultado de um percurso historico de um tipo de educação proprias para as sociedades, na qual a divisao social encontra-se fundamentalmente. as funçoes da educação no ambito do sistema capitalista partindo da divisao de classes, fundamental entre os que possuem privadamente os meios de produção e os que nada possuem a nao ser a força de trabalho para vender no mercado. a escola era centrada nas atividades intelectuais , na arte das palavras e nos exercicios fisicos de carater ludico ou militar. visava a uma formação do corpo e da mente, voltada para conteudos que nao necessariamente se referiam a produção imediata da vida material. escola apendice da divisao social. caracterizava a divisao entre trabalho intectual, para as classes dominantes e o trabalho manual, para os escravos. a escola apresentava a novas mediações na atual sociedade, essencia. formar o homem, e tambem moldar as relaçoes sociais por meio dessa formação é o papel predominante da escola na sociedade capitalista.
Questão 5/5
O aprendizado geralmente precede o desenvolvimento. A criança adquire certos hábitos e habilidades numa área específica, antes de aprender a aplicá-los consciente e deliberadamente. Nunca há um paralelismo completo entre o curso só aprendizado e o desenvolvimento das funções correspondentes.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: M. Fontes, 1998 (p.123)
Com base no texto apresentado acima, nos conteúdos abordados nas teleaulas e no livro da disciplina, descreva o conceito de Zona de Desenvolvimento Potencial proposto por Vigotsky.
Nota: 16.0
	O conceito de zona de desenvolvimento proximal ou potencial (ZDP) é um conceito poderoso, que vem dar suporte a noção de aprendizagem gerando desenvolvimento. Representa a distância entre o nível de desenvolvimento potencial, ou a que o sujeito consegue realizar com a ajuda de outros, e o nível de desenvolvimento real, ou o que ele pode realizar sozinho e que já possui em termos de desenvolvimento. Há muitas ZDPs em cada um de nós, as quais são relativas as diferentes áreas do nosso conhecimento. (p.64)
Resposta: o que a criança faz com a mediação de um adulto. é fundamental para indicar o aproveitamento da criança na escola. vigotski formula uma nova teoria para relacionar a aprendizagem ao desenvolvimento. fica evidente o papel da instrução escolar, a comparação os conceitos cotidianos dessas diferentes areas com os conceitos cientificos. funçoes que ainda nao amudereceram, mas que estao em processo de maturação. eles se transformam a todo momento. Podemos assim dar conta nao somente dos processos que estao em estado de formação, mas tambem delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinamico de desenvolvimento propiciando o acesso nao somente ao que ja foi atingido atraves do desenvolvimento. na pratica pedagogica, estabelecemos um diagnostico e um prognostico das crianças, para planejar estrategicas educacionais que as levam a superação.

Continue navegando