A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
1° Prova de Hermeneutica

Pré-visualização | Página 1 de 1

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS
HERMENEUTICA E ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA
 “MENORIDADE E INIMPUTABILIDADE PENAL”.
CURSO DE DIREITO - 8° PERÍODO
1° AVALIAÇÃO
PROFESSOR: LUIZ AUGUSTO LIMA DE ÁVILA
NOME DO ALUNO: 
IDENTIFICAR O ÂMBITO, O CONTEXTO E O DISCURSO DO ARGUMENTO JURÍDICO EMPREGADO NO TEXTO “MENORIDADE E INIMPUTABILIDADE PENAL”.
Quanto ao âmbito da argumentação jurídica empregada, o texto enquadra-se no âmbito da dogmática jurídica que se identifica com o oferecimento de critérios ou argumentos para facilitar a tomada de decisão jurídica e a aplicação das normas, não obstante, se ocupando de caso abstrato, que no texto é a possibilidade de reduzir ou não a maioridade penal, alterando o conteúdo do art. 228 da Constituição Federal de 1988. 
Com relação ao contexto da argumentação, esta contemplou tanto o contexto de explicação quanto o contexto de justificação. Podemos identificar o contexto justificativo quando o autor procura mostrar a validade dos argumentos utilizados, confrontando a teoria com fatos hipotéticos e submetendo-os a uma análise lógica. Já o contexto explicativo é identificado quando o autor tenta nos fazer entender o porque temos determinada impressão sobre uma assertiva diante dos argumentos do Prof. Guilherme Colen.
Com relação ao discurso, o argumento ora é descritivo e ora prescritivo. Quando o autor propõe a desclassificação da redução da inimputabilidade para um argumento meramente de exceção, ele está prescrevendo uma ação que poderá ser adotada, e este é um argumento objetivo. Já o discurso descritivo, que é um argumento subjetivo é identificado no texto, quando o autor descreve os argumentos e explica o porque da adoção destes.